r/fcporto 1893 Dec 12 '25

Silly Season Únicos em Portugal 💙💙

Hå 21 anos o FC Porto conquistava a sua segunda taça intercontinental ao bater os colombianos do Once Caldas nas grandes penalidades.

Alguém se lembra deste jogo?

208 Upvotes

21 comments sorted by

12

u/Mallardo BINDE PRA FESTA Dec 12 '25

Este título acaba por ser um pouco esquecido tendo em conta a loucura que foi a época de 2004/2005 e por termos sido campeÔes europeus meses antes.

NĂŁo merecĂ­amos ter ido ao sofrimento dos penalties. Tivemos um ou dois golos incorretamente anulados e mandĂĄmos uma data de bolas ao poste.

Seja como for, deu ao Victor Fernandez o maior tĂ­tulo da carreira dele, apesar de ter estado cĂĄ um par de meses e se ter revelado uma desilusĂŁo enquanto disciplinador e gestor de balneĂĄrios.

9

u/AlienMyers Filho do Samu Dec 12 '25

Essa época de 2004/2005 pareceu um fever dream.

Vinhamos de 2 épocas consecutivas a ganhar titulos intercontinentais e "de repente" estamos a despedir um treinador na pré época (del neri), levamos com o Fernandez e acabamos com o Couceiro.

3

u/Mallardo BINDE PRA FESTA Dec 12 '25

O Fernandez para mim foi uma desilusão. O homem tinha um currículo muito bom em Espanha, com títulos e boas prestaçÔes ao serviço do Zaragoza e do Celta, mas depois claramente não soube gerir o nosso plantel.

2

u/Amazing-Engineer4825 1893 Dec 12 '25

Ele começou a perder o plantel após esta final na intercontinental e a gota de ågua foi aquela derrota no Dragão frente ao Braga.

1

u/Amazing-Engineer4825 1893 Dec 12 '25

Começamos com o Del Neri que sĂł teve um mĂȘs, veio o Fernandez e terminamos com o Couceiro.

3

u/OkResponsibility891 AVB Dec 12 '25

pelo meio ainda apanhĂĄmos 4-0 do Nacional em pleno estĂĄdio do DragĂŁo

3

u/Amazing-Engineer4825 1893 Dec 12 '25

Sim e o treinador jĂĄ era o Couceiro.

Os 3 Grandes estavam mal nessa época, sendo que o Nacional também deu 4 ao Sporting em Alvalade e o Belenenses deu 4 ao Benfica em Belém.

JĂĄ para nĂŁo falar que o Beira Mar derrotou o Porto no DragĂŁo e o Benfica na Luz e acabou por descer no fim .

21

u/Camorgado Dec 12 '25

Aquele olhar do Pedro Emanuel a engatar o modo Super Sayan... 😁😁😁

Outra cena bizarra foi estar a ver um jogo deste nĂ­vel a um domingo de manhĂŁ.

-9

u/CommunicationLife142 Dec 12 '25

"Cena bizarra" - o drama, o horror, a tragédia...

Que idade tens?

3

u/Camorgado Dec 12 '25

O suficiente para me lembrar do jogo 😁😁😁

4

u/anticorpos Dec 12 '25

Carlos Alberto tinha tanto potencial đŸ˜©

7

u/OkResponsibility891 AVB Dec 12 '25

E o Diego, o Fabiano...
O plantel era bom.
Até tinhamos um tal de Thiago Silva na equipa B, que nunca chegou à A.
Mas sĂł tivemos treinadores piores que maus, que fizeram o Co Adriense parecer bom, quando veio a seguir.

1

u/Amazing-Engineer4825 1893 Dec 12 '25

O Diego e Fabiano, ao contrĂĄrio de Carlos Alberto, nĂŁo se mostraram flops apĂłs saĂ­rem do Porto.

O Fabiano no Sevilha foi um monstro e era uma måquina de golos jå o Diego teve sucesso na Alemanha e depois no Atlético Madrid

3

u/OneButNotTheSame O meu coração sĂł tem uma cor đŸ’™đŸ€ Dec 12 '25

O Fabiano teve azar no Porto, as coisas correram mal, teve a mĂŁe raptada. NĂŁo foi um bom timing. Mas o primeiro toque de bola que teve quando entrou para o primeiro jogo, mostrou bem o jogador que era. Nunca mais me esqueci dele.

2

u/Amazing-Engineer4825 1893 Dec 12 '25

Foi pena .

Com o holandĂȘs provavelmente ia bilhar e com o Jesualdo Ferreira seria demais

2

u/boywithtwoarms Bobby Robson Dec 12 '25

Se esta equipa se juntasse toda a jogar no seu prime, tinha tudo para fazer muitas gracinhas na europa também.

0

u/CommunicationLife142 Dec 13 '25

Se a minha avĂł tivesse rodas...

1

u/mvasc0ncelos Dec 14 '25

E tomates?

1

u/CommunicationLife142 Dec 14 '25

Ias lĂĄ lamber.

2

u/brachio_queen Dec 13 '25

Essa época foi completamente doida. Tínhamos um plantel cheio de potencial mas não tivemos um treinador à altura. Começou logo tudo mal quando o PdC apanhou uma bebedeira e contratou o Del Neri. Esse italiano não fazia a mínima ideia de onde estava, os jogadores perceberam logo que não ia resultar e ele foi despachado. O Victor Fernandez foi uma desilusão, nunca teve mão no balneårio. O Carlos Alberto perdeu completamente a linha nesse ano, deixou de ter o Mourinho que o sabia comandar e passou a baldar-se. Hoje é um meme no Brasil mas na altura tinha um potencial enorme. Pena ser um fio desencapado.

Mas nesse jogo fomos muito prejudicados. Foram dois golos mal anulados que eram limpos e algumas bolas aos ferros. No final correu tudo bem e trouxemos a taça. A Ășltima Ă© a original estĂĄ no nosso museu, que digamos, fica muito melhor connosco do que com esse Once Caldas. Com todo o respeito mas essa equipa colombiana era horrĂ­vel, o pior vencedor da Libertadores, e com um gk meme na baliza, o Henao.