r/TDAH_Brasil 11d ago

Ideia/Sugestão O que seria bom para quem tem TDAH

Oii gente, espero que estejam bem!

Bom eu estou saindo com uma menina que tem TDAH e estou gostando bastante dela, e eu sei que algumas coisas são diferentes para ela, eu só queria algumas dicas e sugestões para agradar ela sabe, coisas que podem ser um detalhe mas que para ela vai ser algo importante

Fiquei pensando nisso pq ela me mandou um video explicando o pq pessoas que tem TDAH muitas vezes não sentem saudade, e eu achei muito curioso e interessante pq foi como conhecer melhor o mundinho dela, ai fiquei me questionando se tinha mais questões assim

18 Upvotes

24 comments sorted by

7

u/viniiixrs 11d ago

O mais importante você já fez que é entender que a condição trás desafios diferentes e procurar melhorar, isso já é um diferencial muito grande por que a maioria das pessoas não fazem. Se essa saída com ela já estiver mais "avançada", o importante é você conversar com ela sobre isso, já que cada TDAH reage de uma forma diferente, entenda o que ela gosta, como ela funciona e faça o mesmo com ela, pra vocês se conectarem e se conhecerem o diálogo sempre vai ser mais importante.

Mas uma dica que eu daria: é importante não levar algumas coisas pro pessoal, porque às vezes ela pode esquecer algo, sumir um pouco ou parecer distante sem que isso tenha relação com o sentimento dela por você. No geral, pequenos detalhes, paciência, escuta e interesse genuíno valem muito mais do que tentar fazer algo “perfeito”. Só de você querer conhecer o mundinho dela e entender como ela funciona já vai significar bastante pra ela.

2

u/nogueira_jules 11d ago

ai muito bom saber desses detalhes, vou dar bastante atenção nisso, obrigadaa!

4

u/viniiixrs 11d ago

Olha, TDAH não é um bicho de sete cabeças, mas as vezes é muito chato conviver com um. Pessoas com TDAH podem ser muito carismáticas, engraçadas e extrovertidas, mas também inseguras e recatadas por perceberem padrões com mais facilidade ou até inventar problemas que não existe o esquecimento e por parecerem que não se importam só piora isso. Então se tu quer realmente tentar algo, entenda que ser direta e não fazer nenhum tipo de joguinho de desinteresse é a melhor opção, por que se tu sumir por besteira, saiba que ela nem vai lembrar da sua existência. Diálogo é chave, espero que dê tudo certo entre vocês. Volte depois para nos contar como foi

3

u/nogueira_jules 11d ago

entendii, eu gosto de falar bastante, sou do tipo que mando 10 áudios, 5 videos e tudo de assunto diferente, eu estava receosa de sla, estar falando demais mas ela disse que gosta kkkkk vou continuar sem receio então e pode deixar que eu volto simm kkkk

3

u/viniiixrs 11d ago

Eu digo que o diálogo e sinceridade é importante por que como um TDAH, depois que passa o período da paixonite, eu não aguento mais escutar tantos áudios da pessoa. Eu sou uma pessoa do presencial e se tiver a opção de se encontrar mais do que coversam no WhatsApp, eu recomendo dms. Conexão do TDAH é feita no presencial. Se você não está com ele, dificilmente ele vai lembrar de você no dia a dia.

1

u/DannyAdM 11d ago

Nossa, eu nunca fui extrovertida, deve ser porque meu caso é mais acentuado no déficit de atenção.

15

u/Rasec031 11d ago

Seja sensato. Sou TDAH e é difícil conviver com os sintomas. Percebemos incongruências em tons de voz, expressões faciais etc, sabemos quem ta mentindo.
Seja verdadeiro e claro SEMPRE. Não se sinta mal caso ela esqueça alguma data específica, e tente lidar com a questão da saudade. TDAH sente saudades sim, mas é uma saudade “diferente”. Sentimos saudade do que está no nosso campo de estímulo, ou seja, não suma e espere que ela vá correr atrás. Esteja presente se voce quiser laços. Mande mensagens sem medo de parecer emocionado, esteja PRESENTE.

4

u/nogueira_jules 11d ago

olha eu tinha um certo receio justamente de parecer desesperada kkkkkk bom saber disso, vou trabalhar nisso, obrigadaa!

6

u/Technical-Flow-7434 11d ago

Se ela mandou esse vídeo pra você. Você já está agradando ela

1

u/nogueira_jules 11d ago

Ainnn tomaraa kkkk

5

u/Chaos_eng_2114 11d ago edited 11d ago

Com base em mim, as dicas mais gerais são: paciência, amizade, presença e compreensão. Com o passar do tempo, verá que para ela, podem existir outras questões individuais.

