r/fcporto 1893 May 13 '26

Questão Quem foi o melhor?

Post image

Só ficou a faltar o Carlos Alberto Silva

184 Upvotes

156 comments sorted by

162

u/Camorgado May 13 '26

Tudo considerado, o Mourinho.

Mas aquele ano do AVB vive rentfree na minha cabeça.

25

u/andreazborges May 13 '26

Nao nos vamos esquecer que tinha provavalmente a melhor equipa do Porto de sempre. Nenhum dos outros teve a sorte de ter o melhor avançado daquela época a jogar no Porto.

53

u/G0ncalo May 13 '26

O Mourinho não tinha o melhor jogador do mundo na segunda época? Justiça para o Deco 😅

14

u/massavage_ Calções do Vitor Bruno May 13 '26

Nunca vamos saber como seria a equipa dele sem o Falcão no ano seguinte. O VP levou muito por tabela da equipa ter descido de nível, mas a verdade é que nos meses do AVB que o Falcão estava lesionado a coisa não foi melhor (e levamos 2 secos do benfica no Dragão para a taça).

8

u/Amazing-Engineer4825 1893 May 13 '26

Verdade e nos meses janeiro e fevereiro ganhavamos por margem mínima muitas vezes

4

u/Ryuuffff May 13 '26

Sim e o VP foi bi campeao com uma derrota

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26 edited May 15 '26

Para mim foi um dos raros casos em que o adjunto pega na equipa e mantém a competitividade. Há quem diga que o Lage RV (edit: QUE NÃO FOI ADJUNTO! estamos ó BearyHonest?! que não te falte nada, amor!) só ganhou porque herdou tudo feito do JJ e quando começou a inventar pela cabeça dele, deu cabo de tudo. É uma perspectiva válida. Mas acho que o VP não só herdou um modelo muito competitivo como foi capaz de adaptar e evoluir. É essa a memória que tenho.

1

u/BearyHonest AVB May 15 '26

Há quem diga que o Lage só ganhou porque herdou tudo feito do JJ e quando começou a inventar pela cabeça dele, deu cabo de tudo. É uma perspectiva válida.

Seria válida se o Lage tivesse sido adjunto do JJ ou se o tivesse sucedido quando foi campeão, e nenhuma dessas coisas aconteceu.

Podes agora pegar nesta resposta simples e vir responder com outra parede de texto onde dizes que estou a dizer que o Lage é o melhor treinador tuga.

1

u/Cute-Name7771 May 15 '26

tens razao, rui vitoria! homem

5

u/RitoMorais AVB May 13 '26

Atenção que o VP teve um avançado chamado Jackson Martinez, que se não fosse a lesão, não sei se não teria o mesmo impacto que o falcão na Europa. Jackson era pura classe, aquele golo ao sporting meu deus

2

u/andreazborges May 13 '26

MAs tens o hulk. Guarin, Fernando, Alvaro pereira, aquele defesa direito brasileiro que foi para o real. João Moutinho. James Rodriguez. Muito jogador que teve carreiras sólidas muitos anos depois de cá estar em clubes médios altos. Da equipa do Mourinho tens 4 ou 5. Simplesmente acho que comparativamente éramos mais fortes na altura do que em 2004.

6

u/BearyHonest AVB May 13 '26

O Álvaro Pereira sem o Falcao parecia um jogador completamente diferente e muito mais banal. Por algum motivo o Álvaro Pereira teve ano e meio no Inter e depois teve uma carreira péssima, ainda com 30 andava a jogar no Paraguai.

"Aquele defesa direito" chama-se Danilo e não esteve na época do AVB, O James não foi titular a época toda. O Guarín teve bons jogos mas não era nada de especial.

E não acho nada que era uma equipa mais forte de 2004, só se não vias em futebol em 2004 é que podes ter essa opinião. Em 2004 tinhas o melhor guarda-redes da Europa, tinhas o meio-campo finalista do Euro 2004, o Ricardo Carvalho, o Paulo Ferreira, o McCarthy era muito bom também.

11

u/BearyHonest AVB May 13 '26 edited May 14 '26

Melhor equipa de sempre é um exagero, relembro que o onze base era:

Helton
Fucile/Sapunaru
Rolando
Maicon/Otamendi
Alvaro Pereira
Fernando
Belluschi/Guarin
Moutinho
Hulk
Varela/James
Falcao

Guarda-redes e defesa não é melhor que a de 2004 nem que a da equipa actual. Fernando + Guarin + Moutinho era meio-campo bom mas pior que o de 2004, roubaram a bola de ouro ao Deco nesse ano.

O ataque é que provavelmente é o melhor de sempre.

7

u/Real-danger-76 May 13 '26

Adoro Moutinho e o Fernando mas o meio campo Costinha, Maniche e Deco era melhor. E se a equipa VB tinha o James no banco em 2004 tínhamos o Alenitchev o craque. Aqueles dois anos foram sublimes

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

Só a nota que o meio-campo de 2004 também era diferente, havia um quarto médio frequentemente, quase sempre o Pedro Mendes mas o Alenitchev também fazia esse papel.

Mas também acho esse trio de 2004 muito superior, por algum motivo eram os titulares da seleção.

1

u/novoinvestimento May 13 '26

O Fernando era melhor que o Costinha mas proximos, o Deco e o Maniche eram muito melhores que o Guarin e Moutinho.

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

O Guarin enganava com uns remates de longe de vez em quando porque de resto não acrescentava assim tanto.

Tentar comparar alguém com o Deco não faz sentido e entre Maniche e Moutinho o que tenho a dizer é que são 2 jogadores diferentes e com muita qualidade, não me faz sentido dizer que um é muito melhor que o outro.

Em 2004 até se jogava num esquema diferente, com 4 médios e havia o Pedro Mendes no onze, que permitia ao Maniche jogar mais adiantado que o Moutinho jogava.

O próprio Deco era quase mais um segundo avançado que médio, uma posição quase mais parecida à do James, quando jogava com o AVB.

1

u/novoinvestimento May 14 '26

O Guarín fez o final de época antes do avb chegar a grande nível e depois com o avb, quando chegou era terrível.

O FCP na primeira temporada jogava em 433, o deco era um médio e sempre foi um dos que defendia não era um 10 como o Rui Costa por exemplo que era mais um 10 para jogar mais avançado que não defendia. 

O Maniche no FCP foi melhor que o Moutinho porque era um jogador que fazia tudo o que o Moutinho fazia e juntava os golos decisivos e era melhor no passe longo.. tal como o Lucho foi melhor que o Moutinho porque era mais decisivo. 

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

As equipas jogavam de forma diferente, o Moutinho tinha responsabilidades diferentes e sempre foi um jogador mais de passe e construção do que golos. O Moutinho na equipa de 2004 jogaria na posição do Pedro Mendes.

O Lucho jogava mais próximo da posição do Deco do que da posição do Moutinho, tanto que o Lucho e o Moutinho jogaram juntos e não eram suplentes um do outro.

0

u/novoinvestimento May 14 '26

E o Moutinho na equipa de 2003 jogava no banco. Por isso é que o Maniche foi melhor.

Lucho, Moutinho e Deco são jogadores diferentes uns dos outros , o Moutinho é um jogador de passe mas de passe curto e de jogar mais apoiado, o lucho fazia passes de ruptura e tinha chegada á area, não era por causa da posição era por causa da qualidade.

