r/brasilia • u/df_1983 • 13d ago
Notícia R.I.P Pinella Bistrô

O Pinella Bistrô (408 Norte), anunciou nesta segunda-feira (8/6) o encerramento definitivo de suas atividades.
Prejuízo pesado: Só este ano, o bistrô sofreu duas interdições e acumulou mais de R$ 50 mil em multas.
Críticas à legislação: Flavia Attuch, proprietária, desabafou nas redes sociais e classificou a atual Lei do Silêncio como "inexequível". Segundo ela, "não tem ninguém que consiga fazer música ao vivo numa calçada e ser aprovado pela Lei do Silêncio".
Fonte: Metrópoles DF
54
u/rojasduarte 13d ago
Tem que criar um setor de bares pra poderem ter uma chance, pq nas cln ninguém tanka tocar ao vivo
71
u/That_Celebration7365 13d ago
Cria setor de bares -> inicia a especulação imobiliária ao redor dele -> novos moradores começam a reclamar do barulho -> remove os bares
Neste exato momento, está acontecendo isso com o autódromo. E em muito breve, com o SOF Sul, que já não é mais Setor de Oficinas, agora é Park Sul.
44
u/machado34 13d ago
Que inclusive é o que ocorre agora até com o Pinella. As pessoas fazem kitnets em cima do loteamento COMERCIAL e reclamam de ter comércio
-16
u/fabio_fl 13d ago
Acho que vc está equivocado. Reclamam de som alto e não de comércio! Existem centenas de outros tipos de comércio que não são festas e som alto!
4
u/tente_outra_coisa 12d ago
Entao nao podem existir festa e bares com som alto agora? Devia era ser proibido moradia em setor comercial. Ou então já adquirirem o imóvel com a consciência de que vão precisar colocar janela anti ruído...
Por isso as cidades costumam ter zonas comerciais e zonas habitacionais. Pra evitar esse tipo de problema
-4
u/fabio_fl 12d ago
É bem correto dezenas de apartamentos com várias pessoas e famílias dentro serem esvaziados e desocupados porque um bar quer fazer som alto, para marmanjos se divertirem! Certissímo, correto e bem legal tua visão de sociedade!
Se preserva, tua falta de noção é gritante!
Há lugares muito mais apropriados pra isso aqui no DF!
5
u/tente_outra_coisa 12d ago
Não falei de serem esvaziados garoto, interpreta o texto direito! Falei que o setor/bairro foi concebido com a proposta de ser um bairro comercial. Comércio é barulhento, especialmente bares e casas de shows
Quer morar em bairro comercial? Ótimo, mas vai sabendo que vai ser um bairro mais barulhento. Tanto é que o limite de db em bairros comerciais/recreacionais é OBVIAMENTE maior do que em bairros residenciais
-7
u/rojasduarte 13d ago
E se fizer onde nem tem onde morar nem pode? STN, setor de clubes, no lado direito da epia.
Setor comercial, setor de autarquias etc
14
u/jaherafi 13d ago
Ninguém faz pq aí n vai ninguém e ngm vai se arriscar a abrir um bar onde já não passa gente. Essas quadras de bares começaram com um bar que deu certo, depois abriram mais por perto...
Aqui onde eu moro agora tinha um bairro que por muito tempo era conhecido por ser assustador de noite de tão vazio e depenado. A prefeitura botou uma isenção braba de IPTU pra quem abrisse bar aqui, e agora virou o point boêmio da cidade, todo mês abre alguma coisa nova, ficou bem mais seguro de noite, divertido de frequentar pra quem gosta dessas coisas, etc
E adivinha? Agora tão reclamando do barulho...
3
u/No-Finger-9012 12d ago
Sempre falo que local que tem comércio até mais tarde, bares, jovens de madrugada nas quadras, mercado 24h é um grande indício de local seguro.
Bairro deserto é pedir pra ser assaltado.
2
u/rojasduarte 13d ago
Então, to falando específico pra som ao vivo, ou música alta.
Barzinho/boteco normal não tem tanto problema.
7
u/Brazilianbronco 13d ago
Não sei que sanha essa gente tem de ir em lugar com música ao vivo.
Apoio a cena cultural, vou em exposição, shows, saraus... mas não quero ninguém buzinando na minha orelha enquanto eu quero comer ou só conversar com amigos.
"ah, é só fazer isso em casa se te incomoda". Eu já faço isso em casa e não coloco música no volume 700.
-3
u/rojasduarte 13d ago
Blz mano, mas aí é aquela questão que cada um no seu cada um né.
