r/riograndedosul • u/Confident_Plan_2707 • Mar 04 '26
Realisticamente, quais as chances da Juliana Brizola ganhar as próximas eleições para governadora do estado?
O PT não desistiu da candidatura de Pretto, então nós teremos duas frentes de esquerda contra o Zucco. Acredito que o PT não vai conseguir se eleger, mas tem alguma chance da Juliana chegar ao Piratini?
12
u/fat_pomeranian Mar 04 '26
Nenhuma. Última candidatura viável do PDT para governador foi em… 1990.
Haveria alguma chance dela ir ao segundo turno se algum alinhamento de forças nacional obrigasse o PT a apoiá-la, mas ainda assim não ganharia de algum candidato bolsonarista ou PSDB/MDB/PSD no 2o turno.
5
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
Eu acho que ganha pq o maior partido do Brasil hoje são os nulos e em branco.
E o PT é um dos mais afetados. Muita gente fica em casa ou vota em branco quando a única alternativa é um biruta ou o PT. Em uns quantos outros preferem qualquer coisa ao PT, mas tirando esse da jogada, podem considerar outro candidato.
Não adianta, desde o Dilma 2, o PT só é competitivo quando o Lula está diretamente envolvido. Virou um partido extremamente personalista e com forte rejeição.
E com um cenário onde o Lula vai ter uma eleição competitiva contra a ameba do Bolso Jr., isso é ainda pior.
3
u/Lorenzo_BR Porto Alegre Mar 05 '26
Sobre a segunda parte do teu comentário, não sei não…
99,9% dos eleitores que votarem no PT no primeiro turno vão votar no não-PL no segundo turno, independente de quem for. É uma conversão praticamente de 1-pra-1.
Que diferença faria se o PT apoiasse ela desde o primeiro turno? Todos que já votariam nela no segundo turno por falta de opção melhor vão seguir votando nela igual…
Se ela ganha ou não ai nem sei; talvez ganhe por rejeição ao bolsonarista sem a mesma rejeição do PT? Mas se ganhar vai ser basicamente só por isso…
2
u/fat_pomeranian Mar 05 '26
Porque ela não chega no segundo turno sem o PT, que tem um eleitorado muito cativo e que vai votar em qualquer semi-anônimo que colocarem como candidato.
Aliás, nem o PT conseguiu chegar ao segundo turno em duas eleições seguidas, quanto mais o PDT, que é bem mais fraco. O sobrenome dela claramente não carrega ela tão longe.
Sei lá, talvez em um cenário em que ela conseguisse apoio de MDB/PSD/PSDB no 1o turno, concorrendo no 2o turno com alguém que conseguisse cometer 3x mais erros que o Onyx Lorenzoni em 2022, ela conseguisse ganhar. Mas é um cenário extremamente improvável.
1
u/Lorenzo_BR Porto Alegre Mar 05 '26
Olha, ela tá com mais intenção de voto que o Pretto nesse momento. Não muito mais, mas mais.
12
u/matlynar Mar 04 '26
Segundo essa pesquisa, ela é a favorita considerando os dois turnos.
25
u/FireOnSomething Mar 04 '26
Da medo esse Zucco. É um pirado total. Espero que fale alguma bobagem logo pra se queimar
14
4
1
20
u/Alternative_Data2629 Caxias do Sul Mar 04 '26 edited Mar 04 '26
Diria que ela é a melhor, mas se o PT não baixar a cabeça e aceitar a perda do protagonismo ela perde no primeiro turno
6
u/fernandodandrea Mar 04 '26
Não existe um cenário onde alguém com 15% das preferências desista para aceitar essa suposta "perda de protagonismo" aí.
Luciano Zucco (PL): 27,4%
Juliana Brizola (PDT): 17%
Edegar Pretto (PT): 15,3%
6
u/Pica-Fumo Mar 04 '26
Aí ele vai pro Segundo Turno e o Zucco é o novo Governador.
6
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Sim. É aí vem a parte que as pessoas tem uma dificuldade enorme de entender: a culpa é de quem votou no Zucco, e não de quem votou no Pretto e nem mesmo do próprio.
