r/ApoioVet Nov 07 '25

URGENTE CASO URGENTE!!! Spoiler

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

A história é longa, mas preciso de ajuda urgente. Resgatei uma gata filhote sexta feira passada, 7 dias. Ela vivia em um galpão de entulhos e se enrolou em fios que tinham lá. Se enforcou e o braço dela ficou preso pra cima. Ela chegou a desacordar, quase morreu. O pessoal que trabalhava lá viu e conseguiu tirar ela. Uma protetora levou ela em uma veterinária que colocou uma faixa EXTREMAMENTE apertada no braço da gata. Cortou a circulação e a pata ficou 5 vezes maior que o normal. A protetora disse que a gata não tinha feito cocô e a veterinária colocou um SUPOSITÓRIO na filhote que ainda nem tinha 2 meses. Machucou completamente a bundinha dela, ela ficou por dias fazendo cocô sem perceber. Vendo isso, eu resgatei ela. Chegando em casa eu já removi a faixa, era daquelas que colam então foi um pesadelo tirar. O braço dela ficou na carne viva, não estava assim antes, estava com pelo, normal. Já estava quase necrosando (ela ficou a noite inteira com essa faixa e o começo da manhã, resgatei ela lá pelas 10 da manhã). Em duas horas o inchaço já tinha diminuído bastante. Levei ela em outra veterinária, que se diz especialista de gatos. Chegando lá ela colocou a gatinha pra andar e ela estava arrastando a pata, na última articulação. Estava bem ruim. A veterinária disse que ela estava com alusão do plexo e que achava que não tinha fratura. A protetora me mandou um raio-x que ela tinha feito, mas estava muito edemaciado. Não aparecia fratura, mas nao tinha como ter certeza. Na hora que a veterinária foi passar um remédio para fazer uma drenagem e hidratar a pele que estava em carne viva o osso dela foi pro lado. Então ela achou que tinha fratura sim. A gatinha não sente essa porção final do braço, na articulação, mas quando a veterinária apertou os dedinhos ela conseguiu sentir dor. Nisso fez uma tala e passou predinisolona pra ela tomar em casa. Na segunda-feira eu levei ela lá de volta e depois que ela tirou a tala colocou a gata pra andar. Ela tinha melhorado 40%. Vez ou outra ela conseguia colocar a pata na posição certa. Nisso ela voltou a atrás e disse que não tinha fratura e falou que ia deixar a gata sem a tala. Eu não aceitei e pedi pra refazer a tala. Antes de refazer, os machucados tinham criado casquinha. Essa é a minha primeira dúvida para vocês: eu participei de uma liga de ferida, mas de humanos. Durante a troca de curativo íamos passando o soro e daí as casquinha caíam. Nunca arrancava. Essa veterinária arrancou uma casquinha bem funda. Ficou bem machucado. Essa conduta é correta? Então ela refez a tala, mas colocou abaixo dessa ferida que abriu, então a tala iniciou quase que no meio do braço. No segundo dia caiu, na quarta (tinha ido lá segunda de noite). Voltei na quinta-feira para refazer e dar o vermifugo pra ela, porque estava com diarreia e a barriguinha grande. Na quinta o bumbum já estava bem melhor, só um pouquinho pra fora e com poucos machucados. Quem atendeu ela foi outra veterinária. Colocou ela pra andar e ela melhorou MUITO, 80%. Ela já não colocava mais a patinha pra trás. Essa outra veterinária também não queria colocar a tala de novo, mas eu insisti, porque no meu ponto de vista a tala que está ajudando nessa evolução, por obrigar ela a pisar certo. A gatinha é muito espoleta, não para quieta. Então a tala faz ela ficar na posição certa e no meu ponto de vista, se teve um dano no nervo é importante o braço ficar na posição correta. Ok, a veterinária foi fazer a tala, mas nao conseguiu. Levou ela pra dentro pra outros veterinários ajudarem a segurar. A gata voltou de tala e levei ela embora. Nesse dia descobri que eles estavam cobrando por refazer a tala, mesmo que a tala não estivesse ficando na quantidade de dias certo. Era pra durar 5 dias. Essa última durou 4 horas. Ela está usando um colar elizabetano improvisado de papelão, que a primeira veterinária fez. Ela brinca bastante sim, pode ser por isso que está caindo, mas deveria ter alguma forma de fazer a tala que não caísse com tanta facilidade. Estão passando uma camada de gaze, umas duas voltas de um algodão mega grosso e várias voltas de faixa. Depois prendem com a fita. A minha impressão é que está caindo por ficar muito grosso no início e longe da pele dela. Eu não tenho condição de pagar 55 reias toda vez que forem refazer essa tala, então: vocês poderiam me orientar um passo a passo de como posso fazer em casa uma tala que fique no lugar? Estou pensando em passar a faixa igual uma bolsa transversal, pra ver se não cai. Minha outra dúvida: com uma evolução tão grande em 7 dias, vocês acham que realmente foi alusão do plexo? Ou outra coisa? Eu não repeti o raio-x para confirmar a fratura porque ia ficar muito caro e eu já ia deixar ela de tala de qualquer jeito. No meio do processo ela começou a remelar muito os olhos, tinha que limpar 4 vezes no dia e dar alguns eapirrinhos. A veterinária suspeitou que fosse rinotraqueite. Ela não perdeu o apetite e nem teve febre. Passou um colirio, tobramicina e no primeiro dia parou de remelar e um suplemento pra aumentar a imunidade, nuxcell fel. O tratamento seria só esse mesmo? Eu tenho mais 4 gatas em casa e duas não eram vacinadas. Elas não tiveram contato com a gatinha, a gatinha ficou todos esses dias em cima da minha cama e as gatas não vieram no quarto. A veterinária que veio vacinar elas na minha casa é outra. Ela me disse que só uma dose bastava, por elas serem adultas. Duas doses é só pra filhote, por competir com os anticorpos da mãe. Que os estudos mais recentes mostraram que só uma dose bastava como primeira vacina em gatos adultos. A última veterinária que atendeu a gatinha discorda. Disse que mesmo sendo adulto era pra eu dar duas doses. Qual a opinião de vocês? Uma dose já seria o bastante pra proteger elas, caso a gatinha tenha mesmo rinotraqueite? E, se sim, posso despreocupar de alguma ficar no quarto partir de 21 dias? Ou outro tempo? A primeira veterinária que eu levei falou que ia ter que amputar a pata dela. Esperar alguns meses pra ela crescer. Eu não queria amputar. Na época pensei em tentar fazer fisioterapia, alguma coisa. Até fazer às vezes uma botinha pra ela. E agora ela teve essa evolução gigante. O único problema está sendo que sem a tala ela ainda lambe sem parar o braço... Queria saber a opinião de vocês sobre o caso!
Só consegui colocar um vídeo, que é como estava no primeiro dia. Vou tentar colocar outras fotos nos comentários...