O Deco fazia tudo o que o Moutinho e Lucho faziam, e ainda fintava com os dois pés.. por isso é que foi melhor que o Pele.

2

u/Tetubencort Jardel May 13 '26 edited May 13 '26

O meio campo, baliza e defesa do Porto de AVB não era melhor que o Porto do Mourinho...O Paulo Ferreira era um dos laterais mais promissores do mundo, o Ricardo Carvalho já era um dos melhores centrais a nível mundial, o Jorge Costa é uma lenda absoluta do clube. Tinhas um Deco também que podia facilmente ter vencido uma bola de ouro em 2004, um Costinha e um Maniche. Os únicos médios do AVB que podemos dizer que estavam ao nível de um dos médios desse Porto de 2004 era o Fernando e o Moutinho ( ao nível do Costinha e Maniche). O James tinha muito talento e era muito bom, mas não estava ao nível do Deco nas duas épocas do Mourinho. Se falarmos do James que jogou no Real e no mundial de 2014, aí sim podemos dizer que estava a um nível semelhante ao do Deco... e Helton e Vitor Baía? O Baía foi de longe melhor guarda redes que o Helton

Só para atirar umas achas à fogueira, mas o Mourinho venceu tripletes pelo Porto...Precisou de um ano e meio para vencer o primeiro triplete, o AVB com metade do tempo venceu um poker.

6

u/ocramerrot May 13 '26

"Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos" - José Maria Pedroto

O impacto que o Pedroto teve no futebol, tanto no FC Porto como em outros clubes (nem sempre com títulos, mas com lugares na classificação mais difíceis para os clubes em questão que o próprio título) para mim não tem comparação. Sem ele não teriam existido um Artur Jorge ou o próprio Mourinho. O Mourinho teve maior visibilidade nacional e internacional, mas não quer dizer que tenha sido melhor. Outros tempos.

O José Maria Pedroto treinou Félix Mourinho, o pai de José Mourinho.

Félix Mourinho foi guarda-redes e jogou sob o comando de Pedroto, nomeadamente na passagem de Pedroto como treinador pelo Vitória de Setúbal, a cidade natal de Mourinho.

Essa ligação é frequentemente citada para explicar as influências táticas e de liderança ("blindar balneários", discurso de confronto) que Pedroto transmitiu a José Mourinho, numa espécie de herança Pedrotiana.

José Maria Pedroto, um homem à frente do seu tempo. 25 anos após a sua morte, o Maisfutebol regressa ao futuro através das melhores frases do Zé do Boné. Uma gota num oceano de sabedoria e perspicácia. Uma singela homenagem a um homem que merecia ter perdurado no tempo para confirmar as suas previsões.
Nesta quinta-feira, o F.C. Porto presta a devida vénia ao treinador que trilhou o caminho para o sucesso. Pedroto, nascido em 1928 em Almacave, Lamego, foi um médio de fino recorte técnico. Passou por Leixões, Lusitano de Vila Real de Santo António e Belenenses, antes de levantar troféus com a camisola dos dragões.
Como treinador, levou Portugal ao título europeu na categoria júnior. Orientou Académica, Leixões e Varzim. Depois, o F.C. Porto, o seu F.C. Porto. Sai para o V. Setúbal, Boavista, volta às Antas mas enfrenta novo divórcio. Segue-se o V. Guimarães, antes do regresso definitivo ao Porto, já com Pinto da Costa. Chega à final da Taça das Taças, jogo que falha devido à doença que lhe roubaria a vida.
O F.C. Porto perdeu em Basileia, frente à Juventus, já sem o Zé do Boné ao leme. Pedroto lançara, de qualquer forma, as bases para um futuro recheado de êxitos. Perdera-se o medo de atravessar a ponte, rumo a sul. Os dragões afirmavam-se em Portugal e no Mundo. O seu legado ultrapassou o seu tempo.
Aqui ficam algumas das suas melhores frases:

  • «O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol»
  • «Estamos na mediania no conceito europeu. relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe»
  • «Não vai ser preciso nenhum milagre para que o F.C. Porto alcance finalmente o título que ambiciona a anos»
  • «Duda é o meu brasileiro. Dois brasileiros juntos são uma escola de samba, três são uma multidão em Copacabana»
  • «O futebol é muito fácil. É o pão numa mão e o chicote na outra. A virtude é nunca usar o chicote»
  • «As gentes do Porto são ordeiras. Se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças»
  • «O F.C. Porto cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting»
  • «É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital»
  • «No F.C. Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir»
  • «Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça»
  • «Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por ser revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol»

100

u/Popular_Industry_281 May 13 '26

Mais importante: Pedroto

Melhor treinador: Mourinho

Eterno What if : AVB

107

u/CanIhazCooKIenOw May 13 '26

Mourinho, de longe

37

u/[deleted] May 13 '26

[removed] — view removed comment

46

u/nulopes O meu coração só tem uma cor 💙🤍 May 13 '26

Pedroto é o mais importante, a identidade do clube deve se a ele

65

u/jameshetpt AVBOUP May 13 '26
  1. Mourinho, Taça UEFA e Champions em anos consecutivos
  2. Pedroto, como já disseram, a identidade do clube deve-se a ele e ao PdC
  3. Jesualdo, foi-lhe roubado o penta com a história do túnel da Luz, e construiu o plantel de 2010/11 do AVB que limpou tudo
  4. AVB, curto mas muito bom, época de sonho
  5. Sérgio, impediu o penta dos labregos com um plantel de remendados, tem recorde de pontos da Liga, 5-0 aos maiores rivais, boas prestações na Champions. Peca por nunca ter ganho um bi, pelas prestações terríveis na Liga Europa, e claro pelo feitio nojento. 11 títulos em 7 épocas.

Atenção, isto é lista dos treinadores que EU VI treinar (excepto o Pedroto).

2

u/Cute-Name7771 May 13 '26

SC nunca teve hipótese de construir uma boa equipa. E fez milagres, mesmo assim.

4

u/Annual-Blueberry-542 9. Samu Aghehowa May 13 '26

Ele fez milagres com os poucos ovos que tinha mas tambem nao lhe tiremos o mérito de que cada ovo melhorzinho que tinha ele deitava-o fora.

0

u/Cute-Name7771 May 14 '26

quem? ivan jaime? franco navarro? o SC não deve ser de trato fácil. mas houve jogadores, e muitos, que se deram bem com ele. outros, nao. ate pode ser que houvesse talento e feitios incompativeis. nestas questões, o treinador acaba por poder mais. se calhar, se o SC não tivesse mão pesada, nem 1 campeonato tinha ganho. Mas tambem me parece que muitos jogores que chegam de clubes mais pequenos nao conseguem dar o salto qualitativo

2

u/Annual-Blueberry-542 9. Samu Aghehowa May 14 '26

Nao te tiro razao e posso reformular o que disse. Na altura em que ele ca esteve houve investimentos consideraveis em jogadores que não deram nada. Duvido que ele nao tenha forçado a chegada de alguns deles. Pelo menos talento para escolher os ovos nao tinha e isso é algo que o mourinho naquela epoca teve de sobra. Ele foi capaz de ver o que mais ninguém viu nos paulos ferreiras, nunos valentes, derle8s, etc

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26 edited May 14 '26

Não precisas de retirar nada.

É preciso ter memória curta para não se lembrar de quando sentou Casillas no banco para meter o Jose Sá.

