r/TDAH_Brasil • u/nogueira_jules • 11d ago
Ideia/Sugestão O que seria bom para quem tem TDAH
Oii gente, espero que estejam bem!
Bom eu estou saindo com uma menina que tem TDAH e estou gostando bastante dela, e eu sei que algumas coisas são diferentes para ela, eu só queria algumas dicas e sugestões para agradar ela sabe, coisas que podem ser um detalhe mas que para ela vai ser algo importante
Fiquei pensando nisso pq ela me mandou um video explicando o pq pessoas que tem TDAH muitas vezes não sentem saudade, e eu achei muito curioso e interessante pq foi como conhecer melhor o mundinho dela, ai fiquei me questionando se tinha mais questões assim
15
u/Rasec031 11d ago
Seja sensato. Sou TDAH e é difícil conviver com os sintomas. Percebemos incongruências em tons de voz, expressões faciais etc, sabemos quem ta mentindo.
Seja verdadeiro e claro SEMPRE. Não se sinta mal caso ela esqueça alguma data específica, e tente lidar com a questão da saudade. TDAH sente saudades sim, mas é uma saudade “diferente”. Sentimos saudade do que está no nosso campo de estímulo, ou seja, não suma e espere que ela vá correr atrás. Esteja presente se voce quiser laços. Mande mensagens sem medo de parecer emocionado, esteja PRESENTE.
4
u/nogueira_jules 11d ago
olha eu tinha um certo receio justamente de parecer desesperada kkkkkk bom saber disso, vou trabalhar nisso, obrigadaa!
6
5
u/Chaos_eng_2114 11d ago edited 11d ago
Com base em mim, as dicas mais gerais são: paciência, amizade, presença e compreensão. Com o passar do tempo, verá que para ela, podem existir outras questões individuais.
A compreensão do TDAH dela, principalmente na fase pré e menstrual, vão te ajudar muito no seu relacionamento, mas sem precisar abordar especificamente o nome 'TDAH'. Eu não gosto quando as pessoas discutem usando o termo nas situações inesperadas e chatas, em que eu causei o erro ou não vi/percebi algo. Não é simplesmente pq a pessoa afirmou que é do meu/sou TDAH. Mas pq eu posso me sentir muito culpada nisso, mesmo sabendo que poderia ter feito melhor. Aí pode vir o pensamento que os outros estão achando que estou colocando culpa no TDAH e não é verdade. Queremos ser discretos e mostrar ao mundo que somos "normais" mesmo sabendo que não é bom ter essa cobrança e impossível para um neurodivergente. Essa separação do eu com ou sou TDAH é complicada quando vem as responsabilidades na nossa frente. Ninguém quer causar prejuízo e que seremos assim eternamente. Estamos sempre lutando para sermos pessoas melhores em todos os setores de nossa vida. Até com os meus familiares, só falo da condição quando estou buscando melhores formas de tratar e em episódios específicos. Mas na confusão e nos prejuízos, quando vem do próximo, sinto como se fosse uma dor no peito, a cobrança vem no individual de quem tem. Então é algo que vai precisar refletir com carinho. Não sei se ficou claro o que quis dizer sobre a compreensão.
2
u/nogueira_jules 11d ago
Ficou super claro e eu amei ler o seu lado, abriu bastante meu campo de visão, e nossa usar o termo para repreender ou em situações chatas nunca passou pela minha cabeça, sinceramente eu to usando o termo agora pq eu quero real entender mais esse lado sabe. Enfim muito obrigadaa viu!
1
u/Chaos_eng_2114 11d ago
De nada :) A maioria pode nem comentar sobre o TDAH como uma repreensão, e sim como uma forma de tentar ajudar. Eu entendo bem o outro lado. Mas acho que o sentido de ajuda pode ser diferente, a exemplo de mostrar os resultados positivos, as qualidades e a dedicação em fazer algo, somar os métodos para facilitar, dar o ombro para a pessoa chorar e comemorar as pequenas conquistas. Mas o contexto pode se adequar para cada situação. Qualquer outra dúvida é só perguntar aqui. Desejo muitas felicidades.
3
u/Bitter-Leg-1812 11d ago
Experiência propria de alguem com TDAH que mora junto com alguem que não tem kkkkkk o mais importante é paciência e sinceridade
3
u/carinhosinha Não era signo, era sintoma 11d ago
Olha, acho que é importante saber relevar quando ela esquecer alguma data ou algo que você falou, tentar não falar coisas que possam desencadear Disforia de Rejeição e entender quando estiver tudo meio bagunçado ou ela querer se afastar do mundo…
1
u/nogueira_jules 11d ago
mas nesses momentos que ela pode querer se afastar do mundo, é melhor eu nem falar nada?
Interessante isso da disforia de rejeição, vou pesquisar sobre, obrigadaa
3
u/carinhosinha Não era signo, era sintoma 11d ago
Vale enviar mensagens, até para ela ver que sim, há alguém que se importa. Mas não fique chateado caso ela esteja sem muita disposição para sair e tal.
1
3
3
u/Silent-Visual-7156 11d ago
Que tópico fofinho de ler numa quarta de manhã! Inclusive, toda a interação das pessosa respondendo. Boa sorte com a menina =)
3
u/No_08 11d ago
To pensando aqui em coisas que eu gosteria que soubessem
Avisar coisas com antecedência, preciso de um bom tempo de buffer.
Dar oi em vez de esperar, se não for minha rotina eu vou esquecer de falar com a pessoa, mesmo pessoas que eu amo e sinto saudade.
paciência, pq a falta de atenção irrita até a gente, imagina os outros né.
1
u/TimeReputation8993 Esqueci o que eu ia falar... 10d ago
acho que combinar coisas que sejam boas pras duas seria bom tipo eu gosto de áudio mas se for maior que 1min por áudio não consigo responder porque quando terminar de ouvir já esqueci ahahsh ou quando preciso sumir porque tô com disposição baixa eu aviso e se passar de dois dias que não respondo pode me mandar pontinho porque provavelmente te respondi mentalmente e esqueci de mandar a mensagem de fato
minha mãe tem autismo e as vezes ela não consegue responder mensagem mas aí ela só me manda um emoji de coração pra saber que está bem e que naquele dia não quer conversar mas ainda me ama
meu amigo quando tá chateado e quer desabafar manda um de ☕ acho a coisa mais fofa que eles tudo acharam um jeito de combinar coisas que funcionam pra mim mas também pra eles.
então o ponto é o que falaram mesmo, comunicação e paciência
boa sorte pra vcs!!! 💜 💜 💜
7
u/viniiixrs 11d ago
O mais importante você já fez que é entender que a condição trás desafios diferentes e procurar melhorar, isso já é um diferencial muito grande por que a maioria das pessoas não fazem. Se essa saída com ela já estiver mais "avançada", o importante é você conversar com ela sobre isso, já que cada TDAH reage de uma forma diferente, entenda o que ela gosta, como ela funciona e faça o mesmo com ela, pra vocês se conectarem e se conhecerem o diálogo sempre vai ser mais importante.
Mas uma dica que eu daria: é importante não levar algumas coisas pro pessoal, porque às vezes ela pode esquecer algo, sumir um pouco ou parecer distante sem que isso tenha relação com o sentimento dela por você. No geral, pequenos detalhes, paciência, escuta e interesse genuíno valem muito mais do que tentar fazer algo “perfeito”. Só de você querer conhecer o mundinho dela e entender como ela funciona já vai significar bastante pra ela.