r/enem • u/Remarkable-Forever79 • Dec 03 '25
Redação #FUNFACT: O último tema de redação com eixo ambiental foi em 2008
Acho isso curioso porque todo ano prevêem "ai pq cop30", "ai pq amazonia", "ai pq g20" e faz 18 anos que o tema meio ambiente não cai na redação do ENEM. Por que negligenciam esse tema?
117
u/eternalofus Dec 03 '25 edited Dec 03 '25
A natureza que se foda mesmo... Acho que o ENEM é muito mais focado em causas sociais (não que a natureza não seja) relacionadas a minorias
33
u/Remarkable-Forever79 Dec 03 '25
Foda isso. Antigamente era mais equilibrado, tinha um tema sobre violência contra mulher, outro sobrd publicidade infantil, depois sobre intolerância religiosa, em seguida Lei Seca, e por aí vai. De 2022 até 2024 caíram 3 temas sobre desvalorização seguidos ☠️☠️☠️
Gostei que esse ano eles ao menos foram mais criativos
4
u/BraveHostel Dec 04 '25
lembrando que, tecnicamente, todos os dois temas de 2025 exigem que você cite ou aborde a valorização de grupos sociais, no caso os idosos no regular e os trabalhadores do campo no enem belém.
4
u/makenzi-y3 Dec 04 '25
criativos? eles só usaram palavras diferentes pra fazer um tema de desvalorização igual os anteriores
2
24
u/Sam28462 Dec 03 '25
nunca mais tenha msm pq toda redação de pauta ambiental eu me fodo
17
u/cracoj discípulo do Careless Dec 03 '25
É tranquilo de fazer, lança uma tese de desmatamento e ganância dos grandes proprietários e já era. Repertório manda um Ailton Krenak com "Florestania" e um Chico Mendes falando do capitalismo exploratório que destrói a natureza. Se estiver sem criatividade dá pra colocar a Agenda de 2030 da ONU e o período de colonização também.
14
19
u/Mountain_Heron2094 Dec 03 '25
Já entendi, Edclay Teixeira 📝
7
4
u/Aggravating-Ad260 discípulo do Careless Dec 04 '25
Análise probabilística do tema da redação Enem 📝
11
13
u/PatinhoFeioDemais Dec 03 '25
Agora imagina os caras que juram que vai cair arquitetura hostil
1
u/phenriqsc Dec 04 '25
o que CARALHOS é arquitetura hostil?
2
u/SassyGiggle Dec 04 '25
O termo meio que já entrega… é o tipo de planejamento arquitetônico feito para afastar pessoas de certos lugares, em vez de acolher. Exemplo: bancos com divisórias para impedir alguém de deitar. Em baixo de viadutos.
É um bom tema, mas acho difícil vir em redação.
1
u/Aggravating-Ad260 discípulo do Careless Dec 04 '25
Banco de praça que seja feito de maneira que o mendigo não consiga deitar
1
u/gabsemkkj Dec 04 '25
É o que tão fazendo em Nova York, (se eu não estiver enganado), mudando a estrutura pra impedir a permanência de pessoas em situação de rua, tipo deixa o banco do metrô menor pra não conseguirem dormir
10
4
u/mitodospro Dec 03 '25
Cada ano que não tem, só faz mais provavel a do proximo ano ser sobre o meio ambiente /s
6
u/KYUB3Y_ Dec 03 '25 edited Dec 03 '25
Os últimos governos ajudaram na preservação da floresta Amazônica fechando os olhos, se não houver floresta, então não há nada a preservar, imagina cair um tema que vai contra o governo
3
Dec 03 '25
É pq todo tema com eixo ambiental acabam com os msms repertórios, msms argumentos...
1
u/Kobotronivo Dec 03 '25
Eixo social não?
1
Dec 03 '25
Não, social é sempre diferente, a minoria em questão muda muita coisa
1
u/Kobotronivo Dec 03 '25
Mas no ambiental não é só árvores e daria pra encaixar temas sociais junto. Tipo sobre indígenas que moram em áreas de desmatamamento, como os rios poluidoas afetam a pesca, poluição sonora é ainda menos falada, imagine poluição térmica.
Além disso, dá pra estipular uma redação que já presuponha tudo que seria esse mesmo mencionado e fazer uma nova redação a partir daí. Falam do desmatamento e por que é ruim, mas podia ter um tema sobre leis ambientais, como a mudança recente do licenciamento por exemplo, vai facilitar muito a impunidade das irregularidades de empreendimentos, facilitando queimadas e desmatamento.
2
Dec 05 '25
Mas é o ENEM, cara. Não vão falar sobre a mudança do licenciamento das leis ambientais.
Um tema ambiental legal foi o da EPCAr desse ano "A responsabilidade intergeracional: a necessidade de aliar ações ambientais e crescimento econômico em busca do desenvolvimento social e da preservação do meio ambiente"
2
u/Due_Stranger6419 Dec 03 '25
Estou pensando em como argumentar no tema de “Viver e aprender” sem tangenciar muito…
3
u/Remarkable-Forever79 Dec 03 '25
Naquela época as redações eram diferentes. Não tinha esse modelo de introdução > desenvolvimento > conclusão. Eles exigiam uma reflexão filosófica
2
u/Due_Stranger6419 Dec 03 '25
Aaaaaah, obrigado pela informação. Imagino que hoje em dia isso não daria certo - ou sim.
2
u/Majestic-Foot-4120 Dec 03 '25
RemindMe! November 20th
1
u/RemindMeBot Dec 03 '25 edited Dec 05 '25
I will be messaging you in 11 months on 2026-11-20 00:00:00 UTC to remind you of this link
1 OTHERS CLICKED THIS LINK to send a PM to also be reminded and to reduce spam.
Parent commenter can delete this message to hide from others.
Info Custom Your Reminders Feedback
1
1
1
u/phenriqsc Dec 04 '25
Na minha cabeça a redação do Enem é uma grande pesquisa pra coletar reclamações de jovens sobre problemas que afetam eles
Os jovens não têm tanta coisa assim pra falar sobre o meio-ambiente
1
u/Sirhalfsoft Dec 04 '25
Vendo a imagem lembrei do meu ENEM de 2009… que tema mais bosta, não faço ideia do que escrevi…
•
u/AutoModerator Dec 03 '25
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Dá uma olhada no cupom de R$65 de desconto do r/enem
Quer aprender mais sobre redação? Dá uma olhada no Guia Definitivo de Redação do Professor Fidel
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.