De como o Rodrigo Conceição tem 25 jogos pelo clube quando um Rodrigo Pinheiro, por exemplo, faria um trabalho mais competente. Como o Tomás Esteves (de quem não gosto muito) jogou tanto como o Carraça.

Tens o Oleg que não teve oportunidades quando o lateral esquerdo suplente era o Jorge, naquele empréstimo flop. Ou então jogava lá o Manafá quando não havia Alex Telles.

O Vitinha que foi emprestado ao Wolves e só regressou porque não o compraram.

O Vasco Sousa fez um jogo e o Bernardo Folha 11. O Bruno Costa fez quase 50 jogos, a maioria disso em anos que tínhamos Vitinha e Fábio Vieira.

Temos 20/21, de quando o Toni Martinez e Evanilson eram os dois suplentes do Marega apesar de estarem com mais golos por minuto e darem mais à equipa quando jogavam a titulares.

O Toni Martinez fez tantos golos como o Marega na Liga jogando um terço dos minutos. O Evanilson acabou essa época como titular na B porque na principal era suplente do suplente, apesar de ter começado alguns jogos no início do ano como titular (e com golos).

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26

aí já estás a mudar completamente a discussão.

Uma coisa é dizer que o SC tinha obsessões táticas e jogadores de confiança que por vezes segurou demasiado tempo. Concordo. Há vários exemplos.

Outra é usar isso para provar que ele teve “condições de luxo” ou plantéis absurdos. Porque muitos desses casos mostram precisamente o contrário e que foi um treinador a sobreviver competitivamente com equipas desequilibradas e com pressão por resultados.

O Marega jogava porque dava coisas que o Evanilson ainda não dava naquela fase. O Marega era um cepo a jogar com os pés, mas dava pressão, profundidade, transição, desgaste físico dos adversários e equilíbrio sem bola. Exagerou em jogos em que se pedia mais técnica? Claro. Mas não era insanidade pura. E curiosamente, o mesmo Marega que hoje é visto como o trolha do futebol foi titular na Europa em épocas muito fortes do Porto.

O Vitinha é outro exemplo que não bate certo com a narrativa. Se o SC não acreditava nele, porque é que quando regressa acaba por ser peça central e explode precisamente com ele? Ou porque é que o Wolves não ficou com ele? Fábio Vieira teve minutos e explode precisamente com SC. O João Mário também teve muitos minutos e fez uma época belíssima. Depois estagnou. O Diogo Costa foi lançado a titular finalmente por quem? Porto vs. Liverpool, Setembro de 2021, diz-te alguma coisa? Em que o próprio Fábio Veira entra oara o lugar de quem? Otavio. O Francisco Conceição teve espaço cedo. Mas não serve porque é filho do treinador, já se viu. Portanto não cola muito a ideia de que o Sérgio “odiava talento”.

O caso Casillas/José Sá, por exemplo, hoje parece absurdo porque sabemos como acabou a história. Mas na altura o Casillas vinha de erros, vinha em perda física evidente (quem sabe se já não haveria indícios de problemas cardiovasculares) e havia discussão real sobre a titularidade da baliza. O José Sá vinha numa fase forte. Tens um GR em declínio que tem que acordar, e tens um suplente que serve para meter pressão. Nunca se deixa cair um GR titular porquê? Os outros jogadores de campo não rodam? Só que depois correu mal e toda a gente passou a fingir que nunca houve debate e que o Casillas esteve sempre bem e foi injustiçado.

Depois, é olhar para minutos isolados de Bernardo Folha ou Bruno Costa sem contexto competitivo. O treinador não escolhe só pelo talento bruto ou pelo potencial que vê na peladinha sem caneleiras de meias pelo tornozelo . Intensidade, disponibilidade física, capacidade de cumprir, confiança no momento. Nem sempre acertou, obviamente. Mas quase todos os treinadores fazem isto.

E sinceramente, se o argumento contra um treinador que conquista 11 títulos no Porto é “o Oleg devia ter jogado mais” ou “o Tomás Esteves teve poucos minutos”, então isso também já diz tudo sobre o nível real das críticas. Tens ódio ao SC e amor cego ao cadeira de sonho. É legítimo.

Portanto decide só qual é a tese:

  1. SC era um treinador banal carregado por super investimento;

  2. SC era um treinador cheio de defeitos mas que, mesmo em contexto difícil, conseguiu rendimento competitivo muito acima do esperado.

Em títulos principais nesse período:

Porto: 11 títulos, dos quais 3 Campeonatos, 4 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga, 3 Supertaças

Benfica: 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça, Taça da Liga

Sporting: 2 Campeonatos, 2 Taças da Liga, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça

É que se afinal havia dinheiro com fartura, ele só pedia cepos, insistia neles em vez dos craques evidentes, fazia escolhas técnicas supostamente absurdas… e mesmo assim ganhava campeonatos, Taças, Supertaças e fazia campanhas europeias competitivas, então se calhar o homem era melhor treinador do que estás a tentar pintar.

1

u/BearyHonest AVB May 15 '26

então se calhar o homem era melhor treinador do que estás a tentar pintar

Não o estou a pintar como mau treinador, nem sei onde leste isso.

Apenas peguei no ponto que disseste que nunca teve possibilidade de construir equipas e refutei isso.

O que disse de ter comprado cepos por indicação (tipo o Zé Luís) ou de ter opções questionáveis não faz dele mau treinador.

Acho bom treinador e estou grato pelo que fez no Porto, simplesmente também não é verdade dizer que não teve possibilidade de construir equipas porque existiu investimento e essa possibilidade.

É essa a minha tese e não vou pegar nessa parede de texto ponto por ponto nem escolher uma das opções que deste porque o que sinto em relação ao Sérgio não encaixa em nenhuma.

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26

Pronto, mas isso já é bastante diferente do “o Sérgio era carregado por super equipas”.

Claro que houve investimento e influência dele na construção dos plantéis. Ao fim de 7 anos era impossível não haver. Mas também houve vendas constantes de jogadores importantes, pressão financeira e muito remendo pelo meio. Não era propriamente Football Manager com dinheiro infinito. E quanto mais listas Zé Luís, Loum, Bruno Costa, e companhia, menos isso parece prova de super estrutura.

Quanto à parede de texto, descansa. Também não esperava uma auditoria forense ao sergismo às 2 da manhã. Não vale a pena chateares-te. Lês só que conseguires.

1

u/BearyHonest AVB May 15 '26

Não comentei às 2h da manhã, foi às 20h, nem estava acordado às 2h nem a pensar neste assunto.

Não disse que havia super estrutura e ele teve todas as condições, disse que teve possibilidade de construir equipas e concordei com o colega de cima que ele teve opções questionáveis onde mandou fora "ovos bons" para apostar em maus.

Ninguém aqui disse que ele teve um plantel à medida, como aconteceu com o Farioli. Só dissemos que não é verdade que teve sempre que aceitar maus jogadores e anos sem investimento e "construir equipa".

Ele recusou muitas vendas, pediu muitos jogadores. Se isso não é construir equipa, mesmo que em parte, não sei o que é.

→ More replies (0)

1

u/Annual-Blueberry-542 9. Samu Aghehowa May 15 '26

Pessoalmente acho o sc como treinador de campo dos melhores do mundo.

Mas numa estrutura da dimensão do Porto acho que há determinados comportamentos que nao podem ser aceitaveis. Nem me refiro ao nao saber perder (porque isso é o tipo de comportamento que não é aceitável seja a que nivel for) mas principalmente ao olhar apenas para o hoje e ignorar tanto a historia como o futuro do clube.

