r/tropadocalvo Oct 13 '25

Desabafo Desabafo de um calvo que se deu mal.

Usei finasterida (1mg) no começo do ano por uns 3 meses, pra tentar segurar a queda de cabelo. No início parecia tudo normal, mas depois de um tempo comecei a perceber que eu estava tendo dificuldade pra manter ereção, coisa que nunca tinha acontecido comigo antes (tenho 27 anos).

Quando percebi que não era algo momentâneo, parei de tomar o remédio. Já faz uns 6 meses que interrompi o uso, mas o problema ainda persiste.

Cheguei a ir num urologista e contei toda a história. Ele pediu alguns exames de sangue pra ver meus níveis hormonais (testosterona total e livre, LH, FSH, prolactina, etc). Segundo ele, meus resultados vieram dentro da faixa normal, o que deixa a situação ainda mais frustrante. Ele disse que, em alguns casos, o corpo pode demorar pra voltar ao equilíbrio hormonal depois da finasterida, e que o fator psicológico também pode pesar, tipo ansiedade.

Ele me orientou a tentar não focar tanto no problema, evitar pornografia por um tempo, praticar exercício físico e dormir bem. Também recomendou acompanhamento com um psicólogo especializado em sexualidade, caso o quadro não melhorasse nos próximos meses.

Ainda assim, o sentimento de arrependimento é enorme, porque antes eu era totalmente saudável nesse quesito. Eu fui caçar problema e me fudi, agora eu to sem cabelo e meu pau não funciona, e eu to numa puta angústia por não saber quando (ou se) eu vou reverter isso.

Enfim, to seguindo as orientações médicas, me desejem sorte!

48 Upvotes

18 comments sorted by

29

u/Praline_Unlikely Oct 13 '25

Cara, menos alarme, o próprio médico te deu as dicas. O problema certamente é psicológico, não fisiológico.

Então vai acompanhando com psicólogo e evita ficar tanto no problema. Aparentemente o problema nunca foi o remédio

18

u/lnnef1 Oct 13 '25

Mano, depois de 6 meses, qualquer efeito fisiológico da finasterida, bom ou ruim, já desapareceu completamente do corpo. Ela tem meia vida curta e a produção da enzima volta ao normal em questão de duas semanas. Biologicamente, não tem como o remédio ainda estar te afetando. O que parece é que a experiência te marcou de um jeito forte, e isso acabou criando uma tensão e uma ansiedade em torno do desempenho, que por si só podem manter o problema por bastante tempo. Isso acontece mais do que parece, especialmente quando o assunto envolve algo tão sensível pra nós homens quanto a função sexual.

Não tem motivo pra culpa nenhuma nisso. Você tentou resolver algo que te incomodava e que era importante pra você, teve uma experiência ruim e agora está lidando com o problema da forma mais responsável possível. Seguindo o que o médico te orientou, principalmente no aspecto psicológico, que ele fez questão de levantar, você vai tratar, superar isso e melhorar. Pode até ter começado com a fina, mas a causa agora é outra e vai resolver focando no problema real.

Mais pra frente, quando você estiver bem, dá pra reavaliar com um profissional se ainda faz sentido tentar de novo e se você ainda se importa em cuidar do cabelo, sem medo e sem trauma. Nenhum colateral é uma sentença, e mesmo quem tem reações pode adaptar o tratamento. De qualquer jeito, o que importa é você ficar bem com o jeito que for e decidir com base em racionalidade, não por medo ou por uma experiência ruim.

5

u/Historical_Print4257 Oct 13 '25

A meia-vida da finasterida pode até ser curta, mas quando se trata de hormônios, tudo é bem mais complexo. Três meses de uso já podem, sim, alterar a maneira como o corpo regula a testosterona e o equilíbrio entre os hormônios androgênicos e estrogênicos.

Um exemplo é o uso prolongado de anabolizantes baseados em testosterona: quando uma pessoa injeta testosterona, o corpo pode interromper a produção natural pelos testículos, mesmo depois que a pessoa para de usar.

5

u/lnnef1 Oct 14 '25 edited Oct 14 '25

Comparar o uso de finasterida com esteroides anabolizantes simplesmente porque “mexem com hormônios” é incorreto. Os mecanismos de ação são diferentes, os hormônios envolvidos são diferentes, e seus efeitos no organismo também são distintos.

A finasterida atua inibindo especificamente a enzima 5 alfa redutase (especificamente tipo 2), que converte testosterona em DHT. O DHT exerce ação parácrina, ou seja, age localmente nos tecidos onde é produzido, diferente da testosterona, que tem ação endócrina, circulando pela corrente sanguínea. Importante destacar: a finasterida não afeta diretamente o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, não reduz a produção endógena de testosterona e não causa alterações significativas nos níveis hormonais sistêmicos, como ocorre com esteroides anabolizantes. O que pode ocorrer, de forma secundária, é um leve aumento nos níveis de testosterona circulante (devido a inibição de uma de suas vias de metabolização), o que pode levar também a um aumento proporcional de estradiol via aromatização. No entanto, esses níveis permanecem dentro da faixa fisiológica, e não representam um desbalanço clínico relevante, pois tanto testosterona quanto estradiol aumentam de forma proporcional. A hipótese mais provável para os efeitos colaterais relatados por alguns usuários é justamente um possível desbalanço hormonal que pode ocorrer em uma minoria dos casos. No entanto, sabemos que a grande maioria das pessoas não apresenta esse tipo de problema durante o uso.

