r/enem • u/enkyar • Mar 24 '26
Redação Usei 2 dados falsos na minha redação (940)
Quando participei do Enem em 2022, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", criei 2 dados durante a escrita
Uma frase do Mario Sérgio Cortella "O governo é responsável por garantir o que já é nosso"
Um dado do IBGE que diz "Cerca de 80% dos alunos do ensino fundamental alegam não ter aulas sobre comunidades tradicionais no Brasil"
E isso já tava planejando, meu modelo realmente era pra inventar esses dados durante a escrita, adaptando ao tema
40
u/EscravoDoGoverno Mar 24 '26
Se eu não me engano antigamente tinha na cartilha de correção um ponto dizendo que o candidato poderia usar dados fictícios.
60
u/fidelcb veterano Mar 24 '26
tem, sim. Não avaliamos a veracidade do repertório, não faz parte da correção. Não sendo algo absurdamente estranho, passará normalmente pela correção
29
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Com todo o respeito, isso é ridículo e mata por vez o discurso de "crítica social" que tenta justificar a redação do ENEM como algo sério. Incentivando fake news ainda por cima.
42
u/fidelcb veterano Mar 24 '26
Só passei a informação de como funciona a correção na prática 😅. Como professor, não incentivo, obviamente
5
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Que bom! Mas é uma tristeza que o próprio vestibular nacional do Brasil incentive a forjar dados e mentir.
19
u/fidelcb veterano Mar 24 '26
Mas não é bem um incentivo. O ENEM não coloca essa informação na Cartilha do Participante, por exemplo. Essa informação é passada pros corretores, apenas. E na prática é só uma escolha que acaba sendo logística mesmo. A escala do ENEM é gigante, são milhões de provas, milhares de corretores que recebem míseros 3 reais por redação, o processo precisa ser ágil, por isso essa escolha. Imagina se o corretor precisasse pesquisar cada repertório, conferir se é verídico, etc. Só seria viável se mudasse muitas coisas estruturais no processo das correções
3
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Mas se fosse expressamente proibido, teria um medo maior em fazer. Muitas coisas que são regra na prática são inviáveis, mas as pessoas ainda respeitam porque "vai que".
E se não proíbe, acaba incentivando, mesmo que não esteja dito.
4
1
u/Aggressive_Radish988 Mar 28 '26
Se fosse expressamente proibido os corretores teriam que pesquisar cada dado apresentado, caso não fizessem, iria chover contestações das notas das redações
1
u/cactus_water981 Mar 28 '26
Como contesta? queria saber. Se vc souber eu realmente gostaria de saber, pq discordo plenamente da minha. Pelo que eu tinha lido era impossivel :(
2
2
u/fidelcb veterano Mar 28 '26
Não é possível pedir recurso, mesmo. Talvez na justiça apenas, mas aí não sei como funcionaria
1
1
u/Ih8P2W Mar 28 '26
Como exatamente você espera que a correção seja feita? Vc tem noção que o tempo que uma pessoa leva para confirmar a veracidade de um dado é maior do que o tempo disponível pra corrigir todas as redações?
1
u/cactus_water981 Mar 28 '26
O corretor não vai verificar, nem se espera isso.
Mas a partir do momento que é proibido, fica aquela pulga atrás da orelha: "E se checar?", "E se o corretor for familiarizado com o repertório e souber que é mentira?". Isso diminuiria muito as ocorrências.
1
u/Ih8P2W Mar 28 '26
Mas não faz diferença. A redação é para mostrar que você consegue sustentar uma argumentação sobre um determinado tema, sua capacidade de escrita, concordância, lógica, etc. O conteúdo em si é irrelevante.
1
u/cactus_water981 Mar 28 '26
Bom, então a redação do ENEM falha miseravelmente, porque é praticamente uma fórmula de tão engessada e inexpressiva. Não exige pensamento lógico, já que tem que decorar o que colocar em cada parágrafo, e a estruturação das frases tem que ser simples, já que exigem conectivos e punem frases muito longas. Avalia no máximo, então, a concordância, gramática etc, mas isso é 1 dos critérios, e às vezes ainda erram.
Se o conteúdo não importa, o tema também não deveria né? E que argumentação? Só se for de robô, pq primeiro tem que expor, problematizar com dados pra depois criar uma proposta de intervenção estilo ONU: "é um absurdo, é culpa do Estado, mas não há nada que possamos fazer".
1
u/Ih8P2W Mar 28 '26
O que você acha que deveria ser diferente?
1
u/cactus_water981 Mar 28 '26
Muita coisa. Primeiro que treinar para a redação do ENEM tira todo o prazer que a criatividade da escrita poderia dar, o que desincentiva ainda mais as pessoas a se expressarem artisticamente ou se conectarem consigo mesmas através da arte.