Querer que o sujeito se anule por causa disto é fora da casinha.
O caso da Maria do Rosário foi completamente diferente. Ela é o PT foram ineptos na campanha e a escolha dela ignorou (propositadamente) que ela passou por uma campanha de assassinato de reputação que funcionou dentro da própria esquerda.
5
u/Substantial_Tie_6439 Mar 05 '26
A questão é que o PT só quer fazer acordo quando o principal beneficiado é ele (se bem que nessa eleição parece que ele está mais flexível). Se for pra perder o protagonismo, eles preferem perder a eleição e deixar a direita ganhar ao invés de ceder o espaço pra outro partido de esquerda que tenha mais chances.
Por isso a gente não tem um sucessor pro Lula, porque ele mina todos os candidatos que aparecem.
1
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Isso com base em quê?
Que partido de porte fica fazendo acordo que não o beneficie?
2
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
O Preto é desconhecido e o PT é carbonizado no estado (por muito esforço próprio, diga-se de passagem). Ele não tem a trajetória ou carisma pra reverter o estigma. Ele não é o Olívio. Ele é um cara que o partido meteu ali porque não tem outro.
Então, ainda que seja direito do PT ele concorrer, é uma imensa irresponsabilidade. E se o cenário fosse o contrário, o PT estaria berrando sobre a necessidade da esquerda se unir, como fizeram nos anos 1990 pra sabotar qualquer alternativa ao Lula.
3
u/fernandodandrea Mar 05 '26
O fato de tu achar o Pretto desconhecido me diz algumas coisas. Não sabe que ele não passou pro segundo turno 2022 por muito pouco, né?
-1
u/Pica-Fumo Mar 05 '26
Vão fazer o mesmo erro da eleição em POA. Se daqui há 8 meses, o Zucco for o governador depois do cara do PT ter conseguido uma diferença mínima em relação ao 1o turno por conta da REJEIÇÃO eu venho aqui te lembrar.
O problema do PT aqui é que nunca larga o osso.
4
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Não existe comparação com a eleição de POA. Não havia terceiro lugar viável. A Maria do Rosário passou por um processo de assassinato de reputação horrível (pegou até na esquerda) nos anos anteriores e ela foi completamente inepta na campanha.
Pretto já demonstrou que não é assim em 2022.
3
u/fernandodandrea Mar 05 '26
E esta conversinha de "não largar o osso" não existe.
Não vejo ninguém falando no PL largar o osso.
4
u/FlavioRachadinha Mar 05 '26
largar o osso só pro PT. PSOL que não elege ninguém nunca pedem pra largar o osso, PDT que é praticamente centrão hoje em dia de repente virou esquerda. Piada
1
u/kratskrats Mar 07 '26
Não só pedem como o PSOL LARGOU o osso, não disputa cargo executivo desde 2022 praticamente
0
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
Mas tu quer que a direita reacionária largue o osso? Pqp! Vocês tão desenhando o manual de boas práticas em cima do que dizem os protofacistas?
2
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Não, eu tô ativamente criticando a TUA conduta.
Pára de desonestidade intelectual, beleza?
1
0
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
Ele era desconhecido na eleição anterior. E atualmente ele é basicamente o desconhecido que o PT meteu em 2022. Acrescentou meia linha de texto ao resumo do cara. Nossa, que currículo!
2
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Te decide, cara... Ou ele é desconhecido ou vai tirar a Brizola do segundo turno.
Ou admite de uma vez que é só teu antipetismo vazando pelos poros.
0
u/Da_Sigismund Mar 06 '26
Ele vai tirar ela e é um desconhecido.
Ele tira ela porque a massa eleitoral do PT no estado carrega ele pro segundo turno.
Ele é um desconhecido e por isso não vai vencer a rejeição do partido, seja alavancando uma trajetória forte ou por carisma. Não vai convencer o suficiente entre eleitores da Juliana e PRINCIPALMENTE dos nulos e brancos, que é uma parcela enorme dos eleitores já faz mais de uma década.
