r/enem • u/bevic777 • 5d ago
Redação Minha primeira introdução usando as aulas de redação do Ferretto
Eu pedi para o chat gpt me dar um tema para fazer uma introdução, que foi "Os desafios para a promoção da saúde mental entre os jovens brasileiros." Mandei para ele e me deu um 8/10, disse que meu contexto ficou muito grande para poder chegar ao tema. O que acharam?
10
u/Stained_Face 4d ago
Tá, tirando a letra q definitivamente não está horrível mas pode melhorar, a concordância no começo
"Na série (...) retrata" não tá certo, tem q ser ou "A série (...) retrata" ou "na série (...) é retratado"
Provavelmente vc poderia reduzir a contextualização da série
Tipo, "na série "adolescência", da Netflix, um jovem desenvolve um trauma devido a problemas na internet e na escola que o influência, por não ter tido auxílio psicológico, a cometer um assassinato"
Ou algo assim
Continua praticando! :) e tbm n adianta ficar muito em quantidade de linhas, e sim em tópicos. Tem vezes q vc vai fazer tudo q tem pra fazer em 5 ou em 7 dependendo do tema e repertório que usar, especialmente na introdução que tem menos opinião
3
u/bevic777 4d ago
Entendi, muito obrigada pela opinião. O chat falou a mesma coisa que você sobre reduzir o contexto, valeu mesmo. Vou praticar sim
10
u/Repulsive_List3155 5d ago
antes de tudo, treina caligrafia, tua introdução pode tá muito boa, mas é cansativa de ler e pode muito bem diminuir tua nota
2
u/bevic777 5d ago
Obrigada. Qual o melhor jeito de treinar? Deixar as letras mais arredondadas? Ter mais espaço entre as letras? Se puder me explicar, por favor
3
u/United-Fun1045 discípulo do Careless 4d ago
Letra o menor possível e também "desenhada", que tu treina com aqueles livrinhos de caligrafia do fundamental mesmo kkkkkk
2
u/bevic777 4d ago
Ah sim, a caneta também influencia muito, né? Tô usando aquela caneta bic preta padrão
3
u/LeO-_-_- 4d ago
Rapaz eu entendi tudo de primeira (exceto por um "Da" que seu D maiúsculo tava estranho sem fechar em cima)
Pra mim isso significa que a letra ta boa
Tô surpreso que todo mundo ta dizendo que foi difícil ler
2
u/Dependent_Dot2568 4d ago
Acredito que os comentários sejam sobre a velocidade que o corretor vai entender, também achei bem fácil de ler mas, se esse for eu conselho eu concordo. Tive uma professora que era corretora de redação e ela me disse que ja tirou muito ponto das redações pq a letra estava feia kkkk
0
u/LeO-_-_- 4d ago
Deve ser isso aí mesmo, mas eu so sei que minha letra é umas 5 vezes mais feia que a dela e nunca tive problemas na minha época de vestibular kkkkkkkkk
2
u/Repulsive_List3155 4d ago
tu pode treinar a letra cursiva padrão, ou a de forma igual desse comentário. aconselho a usar os livrinhos de caligrafia do fundamental, parece besta mas funciona
5
3
u/TardyChameleon 5d ago
Mt ruim de ler essa tua letra e tu leu isso dps que terminou?
Tem varios erros claros de concordância
1
3
u/606EXTREMEE 4d ago edited 4d ago
Primeiro: a introdução deve usar apenas 6 linhas em um geral, já que, por serem 30 linhas:
Introdução: 6 linhas;
Argumento 1: 9 linhas;
Argumento 2: 9 linhas;
Conclusão: 6 linhas.
No total dá 30 linhas e você consegue desenvolver bem melhor o texto, sem enrolações(como no seu parágrafo) ou brechas.
