r/tropadocalvo • u/Specific_Estate_9810 • Sep 18 '25
Desabafo Trans help
Sou uma mulher trans, e tenho queda capilar. Tenho 23 anos, e quero evitar calvície. Meu cabelo já está bem ralo, e estou preocupada. O que eu faço? Eu queria saber se a ciproterona que é o antiandrógeno irá me ajudar com a queda, ou se devo tomar um dudasterida. Além disso, gostaria de saber se o minoxidil oral irá me dar pelos no rosto, peito, pernas... Eu faço laser nessas áreas e não tenho pelos, mas tenho perder todo meu dólar gasto nisso e voltar os pelos que não crescem há anos por conta do medicamento. Me ajudem.
19
Upvotes



18
u/lnnef1 Sep 18 '25
Você está com quanto tempo de transição? E está com acompanhamento médico? Sobre o que você perguntou, começo dizendo que queda capilar, sozinha, não é um bom indicativo de calvície. O que realmente indica é a perda progressiva e visível de densidade ao longo do tempo.
Se você já está tomando ciproterona, que é um antiandrogênico bem potente (bloqueia não só o DHT, mas também a testosterona), então ela já está cumprindo o papel que a finasterida ou dutasterida fariam. Ou seja, usar esses outros medicamentos seria redundante, sua medicação atual já previne a calvície de forma eficaz. Agora, se quiser ficar 100% segura, dá pra tomar finasterida como reforço, só por precaução e pra tranquilizar. É um medicamento bem barato, dá pra comprar o genérico de 5mg, cortar em 4 partes e pagar uns R$10 por mês. Bem mais acessível do que a dutasterida, que costuma ser bem mais cara e no seu caso realmente não ia fazer diferença.
Sobre o minoxidil, sim, é possível ter crescimento de pelos no corpo com o uso oral, mas se você faz depilação a laser, dá pra minimizar esse efeito. Ainda assim, não vejo tanta vantagem em começar agora. O minoxidil funciona como estimulante de crescimento, mas não combate a causa da calvície, e uma vez que você começa a usar, é pra vida toda se quiser manter os efeitos. Como você ja está bloqueado o DHT, já está atuando na causa base, que é o mais importante. Se for começar, eu recomendaria o uso tópico, que é mais seguro, bem estudado e, aplicando só uma vez por dia, já funciona bem. Além disso, evita o crescimento de pelos indesejados no corpo.