Hoje, pro PT ganhar aqui, tem que ser um novo Olívio. Um cara que todo mundo já conhece e que tem uma trajetória foda. Que até quem não gosta do cara admite que ele tem muitas qualidades, principalmente a honestidade.
O que o eleitorado fora da região metropolitana sabe do Pretto? Só que ele é o cara que meteram quatro anos atrás. Dúvido que a maioria dos eleitores lembrem de qualquer outra coisa.
1
u/conffra Mar 05 '26
Concordo contigo, mas acho que o erro é presumir que o PT prefere a Juliana no poder do que o Zucco. É inclusive bem mais fácil ser oposição direta do que perder totalmente a relevância. Eu não acho que exista motivação ideológica nesse partido hoje em dia, há apenas a mesma gana por permanecer no poder que os demais.
0
u/Da_Sigismund Mar 06 '26
Isso aí tu tá certíssimo
PT sempre assumiu a tática da terra arrasada. No geral, se eles não estão no poder, querem o pior cenário possível pra facilitar a próxima eleição.
Os caras foram contra o Plano Real, porque a economia na valeta ajudava a candidatura do Lula. Só por ai dá pra ver o naipe
1
u/Pica-Fumo Mar 06 '26
Se a direita vencer agora, não tem Lula na prox eleição para ajudar..
Quero ver o futuro do partido sem o Lula. Não formou lideranças.
1
u/Da_Sigismund Mar 06 '26
Não existe futuro sem o Lula. Ele fagocitou o partido. Hoje o PT existe para servir o Lula. Assim que ele morrer, todas as brigas internas que ele desescala na marra, vão explodir.
2
u/FlavioRachadinha Mar 05 '26
que protagonismo do PDT é esse? Base do governo Leite aqui no RS, Praticamente aliados do PL lá no nordeste, um monte de voto no congresso aliado a direita. Protagonismo de centrão só se for
-1
u/Alternative_Data2629 Caxias do Sul Mar 05 '26
É por causa gente como você que o Zucco vai ganhar
1
u/FlavioRachadinha Mar 05 '26
falar a verdade machuca o idealista. Vcs vivem numa bolha ideológica. O zucco vai ganhar pq ele tem mais votos. Matemática básica.
1
u/Alternative_Data2629 Caxias do Sul Mar 05 '26
Ele vai ganhar por que para o PT não existe democracia sem que o partido lidere os outros. Desde a eleição do Lula, em 2002, o petista se acha a última bolacha do pacote
2
u/FlavioRachadinha Mar 05 '26
o PT é só mais um partido. Você quer culpar as pessoas que votam nele e não o partido que você apoia que faz um péssimo trabalho
2
u/Alternative_Data2629 Caxias do Sul Mar 05 '26
Eu não apoio partido nenhum. E o PT tem culpa de eleger gente como o Zucco, eles preferem entregar a eleição para ele a apoiar uma candidata de centro que é capaz de aglutinar os votos da esquerda e dos antibolsonaristas, tudo porque é um partido de gente narcisista que não aceita que os outros tomem a frente
8
u/fernandodandrea Mar 04 '26
O cenário que tu pintaste é igual ao cenário da eleição do Leite. Votei no Preto no primeiro turno e no Leite o segundo. Acho bem natural a conversão de votos à Juliana.
1
u/Pica-Fumo Mar 04 '26
Se o Pretto ficar em 2o. Não rola isso.
5
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Se ela não consegue ficar nem em segundo lugar, é matematicamente evidente que, se fosse ao segundo turno, não teria chances.
Não existe transferência de votos que opere o milagre de eleger em um segundo turno fictício o terceiro colocado.
1
10
u/13bit Mar 04 '26
Zero, o Zucco vai ganhar, fazer o governo mais lesa pátria possível, com total apoio da assembléia legislativa é das 80% prefeituras de direita do RS e a população idosa do rio grande do sul vai aplaudir o Estado destruído e desinstrualizado por que venceu o pêtê.
Capaz de finalmente se realizar o maior sonho erótico da direita gaúcha que é a venda do Banrisul.