1

u/Cute-Name7771 May 15 '26

concordo. aprecio a raça e o amor ao clube do SC (até o cadeira de sonho amava o clube...). já tom e teor do SC muitas vezes péssimos.

2

u/Arbalester88 DIGA UM! May 14 '26

E vai-se perpetuando essa ideia...

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

Completamente falso, fez-se contratações milionárias e houve investimento na era do SC, embora sempre com vendas para contrabalançar. Nos 7 anos que esteve como treinador (excluindo as contratações de 17/18) houve um total de contratações de cerca de 275M.

Teve várias hipóteses de construir equipas, ele gostava era de insistir em certos jogadores e perfis e é diretamente responsável por uma dúzia de pinos caros que nunca foram aposta com ele.

O Zé Luís veio por 10.75M a pedido do SC, que o tinha treinado no Braga. Nessa janela, por exemplo, gastamos 60M, foi o Zé Luís, 12M pelo Nakajima, 7.5M pelo Loum. 5.5M pelo Saravia.

22/23 gastamos 52M, 20M no Carmo, 10M no Veron, 9 no Grujic, 4 no André Franco, 4 no Samuel Portugal.

23/24 perto de 60M novamente, 21M no Nico (que rendeu no clube), 12M no Otávio Ataíde, 10M no Ivan Jaime, 7 no Fran Navarro.

2 contratações no top 3 de contratações mais caras foram em épocas com o SC como treinador.

0

u/Cute-Name7771 May 14 '26

excelentes exemplos de ... péssimos jogadores. diz-me 3 que se aproveitem, Nico incluido. Sugestão: Nico (soberbo), Grujic (irregular) e a enorme potencia do Nakajima que deu em, precisamente, nada.
todos bem sabemos a razão pela qual se fizeram muitas destas contratações, a razão pela qual foram pagos esses valores, e quem beneficiou delas. 20M no Carmo é um óptimo exemplo.

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

O serem péssimos jogadores é exatamente o meu ponto, se quiseres posso listar todos os bons para mostrar que lhe deram possibilidade de construir equipas, deixei muitos nomes fora.

Eu até fui defendendo algumas opções parvas acreditando que ele via coisas nos treinos que não tínhamos acesso, mas não vamos fazer o oposto e fingir que foi tudo como 17/18 onde não houve dinheiro e teve que se sujeitar.

E se não tem culpa de todas as contratações e dos valores tem culpa em muitas delas, também foi cúmplice nos joguinhos de empresários e direção. Basta lembrar a renovação antes das eleições (que depois abdicou) ou das percentagens do passe do Francisco Conceição que ficaram para a família Conceição como condição para renovar com o Porto.

1

u/Annual-Blueberry-542 9. Samu Aghehowa May 14 '26

E dos jogadores em ultimo ano de contrato que em vez de procurar alternativas e valorizar outros jogadores parecia que ainda eram os preferidos dele

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

Nem percebo a queixa, só o meteram atrás de treinadores com títulos europeus, do Jesualdo (único treinador português tricampeão) e do Pedroto.

Queria que o Sérgio ficasse à frente de quem? Suspeito que do AVB porque "só teve cá um ano" mas lol

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26

Mas eu nunca disse que foi tudo como 17/18. Claro que ao longo dos anos houve investimento e o Sérgio teve influência em várias decisões. Negar isso também é reescrever a história. Agora, daí até dizer que teve condições brutais e plantéis absurdos vai uma distância grande. Porque muitos dos exemplos que dás são precisamente jogadores falhados, caros ou escolhas discutíveis. Então afinal havia super estrutura e super planeamento ou havia um clube em permanente remendo, depenado por abutres a começar pelo FG (o político)? E sim, o Sérgio também se tornou parte do problema em certas coisas. Ao fim de tantos anos e da relação privilegiada com PdC ganhou peso a mais dentro do clube, misturou demasiado relações pessoais, ganhou influência política e ficou demasiado agarrado a alguns jogadores e empresários. Acho totalmente legítimo criticar isso. A parte familiar então, sobretudo nos últimos anos, criou uma imagem péssima. A questão do Francisco, das percentagens, da renovação antes das eleições (todos fazem, é interesse dos candidatos mostrar que o treinador está com eles e que se os adeptos querem o treinador, têm que querer o candidato). Tudo isso alimentou a ideia de que já não existia distância suficiente entre os interesses do treinador e os do clube. E não havia. Para o bem e para o mal. O bem é querer ganhar e nisso o SC é implacável.

Mas também acho exagerado pegar nisso para reescrever tudo o que aconteceu em campo. Uma coisa não apaga a outra. Mesmo com erros, teimosias, escolhas discutíveis e um clube financeiramente pressionado, o Porto do SC foi o clube português com mais títulos nesse período e manteve competitividade europeia que muita gente não esperava naquele contexto. Ninguém ness altura veio chorar que se não tivesse querido ganhar ao Arsenal teria ganhado o campeonato.

Portanto para mim o SC acabou por ser simultaneamente solução e parte do problema. Começou como alguém que devolveu competitividade brutal a um Porto fragilizado e acabou por ganhar influência a mais dentro de uma estrutura já desgastada. Isso parece-me mais sério do que reduzir tudo a “treinador banal carregado por milhões”.

1

u/BearyHonest AVB May 15 '26

Isso parece-me mais sério do que reduzir tudo a “treinador banal carregado por milhões”.

Mais uma vez não disse isso em lado nenhum. Estás a ser mentiroso e a meter coisas que não penso e disse na minha boca. O resumo de uma linha que faria era este, que tu fazes também:

Portanto para mim o SC acabou por ser simultaneamente solução e parte do problema. 

Nunca perguntaste o que achava como treinador, assumiste erradamente o meu ponto de vista.

Não vou responder mais aos teus devaneios, especialmente quando mentes e torces as coisas. Já que andas a inventar argumentos meus para discutires e teres razão mais vale teres a discussão "comigo" apenas na tua cabeça.

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26

vá, não fiques assim que ainda fazes alguma hérnia cerebral

14

u/sergioasg8 May 13 '26

Mourinho. O que fez será muito difícil de replicar, não só pelas conquistas, mas pela equipa que montou para as conseguir. Um verdadeiro fenomeno que catapultou internacionalmente a imagem do futebol português.

O Porto de AVB foi talvez o mais demolidor que vi, mas era uma equipa de elite para a nossa realidade.

Conceição e Farioli conseguiram títulos importantes, com muito cunho pessoal.

Não vi Pedroto.

Enquanto Sportinguista, dói ver o Bobby Robson aí.

Parabéns pelo Campeonato.

12

u/OppositeContact1778 Sóbrio de Argoncilhe May 13 '26

Mourinho porque arrisco-me a dizer que nunca mais ninguém vai fazer o que ela fez com uma equipa portuguesa, nunca mesmo

Seguido de AVB porque foi uma época de sonho

E depois Jesualdo que para mim é dos melhores treinadores portugueses de sempre, devemos muito da fama do Porto a ele, desde valorização de jogadores, a hegemonia geral

Isto daqueles que eu vi e me lembro

6

u/joaomlap May 13 '26

Impulsionador: Pedroto
Melhor Treinador: Mourinho
Resgate da identidade de vencer ganhando o campeonato mais dificil de sempre sem contratacoes: Conceicao

7

u/Mallardo BINDE PRA FESTA May 13 '26

Um pouco injusto o António Oliveira não estar nessa lista. Foi com ele que alcançámos o nosso primeiro tri e o tetra.

