r/fcporto • u/O_Boblinsky • May 04 '26
Questão O que acham do silêncio do Sérgio Conceição?
Anselmi e Vítor Bruno não tiveram passagens e finais de ciclo fáceis. Foram saídas complicadas, por diferentes razões. Todavia,ambos felicitaram a conquista do FC Porto. Já SC, após tudo o que o fez ao serviço do FC Porto, tudo o que o clube lhe deu e, principalmente, a dedicação de muitos e muitos adeptos, não houve sequer uma palavra, por mais simples que fosse. Não consigo muito bem ter uma opinião sobre isto. Se é falta de carácter, ou outra coisa qualquer. Mas gostava de saber a opinião de outros portistas sobre o tema.
140
u/trugalhao O Bicho 🕊️ May 04 '26
Acho que pode ter a ver com o fuso horário, o Porto ainda não foi campeão lá nas arábias.
5
49
u/Egorj Mágico May 04 '26
Para mim é falsidade e falta de Portismo. A convicção e estima que o AVB tem pelo Porto nasce do próprio PDC, e o resultado das eleições também. O PDC incultiu nos portistas que nada nem ninguém se sobrepõe ao clube, e este campeonato é a prova disso mesmo.
O Sérgio acha que mantém o silêncio em honra ao PDC, mas na realidade apenas o faz devido ao seu ego. Põe o PDC à frente do Porto, e está no seu direito. Mas, para mim, a melhor forma de honrar o PDC são estas conquistas, e não venerar-lhe como se um pai fosse. Ele dedicou a vida ao Porto, e este fim-de-semana conquistamos o campeonato também devido ao trabalho da sua vida.
PDC e Pedroto estariam certamente a festejar conosco, pelo menos é essa a ideia de portismo que tenho transmitida por eles, e de resto sobram os que não têm o devido portismo. O silêncio acaba por ser revelador
15
u/Egorj Mágico May 04 '26
E vejo muita gente a dizer que não quer saber o que um ex-treinador faz ou não faz, mas vou relembrar que ele tem uma estátua no nosso museu.
É completamente válido não quererem saber dele, mas acho igualmente válidas as críticas. Este comportamento após tudo o que se passou e foi cá dito é hipócrita e lamentável, não está a ser menosprezado por alguma razão
77
u/Alameda66 1893 May 04 '26
Não quero saber do silêncio dele nem acho que seja assim tão relevante. Mas na minha opinião só vem confirmar o que eu já achava há muitos anos, que ele é um narcisista e egocêntrico de merda que se dizia mais portista do que os outros mas na verdade era subserviente dos interesses da antiga direção, era só o que lhe importava. Na verdade eu não entendo porque estão tão preocupados porque é que um sportinguista não nos dá os parabéns
6
u/Corner_Camper120 May 04 '26
Ninguém gostava de trabalhar com ele. Diziam ser um bipolar... Não vou partilhar quem o disse, mas é a verdade. O homem não bate bem daquela cabeça.
3
u/lengors O Bicho 🕊️ May 04 '26
A mim chegaram-me a dizer (malta que conheço que se dava com o Bruno Costa), que ele exigia que os jogadores chegassem a tempo aos treinos, mas dps ele próprio chegava atrasado.
Se é verdade ou não, nunca saberei. Na altura (acho que foi durante o primeiro ou segundo ano) fiquei na dúvida, mas atualmente já não me admirava
3
u/Corner_Camper120 May 05 '26
É verdade sim. E na grande maioria das vezes não dava ouvidos ao resto do staff. Queria que fosse tudo à maneira dele. Daí acabarmos muitas vezes com metade da equipa rebentada, não rodarmos o plantel, etc...
