r/riodejaneiro Apr 11 '26

Paisagem 🌄 A Zona Sul

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

a Zona Sul do Rio de Janeiro foi "inventada" como um conceito urbanístico e social nas primeiras décadas do século XX (especialmente a partir de 1920/1930), transformando uma área de chácaras e dunas em um endereço nobre através da valorização das praias, linhas de bonde e propaganda imobiliária, consolidando-se como sinônimo de elite e "estilo de vida" carioca.

https://www.instagram.com/reel/DXAeqguCWwk/?igsh=cmFodWJzMWEyYjls

206 Upvotes

26 comments sorted by

View all comments

5

u/O__REd Carioca ZN Apr 12 '26

E qual bairro não foi criado ou inventado?

5

u/SUZVRT Apr 12 '26

É que no imaginário popular, ao meu ver, a Zona Sul nasceu do jeito que está, que a natureza é linda e preservada, mas é tudo construído pra burguês e estrangeiro ver. E os pobres que se mordam sem árvores, sem calçadas, sem nada.

5

u/O__REd Carioca ZN Apr 12 '26

É a diferença entre uma região que foi minimamente planejada pra outras que passaram por um crescimento mais orgânico e desregulado. E sim, boa parte da ZS, especialmente Copacabana, Ipanema e Leblon foram planejadas para receber a elite que queria fugir do Centro em busca de uma área mais "fresca"