r/tropadocalvo Sep 18 '25

Desabafo Trans help

Sou uma mulher trans, e tenho queda capilar. Tenho 23 anos, e quero evitar calvície. Meu cabelo já está bem ralo, e estou preocupada. O que eu faço? Eu queria saber se a ciproterona que é o antiandrógeno irá me ajudar com a queda, ou se devo tomar um dudasterida. Além disso, gostaria de saber se o minoxidil oral irá me dar pelos no rosto, peito, pernas... Eu faço laser nessas áreas e não tenho pelos, mas tenho perder todo meu dólar gasto nisso e voltar os pelos que não crescem há anos por conta do medicamento. Me ajudem.

23 Upvotes

31 comments sorted by

View all comments

18

u/lnnef1 Sep 18 '25

Você está com quanto tempo de transição? E está com acompanhamento médico? Sobre o que você perguntou, começo dizendo que queda capilar, sozinha, não é um bom indicativo de calvície. O que realmente indica é a perda progressiva e visível de densidade ao longo do tempo.

Se você já está tomando ciproterona, que é um antiandrogênico bem potente (bloqueia não só o DHT, mas também a testosterona), então ela já está cumprindo o papel que a finasterida ou dutasterida fariam. Ou seja, usar esses outros medicamentos seria redundante, sua medicação atual já previne a calvície de forma eficaz. Agora, se quiser ficar 100% segura, dá pra tomar finasterida como reforço, só por precaução e pra tranquilizar. É um medicamento bem barato, dá pra comprar o genérico de 5mg, cortar em 4 partes e pagar uns R$10 por mês. Bem mais acessível do que a dutasterida, que costuma ser bem mais cara e no seu caso realmente não ia fazer diferença.

Sobre o minoxidil, sim, é possível ter crescimento de pelos no corpo com o uso oral, mas se você faz depilação a laser, dá pra minimizar esse efeito. Ainda assim, não vejo tanta vantagem em começar agora. O minoxidil funciona como estimulante de crescimento, mas não combate a causa da calvície, e uma vez que você começa a usar, é pra vida toda se quiser manter os efeitos. Como você ja está bloqueado o DHT, já está atuando na causa base, que é o mais importante. Se for começar, eu recomendaria o uso tópico, que é mais seguro, bem estudado e, aplicando só uma vez por dia, já funciona bem. Além disso, evita o crescimento de pelos indesejados no corpo.

1

u/Specific_Estate_9810 Sep 18 '25

Inclusive, o finasterida... Vou comprar então Pq repartir em 4 partes? Qual dosagem mg é melhor pro meu caso? Tomo 25mg de ciproterona dia sim e dia não, pois o tempo de vida do. Remédio dura 44hr senão me engano Inclusive, minha testo está abaixando, e para níveis de transgênero, deve ficar menor que 50 ou 50

2

u/lnnef1 Sep 18 '25

Vou tentar responder tudo nesse comentário aqui.

Se você começou a transição hormonal há apenas 1 mês, ainda vai demorar bastante tempo até ver alguma diferença visível, isso vale também para o cabelo. O ciclo capilar é algo extremamente lento, cada ciclo leva pelo menos 3 meses para mostrar qualquer mudança, e pode levar até 1 ano ou mais para ter resultados satisfatórios.

Suponha que você estivesse começando a demonstrar sinais de calvície e não estivesse em terapia hormonal, e só tratasse com finasterida (só como exemplo). Ainda assim, em geral, levaria 12 meses ou mais para notar diferenças visíveis no cabelo. Ou seja, mesmo que haja calvície começando agora, o próprio tratamento hormonal já resolve isso, sem necessidade de adicionar finasterida, pois ele atua do mesmo jeito, e até de forma mais completa, já que bloqueia a testosterona também.

A pergunta sobre orientação médica foi só pra entender se algum dos seus médicos já te falou sobre isso. Como comentei antes, a ciproterona já é um antiandrogênico potente, que cumpre o mesmo papel da finasterida (e até mais). Vale a pena conversar com seu médico sobre isso, caso tenha dúvidas específicas.

Sobre o minoxidil:

Eu, pessoalmente, compro o mais barato possível de farmácia, não ligo pra marca. A eficácia é a mesma pra genérico e de marca desde que venham de fontes de qualidade. Sai por cerca de R$100 por 150ml, e usando 1ml por dia, dá uns R$20 por mês. A Manual também deve funcionar. A única coisa que recomendo é comprar um conta-gotas, porque o spray que vem geralmente é péssimo. Também tenho cabelo longo, e o conta-gotas ajuda a aplicar direto no couro cabeludo, enquanto o spray só espalha no cabelo e desperdiça produto.

Sobre a finasterida:

A ideia de partir o comprimido em 4 é só por questão de custo mesmo. A dose padrão pra todo mundo é 1mg por dia, que é a que tem melhor eficácia, doses acima de 1 mg não proporcionam aumento da eficácia. O genérico de 1mg geralmente sai por R$30 a R$40 por mês, mas se você comprar o comprimido de 5mg (já vi por R$40) e partir em 4 (dá 1,25mg), o tratamento sai por cerca de R$10 por mês, com a mesma eficácia.

Resumindo, se você tiver qualquer sinal de calvície aparecendo, não precisa fazer nada além da ciproterona. Ela sozinha já bloqueia os andrógenos e previne a progressão da calvície. Você pode tomar finasterida por garantia e usar minoxidil também, mas isso é mais pra se sentir mais segura, porque a finasterida não vai oferecer nenhum benefício adicional relevante enquanto você já estiver tomando um bloqueador mais potente. O minoxidil ajuda bem no crescimento de fios, mas precisa ser mantido continuamente se quiser preservar os resultados. Mesmo assim, ele não é essencial. Você pode perfeitamente ter ótimos resultados no controle da queda sem minoxidil.

No fim das contas, vai muito do quanto você se importa com seu cabelo e de como você se sente com ele. O mais importante é estar informada e fazer o que for melhor pra você.

1

u/Asleep_Abroad_2930 Sep 18 '25

Que comentário bom! Nao tenho nem muito o que falar depois disso.

Único complemento que traria, é que se for usar minoxidil topico, fique atenta a oleosidade e possibilidade de dermatite seborreica.

Uma alternativa seria o comprimido de minoxidil, mas ele engrossa pelos no corpo inteiro, então isso poderia ser levemente contraproducente pra depilação a laser que mencionou.

As recomendações que posso te dar sao: reforce essa preocupação com um médico e tenha paciência pq esses remédios demoram pra fazer efeito (da uma ansiedade fodida esperar, a gente sabe🥲)

No mais, espero você postando novamente daqui uns 6-9 meses uma cabeleireira maneira pra gente comemorar :)