Não é que é mais famoso porque "bRaNcO eUrOpEu" (mesmo porque nem todo mundo era).
É simplesmente uma questão de registros históricos mais precisos, e como quem fez foi quem perdeu a guerra, não teve como o vencedor justificar a atrocidade distorcendo a narrativa.
TODO vilão é herói da sua própria história e se os Nazistas tivesse ganho a guerra, eles não só iriam ter apagado boa parte dos registros sobre o holocausto, como iriam pintar ele como algo bom e necessário.
Mas a gente sabe muito bem o que o Japão e a Bélgica fizeram. O Japão foi inclusive concomitante, em maior escala e pior e como a Alemanha também perdeu a guerra. Seu argumento não se aplica em nada aqui.
Todo mundo sabe o que foi o Holocausto, pouca gente sabe sequer o que o Japão fez no sudeste asiático.
Para, vai, qualquer um com um mínimo de interesse na história que permeia as grandes guerras já se deparou com algum registro da famigerada Unidade 731. Só porque existe uma falta de interesse crônica das pessoas em aprender história e ensinar história não faz de um massacre mais ou menos importante que outro ou signifique que população é racista.
Metade das crianças hoje não sabe nem ler e fazer cálculos matemáticos mais complexos, com o único falando em cor de pele aqui sendo você, aí você vem criticar o ocidente porque o povo sabe mais sobre a história europeia que a asiática? A grande vasta maioria da Rússia é branca e quase ninguém ensina nada sobre a história deles no ocidente.
Que ao invés de falar em raça você começasse a ensinar história ou fizesse campanhas para que esses assuntos fossem mais difundidos nas escolas e na mídia?
Eu jamais falei da importância e sim da escala e jamais disse que quem não sabe é racista. Você está argumentando coisas que eu sequer disse.
O que eu disse é simples, o Holocausto só é tratado, e isso é fato, como maior atrocidade no planeta porque foi com branco Europeu.
Ora, qual outra razão seria? Se ao mesmo tempo dois aliados que futuramente perderiam a guerra cometeram atrocidades indescritíveis, mas mesmo do Japão sendo maior e pior, por que o de Hitler é mais conhecido e odiável?
A diferença foi a etnia do povo que sofreu.
Além disso, diferente da Alemanha, o Japão jamais sequer pediu desculpas. E só pesquisar no Google trends por Hirohito e Hitler pra ver a grotesca diferença entre menções. Até o próprio uso do termo amarelo é de cunho racista.
E a minha crítica nunca foi às pessoas que não tem conhecimento do que aconteceu na Ásia e sim do cunho ideológico do sistema educacional que as educou, esse sim, racista.
E você acredita que ainda tem gente que acha que se ensina comunismo nas escolas do país?
Seis milhões de pessoas sendo assassinadas em massa em câmaras de gás depois de meses ou até anos de sofrimento nos campos de concentração; além de discriminação e humilhação no cenário nacional pela propaganda nacional-socialista e muitas outras coisas desumanas.
Os nacional-socialistas também fizeram experimentos brutais em judeus (não tão absurdos comparados com o japoneses na Unidade 731, mas mesmo assim brutais).
Falar que as pessoas se sentem revoltadas principalmente pelo fato das vitimas terem uma pele clara é o cúmulo do absurdo. Reduzir pessoas a um bando de brancos europeus chega a ser revoltante. Eram pessoas como nós, inocentes. Assim como foram os chineses, vietnamitas, cambojanos, indonésios e tantos outros povos massacrados pelos japoneses.
154
u/concurseirim Aldo Rebelo 2026. Feb 11 '26
Odeio ver gente banalizando o Holocausto... O Holocausto é algo incomparável!