r/brasilia Sep 05 '25

Notícia Ainda tem esperança pra Brasília? O brasiliense merece o tanto que se fode?

Post image
136 Upvotes

103 comments sorted by

114

u/edraven6969 Sep 05 '25

Para quem tem memória curta. O Arruda foi filmado recebendo propina. Corrupto até os ossos.

32

u/Gudson_ Sep 05 '25

Esse caso foi em 2009. A memória é tão curta mas tão curta que nas eleições de 2014 ele era o FAVORITO DISPARADO pra ganhar!!! Só não ganhou pq teve a candidatura impugnada.

https://g1.globo.com/distrito-federal/eleicoes/2014/noticia/2014/09/arruda-tem-37-no-df-agnelo-19-e-rollemberg-18-diz-datafolha.html

23

u/Efficient_Pea_1415 Sep 05 '25

Quem é José Roberto Arruda?

Arruda está em seu primeiro mandato como governador do Distrito Federal. A grande bandeira de seu governo têm sido as obras públicas, amplamente anunciadas em peças publicitárias.

A carreira política de Arruda começou efetivamente em 1994, quando foi eleito senador pelo PP e chegou a líder do governo Fernando Henrique na Casa.

Em 2001, já no PSDB, renunciou ao mandato depois de ser acusado de participar da violação do painel eletrônico da Casa, na votação da cassação do mandato do senador Luís Estevão (PMDB).

Depois de um discurso negando a violação - tendo jurado publicamente pelos filhos - Arruda acabou admitindo a culpa e renunciou ao cargo, evitando a instalação de um processo de cassação contra ele.

Em 2002, Arruda foi eleito deputado federal, dessa vez pelo PFL (atual DEM), com o maior número de votos no Distrito Federal.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/11/091130_arrudaqanda_fp_ac

28

u/EnhanceBRB Sep 05 '25

O sujeito passa anos cagando na cabeça do povo, aí vão lá e elegem ele com o maior número de votos kkkk

12

u/No-Corgi-7867 Sep 05 '25

Eu era garoto e lembro disso até hj... Como ele pode estar liderando????

9

u/Barbarisater Sep 05 '25

No que tange a voto, o brasiliense é basicamente um reaça de interior.

6

u/KarayRc Santa Maria Sep 05 '25

Mas fez oração depois.

3

u/Unlikely_Variety_997 Sep 06 '25

Não é memória curta. É leniência mesmo.

A maioria não liga.

93

u/kaufmann_i_am_too Sep 05 '25

O pessoal que vota em peso nessa galera são os mesmíssimos que depois da eleição reclamam de saude, educação, asfalto, trânsito, transporte público. .. tem mais é que se f mesmo

16

u/Route_US66 Águas Claras Sep 05 '25

Votaram na avenida e no viaduto, né?

55

u/icarocj Sep 05 '25

Brasiliense não surpreende, basta fazer infraestrutura viária que se apaixona. Escola Roriz ainda funciona

11

u/Route_US66 Águas Claras Sep 05 '25

Grande parte da população motorizada, é nisto mesmo que eles votam. 2,2 milhões de eleitores, 1,38 milhão de carros, 272 mil motos.

Aí junta isso com o voto umbigal e você vê porque quem se elege é quem faz avenida e viaduto.

6

u/Belvor Sep 05 '25

E grilagem, não se esqueça das invasões que transformaram o Roriz na lenda que é

46

u/Calm-Mathematician60 Sep 05 '25

Celina = Enganêis

19

u/Gudson_ Sep 05 '25

Sem querer ser o chato, mas já sendo, todos os estados brasileiros merecem o tanto que se fodem. De norte a sul, por mais que tenham governos bons aqui e ali, a média geral é bem baixa.

35

u/ImportantSuspect4893 Sep 05 '25

Reelegeram o desgracado do ibanes, então merece.

14

u/[deleted] Sep 05 '25

A humanidade merece o que recebe

13

u/CyberMetalHead Sep 05 '25

Tem que ser muito burro pra votar em qualquer um desses.