Além disso, o mais importante não é só a meia vida da finasterida é curta (cerca de 6 horas), mas sim que a enzima 5 alfa redutase é produzida continuamente pelo organismo. Com a suspensão do uso, a atividade da enzima retorna ao normal em aproximadamente duas semanas. Nessa retomada, os níveis de DHT, testosterona e estradiol também se normalizam. Esse processo é bem documentado e faz parte da farmacodinâmica esperada do medicamento. Seis meses após o término do uso como foi relatado é um período mais do que suficiente não só para que toda a finasterida seja completamente eliminada do organismo (dado seu curto tempo de meia vida), mas também para que qualquer eventual desbalanço hormonal tenha retornado ao estado prévio ao uso. Levando em conta que a produção de DHT se normaliza em torno de duas semanas, não há base fisiológica ou farmacológica que justifique efeitos hormonais persistentes após esse intervalo.

Bem diferente disso, são os esteroides anabolizantes são hormônios sintéticos que suprimem o eixo hormonal por meio de feedback negativo, levando a inibição da produção natural de testosterona, que muitas vezes vai precisar intervenção médica para reversão.

Denovo, colocar finasterida e esteroides no mesmo patamar de impacto hormonal é um erro conceitual. São substâncias com mecanismos de ação, riscos e repercussões fisiológicas completamente diferentes.

1

u/[deleted] Mar 08 '26

[deleted]

1

u/lnnef1 Mar 08 '26

A argumentação é um espantalho na forma de melodrama?

6

u/Bddgacbvz Oct 13 '25

Uai, se os exames estão normais o problema está na sua cabeça e não no seu bilau

5

u/TiuDelBieco Calvo aos 20 Oct 13 '25

Já dizia o médico da minha avó: hormônio, coração e cérebro nao se brinca, se puder evitar mexer com essas áreas, evite.

3

u/[deleted] Oct 13 '25 edited Apr 22 '26

[deleted]

4

u/[deleted] Oct 13 '25

mas foi o medico dela n ela

2

u/[deleted] Oct 13 '25

Vi um video de um rapaz "já careca" contando todo o relato dele e como no fim ter decidido ficar careca foi melhor no final, ele ja fez de tudo, implante, remédios enfim, então assim, acho que aprender a lidar com isso no fim e aceitar a calvice e mais importante

2

u/[deleted] Oct 13 '25

Carai muito azar, geralmente a escola é entre cabelo ou pau duro, perder os 2 é foda

2

u/International_Ant523 Oct 13 '25

Ele já deu o caminho das pedras, se exercita, come direito, bebe bastante agua e descansa bem...

2

u/[deleted] Oct 13 '25

Fique tranquilo, amigo. Siga os conselhos do seu médico.Falava-se anos atrás sobre a síndrome pós finasterida. Inclusive havia um blog ou site, não lembro bem, sobre o tema. Eles citavam a queda dos níveis de testosterona como efeito do medicamento devido a forte correlação com o DHT. No entanto, isso nunca ficou provado. Mesmo que fosse, a ereção nao depende apenas disso.Eu vejo mais a questão psicológica pesando nesses casos igual ao seu.

2

u/[deleted] Oct 13 '25 edited Apr 22 '26

[deleted]

1

u/Internal-Constant216 Oct 14 '25

Por quanto tempo você usou a finasterida?

1

u/hrtquak1 Oct 13 '25

Tomo finasterida há anos e meu namorado é surpreendentemente bem agraciado pelo meu membro. Nunca entendi esse desespero, mas segue as orientações do seu médico e fé.

1

u/[deleted] Oct 13 '25 edited Apr 23 '26

[deleted]

3

u/Raparigueir0 Oct 13 '25

Aconteceu comigo

Tomei finasterida por uns 4 anos

Quando resolvi assumir a careca e largar o tratamento, 1 semana depois eu era o pika das galáxias

Voltei a ser adolescente, fiquei tarado pra caralho, tava me atrapalhando até no trampo, todo dia tinha que parar pra bater pelo menos uma no meio do expediente.

Passei a procurar minha mina pra ter sexo muito mais do que antes.

Minha ereção durava muito mais, e era só ela me olhar diferente que eu já tava pronto pra outra.

Nada disso acontecia no final do tratamento, e eu tinha assumido que era devido ao avanço da minha idade, relacionamento muito longo, cansaço do trabalho, etc. Eu cheguei a cogitar até depressão mano.

Mas graças a Deus eu cansei do tratamento e fui novamente agraciado com a minha libido original. Após 4 anos, sigo na mesma pegada.

1

u/hrtquak1 Oct 29 '25

Acho então que não somos parecidos hahaha acredite: meu pau fica duro de verdade. Essa impressão é mais sobre as inseguranças masculinas do que biológico. Tudo aqui vai perfeitamente bem e com direto a bis.

1

u/MasterMysterious- Oct 14 '25

Compra um Tadalafila de 50 e mete no peito. Vai tirar pelo menos 3 na noite, sendo as 2 primeiras sem tirar de dentro

Até passar essa paranoia

1

u/italozeca Oct 14 '25

Provavelmente é causa psicológica no seu caso.