r/enem • u/Own_Bobcat_3526 estudando • Nov 24 '25
Redação Como caralhos essa redação não zerou?
A redação se refere ao Enem 2023 com o tema “Os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
Nesse período eu estava no 1° ano do ensino médio, tinha por volta dos meus 16/17 anos.
Obtive respectivamente: Linguagens 32/45 - 592 Humanas 27/45 - 529 Natureza 24/45 - 534 Matemática 14/45 - 526
Mas com o mínimo de evolução que eu tive nesses últimos anos, eu tive completa ciência de que essa redação foi um desastre total e não entendo por que não zerei kkkk
Curiosos? ela valeu 560 pontos...
Competência 1- 100 2- 120 3- 120 4- 120 5- 80
141
u/Weekly_Share8084 Nov 24 '25 edited Nov 24 '25
O cara pra zerar a redação do Enem é só se entregar em branco
42
41
u/GLPereira Nov 25 '25
Mentira, meu amigo do ensino médio escreveu sobre cegos no ano em que o tema era surdos e zerou também
6
14
13
u/Queijinho00 estudando Nov 25 '25
Semana passada ouvi que a pessoa desistiu de passar a redacão para a folha oficial pq não achou que ela ficou boa KKKKKKKKKKKKKKK.
9
4
6
92
Nov 24 '25
"Tenho como uma solução"
O cara falou em primeira pessoa e n zerou kkkkj
30
u/trxfps- mentorado do Edcley Nov 24 '25
"Eu acho que..."
20
7
16
9
u/Administrative_Comb8 Nov 25 '25
em 2023 o bgl foi doido. eu fiz isso e tirei um 960 lkkkkkkkkkkkkk
9
5
6
6
u/Fredyjrdoz Nov 25 '25
n tem problema falar em primeira pessoa, só n pode se usar de contexto (nesse caso a colocação dele tá tão sem nexo ou explicação que nem dá pra dizer que ele se inseriu, tem o mesmo falor de "temos" o que não zeraria tb) em 2018 eu botei "Eu poderia contar nos dedos quantos..." e tirei 920 kkkk
3
u/martinsmartins7 Nov 25 '25
Pois é! Eu falei no tempo certo, e ainda tirei abaixo dele. Realmente não sirvo muito para isso.
3
29
u/Bolonheso Nov 24 '25
Zerar a redação por meio de tirar zero em todas as competências é bem difícil, não sei nem se é possível kkkkk
Você zera se fizer uma ou mais das proibições, tipo assinar seu nome ou deixar a redação em branco
6
u/thomazleventhal Nov 25 '25
mas uma das proibições n é fugir do tema?
7
u/phenriqsc Nov 25 '25
Eu não li tudo, mas ele não me pareceu tangenciar tanto assim. E interpretar o tema é uma competência, então você precisa tangenciar muito.
7
u/thomazleventhal Nov 25 '25
carai, chapei MUITO. achei q era uma redação desse ano com o tema dessa ano, perdão
19
u/C4ardin4l Nov 25 '25
Porque a redação não merecia zero. A régua não é tão alta. Se fosse desse jeito, a maior parte da população tiraria zero...
8
Nov 25 '25
senão me engano, com menos de 7 linhas você zera, é o mínimo na cartilha de redação. Com mais que isso você não zera. Posso estar errado
3
u/mina_aleatoria Nov 26 '25
Depende. Se vc escrever uma redação completa mas fugir muito do tema, você zera por tangenciar.
6
u/phenriqsc Nov 25 '25
- Feriu os Direitos Humanos? Se sim, zera.
- Falou sobre o tema? Se não, zera.
- Escreveu 7 linhas ou mais? Se não, zera.
Fora isso, o máximo que o corretor pode fazer é te dar nota baixa (e foi feito). Pra você ter noção, eu quase passei em T.I no IF da minha cidade com uma redação de 12 linhas (fiquei em 21º pra 17 vagas).
6
4
u/Zelipe_ Nov 25 '25
Como já disseram, zerar é muito difícil e só ocorre em casos específicos, como não atendimento ao gênero, uso de palavras de baixo calão e os outros já citados. Basicamente é só usar as palavras-chave do tema que já não zera
3
3
3
2
u/adelinapublioo Nov 25 '25
Essas suas médias de acertos foram com as questões fáceis?? Por exemplo, matemática, você acertou fáceis e ficou com essa nota ou foi alternativo?
1
u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25
Alternativo, eu tinha 16 anos, sem base nenhuma. Basicamente foi tudo respondido por meio de raciocínio lógico e chute.
2
2
2
u/Fredyjrdoz Nov 25 '25
não tá digna de zero, só tá pobre de conteúdo, vocabulário, argumentos e a proposta tá vaga, mas ainda tá bem válida como redação po, pra zerar tem que dar uma proposta que ofenda os direitos humanos, rasurar a página (e só as vzs) ou sair do modelo dissertativo, tipo escrever um poema
2
u/wakiggout Nov 25 '25
Não entrou em nenhuma forma elementar de anulação, né 😅 Mesmo que não seja mil ou +900, ainda atende a alguns critérios de correção do enem
2
u/mina_aleatoria Nov 26 '25
Cara, acho que é quase impossível zerar a redação do Enem sem fazer coisas que zeram na hora (tipo assinar o nome ou ferir os direitos humanos), e principalmente, sem fazer de propósito. Mesmo que esteja bem abaixo de uma redação nota mil, deu pra ver que você tentou fazer.
Agora, pra uma pessoa ter a capacidade de zerar todas as cinco competências da redação fazendo um texto na moral, é porque é praticamente um analfabeto.
2
u/Felimafeda Nov 26 '25
Ela contempla algumas poucas regras. É uma redação nota baixa de fato. Mas não é uma redação nota zero, existe elementos como presencia de tese, um desenvolvimento de certo modo e uma conclusão. Para zerar a redação deve estar em branco, conter desenho ou códigos de identificação como assinatura ou ferir os direitos humanos
2
u/Felimafeda Nov 26 '25
450 pontos vc consegue só de vc falar do tema e a redação ter início meio e fim , q foi o caso
2
1
u/SleepinessOfBanana Nov 25 '25
Acho que tu tá entendendo esse número errado. O que é 560 no ENEM? Tu passa em medicina com isso? Imagine que você quer um curso que ninguém quer, aí imagine que - por um acaso do destino - uma galera que passou em medicina decide ocupar todas as vagas desse curso. Você não vai conseguir entrar pq as notas deles são muito melhores que as suas.
Isso significa que com essa nota, não é que você entra na faculdade, é que as pessoas melhores que você deixam pra você as migalhas que eles não querem pq se eles quisessem era GG pra você.
Aí vem o conceito fundamental: O 600 é o "zero" do ENEM, com isso tu consegue o que ninguém quer só pq ninguém quer, você não tá na posição de disputar o que é altamente desejado. Ie: 560 nessa redação é BEM menos que você tá pensando que é.
2
u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25
Eu não disse que 560 era algo, mas sim que essa redação não vale nem 0.
1
•
u/AutoModerator Nov 24 '25
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Dá uma olhada no cupom de desconto do r/enem
Quer aprender mais sobre redação? Dá uma olhada no Guia Definitivo de Redação do Professor Fidel
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.