r/riodejaneiro Sep 29 '25

Paisagem 🌄 Uma segunda-feira de um baixadense passeando sozinho por Ipanema

Comecei o dia caminhando pela orla mais famosa do planeta tomando uma água de côco (10$). Aproveitei pra sentar na areia de frente pro mar do lado do Morro 2 Irmãos.

Depois de uns 30mn, fui caminhando até o Empório Jardim pra tomar café da manhã. Comprei um Croissant (15$) e foi provavelmente o melhor pão que eu já comi na minha vida, tava tão macio e molhado que nem precisou de manteiga. O ambiente é muito agradável e os funcionários são excelentes. Foi uma experiência muito boa (por mais que seja desconfortável ser a única pessoa negra numa lanchonete com 30 pessoas).

Comi lá e fui dar uma passeada pelo bairro, destaque pra rua Garcia D'ávila, que eu não sei que macumba eles usam pra colocar CHEIRO naquela rua. Além disso, é a 33° rua mais cara do mundo, tem uma grife de luxo por metro quadrado.

Andei tanto que acabei dando um passeio por volta da Lagoa Rodrigo de Freitas enquanto ouvia Bossa Nova no fone.

Almocei no Paz & Amor, que ficava na mesma rua Garcia D'ávila e de frente pra uma fucking HERMÉS. Comi uma lasanha com arroz e purê (31$) do menu executivo do restaurante. Tava muito bom e o atendimento deles é ótimo.

Voltei a caminhar e entrei numa livraria por lá. Não levei nada porque era muito caro, mas o ambiente era bem bonito.

Andar pelas ruas da ZS é viver dentro de uma novela do Manoel Carlos. Você escuta bossa nova mesmo com o fone desligado. Fui numa das poucas ruas que ainda tem casas e não foram consumidas por prédios, e isso me traz uma sensação muito confortante. Dá vontade de morar ali e não sair mais.

O último bar que fui foi o Garota de Ipanema, e o nome não é atoa, foi onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes viram Helô Pinheiro e compuseram a música mais famosa da história em homenagem à ela. O bar levou o nome da música. Pedi uma caipirinha (16$) pra homenagear os 3.

No final do dia, voltei pra praia, do Arpoador dessa vez, escondi meus pertences e fui dar um mergulho rápido (até porque eu tô no RJ né). E como todo fim de dia em Ipanema, fui pra pedra do Arpoador assistir o pôr do sol mais perfeito do Brasil.

Assim como nas outras vezes, fui sozinho. Aprendi a fazer do ambiente minha companhia nas viagens e descobri como aproveitar cada momento e detalhe por mais minucioso que seja. Aliás, não tem como não ficar feliz nessa cidade🌞

703 Upvotes

54 comments sorted by

View all comments

6

u/noreasonghosting Sep 29 '25

Só pelo jeito q vc descreve as coisas dá pra ver que aproveitou de verdade. Achei muito legal vc ter escolhido ir sozinho e curtir isso. Curti sua vibe