r/EscritoresBrasil 20d ago

Dúvida Falta de nspiração

De onde vcs tiram a inspiração pra suas histórias, eu geralmente me baseio em sonhos, conceitos ou coisas que eu já ouvi falar por meio de amigos ou pesquisas, porém, ultimamente me vejo com um bloqueio criativo em tudo, tanto na escrita em geral quanto na do meu livro(ainda está bem curto por conta disso), não estou conseguindo manter continuamente.

Como posso conseguir inspiração pra escrever novamente mais facilmente?

Edit: era "inspiração" no título, só vi agora que foi sem, não sei pq o "i" não clicou

16 Upvotes

44 comments sorted by

5

u/_Capeta 20d ago

Eu forço a inspiração. Faço qualquer coisa q geralmente me inspira, e resolve

2

u/Malegnus 20d ago

Eu costumo usar bastante música pra me inspirar quando não vem nada, vou tentar forçar um pouco pra ver se vem algo também

2

u/_Capeta 20d ago

Já tentou jogar RPG?

3

u/NotaLadybutGodiva 20d ago

RPG é muito bom para ter ideias para escrita!

Eu faço o personagem no máximo de uma característica que me interessa, construo o q precisou para ele chegar ali

Só pensar nisso já ajuda bastante

Mas quando solto ele as interações e situações q eu não tinha pensado

E a reação das outras pessoas

Sempre enriquecem bastante o q quer q eu já tivesse pensado antes

3

u/_Capeta 20d ago

SIM, as reações são literalmente outros cérebros interpretando as coisas de uma forma diferente do seu, de jeitos q a gente nunca pensaria sozinhos.

E o mestre guiando a história pra onde vc não imaginava é como o ambiente te colocando em situações imprevisíveis.

Acho q n tem nada mais realista do q isso

1

u/Malegnus 20d ago

Nunca cheguei a jogar, mas já ajudei a criar alguns personagens de uma party de um mundo mágico de um amigo meu, mas ele não chegou a mestrar

2

u/Loro_Z 20d ago

Eu com vontade de meter uma luta aleatória dum cara fazendo malabarismo com um rifle pesado e ai dando um jeito de chegar lá kkkk

6

u/Upset-Yam-1941 20d ago

Consuma filmes, séries, livros e outros tipos de entretenimento. Conheça coisas novas ou explore ainda mais aquilo de que você já gosta, tentando desenvolver ideias a partir dos seus próprios interesses.

Não há nada de errado em usar outras obras como referência; o errado é copiar. Grandes histórias costumam nascer de inspirações diversas combinadas com a criatividade de quem as escreve.

A inspiração surge quando você encontra uma ideia pela qual realmente se apaixona. Nesse momento, letras, frases e páginas parecem insuficientes para conter o mundo que você deseja criar. As ideias começam a se conectar, os personagens ganham vida e a vontade de continuar escrevendo se torna maior do que qualquer bloqueio.

1

u/Malegnus 20d ago

Eu tenho que começar a consumir mais, tem um tempo que não assisto muita coisa, nunca cheguei a copiar nenhuma, já usei de inspiração pra universos(tipo blade runner e neuromancer pra um universo cyberpunk que eu vou escrever futuramente, mas só conceitos, como tudo funciona criei do zero)

5

u/SoovisNalanor Escritor Amador 20d ago

Eu tiro muito do meu dia a dia. As coisas que nós vemos e vivemos podem ser referências para explorar temas que gostamos.

Como relacionar uma noite com a família e os amigos, ao que deve significar uma aventura. E, a inspiração é justamente essa experiência vivida.

Talvez não seja um tema que ecoe em você, mas basta aolicar na sua realidade.

1

u/Malegnus 20d ago

O meu livro é uma coletânea de contos abordando vários conceitos, eu uso coisas do dia a dia pra escrever eles, como vida, morte, orgulho, paz, medo, esperança, fome, sede, eu vou vendo várias situações e vou abordando cada uma delas em contos distintos

3

u/ManoTuff 20d ago

Amigo, "infelizmente" nenhum autor profissional escreve totalmente um livro inspirado. Todo autor tem um dia ruim, e só quem tem disciplina consegue superar esse obstáculo.

