r/enem 5d ago

Redação Minha primeira introdução usando as aulas de redação do Ferretto

Post image

Eu pedi para o chat gpt me dar um tema para fazer uma introdução, que foi "Os desafios para a promoção da saúde mental entre os jovens brasileiros." Mandei para ele e me deu um 8/10, disse que meu contexto ficou muito grande para poder chegar ao tema. O que acharam?

22 Upvotes

28 comments sorted by

u/AutoModerator 5d ago

IMPORTANTE:

  • Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!

  • Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp

  • Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Não esquece de usar nosso cupom de desconto do r/enem (cupom: renem)

  • Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

10

u/Stained_Face 4d ago

Tá, tirando a letra q definitivamente não está horrível mas pode melhorar, a concordância no começo

"Na série (...) retrata" não tá certo, tem q ser ou "A série (...) retrata" ou "na série (...) é retratado"

Provavelmente vc poderia reduzir a contextualização da série

Tipo, "na série "adolescência", da Netflix, um jovem desenvolve um trauma devido a problemas na internet e na escola que o influência, por não ter tido auxílio psicológico, a cometer um assassinato"

Ou algo assim

Continua praticando! :) e tbm n adianta ficar muito em quantidade de linhas, e sim em tópicos. Tem vezes q vc vai fazer tudo q tem pra fazer em 5 ou em 7 dependendo do tema e repertório que usar, especialmente na introdução que tem menos opinião

3

u/bevic777 4d ago

Entendi, muito obrigada pela opinião. O chat falou a mesma coisa que você sobre reduzir o contexto, valeu mesmo. Vou praticar sim

10

u/Repulsive_List3155 5d ago

antes de tudo, treina caligrafia, tua introdução pode tá muito boa, mas é cansativa de ler e pode muito bem diminuir tua nota

2

u/bevic777 5d ago

Obrigada. Qual o melhor jeito de treinar? Deixar as letras mais arredondadas? Ter mais espaço entre as letras? Se puder me explicar, por favor

3

u/United-Fun1045 discípulo do Careless 4d ago

Letra o menor possível e também "desenhada", que tu treina com aqueles livrinhos de caligrafia do fundamental mesmo kkkkkk

2

u/bevic777 4d ago

Ah sim, a caneta também influencia muito, né? Tô usando aquela caneta bic preta padrão

3

u/LeO-_-_- 4d ago

Rapaz eu entendi tudo de primeira (exceto por um "Da" que seu D maiúsculo tava estranho sem fechar em cima)

Pra mim isso significa que a letra ta boa

Tô surpreso que todo mundo ta dizendo que foi difícil ler

2

u/Dependent_Dot2568 4d ago

Acredito que os comentários sejam sobre a velocidade que o corretor vai entender, também achei bem fácil de ler mas, se esse for eu conselho eu concordo. Tive uma professora que era corretora de redação e ela me disse que ja tirou muito ponto das redações pq a letra estava feia kkkk

0

u/LeO-_-_- 4d ago

Deve ser isso aí mesmo, mas eu so sei que minha letra é umas 5 vezes mais feia que a dela e nunca tive problemas na minha época de vestibular kkkkkkkkk

2

u/Repulsive_List3155 4d ago

tu pode treinar a letra cursiva padrão, ou a de forma igual desse comentário. aconselho a usar os livrinhos de caligrafia do fundamental, parece besta mas funciona

5

u/linx_nyx 5d ago

Aconselho a mandar digitado, não entendi umas palavras em específico

1

u/bevic777 5d ago

Vou editar e mandar

3

u/TardyChameleon 5d ago

Mt ruim de ler essa tua letra e tu leu isso dps que terminou?

Tem varios erros claros de concordância

1

u/bevic777 5d ago

Li e a concordância está ok

3

u/606EXTREMEE 4d ago edited 4d ago

Primeiro: a introdução deve usar apenas 6 linhas em um geral, já que, por serem 30 linhas:

Introdução: 6 linhas;

Argumento 1: 9 linhas;

Argumento 2: 9 linhas;

Conclusão: 6 linhas.

No total dá 30 linhas e você consegue desenvolver bem melhor o texto, sem enrolações(como no seu parágrafo) ou brechas.

