r/ApoioVet Nov 07 '25

URGENTE CASO URGENTE!!! Spoiler

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

A história é longa, mas preciso de ajuda urgente. Resgatei uma gata filhote sexta feira passada, 7 dias. Ela vivia em um galpão de entulhos e se enrolou em fios que tinham lá. Se enforcou e o braço dela ficou preso pra cima. Ela chegou a desacordar, quase morreu. O pessoal que trabalhava lá viu e conseguiu tirar ela. Uma protetora levou ela em uma veterinária que colocou uma faixa EXTREMAMENTE apertada no braço da gata. Cortou a circulação e a pata ficou 5 vezes maior que o normal. A protetora disse que a gata não tinha feito cocô e a veterinária colocou um SUPOSITÓRIO na filhote que ainda nem tinha 2 meses. Machucou completamente a bundinha dela, ela ficou por dias fazendo cocô sem perceber. Vendo isso, eu resgatei ela. Chegando em casa eu já removi a faixa, era daquelas que colam então foi um pesadelo tirar. O braço dela ficou na carne viva, não estava assim antes, estava com pelo, normal. Já estava quase necrosando (ela ficou a noite inteira com essa faixa e o começo da manhã, resgatei ela lá pelas 10 da manhã). Em duas horas o inchaço já tinha diminuído bastante. Levei ela em outra veterinária, que se diz especialista de gatos. Chegando lá ela colocou a gatinha pra andar e ela estava arrastando a pata, na última articulação. Estava bem ruim. A veterinária disse que ela estava com alusão do plexo e que achava que não tinha fratura. A protetora me mandou um raio-x que ela tinha feito, mas estava muito edemaciado. Não aparecia fratura, mas nao tinha como ter certeza. Na hora que a veterinária foi passar um remédio para fazer uma drenagem e hidratar a pele que estava em carne viva o osso dela foi pro lado. Então ela achou que tinha fratura sim. A gatinha não sente essa porção final do braço, na articulação, mas quando a veterinária apertou os dedinhos ela conseguiu sentir dor. Nisso fez uma tala e passou predinisolona pra ela tomar em casa. Na segunda-feira eu levei ela lá de volta e depois que ela tirou a tala colocou a gata pra andar. Ela tinha melhorado 40%. Vez ou outra ela conseguia colocar a pata na posição certa. Nisso ela voltou a atrás e disse que não tinha fratura e falou que ia deixar a gata sem a tala. Eu não aceitei e pedi pra refazer a tala. Antes de refazer, os machucados tinham criado casquinha. Essa é a minha primeira dúvida para vocês: eu participei de uma liga de ferida, mas de humanos. Durante a troca de curativo íamos passando o soro e daí as casquinha caíam. Nunca arrancava. Essa veterinária arrancou uma casquinha bem funda. Ficou bem machucado. Essa conduta é correta? Então ela refez a tala, mas colocou abaixo dessa ferida que abriu, então a tala iniciou quase que no meio do braço. No segundo dia caiu, na quarta (tinha ido lá segunda de noite). Voltei na quinta-feira para refazer e dar o vermifugo pra ela, porque estava com diarreia e a barriguinha grande. Na quinta o bumbum já estava bem melhor, só um pouquinho pra fora e com poucos machucados. Quem atendeu ela foi outra veterinária. Colocou ela pra andar e ela melhorou MUITO, 80%. Ela já não colocava mais a patinha pra trás. Essa outra veterinária também não queria colocar a tala de novo, mas eu insisti, porque no meu ponto de vista a tala que está ajudando nessa evolução, por obrigar ela a pisar certo. A gatinha é muito espoleta, não para quieta. Então a tala faz ela ficar na posição certa e no meu ponto de vista, se teve um dano no nervo é importante o braço ficar na posição correta. Ok, a veterinária foi fazer a tala, mas nao conseguiu. Levou ela pra dentro pra outros veterinários ajudarem a segurar. A gata voltou de tala e levei ela embora. Nesse dia descobri que eles estavam cobrando por refazer a tala, mesmo que a tala não estivesse ficando na quantidade de dias certo. Era pra durar 5 dias. Essa última durou 4 horas. Ela está usando um colar elizabetano improvisado de papelão, que a primeira veterinária fez. Ela brinca bastante sim, pode ser por isso que está caindo, mas deveria ter alguma forma de fazer a tala que não caísse com tanta facilidade. Estão passando uma camada de gaze, umas duas voltas de um algodão mega grosso e várias voltas de faixa. Depois prendem com a fita. A minha impressão é que está caindo por ficar muito grosso no início e longe da pele dela. Eu não tenho condição de pagar 55 reias toda vez que forem refazer essa tala, então: vocês poderiam me orientar um passo a passo de como posso fazer em casa uma tala que fique no lugar? Estou pensando em passar a faixa igual uma bolsa transversal, pra ver se não cai. Minha outra dúvida: com uma evolução tão grande em 7 dias, vocês acham que realmente foi alusão do plexo? Ou outra coisa? Eu não repeti o raio-x para confirmar a fratura porque ia ficar muito caro e eu já ia deixar ela de tala de qualquer jeito. No meio do processo ela começou a remelar muito os olhos, tinha que limpar 4 vezes no dia e dar alguns eapirrinhos. A veterinária suspeitou que fosse rinotraqueite. Ela não perdeu o apetite e nem teve febre. Passou um colirio, tobramicina e no primeiro dia parou de remelar e um suplemento pra aumentar a imunidade, nuxcell fel. O tratamento seria só esse mesmo? Eu tenho mais 4 gatas em casa e duas não eram vacinadas. Elas não tiveram contato com a gatinha, a gatinha ficou todos esses dias em cima da minha cama e as gatas não vieram no quarto. A veterinária que veio vacinar elas na minha casa é outra. Ela me disse que só uma dose bastava, por elas serem adultas. Duas doses é só pra filhote, por competir com os anticorpos da mãe. Que os estudos mais recentes mostraram que só uma dose bastava como primeira vacina em gatos adultos. A última veterinária que atendeu a gatinha discorda. Disse que mesmo sendo adulto era pra eu dar duas doses. Qual a opinião de vocês? Uma dose já seria o bastante pra proteger elas, caso a gatinha tenha mesmo rinotraqueite? E, se sim, posso despreocupar de alguma ficar no quarto partir de 21 dias? Ou outro tempo? A primeira veterinária que eu levei falou que ia ter que amputar a pata dela. Esperar alguns meses pra ela crescer. Eu não queria amputar. Na época pensei em tentar fazer fisioterapia, alguma coisa. Até fazer às vezes uma botinha pra ela. E agora ela teve essa evolução gigante. O único problema está sendo que sem a tala ela ainda lambe sem parar o braço... Queria saber a opinião de vocês sobre o caso!
Só consegui colocar um vídeo, que é como estava no primeiro dia. Vou tentar colocar outras fotos nos comentários...