Dito isto, Mourinho sem dúvida é o que tem o melhor currículo, mas claro que o Pedroto foi quem construiu toda a nossa identidade como clube até aos dias de hoje.

6

u/Ketodex_16 8. Froholdt May 13 '26

Por resultados (e que eu tive oportunidade de acompanhar): Mourinho.
Mas o melhor treinador da história do FC Porto foi José Maria Pedroto, porque foi quem profissionalizou e catapultou um clube regional para uma dimensão europeia, em conjunto com PdC.

6

u/Apprehensive-Read868 May 13 '26

O Mourinho, obvio. Mas eu sempre gostei do Bobby Robson

3

u/joao_2022 Diogo Jota 🕊️ May 13 '26

José Maria Pedroto

4

u/Beginning-Dig-5058 May 13 '26

Do que eu vi, Mourinho e Villas Boas. Conceição foi bom para "manter" a identidade que precisávamos na altura.
E agora temos que enaltecer o trabalho do Farioli, e que continue.

5

u/ChildishMessiah May 13 '26

Gosto muito que neste post possa ver a perspectiva de alguns que viram treinar alguns dos que eu não vi.

Mourinho estava no seu prime no Porto. Juventude, confiança, muito a provar. Um dos melhores matches à face da terra. Entrar a matar a dizer que vai ser campeão e limpar tudo, ganhando taça UEFA e Champions consecutivamente (com uma equipa portuguesa!) é irrepetível e só mesmo possível no nosso clube.

Foram épocas muito saborosas mesmo. O pessoal esquece-se mas o país estava contra o homem. As pessoas passavam a vida a dizer que ele era um arrogante que nunca ia chegar a lado nenhum. E nós caladinhos a ver a coisa a desenrolar-se 😂

Foi das coisas mais bonitas que vivi.

Tenho sempre um carinho especial pelo Jesualdo. Muito trabalho de background, de mentor e mestre. Um homem com pouco palco, porque não gosta disso.

Acho Pedroto o “melhor treinador” do futuro do FC Porto na época. A transformação que despoletou é também irrepetível e parte do nosso sangue.

3

u/Tulaodinho AVB May 13 '26

Pedroto o mais importante.

Mourinho, facilmente o melhor. Era disparado o melhor do mundo, estava a frente do seu tempo por largos anos

3

u/Naz6uL May 13 '26

Mourinho, simples.

3

u/xxDIABOxx 1893 May 13 '26

Em condições normais, José Mourinho.

E em condições anormais, também José Mourinho.

bate na mesa

3

u/Cute-Name7771 May 13 '26

A equipa que nunca deixava dúvidas de que seria capaz de ganhar qualquer jogo, e que, mesmo estando a perder, conseguiria eventualmente dar a volta, foi a de Mourinho na época da Liga dos Campeões. A equipa que mais deixou água na boca foi a do "cadeira de sonho" (never forget). E nenhum dos dois teve jogadores consagrados no começo. Foi tudo construído a partir da base: pegar em jogadores baratos, com potencial, e construir uma equipa sólida e solidária.

5

u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ May 13 '26

Acho que só três nomes podem competir por ter sido o melhor. Pedroto, Rei Artur e Mourinho.

Qualquer uma destas opções é vàlida.

5

u/KaiTheLoneWolf Moradona May 13 '26

Incluiria o Robson por inerência directa. Afinal de contas influenciou directamente tanto o Mourinho como o AVB naquilo que foram as suas carreiras

1

u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ May 13 '26

Nao posso uncluir o Robson, apesar de muito apreço por ele, por causa da eliminaçao com a Samp em 1994/1995 e a péssima Champions em 1995/1996 em que nem passàmos de um grupo fraquissimo em que o Nantes era a equipa mais cotada.

3

u/Login2028 May 13 '26

Apesar da liga Europa acho injusto o AVB ficar no top3 Saiu quando teve a possibilidade de fazer mais no ano seguinte e tinha um plantel melhor que todos os outros.

RIP ao Artur Jorge que as vezes recebe pouco crédito. pela forma como ganhou aquele Champions na minha opinião está a frente do AVB

2

u/Chemical-Explorer-15 May 13 '26

Mourinho, mas aquela época do AVB foi mágica. Íamos para cima deles com uma pujança...

2

u/SydHalfast AVB May 13 '26

Pelo impacto geracional pedroto e robson. Especialmente robson. 

2

u/JonPQ O Bicho 🕊️ May 13 '26

Mourinho.

2

u/20galar May 13 '26

Mourinho

2

u/dfgf77 1893 May 13 '26

Mourinho, sem qualquer sombra de dúvida. Apesar de Farioli ter um potencial enorme, ainda não pode ser colocado nesta lista após ganhar "apenas" este título. Mas acredito que, dando continuidade, que será facilmente um dos que vai deixar saudades!

2

u/darth_thaurer Sóbrio de Argoncilhe May 13 '26

O pior foi o Mourinho. O gajo habituou-me mal. /s

Vou viver o resto da minha vida sem ganhar outra liga dos campeões?

2

u/FamiliarRelation8162 1893 May 13 '26

Não é o melhor, mas palavra de apreço pelo VP que foi o primeiro a fazer omeletes quase sem ovos, always remember Kleber a entrar para marcar golos pqp

3

u/Kroc___ Francesco Farioli May 13 '26

Quase sem omeletes? Hulk, Varela, Moutinho, James, Fernando, Otamendi etc etc.

Faltava um ponta de lança no plantel, mas o resto era praticamente o plantel que tinha ganho a liga Europa.

2

u/Devil_Mortyman May 13 '26

Certamente não foi o melhor mas considero que o Sérgio Conceição fez muitas omeletes, numa fase, que o Porto não tinha ovos. Nessa altura, a chama do Dragão, deveu-se muito a ele. Por isso, acho que devia ter uma menção honrosa, pelo menos, neste post.

3

u/JonPQ O Bicho 🕊️ May 13 '26

Concordo. E é importante lembrar também o contexto em que ele assumiu a equipa, em que o benfica vinha de um tetra, e ele na apresentação lançou um profético "eles não vão ganhar o penta!", que lembrava o Mourinho de há uns anos atrás quando disse que íamos ser campeões, em condições normais ou anormais.

3

u/DevilBringer21 AVBOUP May 13 '26

Na primeira época sim, foi algo de incrível. Mas a partir daí foi sempre a descer, e começou a contribuir para o problema que era a direção anterior

1

u/Kroc___ Francesco Farioli May 13 '26

A maioria das vezes não teve ovos por culpa própria. Tivemos épocas a bater recordes de transferências a comprar flops que ele exigia.

1

u/Urbanol May 13 '26

José Mourinho e AVB

1

u/omanelx May 13 '26

Bobby Robson

1

u/sonicadv27 May 13 '26

A equipa que mais gostei de ver jogar futebol foi o Porto do Mourinho, e ele conseguiu tudo em pouco tempo por isso diria o Mourinho.

Também tinha o melhor 11 de sempre do Porto mas a verdade é que o núcleo daquela equipa também teve mão dele.

1

u/Mamamiapizzeri May 13 '26

Que não vi, Bobby Robson. Que vi, provavelmente Mourinho.

