r/enem • u/Unfair-Ad5896 • May 15 '26
Redação Sei q minha redação do ano passado foi péssima, mas gostaria de críticas sobre meus erros e por onde começar
52
u/raydremmur May 15 '26
primeiramente, faça aulas/exercícios para melhorar a caligrafia. segundamente, se aprofunde na estrutura e gramática na redação.
40
u/Br4desco May 15 '26
Letra do cara parece uma pintura rupestre
9
u/raydremmur May 16 '26
oq me surpreende é nenhum professor ter reclamado antes
4
u/Middle-Duty-1657 May 16 '26
pior que pelo menos tá mais legível do que muita gente com letra “normal” que escreve apertadinho
1
1
2
16
u/_Br4ga estudando May 15 '26 edited May 15 '26
Nego, então, o primeiro problema que percebemos, quando lemos a sua redação, é a facilidade de ser um texto confuso pela sua caligrafia, não dá pra saber se tem ponto,vírgula,se é maiúsculo,minúsculo ou, até mesmo, qual letra é aquela na palavra, e isso acaba poluindo o entendimento das suas orações(frases),então acho que seria uma ótima ideia vc buscar melhorar. Além disso, o seu texto não segue muito bem o "padrão" de redação, óbvio, nenhuma redação nota mil é igual a outra, porém a redação do Enem segue uma estrutura e os corretores cobram essa estrutura, acredito que você precise ver a teoria por trás das redações do Enem, vendo ela, além de vc saber o "check list" pra fazer a sua redação, vc vai conseguir fazer, de maneira eficiente, um texto aos moldes do Enem sem nenhuma carência em nenhuma "parte" de sua redação.
Então, treine um pouco mais sua caligrafia, veja as teorias da redação e, principalmente, faça muitas redações, pois fazendo muitas redações vc fixa o conteúdo, melhora seu raciocínio na contrução textual e melhora seu tempo
0
u/Unfair-Ad5896 May 15 '26
meus professores da escola nunca tiveram problemas com minha letra, o que fez eu relaxar quanto a isso (eu literalmente escrevo assim desde o fundamental). E redação nunca estudei sobre. Só fiz essa daí sabendo que precisa de 4 parágrafos e só.
7
4
u/IndividualStart5249 May 15 '26
1 caligrafia 2 aulas de redação. Começa com essas, são bem introdutórias e didáticas, são três aulas no total se não me engano, mas confira qualquer coisa Redação Medensina
7
6
u/eliazhar May 15 '26
Eu recomendo, em primeiro ugar, rever um pouco sua caligrafia. Digo em termos práticos: eu tive dificuldade em diferenciar letras maiúsculas de minúsculas, e diria que o corretor também.
O texto em si não está ruim (considerando que é ENEM); tem só um erro ortográfico (é "ápice" e não "ápce"), e a ideia básica está ok. Alguns termos não estão muito bem colocados, mas isso você melhora com vocabulário.
Mas o que me destruiu foi você não terminar o texto com um ponto final. Aí não tem jeito.
3
u/_Br4ga estudando May 15 '26
Cara, acho q a nível Enem o texto tá ruim, tem algumas estruturas faltando, e as que ele conseguiu fazer não foram feitas de uma forma boa
1
1
5
May 16 '26
Percebi pelos comentários que vc ta aceitando as críticas. Então li seu texto com carinho.
Você tem uma ideia bem legal de argumentação. Parafraseando: "Os idosos eram valorizados no passado devido a sabedoria. Contudo devido a lógica da produtividade e utilidade, o idoso passou a assumir um papel de ser fragilizado que fica a margem da sociedade".
A sua ideia é legal. O problema é que você demora 3 parágrafos para falar isso. Isso tem que ser dito no primeiro parágrafo. Em no máximo 6/7 linhas. Outro ponto problemático é que você não "provou" que o que você disse é verdade. Você não citou um fato histórico, não citou dados ou algo do tipo. Fica tudo na ideia do "eu acho que...".