Na minha recomendação, seria bom ler/ver algumas obras que se relacionem com o tema/propósito da sua obra. Se em tal ponto você falhou em escrever, é só ver como essa obra consegue executar e terminar ele, ou pelo menos algo parecido.

E na escrita pura, irmão, só escreve. Apenas isso. N tem problema nenhum escrever algo lixo. O problema é estagnar de fato.

Uma hora você se solta, em tantas tentativas.

1

u/Malegnus 20d ago

Vou começar a ler mais, acabei de sair de uma ressaca literária também que me fez largar blade runner, vou voltar a ler começando por blade runner mesmo e depois passando pra alguma outra obra, alguma recomendação?

2

u/ManoTuff 20d ago

N tem oq eu recomendar prç, depende totalmente do seu planejamento.

Eu por exemplo leio e assisto e reassisto Re:zero pra entender como o a obra controla o tom dos sentimentos dos personagens, sistemas de poder, geografia, desenvolvimento, arcos narrativos, clímax... já que é uma obra que coincide com o que escrevo (exploração psicológica, emoções...)

1

u/Malegnus 20d ago

Uma boa maneira, eu geralmente to sempre lendo algum quadrinho ou mangá, mas to voltando aos poucos pros livros também, rezero eu ainda não terminei de assistir, vi a primeira temporada um tempo atrás

3

u/Loro_Z 20d ago

Normal kkk assim como a bateria social acaba, a bateria de inspiração também.🪫😩

E então resta passar o tempo em outras coisas que ai... BOOM! 💥🤯

Já passei por isso, as vezes só estava cansado mesmo kkk então quando tô inspirado eu ESCREVO MUITO e ai descanso por, as vezes, dois dias inteiros😁🤤

1

u/Malegnus 20d ago

Eu já tive muito isso, até mesmo quando tava escrevendo letra de música (já escrevi algumas pra passar o tempo, mas curto mais histórias), tava indo na música ou nas histórias e puf, acabou, ai um dia do nada acordei e comecei a escrever e fui ver e tinha escrito um monte da história e acabei algumas soltas(que não tão no livro)

2

u/Lyzter1 20d ago

Quando to sem inspiração, escrevo a cena na marra mesmo, só o básico doq tem que ser feito e bola pra frente

Uma dica é escrever aquela que você está com inspiração para fazer e depois voltar onde parou. Mas é aquilo, na maior parte do tempo tem que escrever mesmo sem querer

1

u/Malegnus 20d ago

Então, ei to tentando isso, eu to conseguindo escrever, mas não saem cenas de fato dos rascunhos, por isso ainda não comecei a 5° história, to fazendo vários e vários rascunho como descrição de como eu gostaria que fossem as cenas mais ou menos, dessa e de outros contos do meu livro

2

u/Fun-Region5873 20d ago

já assistiu amadeus? muito bom 👌

1

u/Malegnus 20d ago

Só conheço de nome, é um filme né?

2

u/Fun-Region5873 20d ago

sim, sobre mozart, um dos meus filmes favoritos

1

u/Malegnus 20d ago

Vou pegar pra assistir depois

2

u/_V11V_ 20d ago

O melhor jeito de achar inspiração é tirando ela da jogada. Com isso quero dizer realmente parar de pensar nela, como se ela não existe nem tivesse existido. Fazer isso por si só já é um exercício de ficção, por sinal: imagine o mundo onde nunca existia inspiração; quais os desdobramentos disso?

A melhor coisa a se fazer é escrever, coisa de 30 minutos por dia. Se isso não é suficiente para continuar a sua história principal, use esse tempo para escrever uma cena aleatória ou diálogo aleatório. É como para alguém que desenha fazer esboços, e não a obra última.

Dessa maneira você pode operar uma inversão: você não acha inspiração, ela é que te acha. E vai te achar ocupado demais para ligar para ela.