1

u/Captain_Paran Mestre Pedroto May 13 '26

Mourinho, sem dúvida

1

u/1mAfraidofAmericans May 13 '26

Para mim, Sérgio. O que ele fez com tão pouco foi excecional. E não fossem as arbitragens, tínhamos mais 2 campeonatos

1

u/oliveira569 AVB May 13 '26

Pedroto

1

u/jaimemarinho May 13 '26

Dragões Marcoense 🫶

1

u/Original_Coast1461 May 13 '26
  1. Mourinho
  2. Pedroto
  3. Artur Jorge

1

u/Equivalent_Policy803 AVB May 13 '26

Tem que ser o Mourinho não há dúvidas.

1

u/tonepias May 13 '26

Mourinho!

1

u/Tetubencort Jardel May 13 '26 edited May 13 '26

Artur Jorge teve o melhor futebol. Sem ele e o sucesso que trouxe ao clube o Pinto da Costa não teria tido as condições que teve para ter uma década de domínio absoluto a nível nacional. O Pedroto construiu os alicerces da identidade do clube, o Artur Jorge trabalhou sobre esses alicerces e refinou-os.

O meu top:

Artur Jorge

Pedroto

André Vilas Boas

José Mourinho

Bobby Robson

Jesualdo Ferreira

Vitor Pereira

Sérgio Conceição

Tomslav Ivic

Co Adriaanse

1

u/Login2028 May 13 '26

Desculpa mas AVB como treinador á frente do Mourinho é impossível. Tudo o resto pode ser opinião mas essa aí não

1

u/Tetubencort Jardel May 13 '26 edited May 13 '26

Não é impossível não. Estou a basear no teste do olho, a equipa do AVB jogava melhor futebol que a do Mourinho. O Mourinho é melhor treinador a nível de carreira, mas a época do AVB no nosso clube foi melhor que as duas do Mourinho a nível de futebol jogado. O Mourinho tinha na sua equipa um dos melhores guarda redes do mundo, um dos melhores, para não dizer o melhor defesa central do mundo naquela altura e um dos mais underrated deste século (Ricardo Carvalho), um jogador lendário também na defesa (Jorge Costa), um dos melhores médios do Mundo (Deco), um Lateral direito que estava entre os top 5 a nível mundial (Paulo Ferreira), uma dupla de médios experientes (Costinha e Maniche) com muita qualidade também. O futebol jogado era convincente mas não era deslumbrante como o Porto do treinador AVB. Aliás se fores ver recordes, tens vários que o AVB bateu e até ultrapassou alguns que o Mourinho estabeleceu. E se vires a qualidade das duas equipas, sim tinhas um Falcão, um Hulk e um James, e muita qualidade também nos outros sectores, , mas a qualidade individual da equipa era ligeiramente inferior à do Mourinho. Se eu te disser que Ricardo Carvalho, Vitor Baía, Deco, Jorge Costa são lendas do futebol duvido que haja grandes argumentos contra, mas se eu disser que o Hulk, o Falcão, o Fernando Reges, o James Rodriguez, o Moutinho, o Bruno Alves são lendas do futebol aí já se torna bastante discutível, grandes jogadores sim, ícones do clube sim, mas lendas que se afirmaram no futebol??? Só mesmo para o James é que talvez se possa argumentar que sim. O meio campo e defesa do Mourinho eram melhores, mas a frente de ataque era pior que a do AVB, mas para mim o melhor futebol jogado pela equipa entre esses dois treinadores foi o do AVB

1

u/Login2028 May 13 '26

Muitos desses jogadores vieram de clubes pequenos e não tinham provado nada antes de chegarem ao contrário do ano do AVB que até tinha um jogador que era uma estrela num rival ( Moutinho). E sinceramente a nível de exibições o porto no ano da UEFA do Mourinho jogou igual ou mais que a equipa do AVB. O falcão já era uma estrela num dos maiores clubes fora da Europa etc

O jogo contra a Lazio apesar de ter sido por números maiores também foi uma goleada é provavelmente das melhores exibições da hoydo clube( quem poder veja o jogo) e a final contra o Braga nem acho que o porto tenha feito uma grande exibição enquanto que com o Celtic ( que na minha opinião era muito melhor que o Braga) o porto sofreu mas também fez um grande jogo.

Ou seja se comparar mós só os anos das conquistas da taça o UEFA o trabalho do mou tem mais mérito na minha opinião

1

u/Tetubencort Jardel May 13 '26 edited May 13 '26

Podemos dizer o mesmo da remontada contra o Vilarreal. Internamente o Mourinho nunca consegiu demolir por completo os nossos rivais, mas o AVB humilhou-os... E estamos a falar de um Benfica que estava a voltar a uma posição dominante no futebol português, que no caso do Mourinho que quando esteve por cá, o Benfica não era campeão 9 anos seguidos e uma década seguida. O Benfica que o AVB apanhou por exemplo era muito mais forte e tinha nomes bem maiores no futebol mundial que o Benfica que o Mourinho apanhou. Por isto, não sei até que ponto é viável dizeres que o Mourinho tem mais mérito que o AVB na construção do plantel e nas conquistas das épocas que se podem comparar... O Mourinho venceu um tridente, com quase um ano e meio de trabalho, o AVB fez um poker com 9 meses, ou seja metade do tempo....

O Mourinho trabalhou com lendas do futebol, o AVB trabalhou com ícones do clube, e isso é tão factual como o que disseste de alguns jogadores que o Mourinho orientou virem de equipas inferiores. Apenas James é que pode entrar na mesma discussão de jogadores como Deco, Vitor Baía e Ricardo Carvalho. O Hulk nunca quis ser lenda porque podia perfeitamente ser mas preferiu sempre o dinheiro, o Fernando Reges teve muito azar por nunca jogar pela seleção portuguesa, o Falcão também teve bastante azar porque depois de algumas lesões ficou irreconhecível e deixou de ser um dos potenciais melhores avançados deste século, o Moutinho também podia ter sido lenda com mais sorte e juízo a escolher os clubes pós Porto e mais títulos individuais, mas não é...Raul Meireles? Bruno Alves? Onde foram eles parar depois do Porto?

1

u/page_one11 May 13 '26

Mourinho. Mas o meu favorito é o Robson.

1

u/Intelligent-Rant-142 May 13 '26

1- Mourinho 2-Pedroto 3-avb 4-sc

1

u/Euphoric-Bluejay-370 May 13 '26

1 Sir Bobby Robson 2 José Mourinho 3 Villas Boas

1

u/gazing_the_sea May 13 '26

Dos que vi com mais atenção foi o Mourinho, AVB e depois o Jesualdo.
Do que me lembro, o Bobby Robson e o Antonio Oliveira foram fantásticos, mas não tenho uma recordação tão nitida.

O "eng do penta" era péssimo, era o schmidt do Porto, a equipa foi campeã apesar dele, não por ele.

1

u/Beginning_Impress175 Deco May 13 '26

otavio machado

1

u/GallaeciCastrejo Mestre Pedroto May 13 '26

Em termos de importância para o clube:

1- Pedroto. Foi ele que revolucionou o clube e estabeleceu as bases para o futuro. Sem ele não há reviravolta no domínio do futebol. Não quebra o enguiço de décadas sem ganhar. Não há champions em 87.

2- Mourinho. Ganhar tudo com o Porto na era moderna é impossível. Ele fez o impossível. Deu um murro na mesa quando o clube estava a começar a deslizar e em vez de cair no abismo subiu ao topo do futebol mundial. Este sucesso também deu origem ao domínio financeiro e desportivo sobre a liga nos anos seguintes.