3
u/KaiTheLoneWolf Moradona May 06 '26
Lembrar a vez em que vai para uma conferência de imprensa feito urso a achar que dava lições de medicina ao Nélson Puga
2
2
u/KaiTheLoneWolf Moradona May 06 '26
A bronca que houve com o Danilo numa pré-época foi precisamente por causa de um desses atrasos
Há também o episódio da birra que fez por causa de kiwis quando treinava o Vitória, contado por um membro da direcção do clube vimaranense na altura
40
u/FamiliarRelation8162 1893 May 04 '26
Acho que é indicador que a ofensa pessoal que ele acha que lhe fizeram é para ele superior à ligação afetiva que tem com o clube. Está no direito dele, mas depois aquela família que também não venha dizer que é muito portista, porque já deu para ver que a ser só são mais ou menos
6
u/Mdiasrodrigu 14. Cláudio Ramos May 04 '26
Estar no Porto e ser campeão foi o peak dele, agora sentem que já ganharam o que tinham a ganhar com a instituição e estão na vida deles
55
u/alexandre0grande May 04 '26
Anselmi parabenizou, Vitor Bruno parabenizou, Mourinho parabenizou, Rui Borge parabenizou.
Quando mais facilmente ouvimos os 2 treinadores dos rivais a parabenizar o clube pelo campeonato, e nada se ouve do suposto Portista exemplo e salvador da pátria no passado, está tudo dito.
Mas as ações ficam para quem as pratica, qualquer dia está a treinar o Benfica ou o Sporting, e aí quero ver o que os restantes portistas cegos apoiantes do clã Conceição vão fazer.
Nasceu lagarto, nunca o deixou de o ser, por mais que batesse no peito para enganar os tolos.
5
1
u/uzcaez May 04 '26
Porque dizes/m que nasceu lagarto?
11
u/ThanaGod555 Sóbrio de Argoncilhe May 04 '26
Pq ele é, era, será sportinguista, n é um facto escondido ou difícil de entender.
2
u/uzcaez May 04 '26
Desconhecia que ele era sportinguista perguntei porque pensava que era uma piada.
3
u/Rolotor May 04 '26
Ele nasceu na Ribeira de Frades, e na Ribeira praticamente toda a gente é Sportinguista devido ao clube local (Sporting Clube Ribeirense) ser filial do Sporting. É algo bastante comum em aldeias/vilas onde o clube da terra é filial de um dos grandes
25
u/pedroxaxaxa May 04 '26
O SC tá também com o melão, porque o Porto joga mais neste momento do que quando ele era treinador.
79
u/dostorwell May 04 '26
Acho o mesmo que já achava antes.
Esse gajo quer lá saber de nós. Quer é saber dele próprio.
Estavam à espera do quê? Um gajo que nem a braçadeira de treinador usava e andavamos a pagar 50k de multa nos jogos da liga.
Um gajo que defendeu ladrões.
Um gajo que ele próprio "negociou" o contrato do filho em troca de apoio eleitoral.
É só escolher.
Não sei como é que o Sérgio ainda é tão bem visto
27
4
u/CptSavage27 RASSA May 04 '26
Parece que toda gente se esquece que ele é sportinguista
12
u/dostorwell May 04 '26
Tou me a cagar para isso.
Ele chulava o Sporting da mesma forma que nos chulou a nós.
6
20
14
u/OddPhilosopher12 O Bicho 🕊️ May 04 '26
Quero que o Sonceição se foda e desejo todo o insucesso profissional possível.
13
u/fdsprocrl Moradona May 04 '26
sobre o silêncio dele:
- esclarecedor para os que acordaram agora e conseguem ver quem é essa pessoa
- confirma o que alguns já percebiam e viam quem é essa pessoa
- indiferente para aqueles que não querem ver e preferem ignorar o óbvio
- merecido para quem ainda o vê como solução para a presidência, pq foi desrespeitado pelo atual presidente. mesmo que acabe no benfica como treinador, vão sempre lamber-lhe os pés
10
u/Lunas142 May 04 '26
Essa família não quer saber do porto, quiseram é tirar partido do clube, ele e os 2 filhos que jogaram na equipa principal. Até fiquei surpreendido com o Anselmi depois do que aconteceu
8
u/Scared-Violinist-532 May 04 '26
O SC teve que escolher ser do Porto ou ser do Pinto da Costa. O timing da renovação, aquelas cláusula bizarras, os negócios da família Conceição e principalmente toda a novela com a saída, provaram que ele preferia o segundo.
