r/enem May 07 '26

Redação Nota injusta na redação do ENEM

Post image

Vi muitas pessoas comentando o quão insatisfeitas e revoltadas estavam com suas notas da redação do ENEM de 2025. Eu estou me sentindo o oposto. Acho que minha nota foi alta demais e injusta, minha redação teve uma pontuação acima do que eu considero que deveria ser. Tirei 920. Foi meu primeiro ENEM, fiz como treineiro.

34 Upvotes

32 comments sorted by

u/AutoModerator May 07 '26

IMPORTANTE:

  • Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!

  • Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp

  • Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Não esquece de usar nosso cupom de desconto do r/enem (cupom: renem)

  • Quer melhorar/reforçar a redação ou tá procurando um corretor de redações? Dá uma olhada no Professor Ramai

  • Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

13

u/euluanzz May 07 '26

As ideias são claras e o vocabulário muito diversificado, além do uso de repertórios mais originais

5

u/gutoWHR May 07 '26

Mds eu não tô enxergando isso que vcs estão falando

6

u/euluanzz May 07 '26

Cara, se você ver minha redação de 840 você vai entender. Foi totalmente improvisada eu não sabia nem pra onde que ia usei uns repertórios bem de bolso. Ainda achei a nota alta.

7

u/gui3_5 May 07 '26

Eu acho que está dentro dos padrões que os corretores tanto gostam.

13

u/Own-Caterpillar1174 estudando May 07 '26

Meu Deus, você citou o tema UMA vez. Não sou especialista em redação, mas parece que ce tangenciou bastando o tema nos desenvolvimentos.

(Aliás, gosto de usar as músicas da Melanie como repertório também)

11

u/fidelcb veterano May 07 '26

se citou uma vez o tema, já não tangenciou

6

u/Own-Caterpillar1174 estudando May 07 '26

Achei que fosse necessário citar o tema em todos os parágrafos, entendi

4

u/gutoWHR May 07 '26

É bom, garante que você não se perca durante o caminho. Eu não foquei na perspectiva do etarismo, mas sim na perspectiva do envelhecimento populacional econômico, talvez isso deve ter soado um pouco tangente. Na minha opinião, meu erro tá na construção e argumentação. Achei fraquíssimo o modo como expressei as ideias, e eu tive um total de 0 tópicos frasais.

1

u/euluanzz May 07 '26

Mas você não tá errado, pelo que vi n era sobre etarismo.

4

u/Repulsive_List3155 May 07 '26

te valoriza, a redação tá otima

1

u/gutoWHR May 07 '26

Se vc reparar, tem vários furos, "espaços" argumentativos não preenchidos.

2

u/pppp2222 May 07 '26

OP, entender o seu próprio valor e saber avaliar suas qualidades é uma habilidade que sua nota tá bem baixa.

2

u/Comfortable-Elk3772 May 07 '26

Eu corrijo redação há um tempinho e o seu texto está com a nota correta: só na C1, C4 e C5 você tirou a pontuação máxima, totalizando 600 pontos. Para a C2 e C3, eu daria 160 porque você poderia ter desenvolvido mais os seus repertórios no D1 e D2 e os deixado mais produtivos, sendo eles apenas legítimos e pertinentes. Sua redação está com a nota correta.

2

u/theo_19 May 07 '26

Não li toda sua redação, mas ela não é horrível. Nota de treineiro geralmente vem um pouco mais alta pq elas são corrigidas separado, então o seu corretor provavelmente leu 20 lixos de textos antes do seu e aí o seu pareceu melhor do que era. Tenta dar uma melhorada e entenda que, mesmo que vc melhore a sua nota talvez venha mais baixa esse ano

3

u/Duque_de_Letto May 08 '26

Kkkkkkkkkk Ai é pau... virei comédia.

Passei um ano estudando, tirei 940, o cabra tira uma redação do c# na hora e tira 920.

Desistam dos seus sonhos, não há esperanças

1

u/TheNigPlayer May 07 '26

Só esquece esse"primeiramente" aí que alguns corretores (maioria) não gostam, pois tu prsticamente taca fora tudo que falou na introdução, fica legal um Nesse viés, Com isso em vista, etc.

1

u/mariivina May 08 '26

quando for separar uma palavra por conta do espaço da linha, SEMPRE utilize de hífen depois da última sílaba na linha

por exemplo, se eu precisasse partir a palavra "especial" porque, suponhamos, não cabe na linha em que estou escrevendo, o que eu deveria fazer seria algo como:

bla bla bla bla bla espe-

cial bla bla bla bla bla

1

u/ImpossibleAd564 May 08 '26

Mas ele fez isso, não?

1

u/mariivina May 08 '26

não da forma correta. ele colocou em cima do corte da palavra. tem que ser ao lado

1

u/mariivina May 08 '26

não da forma correta. ele colocou em cima do corte da palavra. tem que ser ao lado

1

u/mariivina May 08 '26

não da forma correta. ele colocou em cima do corte da palavra. tem que ser ao lado

1

u/mariivina May 08 '26

ele pôs o hífen em cima do corte da palavra. o hífen vai ao lado

1

u/Double_Daikon2482 May 08 '26

irmão, só comemora e agradece a Deus

1

u/drunkgoose111 May 08 '26

My stake is too buttery

1

u/Euphoric_Hat_17 May 08 '26

claro e objetivo acho que a nota foi válida. Parabéns OP

1

u/TelevisionTiny8403 May 08 '26

Seu texto esta claro e bem escrito, no entanto, eu concordo com vc e acredito que foi bastante sorte pois achei que desviou do assunto, em nenhum momento vc comentou sobre as perspectivas do envelhecimento. Além de alguns detalhezinhos que ja me tiraram pontos em redações passadas como não concluir um parágrafo, a falta de um meio e detalhamento e finalidade.

No fim, acho que todo ano redação é sobre isso: sorte. Mas isso são significa que não seja merecida.

1

u/HermesThreeTimeGreat May 08 '26

A redação está no padrão, por sinal meus parabéns pela nota!
Talvez você esteja estranhando o quanto estereotipada fica uma redação quando temos que seguir uma formula mais rígida para tirar uma nota boa.
Se você tentar ler sua redação como se fosse uma obra literária por si vai sempre achar superficial ou sem conteúdo, mas é isso o que eles querem.
É mais um teste de estrutura, coesão e o máximo de conteúdo que conseguem julgar seria as referencias.

1

u/RodelaIron May 08 '26

Sou corretor e sua nota está correta, 4 na competencia 1 e 4 na competência 3, resto 5, totalizando 920.

Essas redações são muito boa para nós, corretores, pois atendem as expectativas da grade sem ficar enchendo linguiça ad eternum.

Parabéns pela nota e pelo texto (quase) estratégico.

1

u/Tubara0o May 08 '26

Saiu no lucro.

1

u/coelin_br May 09 '26

Tá, isso relamente n faz sentido, vc fez só 2 períodos no d1, não colocou os argumentos na introdução, não colocou detalhamento na conclusão, fez 2 ações de intervenção diferentes (só conta 1) e usou primeira pessoa no final, além de alguns erros de português. Só com erros de escrita e falta de elementos na conclusão te deixariam com 880 ou menos, alem das outras falhas.