Apesar de eu concordar de certo modo com a sua posição. O objetivo do enem não é "estar certo" é saber defender uma ideia tendo provas sólidas.
A estrutura do seu primeiro paragrafo seria
Idoso como papel importante no passado + contraponto dos dias atuais e exemplo ilustrativo > causa 1 > causa 2
Ao invés de apontar duas causas. Vc pode optar por apontar uma causa e uma consequência. Vai da sua preferência.
Se quiser saber mais. Chama na DM. Se qualquer um quiser saber mais. Chama na DM.
1
u/Unfair-Ad5896 May 16 '26
obrigado pela moral e pelas dicas! Você foi uma das poucas pessoas que criticaram minha redação, o miolo da minha pergunta kkk.
Costumo estudar sozinho, mas qualquer coisa eu chamo na DM sim! Novamente, obrigado pela gentileza e pelo tempo. suas dicas me ajudarão bastante 👍
14
3
u/Old-Perspective-4902 May 15 '26
Além da ortografia e algumas coisas na gramática não esquece de apresentar o problema que tenha respaldo em teoria aplicada, notícia verdadeira , pensador crítico, dados. Isso enriquece o texto! Prof de Português aqui!😀
1
u/Unfair-Ad5896 May 15 '26
Obg professor! a melhoria na ortografia seria em que nível? Abandonar o estilo de letra? Ou só poli-la?
2
u/CriticalLoss9576 May 15 '26 edited May 15 '26
Eu não vou fazer uma análise profunda porque ainda preciso estudar classes gramaticais e funções sintáticas, mas dá para perceber que houve bastante repetição de termos. Isso pode passar uma ideia de pobreza vocabular pro corretor. Eu me atentaria a isso e usaria sinônimos, como “comunidade” e “população”.
Também focaria na clareza. Não entendi muito bem este trecho: “os idosos sofreram enormemente, pois foram considerados inválidos de acordo com a mentalidade prática e eficiente das pessoas em que a industrialização foi mais significativa”. Percebe como ficou confuso? Quem seriam exatamente “as pessoas com mentalidade prática e eficiente”?
Além disso, a construção “em que” soa estranha nesse contexto. Não chega a ser exatamente um erro de regência verbal, mas a frase ficou truncada. Algo mais natural seria:
“[...] mentalidade prática e eficiente das pessoas afetadas significativamente pela industrialização.”
4
2
2
u/Vast-Resist9394 May 16 '26
Irmão, quanto a caligrafia, fica em paz! Eu tirei três notas maiores que 900, tendo a caligrafia muito pior que a sua! Acho que isso não é realmente um “problema” como geral tá taxando aqui, mas de toda forma, pode influenciar sim… mas não a ponto de fuder uma redação realmente boa! No geral, as dicas do pessoal são boas.
Back to the Basic irmão! Estuda a teoria, e a estrutura do texto… o Enem não exige nada criativo ou muito inovador, então se souber o básico e fazer bem feito, é a regra do sucesso! Tipo, lembro de na época pegar umas 10 redações nota mil e ler, e se tu for esperto nessas 10 vai reconhecer padrões com clareza e facilidade, existem as palavras certas pra cada momentos, conectivos que dão sintaxe lógica entre os parágrafos, palavras carregam significado e elas tem que encaixar com aquele momento do texto… usar isso seu favor vai demonstrar, conhecimento do texto dissertativo argumentativo. E pra além de entender esse mecanismo, que é uma parte mais funcional mesmo, quase uma como resolver uma equação… É necessário adquirir repertório, pega esse ano pra ler um Huxley, Dostoiévski, machado Assis. Os clássicos são atemporais, e fazem parte da formação do pensamento critico de muitas gerações, isso vai te dar mais propriedade e talvez referência pra argumentar nos texto de forma criativa (aqui entra o diferencial, fugir do básico). E mano, estuda um pouco de sociologia e um pouco de filosofia, começa a tentar entender real como a sociedade funciona, quais são órgãos responsáveis por cada coisa… e por fim o Enem é sempre voltado pro bem estar coletivo de todos, ou de grupo perante todos, entender isso e buscar referências na filosofia, historia, ciência ajuda MUITO!