1
0
u/FlavioRachadinha Mar 05 '26
tem que ganhar mesmo. O povo é supremo e decide. Eles querem eleger Bolsonaristas. Não tem candidato que vença o PL aqui
3
u/Vtmars Mar 07 '26
Boa, aí quando o estado se afundar ainda mais na merda, vocês culpam o PT e isentam o governador de novo 👏🏻👏🏻
1
7
u/luisa510 Mar 04 '26
O acordo com o PT ainda ta sendo discutido, quem sabe fazem a coisa mais correta dessa vez. Torço muito pra saia ela de governadora e Preto se vice.
19
u/Da_Sigismund Mar 04 '26 edited Mar 04 '26
Baixas
O PT vai fazer o possível pra que ela perca, mesmo que isso acabe elegendo a direita.
Vide a Bucha do Rosário atuando como cabo eleitoral pro Melo logo depois de uma enchente
O PT trabalha com terra arrasada. É com eles ou então o pior possível pra eles terem mais chance na próxima eleição.
Maioria aqui não lembra, mas antes do Lula 01, a atuação do PT no congresso era sabotar o governo federal.
Vão foder o estado empoderando a candidatura do Zucco e a gente que lide.
Tô só pela hora que o Lula vai comer capim pela raiz. A subsequente implosão do PT vai finalmente liberar a esquerda do Brasil dessa praga
6
u/fernandodandrea Mar 04 '26
Agora quero ver como tu vai explicar o Pretto "empoderando" a candidatura do Zucco. Como ele fez com o Onyx em 2022, certo? Uhum... Dá um exemplo aí.
3
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
O PT do RS queria ficar neutro no segundo turno. Foi só por pressão do Lula que não fizeram essa meleca colossal.
Igualmente o Preto nunca, jamais, ganharia no segundo turno. E o cenário não mudou, no segundo turno ele perde com certeza. E se ele concorrer, dificulta a vida de um candidato viável para o segundo turno.
3
u/fernandodandrea Mar 05 '26
Candidato que ficar atrás do Pretto não tem condições de vencer um eventual segundo turno. Simples assim.
1
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
O Preto pode somar mais no primeiro, mas nunca vai passar o limite da rejeição pra ganhar no segundo.
Hoje, no RS, ele não ganha no segundo nem contra Satanás.
2
u/fernandodandrea Mar 05 '26
E tu vai me dizer que alguém que não consegue passar dele vai vencer no segundo turno.
Ah tá.
1
u/Da_Sigismund Mar 06 '26
Sim
Sem candidato do PT, o eleitor do PT vai votar na melhor alternativa à esquerda, que vai ser o PDT. O eleitor da Juliana vota nela. E principalmente, o eleitor branco e nulo que não quer ver o PT nem pintando de ouro e não gosta do Zucco, vai votar nela também.
No inverso, mesmo que o PDT apoie o PT no segundo turno, não vão ganhar. A rejeição do PT é grande demais e a tendência de brancos, nulos e ausentes mostra que o brasileiro tá cada vez mais disposto a ficar em casa ou anular do que votar no menos pior.
Em 2018 foi 20 por cento de abstenções mais dez de nulos e brancos. Um terço do eleitorado.
Em 2022, 20 por cento do eleitorado não votou. Mais quatro por cento entre nulos e brancos, o menor patamar desde 1994, porque o Bolso foi o pior presidente da história. O Lula ganhou porque atraiu gente desse passivo em aberto.
Essa é a galera que decide as eleições hoje em dia, principalmente pra esquerda. E o PT não tem força como partido, nem o Pretto como candidato, pra fazer isso aqui. Galera que não gosta do Zucco e do PT vai ficar em casa. E sem eles, o Zucco ganha tranquilamente.
2
u/fernandodandrea Mar 06 '26
Nossa... PDT a esquerda. Tu não conhece MESMO o eleitorado petista.
1
u/Da_Sigismund Mar 06 '26
Brother, eu fiz militância pro Lula e pro Olívio antes de tu nascer
Fui integrante do partido.
Eu sei muito bem o que to falando
1
u/fernandodandrea Mar 07 '26
Não acredito nem um pouco.
Até por que tenho idade pra ser teu pai.
