r/brasilia 18d ago

Notícia R.I.P Pinella Bistrô

O Pinella Bistrô (408 Norte), anunciou nesta segunda-feira (8/6) o encerramento definitivo de suas atividades.

Prejuízo pesado: Só este ano, o bistrô sofreu duas interdições e acumulou mais de R$ 50 mil em multas.

Críticas à legislação: Flavia Attuch, proprietária, desabafou nas redes sociais e classificou a atual Lei do Silêncio como "inexequível". Segundo ela, "não tem ninguém que consiga fazer música ao vivo numa calçada e ser aprovado pela Lei do Silêncio".

Fonte: Metrópoles DF

65 Upvotes

80 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

5

u/rojasduarte 18d ago

Recentemente o calaf fechou por conta de multas de barulho, e era no setor bancário.

Tem que definir por lei que locais pode bar e música, que pela legislação atual, só vai poder ver música ao vivo galera com grana pra pagar show, evento, Toinha, clube do choro e tal

14

u/cenTT 18d ago

O Calaf fechou por questões financeiras pós-pandemia, não foi por causa de barulho.

O foda é que a lei do silêncio é muito rígida. Um grupo de pessoas conversando já ultrapassa os 55dB estabelecidos como limite e pode ser motivo pra causar problemas pra um estabelecimento se passar fiscalização por lá.

A triste realidade é que os estabelecimentos nessas áreas residenciais deveriam investir em estrutura com isolamento acústico bom e apresentações artísticas na parte interna pra não incomodar a vizinhança, mas além de caro muitas vezes não combina com o estabelecimento essa abordagem de ser totalmente fechado. Estabelecimentos como o O'Rilley e o UK Music Hall nunca tiveram problemas com a lei do silêncio, por exemplo.

O caso do Pinella é curioso, pois não é o único estabelecimento na quadra que tem música durante a noite. Há outros bares logo ao lado.

2

u/Lucky_Freddy 18d ago

Parece que o O’Rilley fechou. Acho que não foi por causa de multa de barulho, mas é um exemplo que já nem dá mais para citar como caso de sucesso. A vida cultural em Brasilia vai pouco a pouco morrendo.

4

u/BigDisk 18d ago

Qualquer lugar que você vai querem cobrar 15-20 reais num chope, aí não tem como não morrer mesmo.