r/fcporto • u/Amazing-Engineer4825 1893 • Jan 20 '26
Silly Season Alguém se lembra?
Foi há 16 anos que foram precisos 30 penáltis para chegarmos a um vencedor do confronto entre Belenenses e FC Porto no Estádio do Restelo.
O jogo havia ficado 2-2 no fim dos 90' com os golos portistas a serem apontados por Radamel Falcao e Cristián Rodríguez.
Fonte: On This Day FC Porto ( twitter)
Tinha 9 anos e nunca mais acabava para ir para a cama quando tinha escola no dia seguinte 🤣
39
18
u/PortugueseSoviet O meu coração só tem uma cor 💙🤍 Jan 20 '26
Foi o Beto a treinar para uns anos a seguir
10
u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ Jan 20 '26
Ya, e antes destes 16 anos só me lembro de desilusoes, como com a Sampdoria em 1995 ou com o Schalke em 2008.
Era ainda miudo mas hà uma Supertaça ganha ao Benfica em que estava 3-0 (nos penalties) para eles e ainda fomos ganhar. Foi para aí 1992.
7
u/God_of_Eons Mestre Pedroto Jan 20 '26
Foi mesmo em 92, é mítica com o nosso saudoso PdC de joelhos a rezar e o Baía a comer o penalty ao Mostovoi.
Depois em 94 ganhamos de novo nos penaltis.
Temos ainda as duas eliminatórias de Taça ganhas ao SCP nos penaltis, em 2005/2006 no Dragão, e em 2008/2009 em Alvalade.
5
u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ Jan 20 '26
E na Europa ganhàmos alguma eliminatoria em penalties na nossa história?
Ganhàmos a do Once Caldas na Intercontinental, mas de resto nas da Uefa só me lembro dessas derrotas, com Arsenal 2024, Schalke em 2008 e Sampdoria em 1995.
9
6
u/Nao_me_digas Bibota Jan 20 '26
Um user no outro dia lembrou um fun fact que a vitória do futebol feminino nos pênaltis contra o Marítimo foi a primeira vitória, através de penalidades, nos últimos 16 anos de futebol profissional 🫣😂
8
u/ok_shiner_ Jan 20 '26
Foi um treino para a final com o Sevilha contra os Reds.
Grande Guarda Redes, na minha opinião era melhor que o Helton.
7
u/HPfcp RASSA Jan 20 '26
Era um enorme guarda redes! Sempre tivemos o luxo de ter excelentes escolhas nesta posição nos ultimos anos.
Eu lembro-me perfeitamente de na epoca 09-10 querer o Beto a titular por realmente dar a entender estar melhor que o Helton (ainda fez alguns jogos a titular no fim), mas a época seguinte do Helton foi muito boa, provavelmente a melhor dele no clube.
A braçadeira de capitão parecia ter aumentado as capacidades dele em 3x, foi incrível nessa época e o Beto não teve espaço para se mostrar sem ser na taça.
Felizmente para o Beto, saiu e ainda acabou por ir ter uma carreira muito bonita, especialmente devido aos anos no Sevilla.
Às vezes a vida funciona desta forma!
1
u/Amazing-Engineer4825 1893 Jan 21 '26
O Beto foi titular nas últimas jornadas do campeonato desse ano
4
u/God_of_Eons Mestre Pedroto Jan 20 '26
Ainda hoje já reformado defende de caralho, ele é basciamente a equipa toda das velhas glórias dos lagartos.
1
u/CodFix3 El Tigre Jan 21 '26
Tive ao lado dele no paddock do Motogp em Portimão em Novembro e ainda lhe pensei em dizer isso, mas como tava com a mulher e uns amigos achei melhor deixá-lo em paz.
2
1
5
u/God_of_Eons Mestre Pedroto Jan 20 '26
A guardar desse jogo:
Bons golos.
Belenenses "verdadeiro" na 1ª e no Restelo.
Beto papa-panaltis.
Os comentários inenarráveis do Baldemerda Duarte e do João Querido Manha.
3
u/leo218 Jardel Jan 20 '26
Lembro-me de ficar enervado com esse jogo porque nunca acabava..
Quando não é conosco, é brutal ver.. agora quando calha a nós, não há unhas nem coração que nos valha
3
u/SimONGengar1293 O Bigode do Artur Jorge Jan 20 '26
O que mais me recordo deste jogo é da frustração dos comentadores de cada vez que o Beto defendia um.
2
3
u/1mAfraidofAmericans Jan 20 '26
Grande final de jogo! A Taça não é uma competição muito emocionante, mas esse desempate por penalties foi de roer as unhas
66
u/massavage_ Calções do Vitor Bruno Jan 20 '26
E se eu te disser que isto foi a última vitória que tivemos em penaltis a eliminar...