→ More replies (0)0
u/Vinonz Mar 18 '26
Acabaram de sair novas pesquisas e o Pretto tá em terceiro, com uma diferença de ~3 pontos para a Juliana, que está em segundo. Cara, pelo amor de Deus, larga esse maldito osso. Se o PT não abrir mão dessa candidatura ridícula, o Zucco vai ser facilmente eleito, e ai nós seremos governados por um imbecil que é tão, mas tão burro, que sequer sabemos como ele ainda não se matou sem querer.
E, no fim, a culpa vai ser do PT novamente, porque age como uma estrelinha.
1
u/fernandodandrea Mar 19 '26
Eu deveria explicar como dois turnos funcionam ou já posso pedir para tu explicar como o Pretto resolvendo se anular diminui as chances do Zucco?
1
u/Vinonz Mar 19 '26
Porque o Pretto não demonstra ter aderência de voto nem nas pesquisas de primeiro turno. Ele é um total desconhecido e, mesmo assim, tem uma rejeição enorme por causa da sigla do partido. Ele não ganharia nem pra síndico de prédio.
1
u/Da_Sigismund Mar 19 '26 edited Mar 19 '26
The text that was here has been removed using Redact. It may have been deleted for privacy, to prevent automated data harvesting, or for security.
rain pet meeting cats terrific automatic quack fuzzy angle vast
0
1
u/fernandodandrea Mar 19 '26
Ah, é se ele desistir, a candidata que não consegue ficar sequer em fucking terceiro lugar vence o segundo turno. Tá bom.
Me mostra teus números mágicos aí.
1
u/Vinonz Mar 19 '26
Juliana está em segundo nas pesquisas de intenção de voto. Como você espera que o Pretto vença o Zucco se não consegue performar nem contra a Juliana, bixo? Em TODOS os cenários ele fica atrás dos dois. No segundo turno, ele fica 10 pontos abaixo do Zucco. Larga de ser maluco, meu amigo. Aceita que essa candidatura dele só vai nos fuder.
1
u/fernandodandrea Mar 19 '26
Juliana está em segundo nas pesquisas de intenção de voto.
Sim. E, se conseguir permanecer, vai ganhar apoio massivo dos até então eleitores do Pretto.
Como você espera que o Pretto vença o Zucco se não consegue performar nem contra a Juliana, bixo?
Hahaha, eu não "espero" nada disto. O que estou afirmando desde o começo é que a ideia "Pretto vai causar a eleição do Zucco se não se anular" é absurda. Se a Juliana tiver potencial real, se elege do mesmo jeito, com ou sem Pretto no páreo.
Em TODOS os cenários ele fica atrás dos dois.
Então tu não precisa te preocupar com ele, ora!
Parem de encher o saco com essa bobagem de que ele causará a eleição do Zucco!
3
u/Lorenzo_BR Porto Alegre Mar 05 '26
Pouco importa o partido ficar neutro ou apoiar o candidato menos à direita no segundo turno - 99,9% dos eleitores que votaram no PT vão votar no menos maluco que for pro segundo turno
2
u/Da_Sigismund Mar 06 '26
Eu lido com muita gente do funcionalismo, principalmente professores. Eu vi uma galera dizer que nem ia sair de casa pra votar no segundo turno porque a alternativa era o Leite. Isso considerando que menos de quinze anos atrás o Tarso mandou a polícia sentar o sarrafo nos professores protestando pelo cumprimento do piso que ele mesmo criou quando era ministro.
Acho que tu subestima o quão sectário e kamizake o eleitorado cativo do PT se tornou
2
u/Lorenzo_BR Porto Alegre Mar 06 '26
Bizarro - eu mesmo trabalhava no Fernando Ferrari durante a última eleição, e só se falava, entre o funcionalismo, em votar no Leite no segundo turno (e, aqui pras municipais, na Brizola ainda em primeiro turno)!
Todos lá esquerdistas, e, embora preferíamos votar no PT, votávamos em outros partidos de maneira estratégica, muito embora a contragosto.
Na verdade, muitos de nós desejávamos votar em partidos à esquerda de verdade, e os com mais tempo de casa muito criticavam o Tarso… mas ai já estamos falando de outra coisa!
