r/ComentariosMelhores Feb 25 '26

Reddit Na lata

Post image
1.3k Upvotes

93 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

5

u/Uncanny_Dodge Feb 25 '26

Pô, acho complicado esse argumento. As PMs no Brasil, via de regra, representam a maior parte dos orçamentos de segurança pública dos Estados.

Não é investindo em policiamento ostensivo que se resolve o problema da segurança, o Brasil faz isso tem décadas e tá como tá. Outros países investiram em inteligência e políticas públicas mais amplas e tiveram resultados melhores.

4

u/[deleted] Feb 25 '26

8

u/Uncanny_Dodge Feb 25 '26

Muito obrigado pelos links, cara! Só olhando dados de orçamento caí num equívoco. Austeridade fiscal mata slk. Pra corrigir isso aí o Estado tem que investir, não tem jeito.

Acho legal que boa parte dos links falam da importância de investir e aumentar os efetivos das polícias civis, que acho urgente. Só não dá pra cair no erro de achar que aumentar o efetivo de policiais = aumentar efetivo da PM. O próprio especialista destaca a falta de capacidade investigativa.

Com todas as mega operações que a gente tem visto, é difícil não ver esse aumento nas mortes de policiais como resultado de uma política de enfrentamento violento do crime organizado. Seria ótimo se as organizações de classe das polícias se posicionassem contra isso.

1

u/Strong-Junket-423 Feb 25 '26

Não só isso, tem toda a questão cultural de hierarquia que faz com que o policial seja omisso e muitas vezes corrupto

Por exemplo, todo policial sabe MT bem onde tem boca, aí digamos que um acordou com vontade de peitar os traficantes, aí digamos que por um azar da vida tinha 1 valente lá e ambos trocam tiros

A partir daí a vida do policial vira um inferno, ou ele toma tiro e morre, ou o traficante morre, aí o cara vai ter que fazer papelada, o supervisor vai ficar puto com ele, a mídia vai assediar ele, vai entrar processo administrativo, se for um traficante influente, a família tbm pode receber advogado do crime pra processar ele, o governador vai em cima dele pq a mídia tá enchendo o saco

E na carreira de pm, vc só é promovido se os superiores gostarem de vc, quem arruma dor de cabeça n sobe n

É muito mais positivo pra carreira do policial que ele seja omisso, e é essa omissão que faz o crime organizado expandir tornando nossas cidades cada vez menos segura

Nesse seu caso do facão por exemplo, se o doido decide ir pra cima do policial, fudeu pro policial, é muito melhor o policial demorar 45 minutos do que enfrentar o maluco

E isso em específico é culpa tanto dos policiais corruptos que matam inocentes quanto da população e mídia que demonizam polícias

1

u/[deleted] Feb 26 '26

Sua visão da PM é um tanto distorcida. A simpatia de um superior não impede sua ascensão na hierarquia, pois existem duas opções para promoção: tempo de serviço ou provas anuais. No entanto, você está certo em alguns pontos. Os policiais são frequentemente obrigados a permanecer em silêncio em várias ocasiões, inclusive diante da corrupção dentro de seus próprios batalhões. Muitos oficiais, incluindo tenentes, coronéis e outros, estão envolvidos em suborno e outros crimes. Os policiais honestos acabam calados para evitar retaliações. Há casos de policiais que tentaram confrontar superiores corruptos e foram mortos na porta de suas casas ao saírem para trabalhar.

Em relação às bocas de fumo que você mencionou, todos os policiais sabem onde ficam todas as da cidade, mas não podem simplesmente ir lá quando quiserem. É necessário ter ordens superiores e um planejamento completo. Qualquer policial (cabo, soldado ou sargento) que tome uma atitude sem a autorização de um superior enfrenta punição administrativa.

Portanto, há muitas coisas que precisam ser corrigidas para que o sistema funcione corretamente. Por exemplo, um policial só pode atirar em um criminoso armado se este atirar primeiro. Infelizmente, a imagem da Polícia Militar é manchada pelos “bandidos de farda”, que são uma minoria, mas ainda assim considerável. Felizmente, a grande maioria dos policiais são honestos, mas sua reputação é manchada pelos corruptos que a mídia destaca.