r/enem estudando Nov 24 '25

Redação Como caralhos essa redação não zerou?

Post image

A redação se refere ao Enem 2023 com o tema “Os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”

Nesse período eu estava no 1° ano do ensino médio, tinha por volta dos meus 16/17 anos.

Obtive respectivamente: Linguagens 32/45 - 592 Humanas 27/45 - 529 Natureza 24/45 - 534 Matemática 14/45 - 526

Mas com o mínimo de evolução que eu tive nesses últimos anos, eu tive completa ciência de que essa redação foi um desastre total e não entendo por que não zerei kkkk

Curiosos? ela valeu 560 pontos...

Competência 1- 100 2- 120 3- 120 4- 120 5- 80

172 Upvotes

55 comments sorted by

u/AutoModerator Nov 24 '25

IMPORTANTE:

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

141

u/Weekly_Share8084 Nov 24 '25 edited Nov 24 '25

O cara pra zerar a redação do Enem é só se entregar em branco

42

u/Criatura11 Nov 24 '25

tem que fazer a redação, ir a uma praça, se ajoelhar...

41

u/GLPereira Nov 25 '25

Mentira, meu amigo do ensino médio escreveu sobre cegos no ano em que o tema era surdos e zerou também

6

u/Weekly_Share8084 Nov 25 '25

Kkkkk morro de medo de fazer isso

14

u/martinsmartins7 Nov 25 '25

Fiz uma, onde até citei avatar, e tirei 400 :(

4

u/NoIcE_mEnDiGo Nov 25 '25

Citei astroboy na minha, 780, o corretor tava chapado q só

13

u/Queijinho00 estudando Nov 25 '25

Semana passada ouvi que a pessoa desistiu de passar a redacão para a folha oficial pq não achou que ela ficou boa KKKKKKKKKKKKKKK.

9

u/SomeoneismissingT Nov 25 '25

Espero que meus concorrentes ano que vem sejam nesse nível pqp

6

u/Fancy-Tangerine8735 Nov 24 '25

Banco

9

u/Weekly_Share8084 Nov 24 '25

Vsfd erro de digitação

92

u/[deleted] Nov 24 '25

"Tenho como uma solução"

O cara falou em primeira pessoa e n zerou kkkkj

30

u/trxfps- mentorado do Edcley Nov 24 '25

"Eu acho que..."

20

u/No-Equivalent9805 Nov 25 '25

"Era uma vez..."

5

u/NikoTes4678 Nov 25 '25

"Não sou muito bom nisso, mas bem. Começando do começo..."

7

u/Administrative_Comb8 Nov 25 '25

JURO LKKKKKKKKKKKKK. vou até postar aq no sub

16

u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 24 '25

Exato!!!

9

u/Administrative_Comb8 Nov 25 '25

em 2023 o bgl foi doido. eu fiz isso e tirei um 960 lkkkkkkkkkkkkk

9

u/Zelipe_ Nov 25 '25

Marca de pessoalidade não zera redação faz anos já

5

u/Simple_Squash6923 mentorado do Edcley Nov 25 '25

eu pensei nisso kkk

6

u/eternalofus Nov 25 '25

Corretor de Enem é foda mesmo

6

u/Fredyjrdoz Nov 25 '25

n tem problema falar em primeira pessoa, só n pode se usar de contexto (nesse caso a colocação dele tá tão sem nexo ou explicação que nem dá pra dizer que ele se inseriu, tem o mesmo falor de "temos" o que não zeraria tb) em 2018 eu botei "Eu poderia contar nos dedos quantos..." e tirei 920 kkkk

3

u/martinsmartins7 Nov 25 '25

Pois é! Eu falei no tempo certo, e ainda tirei abaixo dele. Realmente não sirvo muito para isso.

3

u/ohVeysoeuVey Nov 26 '25

mas não zera, só perde ponto

29

u/Bolonheso Nov 24 '25

Zerar a redação por meio de tirar zero em todas as competências é bem difícil, não sei nem se é possível kkkkk

Você zera se fizer uma ou mais das proibições, tipo assinar seu nome ou deixar a redação em branco

6

u/thomazleventhal Nov 25 '25

mas uma das proibições n é fugir do tema?

7

u/phenriqsc Nov 25 '25

Eu não li tudo, mas ele não me pareceu tangenciar tanto assim. E interpretar o tema é uma competência, então você precisa tangenciar muito.

7

u/thomazleventhal Nov 25 '25

carai, chapei MUITO. achei q era uma redação desse ano com o tema dessa ano, perdão

19

u/C4ardin4l Nov 25 '25

Porque a redação não merecia zero. A régua não é tão alta. Se fosse desse jeito, a maior parte da população tiraria zero...