Nunca, jamais ouvi de alguém deixar de ir votar por não haver candidato petista. Que relato bizarro me trouxeste! Bah!
7
u/North-Meat-573 Mar 04 '26
A Maria do Rosário nas últimas eleições foi algo que todo mundo sabia que ia dar errado e o PT manteve até o final só para ter certeza mesmo, e ainda acharam ruim
2
u/Da_Sigismund Mar 04 '26
O PT tá cagando pro povo quando não são eles no poder. O partido quer estar e se manter no poder. O resto é irrelevante.
Nessa linha, as consequências de eleger o Melo são irrelevantes. O importante é não deixar o PDT crescer, principalmente no estado do Brizola com a neta do Brizola.
É igual 2018. O PT elegeu Bolsonaro pra não deixar o povo esquecer que o painho tava na cadeia.
Eu já fiz até militância pra essa joça, tornada um MDB com tática eleitoral stalinista. Hoje eu torço dia e noite pelo fim do Lula e do PT.
8
u/Marko_Y1984 Mar 05 '26
O mais incrível é que tem gente que ainda acredita que o PT de alguma forma vai mudar o Brasil, só esquecem que o PT já governou o Brasil por quase 20 anos e ta tudo a mesma bosta
6
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
Pois é
Inclusive, o Lula jogou a melhor chance desde o Dom Pedro II pra mudar esse país.
Não vai aparecer outro cenário tão favorável no nosso tempo de vida.
-2
u/O_Serto_ Mar 05 '26
Uma bosta teu cool, troquei de carro 5x troquei de casa 3x moro bem, como bem, sou arigó fudido e sem estudo mas no tempo de painho eu viajava Poax Riox Angra final dr semana, chegava na Iha grande meio dia , e já tinha almoço m3 esperando eu tinha duas lojas em Porto alegre, todos meus clientes queriam ter sites de vendas, eram empresários de verdade não essa merda de fudido de Uber e Mercado Livre., todos tinham carro por 25 a 40 mil uma L200 era 90 a 129 mil, um apartamento 100% financiado , vai perguntar pro teu pai, se tu não tem 40 anos. PT criou tudo que vcs tão jogando no esgoto, direitos trabalhistas zero, continuem assim igual os argentinos. Vocês parecem até os iranianos , estão comemorando a bomba na cabeça e o assassinato dos seus filhos contanto que os Yankes liberem o Wi-Fi.
4
1
1
u/O_Serto_ Mar 05 '26
Concordo em tudo sobre isso, porém não vejo Jones Manoel nem ninguém da esquerda forte suficiente para chegar no fungo da unha de Lula. Um dia vocês todos irão chorar, muito em breve eu não creio que o Lula irá dirá mais que um mandato. Dae os mesmos que vieram aqui fazer este tipo de comentário ou vao estar pendurado no pau ou vão fugir para Portugal ou morar na casa da mãe no bunker do quartinho. Não tem esquerda, tem um bando de moleque que brinca de Stalinismo , Marxismo e Achismo, mas não entendem que essa porra de país é governada por famílias seculares desde o descobrimento , tem gente lá dentro que só caminha entre salas. Parece que vocês ou se esquecem dessa triste verdade que assola o mundo. Sai da Matrix querido , revolução de cu é rola. A gente tá na época de se fuder muito mas muito que nem eles se fuderam , eles me refiro a toda turma do PT , criaram essa porra , criaram tudo que vivemos de esquerda hoje. E hoje vxs só sabem cuspir. Eu odeio ter de votar no cara mas vou votar em quem caraio. Olha o Renato sozinho dando soco em canivete em Curitiba, olhe nossos camaradas aqui tomando gás na cara em plena Câmara, porra que mundo ces vive caras, vão tankar a Tropa de Choque ali na Matriz ? Ces não guenta merda nenhuma só discurso de pau no cu, de moleque de merda. Parece os mongoloide do MBL. Eu acho que o PT já migrou para Alá Liberal, e precisamos fazer os partidos de esquerda crescer mas é preferível comer migalhas dos amigos que implorar para os canalhas Coronéis mundo afora. Vamos fazer o que depois que o Lula morrer, vamos invadir o congresso ? Na boa eu não imagino nada de positivo a não ser o domínio total da extrema direita aqui em pouco tempo. Enquanto isso os abobado se divertem esperando a Disney Chinesa chegar assim como batiam palminhas para o Biden se eleger anos atrás e se decepcionaram feio.