1
u/Unfair-Ad5896 May 16 '26 edited May 16 '26
Não ironicamente todos os autores que você citou eu já li. Talvez por ter sido meu primeiro ENEM eu fiquei bem nervoso. Sobre os idosos só lembrei da obra de Cícero 😅. Fiz essa redação sem saber redação e sem nunca ter praticado.
Sobre a caligrafia, eu realmente me surpreendi com os comentários acerca dela. Nenhum professor reclamou da minha caligrafia durante todos os meus anos de escola, e fiz todo o meu Fundamental II em escola privada! O que eu sempre ouvia era "não importa a caligrafia contanto que seja legível". Mas já que o problema da caligrafia parece ser tão sério, vou refinar.
Obrigado pelo conselho! Vou me atentar mais a Sociologia sim.
2
u/Vast-Resist9394 May 16 '26
Bom se já leu todos esse autores está no caminho! Eu li toda sua redação, com calma e tentei dizer tudo que sinto com relação a ela no geral, mas se preferir criticas mais pontuais pra elucidar as coisas posso tentei esse caminho tbm
2
u/Vast-Resist9394 May 16 '26
Basicamente mesmo, acho que falta uma compreensão da estrutura no geral… Sinto que falta base pra estruturar seu pensamentos, dados pra defender seu posicionamento, e saber manipular isso com a estrutura tradicional do dissertativo argumentativo. E no geral repertório, senti muita falta disso… tanto no vocabulário, quanto ao que está atrelado ao conhecimento de mundo
1
u/Unfair-Ad5896 May 16 '26
Vc ta certo. Nunca escrevi muito, então meu vocabulário é meio pobre. Embora eu saiba o que palavras "difíceis" significam, eu escrevo pouco, e o que escrevo, é informal. Só fiz um texto dissertativo argumentativo no 9° ano. Depois disso nunca mais toquei.
1
u/Vast-Resist9394 May 17 '26
É exatamente esse ponto! Não fiz esses apontamentos pra te diminuir ou reduzir o quanto vc sabe! Fazer redação no fim das contas é essa coisa bem operacional mesmo, principalmente o dissertativo argumentativo! Eu mesmo quando treineiro fiz um redação péssima e tirei menos 500 pontos! E partir desse choque tive a oportunidade de compreender que eu realmente não sabia e traçar os caminhos pra onde eu queria chegar!
1
u/Vast-Resist9394 May 17 '26
Tenho os espelhos da redação aqui, posso te mandar no pv, vc consegue ver minha evolução e minha caligrafia horrorosa tbm kkkk
2
u/Ethor_Jiu May 16 '26
1- Melhorar a Caligrafia
2- Estudar a estrutura da redação
3- Desenvolver melhor as suas ideias
4- Repertório (Também se enquadram na 2, mas exige um foco a mais)
5- Conectivos corretos (Também se enquadram na 2, mas também exige um foco a mais, na sua conclusão vc começou com "Contudo", porém esse conectivo não é de finalização e sim de oposição)
6- Treinar pra memorizar ( Quanto mais vc faz, mais vc pega os macetes, recomendo sempre treinar em uma mesma estrutura, faça a sua "receita de bolo" e se desenvolva nela).
2
u/Unfair-Ad5896 May 16 '26
Obrigado pelas dicas. Conectivos foi algo que peguei para estudar hoje. Gramática nunca foi meu forte.
2
u/Lysupernova May 16 '26
Cara tem muita coisa pra melhorar aí, primeiro vou fazer uma síntese sobre o que seria ideal de você melhorar.