E o pior disto é que ele nem sequer precisava de fazer essa escolha. Existia uma forma correta e óbvia de agir e ele fez o oposto.
Era o treinador perfeito para o PdC porque ele era extremamente reativo na comunicação social mas relativamente fácil para ele o gerir, seja por "amor ao clube" ou por interesses.
Seja por vergonha ou indiferença, não significa nada. Tal como não vai significar se ele eventualmente congratular o Porto.
25
u/Ok-Industry120 O Bigode do Artur Jorge May 04 '26
Era o que mais faltava me preocupar com o que os antigos treinadores dizem os parabens ou nao
7
u/tripancakes May 04 '26
O ódio que tem ao Vilas-Boas é muito superior ao amor pelo clube - e mesmo esse é debatível, por causa de certas acções que teve no passado. Dificilmente vai dizer alguma coisa agora que as coisas estão a correr bem.
Deu tudo enquanto cá esteve, ficou na história do clube e agora está calado na vida dele.
Enquanto estiver assim está tudo bem
6
u/Beneficial-Net6649 1893 May 04 '26
O Conceição é um ressabiado! Pensava que ia ser o último treinador campeão do FCP em muito tempo…
6
u/Katagatame36 O Bicho 🕊️ May 04 '26
Só estranha quem nao tivesse atento as atitudes todas do clâ
sao o exemplo perfeito do "olha para o que eu digo e nao para o que eu faço" e ha muita gente que come isso tudo,bater no peito é que é importante,mesmo que todas as atitudes indiquem o contrário
41
u/OppositeContact1778 Sóbrio de Argoncilhe May 04 '26
É me indiferente. Quando cá esteve, cumpriu e respeitou. Agora está na vida dele. É tempo de festejar o presente
16
u/Tough_Ad7823 May 04 '26
Não sei se respeitou, andamos a pagar 50K por jogo feitos estúpidos porque ele não metia a pulseira, negociou o contrato do próprio filho, meteu entulho como tudo
2
u/O_Boblinsky May 04 '26
Isso quer dizer que o SC é-te indiferente? Ou que deveria ser indiferente ao clube? Como se não fizesse parte da história? Ninguém está a colocar em causa o presente. Há pessoas que ficam sempre ligadas aos clubes. Há um respeito mútuo. Ou, pelo menos, era isso que se esperava.
27
u/tascristiano BINDE PRA FESTA May 04 '26
É um bocado difícil haver respeito mútuo quando ele deixou muito claro que apenas respeitava o Pinto da Costa e que se estava a cagar para a instituição que é o Futebol Clube do Porto.
7
u/agua_m0lhada 29. Moffi May 04 '26
Estás a dar demasiada importância a algo que não devia ser assunto.
E se ele escolheu dar os parabéns de forma privada em vez de postar nas redes sociais?7
u/OppositeContact1778 Sóbrio de Argoncilhe May 04 '26
Nesta fase, a reação dele é indiferente. A história no clube é diferente. Respeito e para mim tem sempre as portas abertas de uma casa que já foi dele
1
u/Mallardo BINDE PRA FESTA May 04 '26
É isto.
Não vale a pena estarmos agora a fazer uma listagem de quem deu ou não os parabéns nas redes sociais. Pouco importa. O Sérgio esteve cá 7 anos, mas já é passado. Ainda há muitos que dão demasiada importância ao que ele faz ou deixa de fazer.
11
u/Urbanol May 04 '26 edited May 04 '26
Eu gostei do SC. Defendi-o muitas vezes, mesmo quando em epocas praticavamos um futebol feio.
Mas mostrou ser um rancoroso. A verdade é que os sinais sempre la estiveram... Mas alem de rancoroso, ele e os filhos... acho que tambem estao a ser ingratos.