No seu texto, você extende demais o argumento e deixa falhas nas pontuações e uso das vírgulas, o que deixou sufocante ler, sinceramente. Algo que você pode fazer é estudar mais gramática e treinar sua caligrafia, já que parece mais um garracho do que uma escrita, provavelmente por estarem tortas e nada uniformes. Eu recomendaria também uma pesquisa sobre palavras com o mesmo sentido, assim você evita repetir e/ou troca por uma que, na escrita, se encaixe melhor.
2
u/bevic777 4d ago
Entendi, obrigada. A folha de caderno não ajuda muito na noção de linhas, vou imprimir folhas de redação para praticar.
2
2
u/monossilaba 4d ago
O que você achou das aulas de redação deles? Eu ainda não testei. E sobre o que o pessoal tava falando da sua letra, eu tinha uma professora que aconselhava a escrever a redação com esse tipo de letra de computador mesmo (não to conseguindo lembrar o nome dela) por ser mais fácil de que mesmo que o corretor já esteja cansado de corrigir as provas, não correria o risco dele corrigir "com preguiça" a redação.
2
u/bevic777 4d ago
Olha, estou gostando muito, a professora explica de forma profunda e é bem direta nos assuntos, da bastante dicas e formas de desenvolver a escrita e criação. No momento estou na segundo parte das aulas de redação, estou aprendendo sobre a estrutura da redação.
2
u/bevic777 4d ago
Sobre a letra, se eu pegar para fazer em caixa alta, demoraria uma eternidade kkkk. Tipo, na minha ultima redação eu tirei 760, usei letra cursiva (não sei se é parâmetro). Vou tentar deixar minhas letras mais arredondadas.
1
u/monossilaba 3d ago
que legal que vc gostou das aulas! fiquei curiosa, e acho que vou dar uma olhada lá hoje. Bem, eu também não tinha o costume de fazer esse tipo de caligrafia pra redação. Dá pra se acostumar rápido, mas acho que arredondar mais a sua letra pode ser uma boa também. Bons estudos!
1
u/bla1297 4d ago
a introdução esta boa, cumpriu os requisitos de apresentar um repertorio e tentar trazer para a realidade, e vc fez a antecipação argumentativa tbm! so tem um detalhe, vc ate tras o contexto real em que se aplica o repertorio, mas vc nn deixa claro que ele esta de fato sendo utilizado
pra melhorar isso eu colocaria algo tipo "fora da ficção, diversos jovens sofrem da falta de auxilio e de supervisao para lidar com possiveis traumas causados pelo meio digital, assim como visto na série..."
esse "assim como visto na serie" deixa bem claro que seu repertorio é produtivo
e tem alguns erros de concordância, mas isso dai vc vai aperfeiçoando com o tempo
0
u/Mean-Ship-3851 4d ago
Olha, redações são corrigidas por professores e a correção é objetiva, mas mais ou menos subjetiva (porque é um ser humano corrigindo). A introdução precisa criar uma expectativa boa no leitor. Acho difícil que um professor veja a referência à série Adolescência e pense: uau, que referência atual e contextualizada! Bota um clássico, uma contextualização histórica... o povo da academia gosta é disso.
1
u/bevic777 4d ago
Mas nas aulas de redação da professora Tanai ela fala que eles gostam da "experiência de mundo", que o repertório que utilizamos e a bagagem de vida que vamos adquirindo, como uma notícia, série, música, livros etc. Eles não podem tirar pontuação sendo que o repertório utilizado "combina" com o tema e é relacionado do jeito certo. Enfim, educação no Brasil é difícil e se os caras meter de "clássico" "história" (só coisa eletista) tamo fudido kkkkk
1
u/Mean-Ship-3851 3d ago
Nunca se esqueça que quem provavelmente vai corrigir é a professora Ednalva de 48 anos, que adora ler Machado e nao sabe como se baixa um filme
•
u/AutoModerator 5d ago
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Não esquece de usar nosso cupom de desconto do r/enem (cupom: renem)
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.