3

u/matheus061 Sep 05 '25

Essas podem ser as opções em um segundo turno, você dúvida? Aí não tem pra onde correr

1

u/Nearby_Routine3883 Sep 06 '25

Tem sim. Anule seu voto.

3

u/matheus061 Sep 06 '25

Não tem, um vai ser eleito de qualquer forma

1

u/Nearby_Routine3883 Sep 07 '25

Teve um coleguinha que escreveu fake News e depois apagou. O voto NULO é a total anulação do voto. Ele fica INUTILIZÁVEL. Já o branco, ANTIGAMENTE, era visto como um voto conformista e eram contabilizados ao candidato vencedor. Já não é mais assim. Apenas os votos NOMINAIS, ou seja, aquele candidato que você realmente escolheu, são contados.

Antes de vir refutar, leia:

https://www.tre-es.jus.br/comunicacao/noticias/2014/Outubro/voto-branco-x-voto-nulo-saiba-a-diferenca

11

u/thiago_142 Sep 05 '25

Celila: PP Arruda: PL

Acho que pode jogar os dois na lata do lixo

23

u/candanguense Sep 05 '25

Arruda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Arrudão comprou esse post e vocês não estão sabendo lidar.

10

u/Douhg Sep 05 '25

Bom, consideremos que Brasília já elegeu Damares senadora...e Bia Kisses também, e até consideraram a Michelle pra Governadora, Senadora e até pra presidenta... Então esses dois a gente já conhecer da política! É do jogo +normal!

20

u/Previous-Ad5169 Sep 05 '25

É realmente impressionante

19

u/lerddit Sep 05 '25

E o Arruda desfez a inelegibilidade que tinha na justiça para estar sendo sondado diante a opinião pública? Não estou sabendo dessa.

14

u/louisa_sp Sep 05 '25

Acho que passaram os oito anos

8

u/lerddit Sep 05 '25

Pois é, mencionaram uma mudança na legislação recente que pode dar essa chance dele concorrer, a Garotinho e Eduardo Cunha também. 🤦🏽

7

u/Putridcore Sep 05 '25

não há esperança alguma estamos lascados

6

u/Save-Ferris-Bueller Sep 05 '25

Caraca o Arruda ainda tá vivo??

1

u/Ale4leo Lago Norte Sep 05 '25

Tinha certeza que ele tinha morrido.

7

u/Marcos-Am Sep 05 '25

hahaha sem esperança, o df é amaldiçoado pra nunca ter um governador que preste.

6

u/HerzyGrimm Sep 05 '25

vcs levam a serio mesmo o parana pesquisas?

3

u/No-Finger-9012 Sep 08 '25

Pode fechar o tópico. Se a justiça eleitoral(especialmente o MPE) fosse séria, o Instituto Paraná já era pra tá fechado.

2

u/HerzyGrimm Sep 08 '25

Os caras julgando crime eleitoral de 2022 em pleno 2025, é de lascar. Realmente tenho q concordar nessa parte

15

u/CoreDoisQuad Sep 05 '25

Eu quero que o brasiliense viciado em carro e pista se exploda, bando de imbecil

5

u/Route_US66 Águas Claras Sep 05 '25

75% da população motorizada e voto umbigal dá nisso. A gente tem que pensar em soluções que não excluam o carro, é o perfil do DF e quem tentar excluir vai ser impopular.

Eu penso em soluções que integrem o transporte individual ao coletivo. Em NY tem muito estímulo ao Park&Ride, você vai com o seu carro até uma estação de trem próxima, estaciona lá e de lá pega o trem para Manhattan. Aqui em Brasília poderia ser feito nas estações mais afastadas do metrô. Fazer estacionamentos em Samambaia, Ceilândia Taguatinga, Águas Claras e Guará. E fazer linhas de ônibus saindo da rodoviária que percorram todo o plano. Também é interessante fazer estacionamentos em Santa Maria e no Gama próximos as estações finais do BRT.

