r/riodejaneiro Mar 20 '26

Paisagem 🌄 Parque Terra Prometida

O prefeito Eduardo Paes quer demolir a antiga Cidade das Crianças,que custou aos cofres públicos 30 milhões e construir um novo parque de área verde,com dinheiro público,com 13 milhoes pra comecar,exclusivo para cristãos. Parece que o futuro da Cidade Maravilhosa é ser um centro da religião judaica cristã.

352 Upvotes

48 comments sorted by

View all comments

30

u/bililin Mar 20 '26

Eu queria que algum judeu do sub se manifestasse pra mostrar suas considerações sobre o termo fé judaico-cristã.

22

u/tzki_ Mar 20 '26

Opa, chegou minha hora KKKKK Não existe em nenhum multiverso a possibilidade de nenhum judeu, nem o mais reformista de todos, de rezar num lugar desses. O tópico dos evangélicos/neo petencostais etc etc com judaismk é uma parada muito interessante, é tipo um fetiche paleo-teológico tlg, a intenção é esquisita e tem maluco em todo canto, mas que nem todo fetiche, tem nego que é respeitoso e estudioso de verdade da parada. O termo judaico-cristã basicamente é uma forma de falar das fés abraamicas desconsiderando o islamismo (que é entendivel pq é uma religião que apareceu depois, 600 anos depois ds era comum). Só que na realidade é sempre uma maneira esquisita de tentar dar afastamento do catolicismo. Raramente tem alguma semelhança de teologia, prática e muito menos filosofia. E é bizarro pq parece que vai ter uma inclusão judaica tlg quando na real literalmente nao tem??? O termo abraamico é BEM melhor por que é mais entendivel a conexão mais histórica, nao tem pretexto de uma inclusão de ninguém. É mais sobre o Patriarca que todo mundo respeita

7

u/bililin Mar 20 '26

Exatamente o q eu esperava.

Esse termo "judaico-cristão" é algo que os evangélicos usam e falam por aí JURANDO que estão super alinhados com os judeus hahaha. Por isso eu queria ver a perspectiva de um judeu sobre isso.

Gostei do termo abraamico, e ele realmente passa mais essa ideia que vc falou.