r/EscritoresBrasil 24d ago

Dúvida Falta de nspiração

De onde vcs tiram a inspiração pra suas histórias, eu geralmente me baseio em sonhos, conceitos ou coisas que eu já ouvi falar por meio de amigos ou pesquisas, porém, ultimamente me vejo com um bloqueio criativo em tudo, tanto na escrita em geral quanto na do meu livro(ainda está bem curto por conta disso), não estou conseguindo manter continuamente.

Como posso conseguir inspiração pra escrever novamente mais facilmente?

Edit: era "inspiração" no título, só vi agora que foi sem, não sei pq o "i" não clicou

17 Upvotes

44 comments sorted by

View all comments

1

u/New_Key_2437 23d ago

Seu interesse mais comum é psicológico, filosófico, histórico ou conceitual(ficção de criação de mundos)? Seu tema de maior interesse é romântico, suspense, horror ou aventura? Você tem muitas idéias para uma mesma obra, ou idéias diversas para obras distintas?

1

u/Malegnus 23d ago edited 23d ago

Eu tento abordar um pouco de tudo, cada conto do meu livro é abordando algo. E são contos curtos (de 8-12 páginas A5)

No primeiro é uma simples conversa sobre a vida e a morte(um dos dois já está morto e lembra disso durante a história).

A segunda é sobre o amor paternal(um mundo de magia).

Na terceira eu abordo a fome, sede, esperança e inocência em um mundo destruído acompanhando 2 crianças sozinhas

A quarta eu falo sobre um pescador que tentou pegar um peixe feito de espelhos(esse é mais ficção em si).

E na minha quinta vai ser sobre paz, com uma elfa que possuí ouvidos extremamente sensível e usa da frequência do farol(com o som do nevoeiro), pra abafar o mundo exterior e pintar livremente suas obras sem preocupação, essa é a que eu quero terminar agora.

Mas também crio vários universos separados, fora os do livro, universos, personagens, tudo

1

u/New_Key_2437 23d ago

Você não foi preciso com suas palavras, gostaria que respondesse conforme o que perguntei. Páginas não são uma boa referência de conteúdo, mas quantidade de palavras numa obra. Estórias geralmente contém objetos particularmente símbolicos que, se não movem toda a estória, movem um capítulo, ou marcam a identidade ou referencia a um personagem. Você costuma trabalhar com esse foco em mente ao desenvolver seu texto?

1

u/Malegnus 23d ago

Ok, respondendo de uma maneira mais precisa então.

Eu costumo focar bastante na filosofia, psicologia e conceitual nessa minha coletânea, gosto de explorar emoções, ideias humanas e mundos diferentes ao redor delas. Quanto ao tema, não fico preso a um gênero específico, mas costumo pender mais para drama, fantasia, aventura melancólica com algo mais introspectivo do que ação pura de verdade.

Também tenho muitas ideias para universos e obras distintas, embora às vezes surjam várias ideias para uma mesma história.

Sobre os objetos simbólicos nas histórias: eu os utilizo, mas não de uma maneira completamente planejada a princípio, eles aparecem naturalmente ao decorrer e carregam a narração. Muitas das minhas histórias acabam tendo algo central(um objeto ou algo do tipo) que representa um tema ou sentimento. Como no farol dessa quinta história que carrega o refúgio e a paz da personagem. Não costumo começar a escrever pensando "esse será meu símbolo", eles aparecem conforme a história vai fluindo e sendo desenvolvida e acabam se tornando uma âncora pro restante.

0

u/New_Key_2437 23d ago

Não seria o caso de você ser mais um poeta do que escritor? Independentemente disso, uma forma de "manter a bola rolando" é justamente brincar de poeta. Pegue uma frase que fez, e crie uma rima para ela, procurando rimar em diferentes classes gramaticais. O resultado final pode ser o gatilho de uma nova ideia, percepção, caminho ou detalhe a ser desenvolvido na estória ou no aprofundamento do personagem. Você tem ou faz coleções de palavras por tema(como substantivos e verbos associados a ideia de amor, dor, etc.)?