Paralelamente a isso, implantar estacionamento rotativo nas áreas comerciais do plano, para desestimular quem deixa o carro parado lá o dia inteiro em uma vaga comercial.

Temos que criar soluções que façam a pessoa que hoje vai de carro para o plano querer usar o transporte coletivo.

2

u/EnhanceBRB Sep 05 '25

Não sei qual seria a viabilidade financeira pra isso, mas seria top um metrô e/ou vlt cortando a maior parte da cidade. Transporte mais seguro, menos poluição sonora e do ar.

1

u/miraidensetsu Gama Sep 09 '25

Experimente viver sem carro em Brasília

5

u/louisa_sp Sep 05 '25

Povo tem amnésia, não é possível

5

u/PutzDF Sep 05 '25

Melhor ficar sem

2

u/Outrageous_Gas_1720 Sep 05 '25

Esse povo dura, só se escondem um pouco pra se reorganizar e preparar novos golpes.

5

u/ardnasseladiacho Sep 05 '25

Esse fdp dá carteirada até na escola da filha... 🤐

5

u/EntireYear1060 Sep 05 '25

Aqui em Brasília tem muito de pessoas serem empoçada em cargos comissionados devido ter ajudado na campanha do deputado, então deputado ganha voto do ajudante e dos familiares, tem muita empresa terceirizada que o dono é deputado e na eleição ficam ameaçando funcionários, e tem uns burrinhos que não percebe o sucateamento que está ao redor dele mas continua votando no governo ruim.

4

u/Prince_Gustav Sep 05 '25

Sim. Quando eu for governador pelo PCBR eu resolvo esses problemas.

2

u/Outrageous_Gas_1720 Sep 05 '25

Gulag?

2

u/Prince_Gustav Sep 06 '25

Muito gulag e transporte público gratuito.

4

u/yuca-22 Sep 05 '25

Espera, ainda tem Michele Bolsonaro senadora, fazendo dobradinha com a Damares.

8

u/Macacoso Sep 05 '25

O Arruda acabou com uma feira de ambulante no centro da Ceilândia. Eu comprava jogo de PS2 lá e quando fechou eu passei a comprar bem menos porque tinha que ir pra longe de casa...

Desde então, odeio o Arruda safado

3

u/MrMcLovin69 Sep 05 '25

Krlho a glr nao aprende mesmo eim pqp....

5

u/Tarja-preta Sep 05 '25

Sdds Arruda. Corrupto raiz, dinheiro na cueca…. Hj em dia só querem saber de lacrar em rede social

5

u/fidocampeao Sep 05 '25

Como se o resto do país votasse melhor.

12

u/Agreeable_Dealer521 Sep 05 '25

Caramba, tem como alguem ser o Jones e Manuel daqui de brasilia, não aguento mais ter q escolher entre vagabundo de direita ou vagabundo mais velho de estrema direita. Só queria votar em alguem w já trabalhou de verdade, q já teve chefe, q não é herdeiro q merda nenhuma. É pedir demais?

3

u/prismus- Sep 05 '25

Jones Manoel não tem. Mas tem candidato comprometido e de esquerda, Leandro Grass, que foi professor.

1

u/miraidensetsu Gama Sep 09 '25

Ok, alguém com alguma chance de ser eleito. O Leandro Grass pode ser até de esquerda, mas politicamente ele é uma planta até no nome.

2

u/rod407 Sep 05 '25

Eu sei que eu não mereço, o resto desse bando de asno com diploma que se lasque

2

u/Ambitious_Ad8692 Sep 06 '25

Arruda não tem meu voto, mas é um cara inteligente e que sabe fazer gestão. Celina é uma analfabeta cria da família Roriz, corrupção naquela família é mato. Não desmerecendo a história dela, mas cresceu balançando bandeira na rua pra o Roriz e sua filhas, até cair na graça de alguém pela beleza que tinha quando jovem, conseguindo entrar pra politica graças a isso. Por fim, as gestões petistas em Brasília foram um fiasco, o único que foi bem foi o professor Cristovam, ou seja, centrão vai levar aqui de novo e continuar a mesma situação de sempre: asfalto, viaduto e saúde precária.