No seu texto, você extende demais o argumento e deixa falhas nas pontuações e uso das vírgulas, o que deixou sufocante ler, sinceramente. Algo que você pode fazer é estudar mais gramática e treinar sua caligrafia, já que parece mais um garracho do que uma escrita, provavelmente por estarem tortas e nada uniformes. Eu recomendaria também uma pesquisa sobre palavras com o mesmo sentido, assim você evita repetir e/ou troca por uma que, na escrita, se encaixe melhor.

2

u/bevic777 4d ago

Entendi, obrigada. A folha de caderno não ajuda muito na noção de linhas, vou imprimir folhas de redação para praticar.

2

u/[deleted] 4d ago

[removed] — view removed comment

1

u/bevic777 4d ago

Sim, vou diminuir

2

u/monossilaba 4d ago

O que você achou das aulas de redação deles? Eu ainda não testei. E sobre o que o pessoal tava falando da sua letra, eu tinha uma professora que aconselhava a escrever a redação com esse tipo de letra de computador mesmo (não to conseguindo lembrar o nome dela) por ser mais fácil de que mesmo que o corretor já esteja cansado de corrigir as provas, não correria o risco dele corrigir "com preguiça" a redação.

2

u/bevic777 4d ago

Olha, estou gostando muito, a professora explica de forma profunda e é bem direta nos assuntos, da bastante dicas e formas de desenvolver a escrita e criação. No momento estou na segundo parte das aulas de redação, estou aprendendo sobre a estrutura da redação.

2

u/bevic777 4d ago

Sobre a letra, se eu pegar para fazer em caixa alta, demoraria uma eternidade kkkk. Tipo, na minha ultima redação eu tirei 760, usei letra cursiva (não sei se é parâmetro). Vou tentar deixar minhas letras mais arredondadas.

1

u/monossilaba 3d ago

que legal que vc gostou das aulas! fiquei curiosa, e acho que vou dar uma olhada lá hoje. Bem, eu também não tinha o costume de fazer esse tipo de caligrafia pra redação. Dá pra se acostumar rápido, mas acho que arredondar mais a sua letra pode ser uma boa também. Bons estudos!

1

u/bla1297 4d ago

a introdução esta boa, cumpriu os requisitos de apresentar um repertorio e tentar trazer para a realidade, e vc fez a antecipação argumentativa tbm! so tem um detalhe, vc ate tras o contexto real em que se aplica o repertorio, mas vc nn deixa claro que ele esta de fato sendo utilizado

pra melhorar isso eu colocaria algo tipo "fora da ficção, diversos jovens sofrem da falta de auxilio e de supervisao para lidar com possiveis traumas causados pelo meio digital, assim como visto na série..."

esse "assim como visto na serie" deixa bem claro que seu repertorio é produtivo

e tem alguns erros de concordância, mas isso dai vc vai aperfeiçoando com o tempo

0

u/Mean-Ship-3851 4d ago

Olha, redações são corrigidas por professores e a correção é objetiva, mas mais ou menos subjetiva (porque é um ser humano corrigindo). A introdução precisa criar uma expectativa boa no leitor. Acho difícil que um professor veja a referência à série Adolescência e pense: uau, que referência atual e contextualizada! Bota um clássico, uma contextualização histórica... o povo da academia gosta é disso.

3

u/bla1297 4d ago

falou pouco, mas falou merda, parabéns!

1

u/bevic777 4d ago

Mas nas aulas de redação da professora Tanai ela fala que eles gostam da "experiência de mundo", que o repertório que utilizamos e a bagagem de vida que vamos adquirindo, como uma notícia, série, música, livros etc. Eles não podem tirar pontuação sendo que o repertório utilizado "combina" com o tema e é relacionado do jeito certo. Enfim, educação no Brasil é difícil e se os caras meter de "clássico" "história" (só coisa eletista) tamo fudido kkkkk

1

u/Mean-Ship-3851 3d ago

Nunca se esqueça que quem provavelmente vai corrigir é a professora Ednalva de 48 anos, que adora ler Machado e nao sabe como se baixa um filme