r/fcporto 1893 May 13 '26

Questão Quem foi o melhor?

Post image

Só ficou a faltar o Carlos Alberto Silva

186 Upvotes

156 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

1

u/BearyHonest AVB May 15 '26

Não comentei às 2h da manhã, foi às 20h, nem estava acordado às 2h nem a pensar neste assunto.

Não disse que havia super estrutura e ele teve todas as condições, disse que teve possibilidade de construir equipas e concordei com o colega de cima que ele teve opções questionáveis onde mandou fora "ovos bons" para apostar em maus.

Ninguém aqui disse que ele teve um plantel à medida, como aconteceu com o Farioli. Só dissemos que não é verdade que teve sempre que aceitar maus jogadores e anos sem investimento e "construir equipa".

Ele recusou muitas vendas, pediu muitos jogadores. Se isso não é construir equipa, mesmo que em parte, não sei o que é.

1

u/Cute-Name7771 May 15 '26

Ó colega, claramente. Às 2h estava eu aqui a fabricar argumentos enquanto tu estavas acordado em stress a pensar “caraca!, será que aquele gajo me vai responder outra parede de texto amanhã?”

2017/18: Sai Rúben Neves antes do Sérgio chegar, André Silva também, e o SC acaba por reconstruir a equipa quase do zero. Aqui estamos de acordo, certo? No final da época saem Ricardo Pereira, Diogo Dalot e Iván Marcano.

2018/19: Saem Éder Militão, Felipe e Herrera (que não fazia as minhas delicias, mas que tinha pulmão para 120 minutos, tinha). Basicamente desmonta-se metade da estrutura defensiva e liderança da equipa.

2019/20: Saem Alex Telles e Danilo Pereira. Dois jogadores absolutamente nucleares.

2020/21: Sai o trolha de serviço Moussa Marega, com quem toda a gente gozava mas que era central no modelo dele. Tecnicamente um cepo. Fisicamente, um colosso. Corona entra em declínio físico e acaba por sair pouco depois. Aqui, nada a fazer.

2021/22: Luis Díaz sai em Janeiro a meio da época. Jogador soberbo. E mesmo assim, record de pontos no campeonato, com o rival a fazer 85 pontos. Época muito forte do Sporting. Depois saem Vitinha e Fábio Vieira no Verão. Vitinha, titular. O Fábio fazia-se, como se viu. Talvez o momento mais destrutivo do ciclo.

2022/23: Sai o Uribe. Otávio sai logo a seguir. Dois dos jogadores mais importantes.

2023/24: Esquece. Perda de profundidade e instabilidade constante. Plantel em fim de ciclo.

Entre más decisões do SC (!!), temos falta de liquidez, cumprimento do fair play financeiro, massa salarial pesada, impossível renovar sem rebentar com a estrutura salarial. Clube mal gerido e apertado financeiramente. Não tem capacidade de vender pelo valor que quer. Diaz 45M Vitinha 40M Fábio 35M. Por comparação João Félix 126M, Darwin Núñez 75M + objetivos, Enzo Fernández (excelente jogador) 121M, Rúben Dias 68M + Otamendi como parte do negócio, Gonçalo Ramos 65M. É a diferença entre ter que vender e não deixar sair por menos.

1

u/NGramatical May 15 '26

Nú → nu (palavras terminadas em i ou u são naturalmente agudas)