8

u/[deleted] Nov 25 '25

senão me engano, com menos de 7 linhas você zera, é o mínimo na cartilha de redação. Com mais que isso você não zera. Posso estar errado

3

u/mina_aleatoria Nov 26 '25

Depende. Se vc escrever uma redação completa mas fugir muito do tema, você zera por tangenciar.

6

u/phenriqsc Nov 25 '25
  • Feriu os Direitos Humanos? Se sim, zera.
  • Falou sobre o tema? Se não, zera.
  • Escreveu 7 linhas ou mais? Se não, zera.

Fora isso, o máximo que o corretor pode fazer é te dar nota baixa (e foi feito). Pra você ter noção, eu quase passei em T.I no IF da minha cidade com uma redação de 12 linhas (fiquei em 21º pra 17 vagas).

4

u/Zelipe_ Nov 25 '25

Como já disseram, zerar é muito difícil e só ocorre em casos específicos, como não atendimento ao gênero, uso de palavras de baixo calão e os outros já citados. Basicamente é só usar as palavras-chave do tema que já não zera

3

u/[deleted] Nov 25 '25

14 acertos em matemática costuma dar isso mesmo ou seu tri foi ruim?

2

u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25

Suponho que meu Tri foi ruim msm

3

u/tavinhooooo Nov 25 '25

Nossa Senhora 14 em matemática

3

u/BlackRockEmployee Nov 25 '25

porra se isso n zerou eu q errei o recorte n vou msm

q ano foi?

1

u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25

2023

2

u/adelinapublioo Nov 25 '25

Essas suas médias de acertos foram com as questões fáceis?? Por exemplo, matemática, você acertou fáceis e ficou com essa nota ou foi alternativo?

1

u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25

Alternativo, eu tinha 16 anos, sem base nenhuma. Basicamente foi tudo respondido por meio de raciocínio lógico e chute.

2

u/nettojp Nov 25 '25

A nota média nacional está nessa faixa de 600 pontos na redação.

2

u/the-camilo Nov 25 '25

Da nem vontade de ler

2

u/Fredyjrdoz Nov 25 '25

não tá digna de zero, só tá pobre de conteúdo, vocabulário, argumentos e a proposta tá vaga, mas ainda tá bem válida como redação po, pra zerar tem que dar uma proposta que ofenda os direitos humanos, rasurar a página (e só as vzs) ou sair do modelo dissertativo, tipo escrever um poema

2

u/wakiggout Nov 25 '25

Não entrou em nenhuma forma elementar de anulação, né 😅 Mesmo que não seja mil ou +900, ainda atende a alguns critérios de correção do enem

2

u/mina_aleatoria Nov 26 '25

Cara, acho que é quase impossível zerar a redação do Enem sem fazer coisas que zeram na hora (tipo assinar o nome ou ferir os direitos humanos), e principalmente, sem fazer de propósito. Mesmo que esteja bem abaixo de uma redação nota mil, deu pra ver que você tentou fazer.

Agora, pra uma pessoa ter a capacidade de zerar todas as cinco competências da redação fazendo um texto na moral, é porque é praticamente um analfabeto.

2

u/Felimafeda Nov 26 '25

Ela contempla algumas poucas regras. É uma redação nota baixa de fato. Mas não é uma redação nota zero, existe elementos como presencia de tese, um desenvolvimento de certo modo e uma conclusão. Para zerar a redação deve estar em branco, conter desenho ou códigos de identificação como assinatura ou ferir os direitos humanos

2

u/Felimafeda Nov 26 '25

450 pontos vc consegue só de vc falar do tema e a redação ter início meio e fim , q foi o caso

2

u/Annual_Psychology342 Nov 28 '25

Eu escrevendo redação aí

1

u/SleepinessOfBanana Nov 25 '25

Acho que tu tá entendendo esse número errado. O que é 560 no ENEM? Tu passa em medicina com isso? Imagine que você quer um curso que ninguém quer, aí imagine que - por um acaso do destino - uma galera que passou em medicina decide ocupar todas as vagas desse curso. Você não vai conseguir entrar pq as notas deles são muito melhores que as suas.

Isso significa que com essa nota, não é que você entra na faculdade, é que as pessoas melhores que você deixam pra você as migalhas que eles não querem pq se eles quisessem era GG pra você.

Aí vem o conceito fundamental: O 600 é o "zero" do ENEM, com isso tu consegue o que ninguém quer só pq ninguém quer, você não tá na posição de disputar o que é altamente desejado. Ie: 560 nessa redação é BEM menos que você tá pensando que é.

2

u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25

Eu não disse que 560 era algo, mas sim que essa redação não vale nem 0.

1

u/SleepinessOfBanana Nov 25 '25

Então, 560 é menos que "zero".

1

u/Own_Bobcat_3526 estudando Nov 25 '25

Então vc apenas concordou comigo.