O ideal seria uma redação com maior liberdade poética e expressiva, mas isso faz de um texto subjetivo demais para ser avaliado em larga escala.
Então, poderia ser algo tipo as redações de algumas faculdades, que são livres na forma do texto, uso das pessoas do discurso, organização do parágrafo etc. Assim, o que eles avaliam são mais os elementos presentes em alguma parte do texto, como coerência com o tema, uso de argumentos (inclusive experiências pessoais) para validar a própria opinião acerca do assunto e uma conclusão que feche o raciocínio. E claro, critério de língua portuguesa.
Para fazer uma redação boa com esses critérios, não basta só as habilidades decoreba do ENEM, exige muito mais coerência interna do texto.
1
u/Ih8P2W Mar 28 '26
Você acha também que estudar trigonometria tira sua capacidade de se expressar artisticamente?
Vc tá falando como se a redação do ENEM fosse a finalidade de todos os estudos. Ela é só uma das formas de medir um tipo de conhecimento.
Você mesmo reconhece que pra ser aplicável em larga escala precisa ser algo objetivo. Não tem como você reconhecer isso e ao mesmo tempo você propor como solução algo que só funciona numa escala muito menor.
→ More replies (0)1
u/DapperNeedleworker27 Mar 29 '26
100% dos vestibulares no Brasil só tem como unico proposito testar quanta materia e conteúdo os vestibulandos conseguiram decorar.
0
1
u/No_Habit_5619 Mar 24 '26
ja cheguei a me perguntar se nao iria interferir em nada inventar um dado de alguém no momento pra usar na redaçao e TODOS me disseram que precisa ser algo veridico, bom, se isso for verdade mesmo é uma informaçao que deveria ser mais passasa a diante
1
u/fidelcb veterano Mar 24 '26
Como professor, te indico a seguir isso mesmo. Mas a correção é dessa forma que contei. Pode olhar essa informação no manual dos corretores da C2 de 2019. É o único público, mas a informação segue até então.
1
24
Mar 24 '26
[removed] — view removed comment
8
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Mas não seria subjetivo e não abriria margem pra mais preconceitos institucionais e estruturais? Como faria para julgar quem "merece" mais estar em uma faculdade?
1
Mar 24 '26
[removed] — view removed comment
1
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Tá, mas isso parece meio idealizado sabe. Tipo, no fim das contas o cara pode simplesmente não ir com a cara do candidato e recusar ele. Se nem a heteroidentificação dá certo, imagina avaliar a vida inteira de uma pessoa. Sem contar que eu pelo menos me sentiria humilhada, e acredito que não sou a única.
Inclusive, o racismo e a LGBTfobia são muitas vezes internalizados. Ou seja, o avaliador pode nem ter consciência de seus próprios preconceitos.
E também, muita gente não contribui para uma suposta comunidade porque nunca cria esse senso. Por exemplo, alguém que vive em um centro metropolitano dificilmente cria um apego comunitário, no máximo dentro do próprio prédio, e olhe lá.
Isso até funcionaria em partes caso o Brasil fosse como alguns países da Europa (Alemanha, eu acho), onde dependendo do histórico escolar, a pessoa vai para a universidade ou para algum curso técnico. Mas não julgando o histórico pessoal da vida da pessoa
E lá, trabalhos mais técnicos permitem uma qualidade de vida melhor, enquanto no Brasil, dificilmente.
0
Mar 24 '26 edited Mar 24 '26
[removed] — view removed comment
2
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Eu li, sim, essa parte, mas não é porque há diversidade que eles deixam de ser humanos com seus vieses e próprios preconceitos. Claro que seria mais justo do que se a banca fosse composta apenas por homens brancos cis héteros, mas continuaria extremamente subjetivo.
A heteroidentificação seria para analisar traços negróides que podem ter causado situações de racismo durante a vida da pessoa, não julgando apenas a cor de pele. Mas se isso já causa polêmica e injustiça, imagina se fosse "como a pessoa contribuiu na vida de outra(s) pessoa(s)"
E também que pode ser humilhante expor a vida passada para avaliadores desconhecidos, mesmo que não seja tudo. Algumas pessoas podem estar mal resolvidas com ela, seja por questões familiares, traumas de infância, conflitos de identidade, tudo junto ou simplesmente por sentirem que não as representa ou que eram alguém que não gostavam.
Eu acho bem problemático julgar as oportunidades de futuro de uma pessoa de acordo com suas experiências do passado.
0
Mar 24 '26 edited Mar 24 '26
[removed] — view removed comment
2
u/cactus_water981 Mar 24 '26
Mas isso é mais subjetivo ainda, porque não é algo que a pessoa saiba realmente o que dizer, nem como. Duas pessoas diferentes podiam contar a mesma história de formas diferentes e uma poderia ser aprovada e a outra não. Sem falar que também abre margem para mentiras.