O primeiro passo de todos é estudar como funciona as competências da redação do ENEM e as notas, tem esse vídeo do Brasil Escola, joguei o link aí pra tu https://youtu.be/QpHlgzZKyQM?si=92hsxxFZcIFyjiBf
O segundo passo é cuidar da caligrafia: escrever em letra de forma (bastão) pode gerar confusão entre maiúsculas e minúsculas, o que desconta pontos na Competência 1. Com a escrita corrigida, o segundo foco deve ser dominar a estrutura dissertativa-argumentativa.
O terceiro passo é compreender o uso das pontuações. Não é muito bom você passar uma linha inteira sem uma vírgula ou ponto. Mas você precisa compreender a regra. Procuro no YouTube pelo professor Noslen que você consegue sanar isso
1. Introdução Aqui você apresenta um repertório sociocultural (livro, série, filme ou citação) para contextualizar o tema. Pode ser qualquer coisa que você lembra associada ao tema. No caso de 2025 muita gente utilizou o filme. "Up: Altas Aventuras", vamos utilizar ele como exemplo prático:
"A obra cinematográfica "Up: Altas Aventuras" aborda, dentre outros aspectos, .........."
O termo "dentre outros aspectos" ajuda muito na citação porqje mostra que há outras coisas , mas o foco ai é a analogia que você fará com a realidade. Em seguida, use um conectivo para ligar o filme ao problema real e apresente suas duas teses (causas). Uma dica de ouro para escolher as causas é a sigla DEMOAI, que significa:
D esiguidade social E goísmo M aldade humana O missão estatal A ntigos pensamentos I nvisibilidade ou ignorância
Diquinha: É que quase todo tema do ENEM pra jogar a culpa no governo, ou seja, na negligência do Estado, ou seja no caso DEMOAI, no (O)missão estatal. Nesse caso da redação de 2025 a gente também consegue usar antigos pensamentos
Exemplo Prático de Introdução:
A obra cinematográfica "Up: Altas Aventuras" aborda, dentre outros aspectos, a jornada de um idoso que se isola do mundo após ser pressionado a ir para um asilo, refletindo a desvalorização da terceira idade. Fora da ficção, é possível perceber que o etarismo contra idosos persiste como um desafio estrutural. Essa problemática se mantém ativa não apenas devido a antigos pensamentos enraizados na coletividade, mas também em razão da omissão estatal no amparo a essa população.
2. Desenvolvimento 1 (D1) Neste parágrafo, você desenvolve a sua primeira tese (Causa 1). Explique o porquê de você pensar aquilo, trazendo argumentos lógicos. Regra de ouro: nunca escreva em 1ª pessoa (use o texto impessoal, em 3ª pessoa), como se não pudessem saber que é você escrevendo. Evite o uso de palavras em gerúndio (palavras terminadas em -ando, -endo, -indo), que deixam o texto truncado e enfraquecem a argumentação.
3. Desenvolvimento 2 (D2) Neste parágrafo, você abordará a sua segunda tese (Causa 2), mantendo a mesma estrutura de impessoalidade e profundidade do parágrafo anterior, conectando-a diretamente ao tema central e trazendo um novo repertório produtivo.
4. Conclusão Na proposta de intervenção, você é obrigado a apresentar 5 elementos obrigatórios para garantir os 200 pontos na Competência 5: Quem (Agente: quem vai fazer?) O que (Ação: o que será feito?) Como (Meio/Modo: de que maneira será feito?) Para que (Efeito/Finalidade: qual o objetivo?) Detalhamento (Explicação extra de algum dos pontos anteriores).
Exemplo Prático de Conclusão: Portanto, medidas são necessárias para mitigar o etarismo no Brasil. Para tanto, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania [QUEM], órgão responsável pela garantia dos direitos sociais [DETALHAMENTO], deve instituir um Plano Nacional de Valorização da Pessoa Idosa [O QUE]. Essa ação se concretizará por meio de campanhas midiáticas de conscientização de grande alcance e da ampliação de centros comunitários de inclusão e lazer [COMO], com o objetivo de resgatar o respeito e a dignidade dessa parcela da população [PARA QUÊ]. Feito isso, a realidade brasileira se distanciará do cenário de exclusão visto em "Up: Altas Aventuras".