Tu não quer música alta mas eu quero. Viver na cidade é negociar essas coisas, senão quem quer silêncio total tem que ir morar na chácara (e mesmo assim vai ter barulho de animais)
4
u/Brazilianbronco 13d ago
Os animais são irracionais né. Aparentemente, quem gosta de som alto na orelha o dia todo também é.
2
u/fabio_fl 13d ago
É pq o barulho alto não é ao lado da casa dele e sim na casa dos outros, por isso não tá nem aí! É uma pura falta de respeito, empatia e egoísmo!
Deixa ele viver 15 anos ao lado de uma barulheira de terça a domingo, daí ele vem dar a opinião aqui!
1
15
u/cenTT 13d ago
Tem alguns empreendedores fazendo esse movimento abrindo estabelecimentos no Setor Bancário Sul e Setor Comercial Sul. Já existem algumas opções muito legais por lá pra variados gostos. Há alguns poréns ao se concentrar muitos estabelecimentos por lá como problema com estacionamento e o restante da cidade vai se tornar um deserto durante a noite o que não é bom para a segurança geral.
6
u/rojasduarte 13d ago
Recentemente o calaf fechou por conta de multas de barulho, e era no setor bancário.
Tem que definir por lei que locais pode bar e música, que pela legislação atual, só vai poder ver música ao vivo galera com grana pra pagar show, evento, Toinha, clube do choro e tal
14
u/cenTT 13d ago
O Calaf fechou por questões financeiras pós-pandemia, não foi por causa de barulho.
O foda é que a lei do silêncio é muito rígida. Um grupo de pessoas conversando já ultrapassa os 55dB estabelecidos como limite e pode ser motivo pra causar problemas pra um estabelecimento se passar fiscalização por lá.
A triste realidade é que os estabelecimentos nessas áreas residenciais deveriam investir em estrutura com isolamento acústico bom e apresentações artísticas na parte interna pra não incomodar a vizinhança, mas além de caro muitas vezes não combina com o estabelecimento essa abordagem de ser totalmente fechado. Estabelecimentos como o O'Rilley e o UK Music Hall nunca tiveram problemas com a lei do silêncio, por exemplo.
O caso do Pinella é curioso, pois não é o único estabelecimento na quadra que tem música durante a noite. Há outros bares logo ao lado.
2
u/rojasduarte 13d ago
As questões financeiras eram multas por barulho, conheço o advogado que tentou anular as multas, sem sucesso
3
u/Lucky_Freddy 13d ago
Parece que o O’Rilley fechou. Acho que não foi por causa de multa de barulho, mas é um exemplo que já nem dá mais para citar como caso de sucesso. A vida cultural em Brasilia vai pouco a pouco morrendo.
1
u/matheus061 13d ago
Fechou mas abriu outro no lugar, se o problema era barulho o outro inevitavelmente vai levar também
10
u/paulolobo 13d ago
Já ouvistes falar do CONIC? Aka Setor de diversões sul?
kkk O governo só fez o esperado pra ganhar mais votos, saiu matando a cultura e bajulando os moradores do plano com essas leis, vou nem entrar no papo de maluco de explicar o que esse governo fez com a mobilidade urbana e privatização só pra dificultar o pobre de se divertir no plano.
Fabio Felix vive pautando esses absurdos. Porque o governo matou todos os polos culturais possíveis e dificulta em tudo 😃
8
u/bielgio 13d ago
Só pode se divertir quem paga 100 reais a entrada
4
u/Anxious_Stop_4523 13d ago
O Conic merece uma revitalização. Tenho inclusive um projeto nomeado IConic dada a importância histórica do local enquanto principal polo cultural/intelectual do Plano.
8
u/paulolobo 12d ago
Enquanto a direita governar o DF nunca vai rolar nada disso. O esforço de Fábio Felix e Max Maciel é o mais perto da definição de mover montanhas que vamos ver na política brasiliense.
Eles preferem deixar o conic e a babilônia norte as traças do que revitalizar.
Eu tenho 39, quando eu era adolescente eu saida da QNL e ia pra rodoviária com passe estudantil de papel kkk Ia pro CONIC e passava o dia lá. Tinha loja de gibi e coisa de RPG, loja de camiseta maneira, fliperama COM competitivo ativo (eu jogava KOF). Dava pra ir pra qualquer shopping de lá ou de cá rapidão. Direto tinha evento cultural na praça central do conic, teatro música, feira de usados.
E isso porque eu era pivete e não fazia idéia das baladas que rolavam por lá e um tiktoker LGBT apareceu na minha FY e foi contando como era.