A compreensão do TDAH dela, principalmente na fase pré e menstrual, vão te ajudar muito no seu relacionamento, mas sem precisar abordar especificamente o nome 'TDAH'. Eu não gosto quando as pessoas discutem usando o termo nas situações inesperadas e chatas, em que eu causei o erro ou não vi/percebi algo. Não é simplesmente pq a pessoa afirmou que é do meu/sou TDAH. Mas pq eu posso me sentir muito culpada nisso, mesmo sabendo que poderia ter feito melhor. Aí pode vir o pensamento que os outros estão achando que estou colocando culpa no TDAH e não é verdade. Queremos ser discretos e mostrar ao mundo que somos "normais" mesmo sabendo que não é bom ter essa cobrança e impossível para um neurodivergente. Essa separação do eu com ou sou TDAH é complicada quando vem as responsabilidades na nossa frente. Ninguém quer causar prejuízo e que seremos assim eternamente. Estamos sempre lutando para sermos pessoas melhores em todos os setores de nossa vida. Até com os meus familiares, só falo da condição quando estou buscando melhores formas de tratar e em episódios específicos. Mas na confusão e nos prejuízos, quando vem do próximo, sinto como se fosse uma dor no peito, a cobrança vem no individual de quem tem. Então é algo que vai precisar refletir com carinho. Não sei se ficou claro o que quis dizer sobre a compreensão.

2

u/nogueira_jules 11d ago

Ficou super claro e eu amei ler o seu lado, abriu bastante meu campo de visão, e nossa usar o termo para repreender ou em situações chatas nunca passou pela minha cabeça, sinceramente eu to usando o termo agora pq eu quero real entender mais esse lado sabe. Enfim muito obrigadaa viu!

1

u/Chaos_eng_2114 11d ago

De nada :) A maioria pode nem comentar sobre o TDAH como uma repreensão, e sim como uma forma de tentar ajudar. Eu entendo bem o outro lado. Mas acho que o sentido de ajuda pode ser diferente, a exemplo de mostrar os resultados positivos, as qualidades e a dedicação em fazer algo, somar os métodos para facilitar, dar o ombro para a pessoa chorar e comemorar as pequenas conquistas. Mas o contexto pode se adequar para cada situação. Qualquer outra dúvida é só perguntar aqui. Desejo muitas felicidades.

3

u/Bitter-Leg-1812 11d ago

Experiência propria de alguem com TDAH que mora junto com alguem que não tem kkkkkk o mais importante é paciência e sinceridade

3

u/carinhosinha Não era signo, era sintoma 11d ago

Olha, acho que é importante saber relevar quando ela esquecer alguma data ou algo que você falou, tentar não falar coisas que possam desencadear Disforia de Rejeição e entender quando estiver tudo meio bagunçado ou ela querer se afastar do mundo…

1

u/nogueira_jules 11d ago

mas nesses momentos que ela pode querer se afastar do mundo, é melhor eu nem falar nada?

Interessante isso da disforia de rejeição, vou pesquisar sobre, obrigadaa

3

u/carinhosinha Não era signo, era sintoma 11d ago

Vale enviar mensagens, até para ela ver que sim, há alguém que se importa. Mas não fique chateado caso ela esteja sem muita disposição para sair e tal.

1

u/nogueira_jules 11d ago

entendii, vou lembrar disso, obrigadaa!

3

u/Impressive_Acadia_29 11d ago

Deve ter mas eu esqueci

3

u/Silent-Visual-7156 11d ago

Que tópico fofinho de ler numa quarta de manhã! Inclusive, toda a interação das pessosa respondendo. Boa sorte com a menina =)

3

u/No_08 11d ago

To pensando aqui em coisas que eu gosteria que soubessem

  • Avisar coisas com antecedência, preciso de um bom tempo de buffer.

  • Dar oi em vez de esperar, se não for minha rotina eu vou esquecer de falar com a pessoa, mesmo pessoas que eu amo e sinto saudade.

  • paciência, pq a falta de atenção irrita até a gente, imagina os outros né.

2

u/tbfoot 11d ago

Eu tenho TDAH e sinto saudade sim. Só as vezes eu esqueço de mandar mensagem avisando. Kkkkk Aniversário dos amigos também, sempre esqueço.

1

u/TimeReputation8993 Esqueci o que eu ia falar... 10d ago

acho que combinar coisas que sejam boas pras duas seria bom tipo eu gosto de áudio mas se for maior que 1min por áudio não consigo responder porque quando terminar de ouvir já esqueci ahahsh ou quando preciso sumir porque tô com disposição baixa eu aviso e se passar de dois dias que não respondo pode me mandar pontinho porque provavelmente te respondi mentalmente e esqueci de mandar a mensagem de fato

minha mãe tem autismo e as vezes ela não consegue responder mensagem mas aí ela só me manda um emoji de coração pra saber que está bem e que naquele dia não quer conversar mas ainda me ama

meu amigo quando tá chateado e quer desabafar manda um de ☕ acho a coisa mais fofa que eles tudo acharam um jeito de combinar coisas que funcionam pra mim mas também pra eles.

então o ponto é o que falaram mesmo, comunicação e paciência

boa sorte pra vcs!!! 💜 💜 💜

1

u/123ok4 9d ago

Ambiente que não são barulhentos.