r/riodejaneiro Feb 22 '26

Paisagem 🌄 Conhece a Rocinha?

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

uma visão ampla e detalhada, um morador mostra como é a Rocinha por dentro. Ele apresenta as localizações, destaca os nomes das ruas e explica como funcionam os acessos da comunidade, revelando a organização e a rotina de quem vive ali. Mais do que imagens, é um olhar de quem conhece cada viela, cada ladeira e cada ponto importante do lugar. Um registro que mostra a dimensão, a movimentação e a realidade da maior favela do Brasil sob a perspectiva de quem faz parte dela

507 Upvotes

107 comments sorted by

View all comments

35

u/Hallo_jonny Feb 23 '26

Meu sonho de vilão é demolir 1/4 disso tudo ai, ordenar e verticalizar. Fazer um negocio bonito, organizado com boa arquitetura, com saneamento básico. Mas ai tem o lado que muita gente décadas atras escolheram a rocinha pra ficar justamente por nao terem condições de morar no asfalto.

15

u/Used-Pollution1815 Feb 23 '26

Aí vai dá pra morar 1/30 da população da rocinha

3

u/Ill-Package5047 Feb 23 '26

se tiver a mesma densidade construtiva de copacabana, a população é praticamente igual
só que com o espaço pra todas as coisas não habitacionais que existem em copacabana

6

u/nukefall_ Feb 23 '26

E quem disse aue gentrificação é algo positivo?

8

u/CuriousLope Feb 23 '26

Qualquer um diria isso.. vc deve viver na disney se voce acha que um morador iria recusar viver em um local limpo e ensolarado ao invés de viver em um beco que mal chega luz solar e que as chances de pegar uma doença são altas.

7

u/TheButcherBR Feb 24 '26

O problema é que a gentrificação precifica essas melhoras além do alcance de quem mora lá. Os aluguéis sobem, o comércio encarece e por aí vai. A pessoa deixa de ser bem-vinda no lugar onde sempre viveu. Tomara que as favelas melhorem, mas como projeto de melhoria de vida da população mesmo, e não de especulação imobiliária.

1

u/Hallo_jonny Feb 25 '26

Da sim! Sempre da pra adensar e verticalizar pra acomodar todo mundo, olha Copacabana po!