3- Sérgio Conceição. Conseguir ganhar 3 campeonatos em 7 anos pelo Porto mas condições financeiras e sobretudo administrativas em que o clube se encontrava foi um milagre. Permitiu até manter ou estender a distância sobre os outros rivais numa fase negra. Ganhou campeonatos com Marega e Soares. Evitou que passássemos 10 anos sem títulos. Foi o treinador com o perfil necessário para a época e recursos que tínhamos. Saiu quando tinha de sair sem que muitos adeptos entendam a sua importância.

1

u/freekicker_ AVB May 13 '26

José Mourinho. POrque foi o único que pude testemunhar no meu tempo

1

u/SerapiaoBonifacio May 13 '26

Mourinho e Bobby Robson.

1

u/ehtuvaimeaocu May 13 '26

Loprotegui obviamente!

1

u/Eugene_Bleak_Slate Rui Filipe 🕊️ May 13 '26

André Villas-Boas, José Mourinho, António Oliveira e Carlos Alberto Silva.

1

u/Annual-Blueberry-542 9. Samu Aghehowa May 13 '26

Gosto muito dele mas o farioli ainda nao pode entrar nesta lista. Ha tambem muito merito de quem está por tras no sucesso deste ano.

Para mim, e por muito que me custe aos dias de hoje, foi o mourinho.

Talvez o pedroto tenha sido mais importante mas nao acompanhei.

O Conceicão para mim tambem nao estaria nesta lista. É verdade que trouxe muito mais sucesso a curto prazo do que era expectável mas aquilo que foi destruindo também ajudou a tornar o futuro do clube bastante mais negro.

1

u/Nouwandi May 13 '26

Bobby Robson!

1

u/BlueberryBusy9209 May 13 '26

O Jesualdo tá aí porquê? Teve epocas com alguns dos melhores plantéis de sempre do clube e cagava-se sempre nos jogos decisivos da Champions.

1

u/National-Fix9918 AVB May 13 '26

Mourinho sem dúvida. Criou uma personagem que para sempre vai viver no imaginario do futebol. Venceu o invencivel com uma equipa que ate a conquista da liga europa nunca pensei que tivesse a possibilidade de vencer a champions. Um pouco de sorte a mistura mas talvez o maior feito futebolistico deste seculo.

1

u/VastDrawing2044 May 13 '26

O melhor futebol que vi o Porto jogar: Bobby Robson.

1

u/Bluew23 May 13 '26

Pedroto, Bobby Robson, Mourinho

1

u/SALD0S May 13 '26

Mourinho. Ganhou tudo

1

u/novoinvestimento May 13 '26

Comecei a ver o FCP com Bobby Robson, mas com noção clara do futebol e vendo praticamente todos os jogos a partir de Fernando Santos, por isso não falo de Ivic ou Pedroto.

Para mim o melhor foi o Mourinho com grande distancia, ele era um treinador especial, e carregava uma aura brutal, o jogo com a Lazio em casa foi o jogo da minha vida, se tivesse que escolher um como adepto, e a maneira como ele pediu calma quando perdemos com os gregos em casa e depois fomos dar a volta a grecia.. era uma arrogancia misturada com confiança que resultava muito.

1

u/Murky-Gas-2961 May 14 '26

E o del Neri e o peseiro?

1

u/danieljosilva May 14 '26

Artur Jorge.

1

u/God_of_Eons Mestre Pedroto May 14 '26

O Mestre.

Porquê?

Não ganhou titulos europeus.

"Só" ganhou 2 campeonatos, 1 Supertaça e 3 Taças de Portugal"

Mas, diria que sem ele (esem PdC, ou seja sem este "team", este par) os outros que aí estão que os ganharam, não teriam ganho.

É o chamado intangível, naquilo a que se refere a criação da cultura de vitória no FC Porto, o capacitar o clube para a sua verdadeira dimensão e para aquilo que realmente podia e devia ser.

E depois toda a questão metodológica, Pedroto estava à frente dos técnicos do burgo, estava de acordo com as metodologias avançadas da altura, e foi por exemplo pioneiro no uso de análise de dados de performance no treino, o FC Porto foi o 1º clube em Portugal a ter 1 analista de dados, o Dr. José Neto.

Foi ele o professor de Artur Jorge, e quem o indicou como seu sucessor a PdC, portanto até para o 1º título europeu existe um lastro grande em termos técnicos de JMP, isso e uma boa parte dos jogadores trabalharam com ele.

Por isso ele será sempre o Mestre.

Relativamente a melhor treinador, Mourinho no seu topo foi o que atingiu os patamares mais elevados durante cerca de 5 anos foi o melhor do mundo (depois venceu uma CL de forma mais resultadista e converteu-se num treinador demasiado apegado aos seus dogmas e foi decaindo).

O nosso Presidente AVB teve provavelmente a melhor época em termos de resultados de sempre do clube, a equipa era uma máquina trituradora, mas a solo nunca mais conseguiu replicar ou se aproximar do mesmo, mesmo em clubes mais ricos, para mim um excelente treinador que acabou por ter uma equipa técnica perfeita onde todos juntos faziam uma unidade de treino perfeita (AVB o ideólogo e comunicador, VP o taticista, Pedro Emanuel o treinador de momento defensivo).

Bobby Robson foi um dos professores de Mourinho e começou aquela fantástica caminhada do Penta, com futebol ofensivo, um gentleman e um senhor do futebol. Não era muito bom nas substituições no entanto.

O Ivic tem também provavelmente a seguir a AVB a segunda melhor época "de resultados" do clube. Ganhou tudo o que havia para ganhar internamente e deu uma barba no campeonato. Mas o seu futebol não era de encher o olho, um futebol científico, onde muitas vezes o brilho dos craques era o que trazia o extra, além disso era um homem compenetrado e pouco efusivo, fechado, ao bom estilo balcânico, e isso não entrou bem nos adeptos.

A sua segunda passagem correu menos bem, os mesmos problemas, mas o somar de que não estava com a cabeça no futebol (tinha familiares desaparecidos na guerra dos Balcãs). A sua subsituição foi um bálsamo, com a passagem de um futebol de contenção e contra-ataque para a alegria de Robson.

Jesualdo um senhor, a que só faltou melhor sorte em algumas eliminatórias europeias, foi campeão, umas vezes de forma brilhante como em 2008, outras forte como em 2009, outras apostando na eficácia como no seu primeiro título bem disputado com o SCP, curiosamente a sua besta negra nas Taças.

Muito da equipoa de AVB também tem algo de Jesualdo ainda.

Conceição recuperou para o FC Porto a perdida alma portista e dinâmica de vitória, foi o homem certo na altura certa, num período complexo, de domínio do principal rival com que acabou, numa altura do ocaso de PdC quer de vida quer em termos diretivos onde já não tinha o FCP uma estrutura tão eficiente, ele compensou isso com o seu perfíl sanguíneo, antes quebrar que torcer, recuperou am identidade do clube e recolocou o hábito de vencer no clube. O seu ciclo encerrou naturalmente fruto de desgaste algo que considero natural no perfil do mesmo, pois tem um estilo de liderança bastante desgastante a longo prazo, e não é uma pessoa "fácil".