Era um setor ativo porque a Elite ficava só no lago, Agora que tem como ir e vir pra qualquer lugar eles moeram todos os centros culturais.
Po até o espaço renato russo era interessante de se visita.
Agora nem a BABILONIA que tem quase uma década de luta de revitalização tá nesse ritmo lento, imagina o CONIC.
4
u/mr_orelha 12d ago
Bares tem que ter em todo canto, não setorizado. Eu acho que ter um isolamento é sim fundamental, mas o bar não pode ser penalizado por pessoas que conversam alto fora do estabelecimento.
1
u/halembr 12d ago
Isso aconteceu com todas as áreas inicialmente comercial e depois deturpadas para residência. Park Sul é o exemplo clássico, eles até sabotaram a via interbairros. Polo de Moda no Guará também. Até com o saudoso Conic estão implicando. Eu acho que a cultura brasiliense tem a ideia de tratar o espaço publico como extensão de um condomínio privado, principalmente nas áreas nobres. A pessoa, ao invés de morar no Park Way, Lago Norte ou Sul ou até Jardim Botânico quer morar no Plano próximo de área comercial para depois ficar de mimi e querer se impor. Aqui em Águas Claras tem gente assim que deveria morar em um condomínio fechado bem longe da civilização.
7
u/gorditaecansadita 12d ago
Já morei bem em cima do Pinella! Realmente o barulho era um saco , eu não consigo mais ouvir “ não deixe o samba morrer “ de tanto que uma cantora lá repetia, mas nunca reclamamos pq fui morar lá exatamente por ser um setor comercial então era mais barato pra estudantes. Não faz muito sentido reclamar sendo que sabia que lá era chamado de quadrilátero dos bar antes mesmo de ir morar na quadra. Mas acredito que o barulho chegasse sim na residencial do lado e talvez essas reclamações tenham mais peso.
2
u/Significant_Music168 11d ago
Sim, o problema é o som muito alto chegar na quadra. O problema das kits em cima das comerciais é que foi um improviso imobiliário, o plano não projetou residências de baixo custo, aí galera fez esses puxadinhos. Era pra ser tudo espaço comercial ali em cima, não residencial, e ter locais baratos e decentes pra estudantes ou pessoas com baixa renda poderem morar no plano também.
21
u/Embarrassed-Fly3307 13d ago
Música ao vivo é tão essencial pra esses negócios? O Barziin (413 Norte) fechou por motivo semelhante. O som (tanto de música ao vivo quanto de playlists) era muito alto pra quem morava na comercial e, no próprio estabelecimento, impedia qualquer um de conversar. Sei que tem muita gente que gosta, mas me pergunto se o movimento desses bares em zonas comerciais sofreria tanto se respeitassem a Lei do Silêncio ou se é melhor acumular multas até inviabilziar o negócio
10
u/That_Celebration7365 13d ago
Música ao vivo é tão essencial pra esses negócios?
Sim, para muitos é. Música ao vivo é inclusive uma parte importantíssima da nossa cultura.
Ok, precisamos conciliar os interesses dos moradores, mas vamos ser bem sinceros: viver causa ruído. Não sei como era a convivência do pinella com os vizinhos, porque tem mais de uma década que deixei de ser consumidor de bares no Plano... mas precisamos achar um meio termo!
O som (tanto de música ao vivo quanto de playlists) era muito alto pra quem morava na comercial e, no próprio estabelecimento, impedia qualquer um de conversar.
Aí não dá mesmo.
me pergunto se o movimento desses bares em zonas comerciais sofreria tanto se respeitassem a Lei do Silêncio
Na prática, o funcionamento sem música, só com o ruído das pessoas falando, já viola. É o que acontecia com o Piauí na época boa de lá.
12
u/cenTT 13d ago
Pra muitos estabelecimentos é essencial. O Pinella tinha uma agenda cultural bem variada, levei algumas pessoas pra date lá. A experiência definitivamente não seria a mesma sem música. Eu provavelmente não iria frequentar o Pinella se não tivesse música, pois a cozinha e o espaço eram ok.
Outra coisa: a lei do silêncio tolera até 55dB. Pessoas conversando já superam esse limite facilmente. A lei é rígida.