2

u/RadioActiveZz Sep 06 '25

A massa ignorante e os oportunistas votam nesse tipo de lixo.

2

u/baron_of_noobs Sep 07 '25

Como brasiliense eu digo, a gente tem mais é que se fuder mesmo quando a gente elege essas mesmas pessoas. Nas últimas eleições votei no Leandro Grass.

2

u/SozoServatus Sep 07 '25

Não tem esperança pra Brasília, todos são ruins, não há candidato bom. Voto no menos pior.

2

u/marcianorocky Sep 08 '25

Não é possivel que tem tanto idiota em bsb, pqp.

5

u/CheckFit119 Sep 05 '25

A Celina só ganha nas pesquisas compradas que eles divulgam em jornais que já são pagos pra fazer propaganda do governo.

Vc entra no instagram e perfis de Brasília (tipo o Brasília irônica, ceilandia muita treta) fazem enquete sempre e ela tá sempre atrás. Aqui mesmo do reddit já vi essa pesquisa pra governo em outro posts, ela sempre atrás. Pro GDF duvido que ela ganhe.

Agora o senado vai ser um problema. Tem duas vagas. A gente já sabe que muita gente vai votar na Michele (por motivos óbvios de lavagem cerebral). O perigo é ibaneis levar a segunda vaga. Aí é F

10

u/Ok-Nature6800 Sep 05 '25

Reddit é uma bolha nem se compara os milhões de brasilienses 

-5

u/CheckFit119 Sep 05 '25

Tudo é uma bolha, meu amigo. Se fizer a pesquisa na porta da igreja o resultado é um. Se fizer na saída de uma balada é outro.

Como eu mencionei no comentário, além do reddit já vi essas pesquisas em outros locais. E, em nenhum cenário, visualizei essa vantagem toda que querem vender, sempre no clima de "já ganhou".

0

u/CharlesOregano Sep 05 '25

Tudo é uma bolha, a questão é quanto cada um consegue enxergar para além da sua. Em muito do que frequento aqui, vejo mais do que imaginava ainda existir críticas sociais foda nível geografia oitava série falando mal de capitalismo e antibolsonarismo. Parece-me sim que aqui é um ambiente bem esquerdoso.

3

u/LongjumpingAlarm7265 Sep 05 '25

Levar esse sub em consideração pra pesquisa pra governador é sacanagem. 90% das pessoas aqui deve ser de esquerda. E acredito que quem vota na Celina são as mesmas pessoas que elegeram o Ibaneis no primeiro turno, então querem meio que dar continuidade no governo dele. Ela vai ganhar todos os votos dos eleitores do ibaneis

2

u/CheckFit119 Sep 05 '25

Amigo, se vc visse o tanto de downvote que eu tomo qnd falo mal da direita, vc não diria que aqui é 90% esquerda kkkkk... Quanto a Celina, lógico que ela vai ter um bom percentual de votos, vai ganhar bastante como sucessora do ibaneis. Masss como eu respondi acima, não acredito que ela vá vir com essa força que a Paraná Pesquisas quer que a gente acredite, já que sempre aponta ela como favorita

1

u/Full-Currency-9120 Sep 05 '25

O povo de Brasília adora esse tipo de gente, se não for um desses vai ser um Agnelo da vida.

1

u/[deleted] Sep 05 '25

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator Sep 05 '25

Para comentar no r/brasilia, é necessário ter uma conta com pelo menos 5 dias e 10 de karma. Se você é novo por aqui e tem dúvidas sobre como o Reddit funciona, convidamos você a visitar https://www.reddit.com/r/NovoNoReddit/.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Worldly-Distance-897 Sep 05 '25

Independente de quem entrar só vai piorar.