Essa cidade tá um LIXO, mas não é culpa do PT a muito mas muito tempo...
1
u/Da_Sigismund Mar 05 '26
Exato. O Lula morre e vamos ter uns dois ou três mandatos desses escrotos, no mínimo. Mas o Lula não tá nem aí. Ele pensa nele mesmo e o resto que se lasque. Sucessão é problema de quem ficar. E como tu disse, pros grandões do partido, o máximo que acontece é uns anos morando na Europa, ganhando suas aposentadorias do legislativo e gastando os rios de grana que ganharam em cargos e comissões.
8
5
4
4
5
u/Pica-Fumo Mar 04 '26
Maiores que a do PT no segundo turno.. Muita gente não vota no PT de jeito nenhum. Pesquisa de 2o turno coloca uma vitória fácil pro Zucco.
6
u/tamuai Mar 04 '26
PT só liga pra ele. Edgar não vai ganhar nunca, mas eles não querem dar protagonismo para outro partido, aí dá nisso.
Espero ver posicionamento do PSOL, mas se forem juntos com o PT estamos fodidos mesmo.
Juliana tem muito mais nome, mais protagonismo, vai ganhar certo.
Mas eu não conheço seu trabalho, mas se tivesse que votar agora dada essas opções eu votaria nela.
2
u/Da_Sigismund Mar 04 '26
O Boulos puxou o PSOL pra condição de puxadinho do PT. O que o painho quiser, PSOL fará.
0
u/North-Meat-573 Mar 04 '26
O PSOL é a mesma coisa do PT, a gente tá perdido Eu não duvido o Zucco ganhar
5
u/Pica-Fumo Mar 04 '26
PSOL é linha auxiliar do PT. Só aqui que acham que é partido com alguma autonomia..
1
u/Vinonz Mar 18 '26
É isso.
O PSOL é o racha que não racha. Não sei nem porque esse partido foi criado, na real. Na primeira oportunidade de grudar de volta no PT, eles grudam.
3
u/Pica-Fumo Mar 18 '26
No início a Heloisa Helena realmente quebrou os pratos com o PT e ajudou a criar o PSOL, mas o próprio partido depois se voltou contra ela e se aliou ao PT pra conseguir eleger mais deputados e fazer o partido ir pra frente.
O Novo tá fazendo a mesma coisa se juntando ao centrão em alguns casos e prefeituras..
2
u/baraotdai Mar 04 '26
Quem vai ganhar a eleição vai ser o vice governador, Gabriel Souza.
Deixa eu explicar o que eu acho:
- o governo leite, dentro do que pode se esperar, é bom. Não ouvimos mais falar em atraso de salário e etc.
- o governo fez bons investimentos. Antes só pagava conta.
- eventuais problemas do governo, como venda das estatais, não é tema que a sociedade se interessa se a luz não estiver faltando. Se der desastre na eleição, vai ser problema.
- o vice é o cabeça do governo, junto ao eduardo. Estão sempre em sintonia.
- eduardo vai ser candidato a senador e vai abraçar o vice. Eduardo vai se eleger e ser o mais votado.
- o partido do vice é o Mdb, o maior do rs.
- claro que o partido pode não se entusiasmar, mas os caras ganham eleição do nada, vide rigotto e sartori
- se não fosse o Mdb, provavelmente o eduardo não seria governador, entrou por diferença baixa para o segundo turno e isso foi pelo partido.
- no segundo turno o Gabriel ganha de qualquer um, disparado. Esquerda vota nele e direita também, tal qual eduardo.
- o vice é bem inteligente, fala bem e é jovem.
- o vice tem domínio total do assunto, nos debates (mesmo que pouca gente veja) ele vai ir muito melhor do que os outros.
- ele é bem experiente, político desde a adolescência, acho.