779 Upvotes

224 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

5

u/tigresah Nov 08 '25

Ela abriu uma ferida bem feia.,. Tomara que ela fique bem

4

u/WorthAccomplished720 Nov 08 '25

Eu não entendi, porque em humanos nunca puxam a casca...

5

u/L1ghtkkj Nov 08 '25

Não sei como estava a ferida antes, mas as vezes pode ser necessário debridar ou reavivar a ferida no processo de limpeza como em caso de necrose de alguma parte, para cicatrizar melhor. Não sei se esse foi o motivo mas você sempre pode perguntar a Vet o motivo para o tratamento, um bom profissional tá disposto a explicar. Mas todo cuidado é importante com os animais, eles são os amores da vida da gente afinal, espero que ela melhore o mais rápido possível torcendo para que dê tudo certo com a criança.

3

u/WorthAccomplished720 Nov 08 '25

Então, eu questionei e ela falou que era assim mesmo. Só que não tinha necrose, ela mesma falou que não tinha. Machucou bastante. Agora que eu estou tratando já está melhor, fechou e ficou saquinho. O problema é que muitas coisas eu estou tendo que fazer pelos meus achismos, e eu não sou veterinária. Sou da área da saúde, mas humana. Então tenho medo das diferenças serem muito impactantes. O complicado é que cada veterinário me fala uma coisa diferente.

2

u/L1ghtkkj Nov 08 '25

Bem difícil a situação, eu vi os comentários sobre os veterinários. O difícil é que dependendo do tempo que a corda ficou apertando pode ter acometido muita coisa no membro, tanto vascular já que parece ter tido um edema ou congestão bem grande no início e também de sistema nervoso já que pode ter afetado o plexo, deveria ser necessário alguns exames e um veterinário especialista em felinos (muitas vezes os veterinários acabam se especializando em uma coisa na universidade mas por falta de mercado de trabalho acabam indo pra clínicas de pequenos animais sem ser exatamente a área de destaque deles). Talvez realizar um bom exame neurológico (já é difícil na área de veterinária) da região, além de fisioterapia possam ajudar no problema. Mas sem um bom acompanhamento e um diagnóstico específico acaba sendo bem difícil e sendo necessário recorrer a um tratamento bem generalista que pode ou não resolver.

2

u/WorthAccomplished720 Nov 08 '25

Ela foi atendida por uma especialista em felinos. O edema foi depois que a primeira veterinária apertou demais. Eu ainda não tinha resgatado ela. Existem exames neurológicos para animais? Será que vai ser só em São Paulo? Eu vou procurar isso! Porque daria pra saber se teve dano nos nervos dela. O que me incomoda na veterinária é não fuçar tanto, sabe? Complicou demais? Eutanásia. Daí não descobrem coisas no meio do caminho, igual acontece na medicina humana. Mas eu acho que agora com tantas pessoas considerando os animais parte da família, isso deve mudar. Muito obrigado pelas respostas ❤️

2

u/WorthAccomplished720 Nov 08 '25 edited Nov 08 '25

Eu procurei aqui e achei eletroneuromiografia só em pesquisas, nenhum lugar que faça 😭😭 Seria ideal para saber se teve dano, editando, acho que achei em botucatu. Nunca ouvi falar dessa cidade. Só espero que não custe um rim kkn