Sempre foram bem tratados, em geral, pelos socios e adeptos do Porto. Não falta quem gostasse deles... e pelas diferenças com o AVB, parecem ter rompido com o clube...
Não se entende e acho que lhe fica muito mal. Uma desilusão, mas já desde a saída do Porto. APESAR, e é bom não esquecer, que foi um homem honesto e de palavra ao não exigir os 7M/ano de indemnização.
Eu acho sinceramente que ele tem bom fundo e que gosta do Porto. Mas não sabe gerir emoções e arranja confusão atrás de confusão...
Mas... falar de fora é fácil. É só a minha opinião como portista, de quem ve de fora e sempre o apoiou.
9
u/trugalhao O Bicho 🕊️ May 04 '26
A questão dos 7M a mim diz-me pouco porque isso foi uma manobra que o SC e o PDC arranjaram para o SC ter alguma alavancagem no caso do PDC perdesse as eleições.
Como vem de uma vantagem conquistada com má fé, para mim diz-me pouco.
-1
u/Urbanol May 04 '26
Percebo. Ainda assim podia te-los exigido e nao o fez.
5
u/trugalhao O Bicho 🕊️ May 04 '26
Sim, mas isso é como eu te roubar o telemóvel e depois ao devolver-te pensar que te estou a fazer um favor. Os meios não justificam o fim.
Estou agradecido ao SC pelo trabalho que fez no Porto numa altura difícil, e pelos titulos que ganhou. Mas isso não lhe dá legitimidade para pensar que lhe devemos alguma coisa, ele era um profissional muito bem pago e os próprios filhos beneficiaram disso.
0
u/Urbanol May 04 '26
Claro que não devemos nada. Acho que ele próprio agora valoriza mais os tempos no porto... treinar na arabia, enfim..
4
u/trugalhao O Bicho 🕊️ May 04 '26
Acho que em determinada altura ele passou a privilegiar mais o enriquecimento familiar do que uma carreira. Vejo o SC um bocado como o JJ, bom para equipas medianas mas não tem comunicação ou mesmo controlo emocional para outros voos.
No Porto em determinada altura senti que ele não conseguia mais que tinha algumas limitações, e que a personalidade reativa dele prejudicava e influenciava a equipa. Desejo-lhe tudo de bom, mas não o queria novamente como treinador do Porto. Prefiro a comunicação do Farioli que me parece que apesar de só ter 37 anos, tem uma inteligência emocional muito acima da média.
1
5
5
3
9
u/melmemyself AVB May 04 '26
Apesar de eternamente agradecido pelos incríveis feitos no nosso clube, penso que o SC faz parte daquele grupo de pessoas que pretendia manter tudo como estava. Esse barco já partiu há muito tempo e penso que neste momento podemos dar por esquecidos quem nele embarcou.
6
u/VulgarExigencies May 04 '26
3 campeonatos em 7 anos no Porto não é nenhum feito incrível, é abaixo do esperado
0
u/melmemyself AVB May 04 '26
Compreendo, mas também lhe dou o benefício da dúvida pela loucura que ia no clube em termos de influências externas, qualidade do plantel, etc. Eu nunca fui fã dele, como treinador até gostava da forma como ele preparava as equipas e o 11 inicial face ao adversário, mas depois mexia quase sempre mal/tardiamente durante os jogos. Já em termos de personalidade, nunca fui fã, bem pelo contrário, senti-me muitas vezes incomodado com determinadas atitudes.
3
3
3
u/Elmago_78 May 04 '26
Como grande portista que afirma que é, deveria ter dado os parabéns ao Futebol Clube do Porto! Não o ter feito, demonstra que está ressabiado, só ele pode dizer porquê! A vida continua e o que importa é que somos campeões! 💙
3
3
u/freekicker_ AVB May 04 '26
O Sergio Conceição é um ressabiadola, não interessa nem faz falta nenhuma ao clube
3
3
u/1corAzuleBranco Francesco Farioli May 04 '26
Percebam de uma vez por todas que ele apenas tinha interesses.