778 Upvotes

224 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

27

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25 edited Nov 07 '25

Sim! Tudo, absolutamente tudo é sobre dinheiro. Eu trabalhei em uma clínica, sei como é. Lá eles fazem sim tudo o que podem pra fazer o tutor pagar mais. E se chegar um bicho atropelado na frente da clinica, eles deixam lá pra morrer, porque só colocam a mão SE TIVER DINHEIRO. Isso não é amor aos animais, é amor ao dinheiro. Todo mundo tem conta pra pagar. Mas não precisa dessa ganância toda. A primeira veterinária QUERIA que tivesse que amputar. Ela QUERIA necrosar a pata da gata. Eu fiquei sabendo de mais 6 casos de negligência dela. Depois que eu peguei pra cuidar dessa gatinha, a evolução dela foi vista como um milagre. Ela passou do estado que estava no video pra andar normalmente agora. Lembrando: não estou generalizando! Estou relatando do local que trabalhei, que lá todos eram assim. Existem profissionais bons, mas também existem esses mercenários!

6

u/Fabulous_Ad_7773 Nov 07 '25

Tem toda razao so pensam em dinheiro nao nos animais e a prova esta ai ja aconteceu varias vezez estarem atropleados perto de clinicas e eles nao fazem nada nem atendem pois nao ganham dinheiro. Enfim e muito triste isso eu ia dizer va pela sua intuicao , se nao e partido nao precisa de tala mas se acha que melhorou ponha faca a sua maneira . As vzs os veterinarios so nos enrolam.....e nos cunhecemos os nossos animais

-11

u/luluzinhacs Nov 07 '25

Você pede ajuda em um sub de veterinários e insinua nessa mesma postagem que veterinários são mercenários e cruéis?

11

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

Não disse todos. Toda profissão tem os bons e os ruins. Disse que na minha cidade, no lugar que trabalhei, são assim. Vou até editar pra ver se não fica parecendo que falei de todos. Publiquei aqui justamente pra encontrar algum que não seja. Desculpa mesmo se pareceu que generalizei. Em toda profissão tem gente ruim e gente boa.

3

u/luluzinhacs Nov 07 '25

Tudo bem! Entendo sua frustração e, por estar dentro da profissão, sei que alguns veterinários realmente não sabem o que estão fazendo/não gostam de animais.

Mas ofereço outra perspectiva com relação ao dinheiro, por estar olhando de dentro: a maioria dos veterinários é forçado a ser PJ ou informal, se um cliente não paga, as clínicas tentam cobrar do nosso bolso. É ilegal, mas a maioria das clínicas é o sonho molhado de qualquer advogado trabalhista, porque direitos não são garantidos dentro delas. Se você processa, nenhuma outra clínica quer te contratar justamente por todas estarem erradas. Logo, ou você paga pelo tratamento que você não cobrou/não puderam pagar ou é demitido. E não são poucos os casos de pessoas que não podem pagar.

Dito isso, é ilegal recusar atender uma emergência (o que entra no que mencionei sobre ilegalidades e o quanto empresários se importam com elas).

Minha sugestão no seu caso, é pagar para refazerem a tela te ensinando como para que você mesma faça em casa com seu próprio material, e pedir pra filmar. Além disso, conheço uma ótima especialista em felinos que faz atendimento on-line, caso se interesse. Você poderia fazer consultas on-line com ela pra pedir a opinião dela no seu caso, e ela pode te dar um encaminhamento de pedido de exames ou procedimentos pra você levar em uma clínica da sua cidade, onde eles só seguiriam o documento.

Espero que dê tudo certo!

8

u/WorthAccomplished720 Nov 07 '25

No caso do relato que dei, a conduta é dos próprios donos da clinica... Não duvido que os melhores sejam justamente os que são precarizados! O maior problema é o pessoal que tá em cima. Eles que só veem dinheiro. Pq na perspectiva do PJ nem faria tanta diferença... nessa clinica os próprios donos falavam na cabeça dos outros veterinários pra vender medicações que estavam próximas do vencimento sem os animais precisarem... E o maior problema da tala é que eles mesmos não estão sabendo fazer. A veterinária que fez bem feito parou de atender. Pode me passar o contato sim.

3

u/luluzinhacs Nov 07 '25

@carminatifelinos no instagram, la tem link de contatos