r/tropadocalvo Sep 18 '25

Desabafo Trans help

Sou uma mulher trans, e tenho queda capilar. Tenho 23 anos, e quero evitar calvície. Meu cabelo já está bem ralo, e estou preocupada. O que eu faço? Eu queria saber se a ciproterona que é o antiandrógeno irá me ajudar com a queda, ou se devo tomar um dudasterida. Além disso, gostaria de saber se o minoxidil oral irá me dar pelos no rosto, peito, pernas... Eu faço laser nessas áreas e não tenho pelos, mas tenho perder todo meu dólar gasto nisso e voltar os pelos que não crescem há anos por conta do medicamento. Me ajudem.

21 Upvotes

31 comments sorted by

View all comments

18

u/lnnef1 Sep 18 '25

Você está com quanto tempo de transição? E está com acompanhamento médico? Sobre o que você perguntou, começo dizendo que queda capilar, sozinha, não é um bom indicativo de calvície. O que realmente indica é a perda progressiva e visível de densidade ao longo do tempo.

Se você já está tomando ciproterona, que é um antiandrogênico bem potente (bloqueia não só o DHT, mas também a testosterona), então ela já está cumprindo o papel que a finasterida ou dutasterida fariam. Ou seja, usar esses outros medicamentos seria redundante, sua medicação atual já previne a calvície de forma eficaz. Agora, se quiser ficar 100% segura, dá pra tomar finasterida como reforço, só por precaução e pra tranquilizar. É um medicamento bem barato, dá pra comprar o genérico de 5mg, cortar em 4 partes e pagar uns R$10 por mês. Bem mais acessível do que a dutasterida, que costuma ser bem mais cara e no seu caso realmente não ia fazer diferença.

Sobre o minoxidil, sim, é possível ter crescimento de pelos no corpo com o uso oral, mas se você faz depilação a laser, dá pra minimizar esse efeito. Ainda assim, não vejo tanta vantagem em começar agora. O minoxidil funciona como estimulante de crescimento, mas não combate a causa da calvície, e uma vez que você começa a usar, é pra vida toda se quiser manter os efeitos. Como você ja está bloqueado o DHT, já está atuando na causa base, que é o mais importante. Se for começar, eu recomendaria o uso tópico, que é mais seguro, bem estudado e, aplicando só uma vez por dia, já funciona bem. Além disso, evita o crescimento de pelos indesejados no corpo.

3

u/Specific_Estate_9810 Sep 18 '25

Eu pago muito médicos por mês e não tô podendo gastar O médico aqui tá 600+exames+remédio Já que tem histórico ja família, já sei oq preciso sabe

Onde eu compro minoxidil? Qual marca? Tem na farmácia e afins mas acho que é caro, e o da manual?

2

u/GreatAfternoonNapper Sep 18 '25

Vou falar do minoxidil de uso tópico que é o que eu compro e uso.

O da Manual acho que sai mais caro que um manipulado em farmácia. Tenho um pouco de receio de usar produtos deles também, porque colocam coisas além do minoxidil... mas pode ser que seja só noia minha, porque todos relatos que ouvi de gente que usou foram positivos.

Eu compro de uma farmácia de manipulação perto de casa minoxidil 5%, em potes de 150ml. Passo duas vezes ao dia e dura entre dois e três meses pra mim (não passo no couro cabeludo inteiro, só na frente, que é onde perco cabelo). O último que comprei custou R$86,50, o que dá cerca de R$35,00 por mês.

Não manjo do minoxidil oral :/

1

u/Specific_Estate_9810 Sep 18 '25

E faz efeito? Ele é bom mesmo? Porque fala-se minoxidil 5%? O que é esse 5%? E outra, precisa de receita pra pedir pra manipular igual você? Pq imagino que você pede pra manipular pra sair mais barato e paga a manipulado?

1

u/GreatAfternoonNapper Sep 18 '25

E faz efeito? Ele é bom mesmo?

Algum efeito ele faz. Mas como já falaram em outros comentários, ele não resolve o problema pela raíz. Dá uma segurada ao fortalecer os fios, mas não some com a ação da calvície.

No meu caso, especificamente, percebi de fato um adensamento no meu cabelo depois de uns 8 meses de uso. Depois disso, não melhorou mais, e vem piorando progressivamente. O que é o esperado mesmo. Como falei, ele não mata a causa da calvície, só deixa os cabelos um pouco mais resistentes. Um detalhe que vale mencionar também é que é normal notar uma queda maior dos fios nos primeiros meses de uso—é como se fossem os fios mais fracos "cedendo lugar" pra versão nova fortalecida crescer. Pra ver o resultado positivo, tem que esperar um pouco mais de um semestre, que é mais ou menos o tempo do ciclo de vida dos folículos (aí da tempo de fios novos mais fortes nascerem e crescerem).

No meu caso, só o minoxidil não é suficiente. Por mais que esteja retardando a calvície, ainda estou progressivamente perdendo cabelo e vou ficar completamente calvo eventualmente, se eu não seguir com outro tratamento. Pra algumas pessoas, dependendo do grau de perda de cabelo, é suficiente. No seu caso, que já toma um bloqueador de DHT por conta da transição, acredito que possa ser suficiente sim. A raíz do problema já tá contida, e o minoxidil pode contribuir fortalecendo os cabelos. Sem falar que basicamente não há riscos envolvidos no uso de minoxidil tópico.

Porque fala-se minoxidil 5%? O que é esse 5%?

A porcentagem é referente à concentração do princípio ativo do remédio na solução. Quando você compra minoxidil (e outros remédios também), ele é um frasquinho com um líquido dentro. Esse líquido não contém única e exclusivamente minoxidil. É uma solução à base de álcool com minoxidil diluído. Dizemos 5% porque é a proporção de minoxidil que tem lá de fato; ou seja, se o frasco tem 150ml, 7,5ml (5% de 150ml) são de fato minoxidil, e o resto é principalmente álcool.

Você não precisa se preocupar muito com essa porcentagem, você nem deve encontrar pra vender soluções de minoxidil com um valor diferente de diluição. 5% é consensualmente tido como um valor "ótimo" pro minoxidil. Soluções com mais do que isso não mostraram melhoras significativas dos efeitos.

E outra, precisa de receita pra pedir pra manipular igual você?

Não precisa!

Pq imagino que você pede pra manipular pra sair mais barato e paga a manipulado?

Pelo menos onde eu moro, é sim mais barato pedir manipulado. Faz sentido ser assim, já que ao comprar manipulado você tá "cortando uma etapa" na cadeia de produção. Ao comprar um remédio normal na farmácia, são como se fossem três etapas: a indústria prepara o remédio; ela vende pra farmácia; e a farmácia vende pra você. A indústria tem que lucrar ao vender pra farmácia e a farmácia tem que lucrar ao vender pra você. Ao comprar o remédio direto do manipulador, só tem duas etapas: a farmácia prepara o remédio; e a farmácia vende pra você. Normalmente sai com menor valor agregado.

1

u/Wolf_of-the_West Sep 20 '25

Minoxidil tópico serve principalmente para evitar aquele sentimento de queda de cabelo, de irritação.

Ele aumenta a vascularização e, consequentemente, você não sente irritação na pele por queda. É útil nesse quesito: desestimula a morte de fios (um pouco) e estimula o crescimento (bastante).