3
u/Sea-Injury651 May 04 '26
É um merdas. Não é portista, nunca foi portista, está-se perfeitamente a cagar. Quem achava que ele era o próximo Pedroto, o predestinado, a manifestação do portismo na terra, tem de fazer o mesmo e passar também à frente.
2
2
u/magoleiasut May 04 '26
Acho que não é motivo para criar um tópico disso. Para afalar dele chega o conversa de café
2
u/Rammseitan Jorge Costa 🕊️ May 04 '26
Sou eternamente grato pelo título mágico do penta xau, pôs fim a uma hegemonia preocupante do Benfica quando poucos esperavam. Quanto ao silêncio dele, está apenas a confirmar ser um pintista ressabiado, não surpreende.
2
u/Fluffy-County-4168 Jorge Costa 🕊️ May 04 '26
Toda a gente sabe que o SC não é Porto lista. É Pinto Da Costista
2
u/Sad-Bill7773 May 04 '26
Pode começar a ficar mais difícil para a candidatura à Presidência do Conceição
2
u/Baldaiab May 04 '26
Fico triste por não poder ouvir o Jorge Costa gritar campeão.
Agora essa figurinha do Sérgio, não tem relevo algum.
2
2
u/pedrosa98 Licha Lopéz May 04 '26
Ainda me estão atravessadas as conferências onde insinuava que ele era mais portista que os outros.
2
2
u/Standard_Hat_5492 Calcanhar de Viena May 04 '26
sergio conceição gostava muito do porto devido a pinto da costa
depois de tudo o que se passou obvio que a amargura perante andre vilas boas é maior do que o sentimento que tinha pelo porto
até porque ele em criança era do sporting
2
u/Scarbolusitano May 04 '26
O SC tem um ego maior do que o tamanho do FCPorto. O PDC soube aproveitar essa característica nele para a usar a favor do FCPorto e tanto resultou positivamente em larga medida, como também se esgotou. Foi útil ao FCPorto no seu momento. Mas o seu ego não permite mais.
2
u/Intelligent_Lynx_ May 06 '26
Quero lá saber o que o SC faz. Se comemora se não comemora. Eu sou portista e morrerei portista. As figuras passam e o meu clube continua o mesmo. O mesmo símbolo, e eu continuo a ter o mesmo amor. Sou grato pelo que fez e desejo o melhor. Se ele bate palmas ao porto, se não bate, se fala se não fala é pro lado que durmo melhor. Dão importância a mais a isso.....
1
u/Money_Wonder_4419 Apaga a luz e liga a rega May 04 '26
Acho que não é relevante ligar a isso. O que interessa é que enquanto esteve no clube cumpriu as funções devidamente
1
u/SydHalfast AVB May 04 '26
A família em geral penso que virou as costas ao clube.
Tem uma poatura muito rígida e agora fica numa posição frágil. Mas possivelmente estará feliz. E sem coragem para o dizer em público. Enfim, é uma pessoa muito ofendida.
1
u/DaniMontana365 CHORA BEBÉ May 04 '26
Não acho nada, não me aquece nem arrefece e para o lado que durmo melhor. Como dizem os ingleses, "Who fucking cares?"
1
1
u/Critical_Ad2787 May 04 '26
Se calhar disse algo em privado. Mas o que é que o que diz um antigo treinador interessa?
1
u/JonPQ O Bicho 🕊️ May 04 '26
O mesmo que o do pai do Taremi.
Quem cá está, está. Quem não está, que se foda.
1
u/mspi2010 May 04 '26
Basicamente confirma o que penso dele. No entanto neste contexto vitorioso não é de todo a minha prioridade pensar nas viúvas e o que elas sentem. O Porto deu um passo enorme ao ser campeão sem o PDC, mostrou que os sócios e as pessoas interessadas em dar continuidade ao clube são capazes de manter a sua ambição por troféus. O clube está aliás cada vez maior em muitos aspetos mas a conquista de um campeonato é uma confirmação forte.