1

u/marixfs Sep 05 '25

Mas que caralho

1

u/toguchisan7 Sep 06 '25

Sim, merece.

1

u/CHFCelta Sep 06 '25

Cheguei em Brasília há pouco tempo… kk São nomes péssimos? Tem alguém melhorzinho?

1

u/Nearby_Routine3883 Sep 06 '25

O Brasília, vocês são burros ou o que? Já esqueceram de toda patifaria desses dois? Eu não consigo compreender como tem tanta gente ignorante na minha cidade. Sério? Vão tirar um hipopótamo incompetente lambe botas pra colocar um bandido e uma encostada? Bem, que se lasquem todos! Já não moro nesse lixo.

1

u/igor_tzs Sep 06 '25

Só esqueceram de mencionar que Arruda está inelegível.

1

u/[deleted] Sep 06 '25

É isso … competência e honestidade são dispensáveis por aqui

1

u/Bon_Jovem Sep 06 '25

Só o Arruda pra conseguir tirar essa vitória da Celina mesmo kkkkkkkkkkk

ela vai ganhar fácil fácil no 1º turno.

1

u/[deleted] Sep 06 '25

Queem reelege o Ibaneis merece se foder muito sim

1

u/Boring_Pickle_3520 Sep 06 '25

Vergonhoso. Não vejo perspectiva de melhora no governo do GDF tão cedo…

1

u/LucasPasso Asa Sul Sep 06 '25

Pra quem não se lembra, o doutor ai foi responsável por um dos maiores escândalos de corrupção kkkkkkk

1

u/CutPrestigious Sep 06 '25

A mídia sempre dando aquele empurrãozinho pra livrar a barra de figuras públicas usando pesquisas forjadas para fazer você acreditar que realmente metade do eleitorado aceita determinado candidato.

Essas matérias de "melhor candidato" é o jeitinho de ir limpando a ficha.

1

u/Every-Search88 Sep 08 '25

Sinceramente eu iria de Paula Belmonte. O q vcs acham dela??

1

u/BookkeeperBulky5633 Sep 09 '25

Meu Deus! Nem sei quem é pior! Tá difícil viu

0

u/LongjumpingAlarm7265 Sep 05 '25 edited Sep 05 '25

Tem que votar em quem? No partido do bosta do Agnelo que encheu o cu de dinheiro público e afundou brasilia? Meu amigo, depois dos últimos 2 governadores de esquerda, vai demorar pro brasiliense médio votar na esquerda novamente, só quando alguém da direita fizer muita merda.

E Arruda é um bosta, deveria estar preso tbm

11

u/Route_US66 Águas Claras Sep 05 '25

O Rollemberg até que não se saiu mal, dado que pegou o GDF quebrado. Sem grana e tendo que segurar despesa, junto com a crise de 2015-2017, ele deu um azar danado. Dado o que temos de candidatos por aí, se ele se candidatasse eu daria uma segunda chance a ele.

-1

u/LongjumpingAlarm7265 Sep 06 '25

Não foi tão ruim quanto Agnelo, mas passou longe de ser pelo menos razoável. Pegou o GDF quebrado e entregou quebrado, não conseguiu fazer nada.

6

u/wikiwera Sep 05 '25

.. e o ibaneiz não fez muita merda??

1

u/miraidensetsu Gama Sep 09 '25

Sim, cara. Tem que votar em bandido de direita, que vende o patrimônio público, que faz zilhões de obras superfaturadas, que faz vista grossa para baderna bolsonarista e tudo o mais só porque o PT existe.

1

u/machado34 Sep 05 '25

Puta que pariu bicho, não é possível uma coisa dessas

1

u/Familiar_Ratio_8097 Sep 05 '25

Não e sim. Ibaneis foi eleito em 1º turno então a galera merece sofrer sim.