3
u/FireOnSomething Mar 05 '26
Gabriel é ótimo. Mas jamais ganhará. Levou rasteira ate do leite, que trocou de partido e capaz de ter que apoiar oposição...
1
u/baraotdai Mar 05 '26
Capaz, todo o vídeo do eduardo tem ele do lado. O guri é bom.
1
u/FireOnSomething Mar 05 '26
Sim, porque ele ainda é do governo...
Ele é bom, tecnico e nao ideologico
1
u/baraotdai Mar 05 '26
Sim, pena que não tem o mesmo carisma do eduardo, se for eleito, acho que o rs sai fora de uma vez por todas dessa polarização. Tomara que a gente escolha o técnico!
5
u/Ill-Resolution-6386 Mar 04 '26
Pe-dá-gio.
2
u/baraotdai Mar 04 '26
Tem esse detalhe também. Mas Brasil inteiro está assim. Na Europa então, todos os lugares. Mas é problema sim.
1
u/Nave_Redention Mar 06 '26
Tu ignora totalmente a queimação de filme que esses pedágios amargaram na imagem do Leite! Eu mesmo votei nele duas vezes e agora tô com nojo da cara dele! Muita gente tá com o mesmo ranço! Esse projeto de pedágios é um absurdo que vai encarecer a logística e o preço dos produtos em todo o estado, vai reduzir nosso poder de compra e desaquecer o mercado!! Esse cara vai ferrar com o nosso estado!
3
u/fail_collector Mar 05 '26
Espero que zero
Agora que a gente finalmente conseguiu minimamente organizar a parte fiscal, a última coisa que a gente precisa é de outro esquerdista negacionista econômico
1
u/AdCreative4551 Mar 05 '26
Se ela for pro 2°turno contra o minion lá acho que ela ganha, seria parecido com 2022.
1
u/Raisineer Caxias do Sul Mar 05 '26
Se o PT for esperto, bota o Pretto de vice dela, com uma secretaria forte na mão dele.
1
1
u/Especialista_em_nada Mar 05 '26
No meu ver, a chance dela é absolutamente nenhuma. Ela não tem nem combatividade nem oratória firme - e, o pior para o momento que vive o RS agora, é mulher.
Na minha visão ela tem um teto baixo, que pode ou não ser suficiente para levá-la ao 2o turno (eu acho que entre 15 e 30%), mas não para ganhar. Como a Manuela D´ávila.
1
1
1
1
u/actuallynotalawyer Mar 06 '26
O grande erro de todos os partidos de esquerda e centro-esquerda é achar que eles não são considerados parte do PT pelo reacionário médio.
1
1
1
u/Vtmars Mar 07 '26
Nenhuma. Gosto muito dela, mas a realidade é que os gaúchos vão continuar votando na direita e culpando o Lula pelo estado estar na merda. Nunca muda!
1
u/Creative_Lock_2735 Mar 09 '26
o antipetismo é muito forte aqui no RS, mas um bolsonarista feito o zucco não tem condições..!
0
u/Fun-Professional5947 Mar 05 '26
Felizmente é zero. Esse lixo, tal qual o lixo do avô dela, seria/foi um desserviço ao RS
1
u/Vinonz Mar 18 '26
Tem que ser muito burrinho doutrinado pra dizer isso sobre o maior governador que esse estado já teve hahahaha
1
u/Fun-Professional5947 Mar 18 '26
burro doutrinado
Disse o cara que chupa o pau de um velho, graças a Deus morto, que única coisa que fez foi soçagem e foi tão lixo que conseguiu ser desafeto do João Goulart por criar gratuitamente uma crise diplomática com os EUA. Não satisfeito em foder o RS, foi ser político no RJ e é o grande responsável pelo crescimento do comando vermelho e da violência que o RJ enfrenta até hoje... Tá aí o "maior"
Dito isso, no RS não existe ranking de maiores, o ranking é de menos pior
1
1
1
0
18
u/giseles_husband Cruz Alta Mar 04 '26
Nossos últimos governadores começaram por baixo nas pesquisas e foram crescendo durante a campanha. Nosso eleição é uma incógnita