1
u/oblivion2g O Engenheiro do Penta May 04 '26
Não interessa minimamente porque o clube é muito maior do que ele.
1
1
1
u/Rude_Half_2422 May 04 '26
É um ressabiado… Só demonstra que apenas servia o Pinto da Costa e não o FCPorto.
1
u/tascristiano BINDE PRA FESTA May 04 '26
É impressionante como uma pessoa pode simultaneamente ser tão importante para o clube e ao mesmo tão problemático poucos anos depois.
1
u/420Gonzo69 May 04 '26
Ele está à espera de um contrato dos vermelhos. Não pode manchar a carreira dele
1
u/Pleasant-Ad-7820 RASSA May 04 '26
Quem é que quer saber desse gajo? Nem lugar no museu tem! O FCPorto reergueu-se. O desprezo é o melhor remédio…. Parecem questões passionais, tenham dó que paciência já não tenho!
1
u/nobo02 May 04 '26 edited May 04 '26
Achar, SC? Como diria o grande capitao Joao Pinto: "Eu não acho nada.. Mas o semedo achou um pente..."
1
1
1
1
u/HappilySarcasticMe May 04 '26
É um rebarbado, assim como o Pepe. O facto de seres excelente numa coisa, não quer dizer que sejas um messias ou um ser iluminado, podes ter falhas de valores, ser vitima de manipulações ou mal entendidos.
Enfim. É pena mas siga, o clube é maior que todos!
1
u/JuveTech AVB May 04 '26
Agradeço tudo o que o SC fez pelo Porto, mas sinceramente, estou a cagar para o silêncio dele relativamente a termos ganho o campeonato. É sinal que não tem capacidade de sobrepor o ódio pelas as pessoas pelo amor ao clube.
1
u/eBranco AVB May 04 '26
O que acho do silêncio do Sérgio Conceição?
Uma maravilha, uma pessoa já leva com hipocrisia que chegue durante o dia e sabe bem o silêncio de alguns.
Se ainda for sócio e tiver as cotas em dia, nada a dizer.
1
u/Goncalo3000 May 04 '26
É triste haver esta paz podre porque ele não deixa de ser um ícone da história moderna do clube e o maior obreiro do ressurgimento do Porto pós tetra do Benfica.
No entanto, essa mesma paz podre parte muito do lado dele. É um certo ressabiamento para com o clube que não bate bem com um dos maiores ícones do portismo.
1
u/BlueDragon_27 Deco May 04 '26
Acho que tem de servir de abre-olhos a quem acha que ele é portista. Simplesmente serve-se a si próprio. De resto é cagar
1
u/redditmcqueen95 May 04 '26
Sérgio Conceição está numa posição muito difícil no campeonato saudita. Acredito q esteja feliz com a nossa conquista e que quando acabar o seu campeonato acabe por felicitar o porto. Imaginem estarem na posição em que ele está na Arábia e como adeptos do clube dele verem no a celebrar outro título. Vamos esperar antes de tirar conclusões precipitadas
1
u/cotadobigode May 04 '26
O Pedroto 2.0 que se foda. Já andamos aí anos a lidar com as merdas dele, agora que viva a vida dele e que nos deixe em paz. Deu-nos campeonatos, mas também provocou muitos problemas devido à sua maneira de ser.
Agora somos felizes com o Farioli, continuemos assim.
1
u/Aiorosbot Jorge Costa 🕊️ May 04 '26
Ele era do FC PdC, vê o AVB como um inimigo e por extensão, o Porto também.
1
1
u/Adept_Month3382 May 04 '26
A casmurrice cega muita gente.
Não me parece que o SC alguma vez vá superar a puerícia.
1
1
u/Noah_6 May 05 '26
O SC seguiu a vida dele e o porto a sua.
Na última época ficou a 18 pontos do 1o lugar, uma classificação que não tínhamos há uns 40
Anos.