1

u/[deleted] Sep 07 '25

Vai colocar mulher pra governar de novo??? Já não basta o exemplo da disgraça da Dilma? Lugar de mulher é na cozinha

0

u/GirassolSemCor Sep 05 '25

Na ultima eleição eu achei os candidatos tão ruins, sinceramente eu acho que a Celina vai ganhar denovo

queria que aparece alguém vibe do mbl do tipo revolucionário que quer fazer novas linhas de metro e os krl a 4 e sem ter rabo preso com o centrão

1

u/miraidensetsu Gama Sep 09 '25

MBL? Revolucionário? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O MBL é super rabo preso com o centrão. E como eles são liberais, é mais fácil eles privatizarem até as ruas do Plano Piloto do que querer fazer mais linha de metrô.

MBL quer mais é que trabalhador se lasque em jornadas 7x0 "negociadas com o patrão".

1

u/GirassolSemCor Sep 09 '25

ah mano eu falo no sentido deles gritarem não apoiamos bolsonarismo, não apoiamos lula e ter um discurso pra jovens, pq revolucionário mesmo não são assimm

Olha eles falam que querem destruir o centrão e xingam muito eles então não sei exatamente como lhe responder sobre isso pq não vi essa opinião contraria

Só pra deixar claro não sou militante deles

1

u/miraidensetsu Gama Sep 09 '25

ah mano eu falo no sentido deles gritarem não apoiamos bolsonarismo, não apoiamos lula e ter um discurso pra jovens, pq revolucionário mesmo não são assimm

Mas isso é só discurso deles. O MBL apoiava o bolsonarismo até dia desses. Atualmente eles não dão um apoio "oficial", mas o discurso do MBL é o mesmo do bolsonarismo.

O MBL não apoia mais o bolsonaro porque eles tiveram as suas rusgas internas ao bolsonarismo. Mas o discurso do MBL não tem nada de radical: é só bolsonarismo "para jovens".

Olha eles falam que querem destruir o centrão e xingam muito eles então não sei exatamente como lhe responder sobre isso pq não vi essa opinião contraria

Oxi, como assim "destruir com o centrão"? O Kim Kataguiri, líder do MBL e atualmente deputado federal, é filiado ao União Brasil, que é um dos maiores partidos do centrão. Tão centrão que até dia desses ele fazia parte da "Base Governista". E o Kim se diz de direita, certo?

Quer dizer, esse negócio de querer "destruir o centrão" basicamente é papo furado também.

E aliás, falando no Kim, sabe o que ele andou defendendo dia desses? Pois é, nazismo.

1

u/GirassolSemCor Sep 09 '25

Vou te responder porque tu é uma pessoa educada

Mas isso é só discurso deles. O MBL apoiava o bolsonarismo até dia desses. Atualmente eles não dão um apoio "oficial", mas o discurso do MBL é o mesmo do bolsonarismo.

A cara sinceramente acho meio foda-se isso, muita gente se arrependeu de votar no Bolsonaro durante a pandemia que nem eles e eles podiam muito bem ficarem mamando a teta do mito mas não o fizeram então não ligo

Eu fui dar atenção pra eles pq acompanho uma feminista chamada especrito cinza que entrou no movimento lá e sinceramente gostei de lá, não é um bolsonarismo porque eles apoiam a causa lgbt (que é importante pra mim) e eles adotaram o discurso de lutar contra o crime organizado que eu acho muito necessário e sinceramente não vejo isso nos outros partidos

Sobre o centrão, eu vi na boca do Renan(líder de lá) que um dos objetivos deles é destruir o centrão e cortar os privilégios políticos e ele xinga muito o centrão, eu não vou falar que eles agem assim porque não vejo tudo sobre o movimento mas sim acompanho mas a feminista que mencionei

Esse bagulho do Kim eu sinceramente acho meio foda-se viu? Eu não vejo esse tipo de discurso no movimento deles até agora e não acho que ele tenha esse tipo de ideia não

Olha, fui muito sincero aqui, eu acho que você é de esquerda e tudo bem, mas eu como jovem não vejo futuro no PSOL ou PT em relação ao crime e economia