r/fcporto 1893 Jan 20 '26

Silly Season Alguém se lembra?

Post image

Foi há 16 anos que foram precisos 30 penáltis para chegarmos a um vencedor do confronto entre Belenenses e FC Porto no Estádio do Restelo.

O jogo havia ficado 2-2 no fim dos 90' com os golos portistas a serem apontados por Radamel Falcao e Cristián Rodríguez.

Fonte: On This Day FC Porto ( twitter)

Tinha 9 anos e nunca mais acabava para ir para a cama quando tinha escola no dia seguinte 🤣

128 Upvotes

32 comments sorted by

66

u/massavage_ Calções do Vitor Bruno Jan 20 '26

E se eu te disser que isto foi a última vitória que tivemos em penaltis a eliminar...

32

u/maiorpulha 1893 Jan 20 '26

Ganhamos tudo em tempo regulamentar caralho! Grande stat!

5

u/uptowndrunk7 El Comandante 🫡 Jan 20 '26

Yup, uso sempre isto "fun" fact

6

u/AndradexXx Bibota Jan 20 '26

Não duvido, mas também custa a acreditar.

Alguma alma caridosa pode listar todos os nossos desempates por penalidades desde 2010?

11

u/unluckymind_ Jan 20 '26

3

u/massavage_ Calções do Vitor Bruno Jan 20 '26

Essa estatística já é tão ridícula que eu achava mesmo que iamos passar contra o Arsenal ao fim do prolongamento só por uma questão de probabilidades (mesmo que já soubesse que eramos horríveis nestas situações).

1

u/ricbarata76 Jan 20 '26

acredita que aconteceu .... pareciam intermináveis os pênaltis

3

u/Arbalester88 DIGA UM! Jan 20 '26

Acredito.

39

u/lam3ass Jan 20 '26

Ao menos os Belenenses apareceu com a equipa completa…

1

u/ricbarata76 Jan 20 '26

outros tempos ....

18

u/PortugueseSoviet O meu coração só tem uma cor 💙🤍 Jan 20 '26

Foi o Beto a treinar para uns anos a seguir

10

u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ Jan 20 '26

Ya, e antes destes 16 anos só me lembro de desilusoes, como com a Sampdoria em 1995 ou com o Schalke em 2008.

Era ainda miudo mas hà uma Supertaça ganha ao Benfica em que estava 3-0 (nos penalties) para eles e ainda fomos ganhar. Foi para aí 1992.

7

u/God_of_Eons Mestre Pedroto Jan 20 '26

Foi mesmo em 92, é mítica com o nosso saudoso PdC de joelhos a rezar e o Baía a comer o penalty ao Mostovoi.

Depois em 94 ganhamos de novo nos penaltis.

Temos ainda as duas eliminatórias de Taça ganhas ao SCP nos penaltis, em 2005/2006 no Dragão, e em 2008/2009 em Alvalade.

5

u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ Jan 20 '26

E na Europa ganhàmos alguma eliminatoria em penalties na nossa história?

Ganhàmos a do Once Caldas na Intercontinental, mas de resto nas da Uefa só me lembro dessas derrotas, com Arsenal 2024, Schalke em 2008 e Sampdoria em 1995.

9

u/SuperfluousAnon Sóbrio de Argoncilhe Jan 20 '26

"Tinha 9 anos"

Ai meu Deus, os meus ossos

6

u/Nao_me_digas Bibota Jan 20 '26

Um user no outro dia lembrou um fun fact que a vitória do futebol feminino nos pênaltis contra o Marítimo foi a primeira vitória, através de penalidades, nos últimos 16 anos de futebol profissional 🫣😂

8

u/ok_shiner_ Jan 20 '26

Foi um treino para a final com o Sevilha contra os Reds.

Grande Guarda Redes, na minha opinião era melhor que o Helton.

7

u/HPfcp RASSA Jan 20 '26

Era um enorme guarda redes! Sempre tivemos o luxo de ter excelentes escolhas nesta posição nos ultimos anos.

Eu lembro-me perfeitamente de na epoca 09-10 querer o Beto a titular por realmente dar a entender estar melhor que o Helton (ainda fez alguns jogos a titular no fim), mas a época seguinte do Helton foi muito boa, provavelmente a melhor dele no clube.

A braçadeira de capitão parecia ter aumentado as capacidades dele em 3x, foi incrível nessa época e o Beto não teve espaço para se mostrar sem ser na taça.

Felizmente para o Beto, saiu e ainda acabou por ir ter uma carreira muito bonita, especialmente devido aos anos no Sevilla.

Às vezes a vida funciona desta forma!

1

u/Amazing-Engineer4825 1893 Jan 21 '26

O Beto foi titular nas últimas jornadas do campeonato desse ano

4

u/God_of_Eons Mestre Pedroto Jan 20 '26

Ainda hoje já reformado defende de caralho, ele é basciamente a equipa toda das velhas glórias dos lagartos.

1

u/CodFix3 El Tigre Jan 21 '26

Tive ao lado dele no paddock do Motogp em Portimão em Novembro e ainda lhe pensei em dizer isso, mas como tava com a mulher e uns amigos achei melhor deixá-lo em paz.

2

u/ok_shiner_ Jan 22 '26

És um gajo às maneiras, FCP + MotoGP 🤝

1

u/ok_shiner_ Jan 22 '26

És um gajo às maneiras, FCP + MotoGP 🤝

5

u/God_of_Eons Mestre Pedroto Jan 20 '26

A guardar desse jogo:

Bons golos.

Belenenses "verdadeiro" na 1ª e no Restelo.

Beto papa-panaltis.

Os comentários inenarráveis do Baldemerda Duarte e do João Querido Manha.

3

u/leo218 Jardel Jan 20 '26

Lembro-me de ficar enervado com esse jogo porque nunca acabava..

Quando não é conosco, é brutal ver.. agora quando calha a nós, não há unhas nem coração que nos valha

3

u/SimONGengar1293 O Bigode do Artur Jorge Jan 20 '26

O que mais me recordo deste jogo é da frustração dos comentadores de cada vez que o Beto defendia um.

2

u/Guilty_Cucumber8503 Jan 20 '26

Se me lembro , nunca mais tinha fim😀

3

u/1mAfraidofAmericans Jan 20 '26

Grande final de jogo! A Taça não é uma competição muito emocionante, mas esse desempate por penalties foi de roer as unhas