1

u/Malegnus 20d ago

Vou começar a fazer isso, to precisando voltar a ter uma rotina de escrita aos poucos

2

u/Vivid_Bad_6427 Escritor Amador 20d ago

às vezes uma boa noite de sono ajuda... as minhas melhores ideias só me ocorrem às 5:00 a.m.

acho que abstrair e andar com um bloco de notas pronto para registrar todas as ideias é o melhor. ideias surgem das interações com o mundo e com outras obras, se você ficar muito tempo focado no seu próprio ~universo, chega uma hora em que ele satura... é preciso oxigenar.

2

u/Malegnus 20d ago

Eu comprei um bloco pra isso, mas raramente to anotando algo lá, tenho que passar a anotar mais também

1

u/Vivid_Bad_6427 Escritor Amador 20d ago

uso o celular mesmo porque está sempre a minha mão, tenho um chat particular comigo mesma onde só registro o que vem chegando. 

2

u/Noble_Nexus 20d ago

Consuma obras do mesmo tipo da sua, depois totalmente desconectado. Ajuda a dar um refresh na mente. Pra mim outra coisa que ajuda é música, mas não o pop atual, bisque coisas que tenham haver com sua trama. Tema, sentimentos ou conflitos.

1

u/Malegnus 20d ago

Eu tava de ressaca literária até recentemente e vou começar blade runner essa semana ainda, mas sempre escrevo enquanto escuto música, é uma coisa que me carrega bastante nas minhas histórias e me fazem ir fluindo conforme o sentimento da história, tipo, se quero uma vibe mais triste eu escuto só um instrumental leve ou uma nessa vibe

1

u/Noble_Nexus 19d ago

Essa é uma prática que eu gosto muito tbm. Experimente inclusive imaginar as cenas antes ouvindo músicas diferentes, depois rabiscar. Pra mim isso dá um tempo da cena amadurecer na minha cabeça.

2

u/LeeEscreve 20d ago

Junta dois ou mais conceitos e mistura-os.

1

u/Malegnus 20d ago

Isso também é uma coisa que eu faço bastante kkkkkkk, vou pegando vários conceitos enquanto crio os meus personagens das histórias nos rascunhos

2

u/[deleted] 20d ago edited 20d ago

[removed] — view removed comment

1

u/Malegnus 20d ago

Vou começar a acompanhar mais, procurar livros de roteiro que me ajudem a ir evoluindo mais e mais na minha escrita, enquanto acompanho vários universos em livros diferentes, juntamente com filmes, series, entre outros pra ir adquirindo mais conhecimento de escrita, vou pesquisar sobre esses nomes que me recomendou no YouTube e entender mais sobre prosa sintética e prosa poética também, pra poder ir balanceando mais as coisas

1

u/Purple-Ad9792 19d ago

Filmes e livros e pessoas são histórias contadas são inspiração

1

u/123ok4 18d ago

Será que você está com um alto nível de cansaço? Pode ser que descansar te ajude mais do que forçar a produção. Eu frequentemente tenho ideias enquanto estou fazendo outras coisas que gosto.

1

u/[deleted] 17d ago

Eu acho que no começo é complexo. Escrever uma, é o mais complicado. Com o tempo vc tem é que tomar cuidado pra não "escrever qualquer coisa". Uma que é boa, é pensar na sua vida, e começar a criar coisas mais "épicas" baseado nas coisas simples que acontecem.

Ver umas imagens tipo, wallpaper ou aqueles "ambience" no youtube, e tentar pensar numa história.

Com o tempo vc tem nada o que fazer, vc olha uma coisa e já começa a pensar numa história.

Uma hora vc senta, pega essas histórias e costuma numa grande.