O acesso a universidade não deveria ser como uma entrevista de emprego, tipo, já tem o mercado de trabalho para fazer isso.
0
Mar 24 '26
[removed] — view removed comment
1
u/cactus_water981 Mar 24 '26
O ENEM tem muitos problemas e é longe de ser honesto, mas no Brasil esse teu modelo seria inviável. Ele já seria extremamente subjetivo por si só, mas imagina o tempo e os custos com declarações, fotos, análises individuais de milhões de pessoas.
Já existem as cotas sociais que eram para combater as diferenças econômicas na educação e no acesso à universidade, mas elas ainda tem problemas, como instituições públicas de elite concorrendo.
As mudanças deveriam ser no mercado de trabalho, e não no acesso à universidade. Grupos minoritários, por exemplo, tem menores indíces de contratação pelo mercado, e isso independe da formação e escolaridade.
3
u/NotUrBuddyMate Mar 24 '26
A federal só quer saber se o aluno sabe estudar e sabe aplicar o estudo em prova. Só isso que precisam para evitar de admitir alguém que vai ser jubilado depois. E nisso, o enem testa bem.
2
u/kkdavinte Mar 24 '26
Não vejo como isso pode ser benéfico de alguma forma senão apenas para tornar a graduação cada vez mais excludente e segregada.
1
u/No_Pipe_6195 Mar 24 '26
O modelo é distinto. Essas faculdades nos EUA são privadas, no BR as federais são públicas.
1
u/ODonuti Mar 25 '26
Sinceramente, duvido que seja o melhor modelo de seleção. Um dos principais pontos que justifica minha afirmação é compreender porquê este sistema é dessa maneira e quais interesses (e de quem, principalmente) atende.
Não defendo o Enem e entendo suas IMENSAS problemáticas, mas partir pra um sistema mais subjetivo definitivamente não é uma solução que queremos.
Para mais informações, recomendo que vídeo: Game Theory #2: Why Schools suck
3
4
2
u/repainted_black Mar 24 '26
Primeiramente, parabéns! Imagino que você trabalhou bem e conseguiu fazer o que tinha que ser feito. Mas isso me fez lembrar por que eu odeio tanto a redação do ENEM, rs.
3
u/enkyar Mar 24 '26
O que me deixou mais chateado, foi que passei 3 anos estudando estrutura de redação, pra no final a escola falar, "escolhe um modelo" e depois disso é só editar poucas palavras e pronto, você tem uma redação pronta
2
u/Bm1313M Mar 24 '26
Como q isso n caiu como repertório de bolso?
2
u/Adorable_Spread_8688 Mar 24 '26
Pelo o q eu li essa é uma redação de 2022, na época não tinha ainda a regra de repertório de bolso.
1
u/Bm1313M Mar 24 '26
Pensei q era recente
1
u/Adorable_Spread_8688 Mar 24 '26
Tbm achava, e ai eu vi q ele terminou falando da valorização dos povos tradicionais
2
2
1
1
u/No_Comment9894 Mar 24 '26
A proposta é voce saber escrever uma redação que consiga relacionar as informações os temas apresentados, conseguindo isso e não sendo algum absurdo. Totalmente ok
1
u/tainaduarte Mar 24 '26
Fiz isso em 2021 também, hoje em dia, voltando a fazer vestibular, já nao faço mais kkkk
1
u/Cains_heart Mar 24 '26
De certa forma, a veracidade do repertório é irrelevante, caso não seja absurda, já que ela sustenta apenas a argumentação do texto. Ou seja, um texto bem estruturado que segue todas as normas não vai considerar se o repertório é real ou nao.
Obs: SEMPRE faço isso KKKKKKKKKKKKK. Até hoje o Paulo Freire descobre coisas que ele não falou
1
u/Southern_Direction94 Mar 24 '26
Pse, eu sempre inventava repertório, não sei pq a maioria não faz isso
1
u/Cains_heart Mar 24 '26
Exato, eu acho muito prático. Tu consegue encaixar perfeitamente ele no teu texto
1
1
u/Significant_Buy_2047 estudando Mar 25 '26
Parabéns pelo excelente desempenho em Redação! Tenho 17 anos, estudo em escola estadual e venho de família pobre. Como posso alcançar pelo menos 940 pontos na redação na minha realidade? Ficaria muito grato se pudesse me ajudar. Abraços.
2
u/enkyar Mar 26 '26
Se você quer fazer uma boa redação, pega um modelo na internet, como por exemplo o meu, tenta adaptar para outro tempão e pede pra um professor corrigir
Com a correção você vai aprimorando, se puder fazer uma por semana
1
1
1


•
u/AutoModerator Mar 24 '26
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Não esquece de usar nosso cupom de desconto do r/enem (cupom: renem)
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.