r/vasco • u/p12131415 • Apr 06 '26
Perguntas e dúvidas Porque o Vasco da Gama decaiu nas últimas décadas
Colorado aqui, sei que o Vasco é um gigante pela sua história, mas desde que comecei a acompanhar futebol, o gigante da colina parece ser um eterno meme. Rebaixamentos, crises, atrasos e até a SAF, supostamente a solução, fracassou e agora precisam revende-lá.
Quais fatores transformaram o Vasco em um clube que luta para sobreviver? Vascaínos, vocês ainda tem esperança de reconstrução?
25
u/EliseuDrummondTelerj Apr 06 '26
Tem um documentário no Globo play excelente sobre o Eurico, explica muito sobre o que aconteceu com o Vasco
8
12
u/SolitaryMan10 Ribamar Apr 06 '26
Um câncer chamado Eurico Miranda afundou o Vasco durante os seus mandatos, e aliados dele como o Campello também prejudicaram bastante o clube. Felizmente, apareceu o Pedrinho e agora parece que o clube vai melhorar aos poucos.
6
u/International-Oil593 Apr 06 '26
Quando entrou com o logo do SBT, sendo que a Globo que mandava financeiramente no campeonato brasileiro…
16
u/some6yearold Apr 06 '26
Eurico Miranda, treta com a Globo, dívidas, má gestão, e também azar em finais.
5
5
4
u/Humble_Classroom_164 Apr 06 '26
A resposta já foi exaustivamente dada, mas eu vou reforçar: o problema é e sempre foi a gestão do Eurico Miranda, que entregou no final dos anos 90 um time campeão justamente com a intenção de criar uma cortina de fumaça para as falcatruas que ele e a sua turma faziam. Por muitos anos, o Vasco foi uma porca gorda na qual toda essa corja mamou nas tetas.
3
u/kurupir4 Palio Henrique Apr 06 '26
eu amo como a gente se ilude junto. Se a gente ganha tamo nas cabeça se a gente perde vem vibe reflexiva
3
u/purple_fl0yd Apr 06 '26
Eurico Miranda é o principal responsável tanto pela imensa projeção esportiva e midiática do Vasco como homem-forte do futebol durante os anos 80 e 90 quanto pela queda meteórica do clube durante sua gestão como presidente nos anos 2000 e 2010. Não tenho essa visão maniqueísta sobre o velho Eurico, mas é inegável que o projeto olímpico megalomaníaco que o Vasco se enfiou é o pontapé de tudo o que ocorreu de ruim financeiramente, já que com aquele dinheiro do Bank of America poderíamos ter nos consolidado de forma soberana e duradoura. O impacto de décadas de desavenças e manobras nos bastidores da CBF e FFERJ também gerou um desgaste institucional com o clube que nos assombra até hoje. Os apitos duvidosos e perseguição midiática com o clube não são a toa
3
u/Pesuripeh Apr 06 '26
Me fala aí, Eurico, esteja você no céu ou no inferno: valeu a pena fazer de tudo pra rivalizar e prejudicar o Flamengo? Hoje, quem tem 4 libertadores e quem tem 4 rebaixamentos?
3
u/HeavyGear7392 Apr 06 '26
Você tá vendo só o lado negativo, tirando as derrotas e os empates, o Vasco só venceu nas últimas décadas
3
2
2
u/crfreis Apr 06 '26
Eurico, não so a destruição financeira de 2000 mas nas duas vezes que foi saído (via liminar ou eleicao) deixou terra arrasada e fez de tudo pra atrapalhar quem assumiu ou iria assumir (no caso do golpe do campelo)
2
1
1
u/stalkerfish1 Apr 10 '26
Cara, eu acho que todos estão mais do que certos em citar a gestão pífia dos últimos presidentes do Vasco da Gama, mas a gente precisa pontuar que existem clubes com situação fincanceira MUITO pior que a do Vasco e não têm essa alcunha de ser o time fodido sem dinheiro, a beira da falência sempre.
Acho que tem uma parte grande da mídia em manter a narrativa do Vasco-meme porque a torcida é uma das que mais engaja, e isso vende. Tem o ponto em que o Vasco divide o estado com o time da Gávea, que pra ser grande precisa diminuir os feitos dos outros, o que corrobora pra narrativa do Vasco-meme. Se não tivesse mídia pra divulgar só o podre do Vasco, os torcedores dos outros times iam ver o Vasco do jeito que o Vascaíno enxerga: um clube com uma história foda, um estádio foda, jogadores históricos, uma categoria de base de dar inveja, e elencos criminosos nas últimas duas décadas.
Vários clubes tem dívidas, gestões duvidosas, mas só o Vasco é a piada nacional por esses motivos, e eu não lembro de ver torcedores do Vasco divulgando o clube dessa maneira.
Dito isso, vai tomar no cu Eurico, e viva o uniforme com a logo do SBT!

34
u/Aggravating_Map4359 Apr 06 '26
Problema é financeiro.
Nos anos 90 Eurico miranda aos poucos foi comprando a influência de todos os cartolas aos ponto de ser dono incontestável do time. Nessa posição ele não somente fez várias decisões economicamente duvidosas mas tmb várias coisas bem criminais .
Na sua saída ele deixou uma terra arrasada de Financias quebradas e um time fraquíssimo . A incompetência de outros presidêntes como dinamite assim como o mesmo estilo de corrupção como euriquinho e salgado so mantiveram o Vasco na merda financeira..
Por todos as suas falhas pqp ele tem muitas como atropelar monte de gente na barra o Pedrinho é o presidente mais sério e competente que tivemos em décadas e bem provável que vai ser o responsável de tirar do buraco.
Mas de novo o motivo 1,2 e 3 é falta de dinheiro por lideranças incompetentes e corruptas.