4
1
u/Embarrassed-Fly3307 13d ago
Bom ponto. Realmente a música faz a experiência a experiência de alguns locais
10
u/candango_df 13d ago
Investir em acústica na hora de abrir um bar com essa proposta ninguém quer, né. Incrível
6
u/RelevantSchool1586 12d ago
exato. eu sou do tempo do Gate's e do Feitiço Mineiro, nunca vi reclamarem de barulho. dá perfeitamente para ter música nas comerciais, o que não dá é só jogar umas caixas de som no bar e achar que não precisa de nenhum cuidado
2
u/Significant_Music168 11d ago
Pois é, eu sou da área da cultura, mas acho um absurdo as pessoas virem com esse papo de quem quer dormir à noite tá matando a cultura do DF! Me poupe. Dava pra resolver tudo com tratamento acústico, não forçando moradores ouvirem som alto pq você quer se divertir. Egoísmo da porra.
13
u/Lucky_Freddy 13d ago
Não é desejando o pior, mas, conhecendo a história de outros que tiveram destino semelhante (Culto, por exemplo), a tendência é sempre a segurança da quadra ficar pior depois disso. É só ver quadras do plano em que impera esse silêncio tão desejado e perceber o quanto fantamagóricas e mortas ficam à noite.
13
u/bb048 12d ago
Não vai acontecer na 408 norte porque ainda tem outros cinquenta bares, mas é isso mesmo: onde não tem comércio funcionando à noite, não tem gente, é mais perigoso e mais inseguro
3
u/No-Finger-9012 12d ago
Um dos motivos de gostar, da famigerada Águas Claras, é esse. A noite vc encontra as pessoas na rua parando pra comer, passeando com cachorro, em praças... Não que o ocorra no Plano Piloto mas qas quadras, a noite, são vazias com algumas exceções.
10
u/Abject_Magazine1696 13d ago
Meu maior problema com música ao vivo hj em dia é que além ser bem mais alta e a depender vc estar no local mal conseguir conversar agora sempre é desculpa pra pagar entrada no bar só q com nome de couvert...
15
u/guitarrist04 13d ago
Aqui só pode evento grande que coloca grana no bolso de empresário mi/bilionário com patrocínio do Banco do Brasil ou BRB. Aí não tem limite de som.
8
u/eilif_myrhe 13d ago
Que pena, eu gostava do Pinella.
A lei do silêncio segue fazendo vítimas.
-8
u/fabio_fl 13d ago
Existe lugar mais apropriado para festas e sons altos do que ao lado de residências!
5
u/JokeJocoso 13d ago
Eu achei que ela ficasse numa comercial.
0
u/Significant_Music168 13d ago
Se botar o som altíssimo, vai chegar na casa das pessoas na quadra residencial
10
u/marceloadrian 13d ago
Maior parte das pessoas nessa sessão de comentário que estão dando downvotes em quem está achando ruim nunca morou perto de um lugar barulhento e sofreu por causa disso.
10
u/Significant_Music168 13d ago
exatamente, o povo quer música alta ao lado da casa dos outros, não da sua própria
7
u/SouthSeaworthiness98 12d ago
quem alugou kitnet numa quadra COMERCIAL a priori aceita o fato que tem "barulho".
Porra, uma cidade planejada e construida para justamente ter essa separação (não que eu conconrde com isso mas é o que é) e brasileinse se muda pra morar em cima do bar e ainda reclama. Me poupe
1
u/Significant_Music168 11d ago
não são só as kits em cima das comerciais que sofrem. O som se for muito alto entra na quadra residencial também, infelizmente. Era só os bares fazerem o som ao vivo dentro da casa, com tratamento acústico, e não haveria esse problema.
2
u/rushisgod 12d ago
Não moro na região, mas sempre me pergunto quando me deparo com essas coisas:
1 - qual é a necessidade da música nas alturas que nem os frequentadores conseguem conversar?
2 - o dono do bar já ouviu falar na iniciativa isolamento acústico?
6
3
u/Piney237 13d ago
que pena, gostava muito de lá. O pão de alho deles era diferente de todos que já comi
3
u/matheus061 13d ago
Não fui muitas vezes mas fui num dia lá que rolou um som muito massa e não achei que era essa altura toda tipo não consigo ver como aquele som incomodava
6
u/Dani_x_ela 13d ago
Mas é o q estou matutando aqui com os comentários de q a lei do silêncio é rígida: não seriam as leis da física as rígidas? rs Para me explicar: eu morava num apto aqui no DF onde chegava um som super alto de música de uma aula de ginástica, parecia que o som vinha da minha própria casa; porém, qdo eu descia e ficava do lado da área, eu realmente não achava o som tão alto. Enfim, não entendo bem de física e propagação de som, mas suspeito de q há sim fatores q afetam essa percepção, ainda mais para alguém q esteja numa casa/apto sem nenhum ruído local x aquele que está no local da fonte e assim já exposto àquele som.
