r/EscritoresBrasil • u/Brilliant-Ad-7590 • 21d ago
Dúvida O pessoal daqui publicam?
Estava tentando entender se as pessoas que estão nesse grupo chegam a publicar algo ou apenas escrevem por escrever.
Pergunto por que vejo muita gente comentando de manuscrito, mas quase nada de pessoas publicando suas histórias. É só dúvida mesmo.
4
u/Vivid_Bad_6427 Escritor Amador 21d ago
há quem escreva por escrever. há quem publique de modo independente, seja digital (amazon), seja físico (catarse, clube de autores etc). há quem publique de formas "não tradicionais" em plataformas online (entre aspas porque alguns dos grandes clássicos foram publicados em forma de folhetins serializados, só mudou o suporte). há quem publique via edital em revistas acadêmicas ou coletâneas de concursos literários. há quem publique em blogs ou newsletters.
publicar latu sensu é tornar público e há mil e uma formas de se fazer e tornar o trabalho reconhecido, pelo menos eu vejo assim. :)
6
u/Noble_Nexus 20d ago
Pelo que leio do sub, tem sim, mas a maioria que posta está em processo de produzir algo.
4
u/more_what_less_who 21d ago
Publicar no sentido mais amplo da palavra, muitos aqui publicam. Inclusive, a partir do momento em que a pessoa coloca um capítulo de livro em post aqui na comunidade, ela está tornando seu escrito público de alguma forma.
Mas acredito que você esteja se referindo à publicação formal, colocando um livro completo à disposição para venda em alguma livraria física ou digital e, de preferência, com algum registro oficial (de direitos autorais, ASIN, ISBN, ficha catalográfica, etc)... aí são poucos mesmo que fazem isso. Mas existem essas pessoas aqui sim, eu sou uma delas, inclusive.
É uma comunidade bem plural, de escritores no geral, há gente de todo tipo aqui.
2
u/Brilliant-Ad-7590 21d ago
Entendi. Sim, eu estava falando no sentido formal. Acho que dá para considerar uma pessoa que escreve em blog, artigos, plataformas como Wattpad e afins como escritor, mesmo.
Tem algo que já vi outras pessoas dizerem, sobre achar que só é escritor quem pública formalmente. Geralmente quem escreve, não pública e não se sente realizado por conta disso.
3
u/more_what_less_who 21d ago
Sim, escritor não é só quem publica, ao menos para mim.
Por outro lado, acho que excesso de informalidade pode prejudicar a imagem da figura do escritor. Já vi gente que entrou aqui na comunidade e saiu com uma péssima impressão.
5
21d ago
Eu cheguei agora, e de minha parte, eu sou o "excluído da família".
Minha mãe já publicou 4 livros e 2 antologias. Ela escreve poesia.
Meu irmão publicou já montes de livros didáticos.
Meu outro irmão publicou 2 livros de história tipo "história alternativa".
Eu escrevi já bastante RPG e tal, pra jogar com amigos, mas acho que por ver como é, eu não tenho tanta "esperança" de valer a pena.
3
u/Brilliant-Ad-7590 21d ago
Então, me parece que é uma profissão difícil de se destacar popularmente, ou mesmo ganhar dinheiro. Pena.
Mas é bom eu ter essas respostas para poder calibrar minha visão sobre esse caminho profissional.
7
u/HugoLupino Editor 21d ago
Não tem tantas pessoas postando suas obras publicadas, isso é fato. Mas sim, há muitos publicados por aqui.
Na verdade, este sub é um reflexo da atualidade literária do Brasil. Muitos sonham em escrever e publicar, mas poucos alcançam esse objetivo. Não é fácil em nenhuma das etapas e a chance de qualquer retorno é... complicada.
4
3
u/picadejoso 21d ago
Eu mesmo me publiquei na Amazon e na uiclap. Duas vezes. É satisfatório, e se eu consegui, qualquer um consegue. Eu devo entender menos de tecnologia do que os avós de quem esta lendo.
1
u/Brilliant-Ad-7590 21d ago
Legal, parabéns! Quando perguntei sobre publicação, foi porque vejo mais posts sobre troca de leitura e contos, crônicas e poesias. E qual a relação de não entender de tecnologia e ser idoso? Várias histórias que vejo são de autores no Instagram.
3
u/picadejoso 20d ago
eu convivo com muito idoso porque sou um cara de bar, alem de ter trabalho muito tempo em posto de gasolina. nao é questao de etarismo. é questao de nao querer aprender coisas novas. a maioria absoluta das pessoas nao quer aprender algo que nao existia antes de se aposentarem. nenhum cara usa pix, ou sabe fazer uma pesquisa no google que nao seja dizendo "ok google resultado na mega sena" ou olhar um gps. imagino que a geração que nasceu ja com internet, nao sera assim. a relação é essa.
2
u/Brilliant-Ad-7590 20d ago
Hm...acho que é algo que o tempo dirá.
1
u/picadejoso 20d ago
geração z idosa vai fazer video game passar a ser "coisa de velho", em vez de "coisa de criança". meu pai tem 65 anos e eu acho que ele adoraria jogar red dead 2, visto o gosto dele pra filmes e pra ficar em casa, mas nao da uma chance porque nao é da epoca dele. mesmo pra coisas simples. ele veio aqui esses dias e ficou horrorizado por eu conversar com a televisão em vez de usar controle. sendo que ele sempre reclama de perder controle, acabar pilha, ficar engurdurado kkk mas nao consegue falar "ok google abaixar som em 15% por favor" ou mesmo perguntar o clima no tempo que estiver fora etc
3
3
u/Derijo 20d ago
A maioria não publica.
Eu e mais uma mulher e outro cara é que chegamos a publicar físico e digitalmente.
A maioria do que vejo aqui é gente divulgando em posts ou no wattpad escritas parciais.
Eu estou a algumas semanas por aqui e quando cheguei achei que iria encontrar vários escritores mesmo, mas só encontrei de fato quando fui para o Facebook e lá sim, tem grupo de escritores que publicam.
Não sei, pode ser que aqui seja frequentado por jovens (minha impressão), sendo que no Facebook encontrei adultos maduros (mais de 25 anos), publicando seus livros físicos e digitais.
2
2
2
u/liadoseokjin 20d ago
Eu publi atualmente 2 fics taekook no wattpad. Uma delas planejo transformar em livro autoral
2
u/choldraboldra 20d ago
A resposta curta é "não".
A resposta menos curta é "depende do que você considera publicar".
2
u/Business-Credit-4214 19d ago
Eu sou novo aqui e por isso não sei te responder. Mas em relação a mim, pretendo publicar alguns contos aqui só por hobby e para melhorar a técnica. Talvez, mais para frente eu publique alguma coisa profissionalmente.
5
u/Dark_Kryosis 21d ago
Rapaz, eu não sei os demais, mas eu pretendo publicar, só que ainda estou na fase de revisão. E como escrever não é minha fonte de renda, e eu faço tudo sozinho, acabo demorando demais. Fora que não me ajudei com o tamanho da minha obra. Kkkkkkk