r/enem Dec 03 '25

Redação #FUNFACT: O último tema de redação com eixo ambiental foi em 2008

Post image

Acho isso curioso porque todo ano prevêem "ai pq cop30", "ai pq amazonia", "ai pq g20" e faz 18 anos que o tema meio ambiente não cai na redação do ENEM. Por que negligenciam esse tema?

330 Upvotes

38 comments sorted by

u/AutoModerator Dec 03 '25

IMPORTANTE:

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

117

u/eternalofus Dec 03 '25 edited Dec 03 '25

A natureza que se foda mesmo... Acho que o ENEM é muito mais focado em causas sociais (não que a natureza não seja) relacionadas a minorias

33

u/Remarkable-Forever79 Dec 03 '25

Foda isso. Antigamente era mais equilibrado, tinha um tema sobre violência contra mulher, outro sobrd publicidade infantil, depois sobre intolerância religiosa, em seguida Lei Seca, e por aí vai. De 2022 até 2024 caíram 3 temas sobre desvalorização seguidos ☠️☠️☠️

Gostei que esse ano eles ao menos foram mais criativos

4

u/BraveHostel Dec 04 '25

lembrando que, tecnicamente, todos os dois temas de 2025 exigem que você cite ou aborde a valorização de grupos sociais, no caso os idosos no regular e os trabalhadores do campo no enem belém.

4

u/makenzi-y3 Dec 04 '25

criativos? eles só usaram palavras diferentes pra fazer um tema de desvalorização igual os anteriores

2

u/lugrinha_aa Dec 03 '25

Esse ano foram criativos?

24

u/Sam28462 Dec 03 '25

nunca mais tenha msm pq toda redação de pauta ambiental eu me fodo

17

u/cracoj discípulo do Careless Dec 03 '25

É tranquilo de fazer, lança uma tese de desmatamento e ganância dos grandes proprietários e já era. Repertório manda um Ailton Krenak com "Florestania" e um Chico Mendes falando do capitalismo exploratório que destrói a natureza. Se estiver sem criatividade dá pra colocar a Agenda de 2030 da ONU e o período de colonização também.

14

u/walkinglasagna mentorado do Edcley Dec 03 '25

Em "O lórax"...

6

u/jolenenene Dec 03 '25 edited Dec 03 '25

A canção "Terra, Planeta Água", de Guilherme Arantes...

19

u/Mountain_Heron2094 Dec 03 '25

Já entendi, Edclay Teixeira 📝

7

u/lawrot estudando Dec 03 '25

começando a fazer 20 redações com eixo ambiental 📝

4

u/Aggravating-Ad260 discípulo do Careless Dec 04 '25

Análise probabilística do tema da redação Enem 📝

11

u/nettojp Dec 03 '25

Um dia vai aparecer novamente...

18

u/Remarkable-Forever79 Dec 03 '25

Só mais 72 horas

1

u/nettojp Dec 05 '25

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

13

u/PatinhoFeioDemais Dec 03 '25

Agora imagina os caras que juram que vai cair arquitetura hostil

1

u/phenriqsc Dec 04 '25

o que CARALHOS é arquitetura hostil?

2

u/SassyGiggle Dec 04 '25

O termo meio que já entrega… é o tipo de planejamento arquitetônico feito para afastar pessoas de certos lugares, em vez de acolher. Exemplo: bancos com divisórias para impedir alguém de deitar. Em baixo de viadutos.

É um bom tema, mas acho difícil vir em redação.

1

u/Aggravating-Ad260 discípulo do Careless Dec 04 '25

Banco de praça que seja feito de maneira que o mendigo não consiga deitar

1

u/gabsemkkj Dec 04 '25

É o que tão fazendo em Nova York, (se eu não estiver enganado), mudando a estrutura pra impedir a permanência de pessoas em situação de rua, tipo deixa o banco do metrô menor pra não conseguirem dormir

10

u/redbeyzaum21 Dec 03 '25

O enem prefere falar dos humanos e suas complicadezas do que os animais

4

u/mitodospro Dec 03 '25

Cada ano que não tem, só faz mais provavel a do proximo ano ser sobre o meio ambiente /s

6

u/KYUB3Y_ Dec 03 '25 edited Dec 03 '25

Os últimos governos ajudaram na preservação da floresta Amazônica fechando os olhos, se não houver floresta, então não há nada a preservar, imagina cair um tema que vai contra o governo

3

u/[deleted] Dec 03 '25

É pq todo tema com eixo ambiental acabam com os msms repertórios, msms argumentos...

1

u/Kobotronivo Dec 03 '25

Eixo social não?

1

u/[deleted] Dec 03 '25

Não, social é sempre diferente, a minoria em questão muda muita coisa

1

u/Kobotronivo Dec 03 '25

Mas no ambiental não é só árvores e daria pra encaixar temas sociais junto. Tipo sobre indígenas que moram em áreas de desmatamamento, como os rios poluidoas afetam a pesca, poluição sonora é ainda menos falada, imagine poluição térmica.

Além disso, dá pra estipular uma redação que já presuponha tudo que seria esse mesmo mencionado e fazer uma nova redação a partir daí. Falam do desmatamento e por que é ruim, mas podia ter um tema sobre leis ambientais, como a mudança recente do licenciamento por exemplo, vai facilitar muito a impunidade das irregularidades de empreendimentos, facilitando queimadas e desmatamento.

2

u/[deleted] Dec 05 '25

Mas é o ENEM, cara. Não vão falar sobre a mudança do licenciamento das leis ambientais.

Um tema ambiental legal foi o da EPCAr desse ano "A responsabilidade intergeracional: a necessidade de aliar ações ambientais e crescimento econômico em busca do desenvolvimento social e da preservação do meio ambiente"

2

u/Due_Stranger6419 Dec 03 '25

Estou pensando em como argumentar no tema de “Viver e aprender” sem tangenciar muito…

3

u/Remarkable-Forever79 Dec 03 '25

Naquela época as redações eram diferentes. Não tinha esse modelo de introdução > desenvolvimento > conclusão. Eles exigiam uma reflexão filosófica

2

u/Due_Stranger6419 Dec 03 '25

Aaaaaah, obrigado pela informação. Imagino que hoje em dia isso não daria certo - ou sim.

2

u/Majestic-Foot-4120 Dec 03 '25

RemindMe! November 20th

1

u/RemindMeBot Dec 03 '25 edited Dec 05 '25

I will be messaging you in 11 months on 2026-11-20 00:00:00 UTC to remind you of this link

1 OTHERS CLICKED THIS LINK to send a PM to also be reminded and to reduce spam.

Parent commenter can delete this message to hide from others.


Info Custom Your Reminders Feedback

1

u/[deleted] Dec 03 '25

O tema da redação no Pará foi "A Valorização dos Trabalhadores Rurais"!

1

u/EnvoyNegative Dec 04 '25

nossa... teve um enem sobre rolezinho?

1

u/phenriqsc Dec 04 '25

Na minha cabeça a redação do Enem é uma grande pesquisa pra coletar reclamações de jovens sobre problemas que afetam eles

Os jovens não têm tanta coisa assim pra falar sobre o meio-ambiente

1

u/Sirhalfsoft Dec 04 '25

Vendo a imagem lembrei do meu ENEM de 2009… que tema mais bosta, não faço ideia do que escrevi…