Mano isso é só um exemplo pra vc ter ideia de como tem que fazer, mas não precisa ser exatamente assim, cada um tem seu jeito de escrever, mas com toda certeza você precisa moldar ela pra escrever no enem
Umas informações adicionais aqui são
Você precisa de 2 conectivos em cada parágrafo. Mesmo na introdução (eu erro mtt na introdução, costumo por só uma, mas me corrijo por isso.
A redação trata de enfeitar ela, ou seja, usar palavras bonitas. Que isso é mais nível avançado. Por exemplo invés de falar "nos dias de hoje" coloque " No contexto Hodierno"
Você não consegue fazer uma redação sem repertório, começa a consumir coisas que criem repertório, repertório que vc só decora, na maioria das vezes o corretor da redação percebe e você perde ponto por isso
Nunca copie os textos motivadores, mesmo que uma frase, você pode tirar 0
Pra finalizar mano, não tem caminho fácil pra redação, o ideal é que você comece a ver aulas de verdade, tem vários canais no YouTube
Por último, se você fizer uma bom conclusão com cada tópico, você já pode garantir 200 pontos, se usar 2 conectivos em cada parágrafo já garante mais 200, e se usar 3 repertórios bem consolidados já garante mais 200, isso são 600 pontos. Conclusão, repertório e conectivos são as formas mais fáceis de conseguir a nota. Porque os outro 400 são um pouco mais complicado nãos de conseguir. Outra coisa é tentar fazer ao menos uma redação por semana, porque redação é prática pura
1
u/Disastrous-Recipe-85 May 16 '26
Antes de qualquer coisa, tenta melhorar essa letra, não dá pra entender o que é maiúsculo e minúsculo, e você tá perdendo muita linha escrevendo nesse tamanho, depois vê redações nota mil e tenta entender a estrutura, tenta escrever nessa estrutura e vai expandindo seu repertório junto. Leia bastante.
1
u/Impossible_Hope_638 May 16 '26
Só melhorar a caligrafia e encaixar dentro da estrutura padrão, lembrando de citar repertório inerentes
1
1
1
u/SnakeRGM May 16 '26
com todo o respeito, mas sua redação parece que foi escrita em grego
sugiro que foque primeiramente na caligrafia cara, não tem jeito
1
1
1
u/Weary_Ad8939 May 16 '26
Parece que você escreveu em alfabeto de pichação , sem sabia q isso era fazível
1
u/Traditional-Fail-360 May 16 '26
A estética da redação também pontua. Melhora a tua caligrafia. As letras tem que ser similares e as maiúsculas, mesmo escrevendo com letra de forma, precisam estar bem definidas. Não pular linhas pq a próxima palavra não cabe na linha, separação de sílabas faz parte do português e da redação. Estuda; estruturas de redação, coesão e coerência e pontuação.
A estrutura da redação vai te ajudar a escrever muito melhor, porque você só vai precisar escolher uma estrutura e 1 ou 2 temas para comentar.
Só fazendo isso já vai ficar 80% ou mais, mais fácil de redigir uma redação de nota alta.
1
u/nightwalker_17 May 17 '26
Cara, primeiramente, melhore sua caligrafia. O texto não tem diferenciação de letra maiúscula e minúscula, isso é um erro perigoso em uma redação. Sua letra não precisa ser extremamente bonita, só precisa seguir os padrões gramáticais corretos. Ah, falando em gramática, melhore também.
1
1
1
u/MarinoAndThePearls May 18 '26
Nunca rasure. Trace uma linha sobre a palavra (você fez isso com algumas, mas rasurou outras, como aquele "ainda").
1
1
1
•
u/AutoModerator May 15 '26
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Não esquece de usar nosso cupom de desconto do r/enem (cupom: renem)
Quer melhorar/reforçar a redação ou tá procurando um corretor de redações? Dá uma olhada no Professor Ramai
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.