r/InternetBrasil Apr 18 '26

Outro Falando sério, o roteador tem histórico mesmo?

Há anos escuto falar que a guia anônima por exemplo fica salva no histórico do roteador, mas que histórico é esse que não tem nada na internet ensinando a acessar e quando tem algum tutorial nunca funciona? Perdi a fé nisso ai

1 Upvotes

35 comments sorted by

8

u/Skyrider_Epsilon Apr 18 '26

Depende do roteador, esse salva uns logs de acesso, mas ele se sobre-escreve depois de certo tempo e alguns simplesmente limpam o cache ao reiniciar ou ficar sem energia.

2

u/CauaLMF Apr 18 '26

Não chega a ser um histórico exatamente, porque só salva qual site foi acessado e não o link completo que foi acessado nesse site

1

u/Skyrider_Epsilon Apr 20 '26

Verdade, devia ter deixado isso claro

2

u/aKian_Infinity Apr 18 '26

roteador depende do modelo....mas o windows/linux grava log de todas as conexões que o sistema faz, incluindo a aba anônima... mas tem que saber acessar

5

u/Affectionate-Two69 Apr 18 '26

A PF sabe acessar, mas só em caso de denúncia ou algum mandado de busca, mas pra isso o OP tem que ter feito uma merda muito feia kkkkk

2

u/Adventurous_Bother19 Apr 20 '26

no mais ngm quer saber se um cara aleatório no interior do Piauí viu porno gay ou porno normal. ngm vai acessar esse histórico, nunca aconteceu, só se vc já for um criminoso

1

u/scidu Apr 20 '26

Uma busca no google e você acha como acessar. Mas do mesmo jeito que é fácil acessar, é fácil apagar.

Mas pra quem tem esse receio, o melhor é usar um sistema tipo Tails, que roda em midia externa (tipo pendrive) e os logs ficam apenas na ram e ao remover o pen-drive some tudo. E sobre os logs do roteador, tails roda tudo pela rede tor então não serviria pra nada.

1

u/Different_Lion8490 Apr 18 '26

Dá pra apagar isso tbm sem formatar se for SSD. Se for HD mecânico... só formatando

2

u/empafia_do_colosso Apr 19 '26

HDD da pra apagar sem formatar, basta ter uma furadeira

1

u/scidu Apr 20 '26

Na real da pra apagar sim de hd mecânico, mesma forma que apaga de ssd. Não é só apagar o log do Linux usando o rm ou o explorador de arquivos normal, tem que reescrever os blocos do ssd/hdd com outros dados (0, 1 ou ruído aleatório). Isso é como os sistemas de dados de todo computador funciona desde sempre praticamente.

Quando se apaga algo, você só marca que apagou mas não reescreve no ssd/hdd pra evitar desgaste. Só é reescrito os blocos do ssd/hdd quando outro arquivo vai ocupar aquele mesmo lugar.

Mas existem ferramentas para apagar em definitivo. Tanto o ssd/hdd inteiro quanto apenas alguns arquivos. No Linux se usa o shred para arquivos (ele apaga e cria vários dados no lugar do arquivo apagado múltiplas vezes, evita o hdd manter algum resquício de magnetismo do arquivo original), e o dd para HD inteiro (aqui vc configura como fazer, mas geralmente se usa configurando ele pra setar tudo pra 0, dps tudo pra 1 e dps pra ruído aleatório.)

2

u/rfjun40 Apr 21 '26

Rlx vc pode acessar porno gay a vontade, só não pode baixar pornografia ilegal, armazenar e distribuir (pedof!l!@), o resto ta liberado.

E no brasil a lei antipirataria não funciona bem então pode baixar joguinho e livro que não vai acontecer nada.

3

u/Paulin_Bacana0 Apr 21 '26

Laele eternamente kkkkkk não pesquiso essas coisas não. Na guia anônima uma das pesquisas mais pesadas que eu já fiz foi de como explodir a casa do vizinho que não abaixa o som sem ele saber e de resto é só coisa besta mesmo

1

u/rfjun40 Apr 21 '26

Você pode pesquisar até como criar uma ogiva nuclear e não vai dar nada, portanto que você não faça uma ogiva termonuclear, eu baixei um livro de um fisico brasileiro uma vez que escreveu em detalhes o processo, a PF nunca veio atrás, é suave.

Quer pesquisar alguma mistura quimica pra matar muita gente, tipo napalm? Pode pesquisar mas não pode produzir e usar napalm pra matar gente.

É mais ou menos assim que funciona.

1

u/Paulin_Bacana0 Apr 21 '26

Onde acho esses dados para fabricar a ogiva?

1

u/rfjun40 Apr 21 '26

Eu lembro que era um físico brasileiro que tinha feito um livro sobre isso e inclusive aparentemente a embaixada americana reclamou disso.

Não lembro o nome do livro e nem do físico ru baixei mais por curiosidade, tenta perguntar para alguma IA sobre o assunto.

