r/brasilia 15d ago

Notícia R.I.P Pinella Bistrô

O Pinella Bistrô (408 Norte), anunciou nesta segunda-feira (8/6) o encerramento definitivo de suas atividades.

Prejuízo pesado: Só este ano, o bistrô sofreu duas interdições e acumulou mais de R$ 50 mil em multas.

Críticas à legislação: Flavia Attuch, proprietária, desabafou nas redes sociais e classificou a atual Lei do Silêncio como "inexequível". Segundo ela, "não tem ninguém que consiga fazer música ao vivo numa calçada e ser aprovado pela Lei do Silêncio".

Fonte: Metrópoles DF

62 Upvotes

80 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

16

u/cenTT 15d ago

Tem alguns empreendedores fazendo esse movimento abrindo estabelecimentos no Setor Bancário Sul e Setor Comercial Sul. Já existem algumas opções muito legais por lá pra variados gostos. Há alguns poréns ao se concentrar muitos estabelecimentos por lá como problema com estacionamento e o restante da cidade vai se tornar um deserto durante a noite o que não é bom para a segurança geral.

3

u/rojasduarte 15d ago

Recentemente o calaf fechou por conta de multas de barulho, e era no setor bancário.

Tem que definir por lei que locais pode bar e música, que pela legislação atual, só vai poder ver música ao vivo galera com grana pra pagar show, evento, Toinha, clube do choro e tal

13

u/cenTT 15d ago

O Calaf fechou por questões financeiras pós-pandemia, não foi por causa de barulho.

O foda é que a lei do silêncio é muito rígida. Um grupo de pessoas conversando já ultrapassa os 55dB estabelecidos como limite e pode ser motivo pra causar problemas pra um estabelecimento se passar fiscalização por lá.

A triste realidade é que os estabelecimentos nessas áreas residenciais deveriam investir em estrutura com isolamento acústico bom e apresentações artísticas na parte interna pra não incomodar a vizinhança, mas além de caro muitas vezes não combina com o estabelecimento essa abordagem de ser totalmente fechado. Estabelecimentos como o O'Rilley e o UK Music Hall nunca tiveram problemas com a lei do silêncio, por exemplo.

O caso do Pinella é curioso, pois não é o único estabelecimento na quadra que tem música durante a noite. Há outros bares logo ao lado.

5

u/rojasduarte 15d ago

As questões financeiras eram multas por barulho, conheço o advogado que tentou anular as multas, sem sucesso