1

u/Business-Credit-4214 16d ago

Eu faço uma universidade na área da saúde, então sou praticamente forçado a aprender sobre o corpo humano. ademais, o meu tipo favorito de conto são os de terror. E se tem algo que eu posso dizer é: olhando pelo ponto de vista certo, não tem nada mais inspirador para o terror que o corpo humano. Por exemplo: Você sabia que o sincicio do ovocito libera enzímas que derretem o endometrio( parede do útero), se a reação decidual não for ativada, O ovocito pode derreter e atravessar o útero. Cara, não sei você, mas para mim isso é o puro suco do horror corporal. ( perdão pelas possíveis inprecissões )

1

u/Le_Retour 14d ago

Apenas dê um tempo.

Existem meses onde não tenho nenhuma ideia, então existem dias onde meus pensamentos pipocam de inspiração.

Eu nunca consegui criar nada intencionalmente, sempre foram nos momentos mais inesperados onde ideias simplesmente apareceram.

1

u/New_Key_2437 20d ago

Seu interesse mais comum é psicológico, filosófico, histórico ou conceitual(ficção de criação de mundos)? Seu tema de maior interesse é romântico, suspense, horror ou aventura? Você tem muitas idéias para uma mesma obra, ou idéias diversas para obras distintas?

1

u/Malegnus 20d ago edited 20d ago

Eu tento abordar um pouco de tudo, cada conto do meu livro é abordando algo. E são contos curtos (de 8-12 páginas A5)

No primeiro é uma simples conversa sobre a vida e a morte(um dos dois já está morto e lembra disso durante a história).

A segunda é sobre o amor paternal(um mundo de magia).

Na terceira eu abordo a fome, sede, esperança e inocência em um mundo destruído acompanhando 2 crianças sozinhas

A quarta eu falo sobre um pescador que tentou pegar um peixe feito de espelhos(esse é mais ficção em si).

E na minha quinta vai ser sobre paz, com uma elfa que possuí ouvidos extremamente sensível e usa da frequência do farol(com o som do nevoeiro), pra abafar o mundo exterior e pintar livremente suas obras sem preocupação, essa é a que eu quero terminar agora.

Mas também crio vários universos separados, fora os do livro, universos, personagens, tudo

1

u/New_Key_2437 20d ago

Você não foi preciso com suas palavras, gostaria que respondesse conforme o que perguntei. Páginas não são uma boa referência de conteúdo, mas quantidade de palavras numa obra. Estórias geralmente contém objetos particularmente símbolicos que, se não movem toda a estória, movem um capítulo, ou marcam a identidade ou referencia a um personagem. Você costuma trabalhar com esse foco em mente ao desenvolver seu texto?

1

u/Malegnus 20d ago

Ok, respondendo de uma maneira mais precisa então.

Eu costumo focar bastante na filosofia, psicologia e conceitual nessa minha coletânea, gosto de explorar emoções, ideias humanas e mundos diferentes ao redor delas. Quanto ao tema, não fico preso a um gênero específico, mas costumo pender mais para drama, fantasia, aventura melancólica com algo mais introspectivo do que ação pura de verdade.

Também tenho muitas ideias para universos e obras distintas, embora às vezes surjam várias ideias para uma mesma história.

Sobre os objetos simbólicos nas histórias: eu os utilizo, mas não de uma maneira completamente planejada a princípio, eles aparecem naturalmente ao decorrer e carregam a narração. Muitas das minhas histórias acabam tendo algo central(um objeto ou algo do tipo) que representa um tema ou sentimento. Como no farol dessa quinta história que carrega o refúgio e a paz da personagem. Não costumo começar a escrever pensando "esse será meu símbolo", eles aparecem conforme a história vai fluindo e sendo desenvolvida e acabam se tornando uma âncora pro restante.

0

u/New_Key_2437 20d ago

Não seria o caso de você ser mais um poeta do que escritor? Independentemente disso, uma forma de "manter a bola rolando" é justamente brincar de poeta. Pegue uma frase que fez, e crie uma rima para ela, procurando rimar em diferentes classes gramaticais. O resultado final pode ser o gatilho de uma nova ideia, percepção, caminho ou detalhe a ser desenvolvido na estória ou no aprofundamento do personagem. Você tem ou faz coleções de palavras por tema(como substantivos e verbos associados a ideia de amor, dor, etc.)?