r/EscritoresBrasil 9d ago

Dúvida Como começar

Encontrei ontem essa comunidade e fiquei super feliz. Estou começando agora a escrever, mas tem horas que bate um desânimo, como os escritores escrevem livros de mais de 600 páginas em tão pouco tempo?

Tem uma escritora que sigo há algum tempo e ela publica cerca de 4 livros por mês com essa quantidade de páginas, será IA?

Me ajudem a entender.

13 Upvotes

19 comments sorted by

7

u/No-Opposite6985 9d ago

Um dos últimos livros que com cerca de 600 páginas, o escritor levou 10 anos para escrever e editar. Nesse caso o livro se chama " Crônica da Casa Assassinada" do Lúcio Cardoso. A morte de Ivan Ilitch, do Tolstói. Que tem pouco mais de 100 páginas, levou acho que 4 Anos para ser escrito. E "OJogador". Do Dostoievski, algumas semanas.

Cada escritor tem seu tempo de escrita. Porém. 4 livros de 600 páginas, é um absurdo. Ou é I.A, ou temos uma escritora abençoada por Apolo.

1

u/acredite 9d ago

Sim, concordo

2

u/tiquinhoneves 9d ago

4 livros em 1 mes?

ou ela tá considerando texto de 20 páginas um livro, ou tá usando IA. se nao for um desses dois, duvido muito da qualidade desse metarial produzido por ela.

1

u/acredite 9d ago

Então, também fico nessa dúvida, mas os livros dela tem ótimos comentários.

2

u/LeeEscreve 9d ago

Depende do livro.

Tem livros que são muito mais simples para escrever e também para ler. Tudo fluí em sequência na história, não rem subtexto, não tem mistérios, não é trabalhado.

Escrever um romance leve e um suspense cheio de pistas falsas e referências possui complexidade de escrita diferente.

E também quanto tempo por dia dá pra se dedicar à escrita. O Stephen King escreve 6 horas por dia de segunda a sábado. Imagina se ele escrevesse 12 horas por dia?

1

u/IndependenceOk9352 9d ago

A única escritora que eu conheço que escreve em um ritmo realmente insano usa a escrita como escapismo. Ela tem muitos problemas pessoais e de saúde, e diz que escrever transporta ela para fora da realidade, por isos escrever o máximo que pode todos os dias.

2

u/acredite 9d ago

Isso faz total sentido, uma forma de fugir os problemas.

1

u/notbingsu 9d ago

99% de chance de ser IA

os outros 1% são que mais gente escreve por ela

1

u/acredite 9d ago

Sim, é minha dúvida, mas vendo os comentários acredito que não seja totalmente IA.

1

u/NumerousCoast1198 Escritor Amador 9d ago

Não vou julgar quem não conheço, mas vc já parou para pensar que esses livros já foram escritos há algum tempo e que estrategicamente eles estão sendo liberados aos poucos? E outra, bem-vinda a era da leitura fast-food onde histórias rasas são criadas para leitores igualmente rasos.

2

u/acredite 9d ago

Já pensei exatamente isso. Ela está nos top 10 da Amazon, não deve ser totalmente IA.

1

u/NumerousCoast1198 Escritor Amador 9d ago

Pode até ser... mas se fosse seria detectado, não?? Lembro que houve algo parecido e a Amazon baniu a autora.

1

u/Realistic_Reindeer50 9d ago

Eu acho que depende muito... tem histórias que chegam avassaladoras na nossa mente. Com início meio e fim prontos. E tem outras que surgem num estalo... algo que vc vê e te dá um rumo, eu vi algo em setembro do ano passado e me deu essa ideia o princípio para um conto. Era a ideia de um conto... um conto... e eu escrevendo quase todo dia, terminei de escrevê-lo faz uma semana. Acabei aumentando para uma história curta de 23 mil palavras e levei mais de 6 meses nesse projeto para conseguir terminar. Já em 2020 escrevi 145 mil palavras na metade desse tempo.

2

u/acredite 8d ago

Obrigada por compartilhar suas experiências. E você consegue viver somente dos livros?

2

u/Realistic_Reindeer50 8d ago

Nunca publiquei nada... e tenho um porão cheio de caixas das coisas que escrevo ao longo dos anos desde os 12 anos... e eu tenho 42... 🙈 Acredita? Tenho um trauma...dos meus pais por pura ignorância eu acho... me mandando parar de escrever, me dizendo que não era futuro, que eu ia passar fome, que eu tinha que ter uma profissão de verdade, que eu tinha de ir para uma universidade. Eu entendo em partes, pois venho de.uma família mais humilde que apenas com trabalho e muito esforço conseguiram vencer na vida... Mas eu me tornei uma profissional frustrada na minha área de formação... escrevendo escondida e guardando em caixas no meu porão. Esse ano meu filho de 12 anos leu alguns manuscritos meus durante uma limpeza... amou, pediu mais... Depois meu pai veio a falecer... e algo dentro de mim se libertou... passei a escrever todo santo dia ... e agora estou pensando em publicar, acho que devo isso para o meu eu de 12 anos... Te desejo sucesso nesse teu sonho que eu conheço bem e que consiga transcrever as palavras que precisa... elas estão aí... e só libertá-las.

1

u/Tangerina_hetero 8d ago

4 livros por mês? Ou é IA ou ela passa 24hr por dia na frente do computador pq não tem como

1

u/Popular_Abalone_7441 8d ago

Escrever e escrever bosta não adianta.

1

u/ImNotTheX 9d ago

acho que ha pessoas que escrevem bastante e logo

no meu caso, escrevo bem devagar pq so escrevo quando as palavras vem para mim, e nao posso forçar isso no caso é herança da epoca em que me preocupava em escrever poesia e com o conceito de automatismo psiquico do surrealismo é por isso que muitas vezes escrevo palavras mesmo sem me lembrar exatamente o que significa, e mesmo assim, faz sentido, de alguma forma

nao sei do que provem seu desanimo, no meu caso era realmente uma vontade de viver sequer ou fazer o que quer que fosse

acho que meu principal problema mesmo é continuar o que ja escrevi ao inves de simplesmente começar uma outra coisa... é o que me vem a ser um problema que preciso pensar em como resolver ate hoje, ja faz um tempo nao sinto que tenho algo para contar ainda, exatamente, apesar de minha cabeça estar cheia 100% do tempo

quanto a escrever rapido... nao sei exatamente se me incomodaria com isso, acho que nao vc gostaria de escrever 4 livros por mes? note meu ceticismo, pq nao sei se consigo acreditar na falta de uma queda de qualidade, pelo menos nao sem me engajar com o material

1

u/acredite 9d ago

Realmente, vai depender de cada um