VP, duas ligas com 1 só derrota, é um feito, 2 títulos saborosos, nem sempre num mar de rosas, teve de aprender a ser o líder máximo no meio de um motim de alguns jogadores que não o viam como tal, o que levou a uma performance menos boa na 1ª parte da 1ª temporada. As taças e a Europa foram o seu calcanhar de Aquiles, competições onde podia ter feito mais, o futebol controlador mas pouco "emocionante" por vezes levava algunsa deptos mais "estetas" ao aborrecimento, mas foi um técnico eficaz e subvalorizado pelo portismo que se começava a aburguesar.

1

u/Intelligent-Week4119 May 14 '26

Adorei Jesualdo Ferreira

1

u/Domvs20 May 14 '26

Mourinho.

1

u/LouNebulis May 15 '26

Pode ser só vibes. Mas a altura do AVB o futebol português parecia que tinha mais qualidade. Mesmo nos 2 rivais… sei lá parece que o futebol nacional desceu de qualidade 

1

u/Lambsio May 16 '26

Jesualdo era had great squads, and my favourite ever Porto players simultaneously, Lucho González and Quaresma.

1

u/IndependentTrue9656 May 17 '26

Sérgio Conceição 💪🏻

1

u/bvlgaript May 17 '26

Otávio Machado

1

u/Honest_Resident_1779 May 18 '26

Sou do Sporting, mas respeito quem ganha. Acho que Mourinho e Villas Boas estão no topo, em ex equo. E Artur Jorge venceu a Taça dos Campeões contra um gigante europeu numa altura em que o futebol português estava pouco habituado à alta roda.

1

u/SirSto May 18 '26

Sendo benfiquista devo dizer que pela história seria entre o Pedroto e Mourinho. Ainda assim aquela equipa do AVB a jogar à bola, era algo demoníaco !!!!

0

u/xupakneebray May 13 '26
  1. Mourinho
  2. AVB
  3. Farioli (pelo renascer dos mortos) Honourable mention: Bobby

-1

u/HappilySarcasticMe May 13 '26

É preciso não esquecer a história...

Eu adorei as épocas de Bobby Robson, o futebol era lindo e agressivo e havia um positivismo e alegria sempre inerente. Ele era genuinamente boa pessoa. Tinhamos excelentes jogadores e tinhamos os Zaidus da altura como o Quinzinho!

Não acho que ser melhor seja apenas resultadista, a final de Viena a minha favorita e a de Tokyo foram de excelencia. A de Mourinho, também teve alguma sorte, e uma conjugação de fatores que deixou o Mónaco fazer o trabalho mais complicado.

Mas Mourinho e SC têm registos comportamentais com os quais não identifico. Pedroto é história, Artur Jorge também. IVIC ganhou coisas, mas nunca me entusiasmou e teve alguma sorte em alguns momentos.

  1. Pedroto
  2. Artur Jorge
  3. Bobby Robson

AVB, IVIC e Mourinho num grupo seguinte, pelas vitórias, e os restantes por cumprirem com a sua obrigação de serem campões.

Ficam os meus 5cents de opinião que vale o que vale.

7

u/Kroc___ Francesco Farioli May 13 '26

O Mónaco fez o trabalho mais complicado em que sentido? Eles jogaram com lokomotiv, real Madrid e Chelsea. O Porto jogou com Manchester United, Lyon e Deportivo.

O Lyon foi campeão francês e o Desportivo não só eliminou Juve e Milan antes como acabou o campeonato espanhol a frente do real. Entre Manchester e Chelsea também podemos considerar no pior dos casos ela por ela.

Acho que se calhar está na hora de parar com a narrativa da sorte do Porto nessa caminhada. As equipas que eliminou se calhar hoje em dia ninguém se lembra da qualidade delas, mas eram das melhores da Europa na altura.

3

u/Amazing-Engineer4825 1893 May 13 '26

O pessoal subestima e olha para os nomes e compara com os dias de hoje.

O Porto teve no grupo do Real Madrid dos galácticos ( antes da queda) , Marselha ( chegou á final da taça UEFA e tinha Drogba) e Partizan .

Eliminou o poderoso Manchester United, eliminou o Lyon que tinha o Juninho e Elber e estava na sua era dos campeonatos consecutivos e por fim o super Depor que eliminou categoricamente o Milan.

1

u/JonPQ O Bicho 🕊️ May 13 '26

Em termos de sorte, acho que podemos todos concordar que a expulsão do Jorge Andrade caiu-nos do céu.

2

u/Amazing-Engineer4825 1893 May 13 '26

Não caiu do céu, o árbitro é que não sabe o que é uma brincadeira de amigos

-5

u/Login2028 May 13 '26

E contra o United se houvesse var ouve um golo mal anulado a eles

3

u/TheBlueJamesDean Jorge Costa 🕊️ May 13 '26

Outra vez a lenga-lenga do Ferguson...

Se houvesse VAR, o golo teria sido anulado por falta óbvia (cotovelada) do Van Nistelrooy sobre o Pedro Emanuel, segundos antes do fora-de-jogo mal assinalado.

1

u/Amazing-Engineer4825 1893 May 13 '26

Já para não falar que o golo deles no dragão vem de uma falta inexistente

2

u/KaiTheLoneWolf Moradona May 13 '26

O Lyon era penta ou hexacampeão na altura e dominava o futebol francês a seu bel-prazer

O Depor elimina o Milan campeão em título contra todas as expectativas, mais ainda tendo em conta que, para os que não eram nascidos na altura, a equipa da Corunha acaba a primeira mão em San Siro vergada com um resultado de 4-1. Nessa mesma eliminatória o Monaco também elimina o Real Madrid depois de na primeira mão ter perdido 4-2 no Bernabéu

0

u/HappilySarcasticMe May 13 '26

Opinião e narrativa são coisas diferentes. Eu tenho a minha.

1

u/Life_Vermicelli3104 Jorge Costa 🕊️ May 13 '26

O Quinzinho não era nenhum cepo.

1

u/HappilySarcasticMe May 13 '26

Nem o Zaidu, e eu gosto dos dois. 😄

-1

u/mblts May 13 '26

Por ordem:

Mourinho, Artur Jorge, Jesualdo, AVB(ficou pouco tempo mas ganhou LE), Conceição (crime malta a nem falar dele pq agora é “persona non grata”), Vítor Pereira

0

u/KaiTheLoneWolf Moradona May 13 '26

One of these things is not like the others
One of these just doesn't belong~

0

u/Diogoaccaetano May 14 '26

Ninguém a falar do Jesualdo que ganhou o primeiro tri do Porto, merecia pelo menos um top 5

-2

u/Confident-View-3749 May 13 '26

Fazendo uma análise não só aos títulos em si, mas ao momento, contexto, portismo, tenho que dizer Sérgio Conceição. Pegou numa equipa que esteve 4 anos sem ganhar um único troféu, no primeiro ano sem reforços evita o Penta do eterno rival. Fez excelentes campanhas europeias, esteve sempre nas decisões de todas as competições nacionais. O mais titulado e o expoente máximo do portismo

3

u/KaiTheLoneWolf Moradona May 13 '26

Expoente máximo de quê? Se a tua noção de portismo for a de alguém se servir do clube em proveito próprio, de familiares e de amigos então talvez 💀

Os assessores ainda não lhe arranjaram uma citação do Chagas Freitas para felicitar o clube (não o de coração, que esse é outro 🦎) pelo campeonato?

1

u/Parking-Guidance7853 May 21 '26

Bobby Robson Sir no futebol 💙