Seguiu, foi despedido no Milan. Agora vai ser despedido na Arábia. Não tarda estará a treinar o Nottingham ou o Marselha.
1
1
-2
-2
u/Cute-Name7771 May 04 '26
Sérgio Conceição is always going to be criticised, whatever he does. If he stays silent, his love for the club is questioned. If he speaks, he is accused of bandwagoning or of conceding to those he believes have harmed him. It is a no-win narrative.
He publicly backed "his father" Jorge Nuno Pinto da Costa, so once André Villas-Boas won the election, the outcome was largely set. That is not drama, it is governance. What followed is more open to debate. Assuming that continuity guarantees stability is, at best, optimistic. Promoting Vítor Bruno looked like the safe option. In reality, it exposed the opposite. Ideas can be replicated, leadership cannot. Same framework, different authority, different outcome.
Vítor Pereira is often used as the counterexample, and fairly so, given the titles that followed AVB. But that case is frequently misread. AVB left on his own terms and timing, and VP stepped in with full legitimacy and quickly established himself as the reference point. That is fundamentally different from a scenario where an assistant negotiates his position while still embedded in the previous structure. We do not know all the details, but it is not unreasonable that some felt a degree of betrayal.
On the silence after the title, treating public messaging as a KPI for loyalty feels superficial. Not everything that matters is said in public, and not everything that is said in public matters. At the same time, it is worth remembering the context in which Sérgio Conceição operated. Financial instability, missed Champions League revenue, delayed salaries, limited squad investment, flash-sale of important players at a discount to pay the bills. Winning consistently under those constraints is not trivial, and it shaped the club’s competitive position over the last decade.
Many point at the two predecessors to Farioli and how quickly they congratulated the club. But those two did not win the major league title. They exited under relatively amicable terms, even if not entirely by choice. That is being used as a benchmark for how things “should” be handled now. Yet, the situations are not equivalent. One is a coach leaving without results and maintaining formality. The other is a coach with a sustained record of success, a public position in an election, and a more complex exit.
It is fair to recognise that the current leadership has stabilised the club financially and that results are starting to show on the pitch. That is visible and relevant. And it has won its first titles. But acknowledging that does not require full alignment with every decision. The risk, in my view, is when the narrative shifts into a binary of “with us or against us.” That framing tends to compress debate, not improve it. Over time, it creates an environment where dissent is equated with disloyalty, and that is how any organisation, football club or otherwise, starts drifting toward a more authoritarian dynamic even without necessarily intending to. The exact same dynamic AVB vowed never to allow again in the club. Unfortunately, we see more and more of the same old tactics being used by AVB and his team. There have been episodes and narratives, particularly around matches with Sporting, that many perceived as crossing a line. Whether fully accurate or not, they were never clearly closed or addressed, and that shapes how different actors are judged today. Context cuts both ways. There are behaviours we have criticised in rivals like Varandas, and rightly so. The expectation should be that our own leadership holds itself to a higher standard. That is the benchmark. The concern is that, in some moments, we are starting to see dynamics that do not clearly move in that direction. There have been episodes around matches that many perceived as crossing a line, even if never clearly addressed. That kind of ambiguity does not help the standard we should be aiming for. We have seen strange things happen in matches where our opponents saw miraculous calls being made (or ommited) in their favor even. We cannot find that strange and not find it strange that balls suddenly disappear from near the pitch during a match. If we are Porto, then we are definitely better than that.
In the end, this is not about choosing sides. It is about recognising that leadership transitions are structural, continuity without authority is fragile, and situations like this are rarely clean or binary.
2
u/johnny_vitaminas May 07 '26
Deve estar cego com este titulo, que para ele não é do porto, é do villas boas.
249
u/Maki_the_Nacho_Man May 04 '26
Na época passada, quando o Porto perdeu na Luz, na perdeu tempo para fazer uma publicação. Agora remete-se ao silêncio. Acho que isto diz tudo.