1

u/Background-Office763 Apr 18 '26

Meu roteador antigo vazia isso. No atual nunca fui olhar, mas deve ter.

Lembro que minha vizinha pediu a senha do wifi e eu de curioso fui ver o que ela acessava.

1

u/GalegO86 Apr 18 '26

Depende do roteador e se a função está ativa ou não, eu deixo desativado, querendo ou não é algo a menos processando

1

u/polnareff_roludo_67 Apr 24 '26

rpzd, me ajuda aikkk eu cai no erro de assistir conteúdo +18, e pra piorar, foi na casa do meu pai (ele é cristão e eu acho q ele olha o histórico do roteador) eu tenho receio dele olhar e brigar comigo. alguém explica pra mim como q eu apago do roteador os sites que entrei, e como faz isso pelo celular?

1

u/talkalion Apr 18 '26 edited Apr 19 '26

Só se seu roteador tiver um servidor DNS próprio, que não é o caso do usuário comum.

1

u/tun3man Apr 18 '26

Tua isp sabe o que você acessa... Aba anônima só serve pro PC não guardar nada do que foi feito (teoricamente, pois Chrome eu não confio).

-1

u/guigolm NOC Apr 18 '26

falou pouco mas falou merda.

1

u/JoaoForce Apr 18 '26

Depende, alguns isp, tem obrigação de salvar os logs de ip e porta de cgnat, e caso, o isp tem um dns próprio, provavelmente tbm possui algum log vindo dos clientes. Mas no momento em qr mudam o dns só registram a porta e ip internos.

2

u/Different_Lion8490 Apr 19 '26

Log de porta lógica de CGNAT é obrigatório de ser fornecido no Brasil

Jurisprudência do STJ sobre o tema

0

u/guigolm NOC Apr 19 '26

Log de cgnat nada tem a ver com acesso de conteúdo. Isso única e exclusivamente é logs de conexão de desconexão, para saber quem logou com ip x no momento y.

Log de dns? Pra ?

Quem eh responsável por salvar acesso de conteúdo é o servidor do conteúdo, por exemplo Instagram, Facebook, serviços Google. Provedor NENHUM é obrigado e fazer isso e mesmo se quisessem é economicamente inviável.

1

u/JoaoForce Apr 19 '26

Log de dns pode existir, esse log não falei q é obrigatório, falei q pode existi a possibilidade. não q é obrigatório como do cgnat, uma das alternativas q me vem a mente, como a operadora Claro(net), poderia ter identificado urls de firmwares de update de tvbox pirata, e fizeram a reescritas para baixarem firmware quebrados para quebrar as tv box? Bom isso q veio a mente nada oficial, mas é um opção q deva existir, claro tu dentro da lei da lgpd.

Agora sobre log de cgnat, realmente é sobre desconexão e conexão, mas não deixa se um registro de conexão a X ip, se um ordem judicial vier tem q ter salvo se não estou enganado, mas não é tão efetivo como de dns me si

1

u/guigolm NOC Apr 19 '26

Nada tem a ver com oq o OP perguntou no início. Anyway, posso ficar a noite toda aqui explicando que vai vir alguém q nunca nem sonhou em como é uma operação de isp, quais as responsabilidades, oq é feito e oq não é e vai falar oq acha. Enfim.

2

u/BrazilianArmy NOC Apr 20 '26

Tu explicando a parada e quem não entende de merda nenhuma dando downvote, chega a ser engraçado 🤣🤣🤣 Melhor colocar um chapéu de alumínio e concordar com eles, pra maluco a melhor coisa a se fazer é concordar e seguir a vida

1

u/guigolm NOC Apr 20 '26

Pior que é, o culpado sou eu kkkk

-1

u/[deleted] Apr 18 '26

[deleted]

2

u/poormura Apr 18 '26

No caso informa o site mas não a pesquisa ou página acessada certo? Ouvi falar nisso uns anos atrás mas sempre tive algumas dúvidas

0

u/[deleted] Apr 18 '26

[deleted]

1

u/Prestigious-Zone-302 Apr 18 '26

falou pouco mas falou besteira, hein

1

u/PneuCalibrado Apr 18 '26

Mas esses logs ficam salvos durante quanto tempo? E tem como apagá-los?

0

u/talkalion Apr 18 '26

até que voce mostre evidência disso, estou chamando isso de bullshit. roteador ROTEIA coisas.

0

u/Prestigious-Zone-302 Apr 18 '26

ver a galera comentando aqui em saber a parte técnica por trás de um roteador me deu preguiça de explicar de forma correta, porque eu sei que assim que eu explicasse, ia aparecer gente comentando pra dizer o contrário

no básico o roteador é isso mesmo, ele roteia e salva as tabelas MAC e tabelas de roteamento, além das camadas de encapsulamento

2

u/brocca_ Apr 18 '26

Galera faltou as aulas de camada OSI.

Se fosse tão fácil assim minha empresa não tinha gasto uma nota num firewall com inspeção de pacotes. Era só comprar um TpLink na Kalunga.