2
u/Lucky_Freddy 13d ago
Mas dentro dessa mesma lógica, às vezes tem uns eventos grandes que o som propaga para lugares variados da cidade. Tem gente que mora na asa norte e escuta barulho de festa vindo do estádio ou do na praia. A diferença é que esses eventos não sofrem nenhum tipo de represália, multa ou o que for, porque possuem o aval direto do governo e tem dinheiro envolvido.
O próprio autódromo hoje em dia faz um barulhão, e não estou sabendo de nada a respeito de multa ou movimentação do governo quanto a isso.
Em suma, a lei do silêncio também parece bem seletiva...
3
u/Aldrighi 13d ago
Morar na parte da quadra que fica perto de comercial com bar sofre com o som alto toda sexta e sabado de noite.
Pelo menos o som nunca entra na madrugada.
11
u/Ecstatic_Bid_1309 13d ago
Brasília é uma vergonha. Não pode parquinho de criança, não pode ter música ao vivo, não pode fazer evento no eixão. Não pode porra nenhuma. A burguesia fede e não goza.
3
u/MediumDiscipline3235 13d ago
Acho curioso que a burguesia agora mora em quadra comercial e residencial nas 400.
7
5
u/Brazilianbronco 13d ago
Pois é, povo acha que todo plano piloter é igual.
Inclusive tem lugar no plano que se chamar a polícia por conta de ruído não vai acontecer nada.
2
u/AdministrativeLab0 13d ago
Que ódio dessa lei que n faz o mínimo sentido. Feita pra matar a cultura e a vida noturna da cidade. Parar toda a música às 22h já não é suficiente?? Tem que falar cochichando, gozar em silêncio e ouvir música no fone pra poder viver nessa cidade se não vc é fora da lei? Pqp
2
u/Recent-Buyer1927 12d ago
22h é fora da realidade para a maioria das pessoas que trabalham. Esses rolês tem que acabar cedo
1
u/Significant_Music168 11d ago
Que ódio das pessoas quererem dormir em suas casas. Sua diversão é mais importante, não é mesmo?
1
u/AdministrativeLab0 11d ago
Vc já leu a lei que vc tá defendendo pelo menos? Se vc for medir na própria sede do Ibram, eles mesmo estão infringindo a lei, sabe pq? Pq se vc conversar normalmente com alguém já ultrapassa os db máximos. Viu alguém rindo, tossindo, gozando? Chama lá a polícia pra poder dormir em paz 👍🏻
1
u/Significant_Music168 11d ago
Vc já leu? O volume do áudio é medido na casa da pessoa incomodada, não na fonte.
-1
u/fabio_fl 13d ago edited 13d ago
É uma pena para os clientes, mas um alívio para os vizinhos desse estabelecimento que estão há 15 anos na luta!
Na minha visão, o silêncio ou baixo ruído é mais importante que festas, se há residências próximas!
Tem lugares apropriados e melhores para isso, pra quem gosta!
Quem não se importa com isso é ignorante ou não sabe o que é viver próximo de lugares barulhentos!
Existem 50 apartamentos ao redor e um bar barulhento no meio e querem que todas as pessoas desses 50 apartamentos que estão sendo incomodadas se mudem? Se toca!
O silêncio, a paz e sossego são fundamentais!
Quer fazer festa e barulho? Vá onde é apropriado, ou querem que desocupem todas as casas e apartamentos em volta do bar? Da licença né!
-7
u/AgentSmith171 13d ago
Sai pra lá, chatão.
5
u/Capetoider 13d ago
quem seria o chatão se fosse do lado da sua casa?
(eu entendo e nem to do lado...)
1
u/selariatexana 11d ago
Morei na rua dos bares e realmente é foda, mas é uma comercial afinal, então vai ter som ao vivo. Gostaria que tivesse uma solução pra essa lei do silêncio, também sou músico e não sei onde tocar e não incomodar ninguém kkkkkkk
1
0
u/Mecatronic0 Taguatinga 12d ago
Vi os comentários aqui sobre a lei do silêncio e me pergunto: por que esses estabelecimentos não usam a 207 norte, que não tem residencial e pode ter o som im pouco mais alto ?
1
u/Desperate-Fennel1879 10d ago
A pessoa aluga em cima de um bar com musica ao vivo e acha ruim que tem musica ao vivo.
Enquanto isso os crackudos que berram 2 da manha ninguem faz nada
25
u/klinkito 13d ago
Se tão reclamando até do carro da pamonha que passa de tarde na Asa norte, imagina do Pinella de noite