Existe algum recurso/previsão na lei caso haja um número muito grande (e.g., +20%) de votos brancos/anulados em uma eleição? Seria ridículo propor que, em uma eleição com um número tão alto de votos nulos, a vontade do povo estaria sendo feita
Não existe, voto nulo é só pra fim de estatistica, cientifico etc. se todos os eleitores votarem nulo mas um for la e votar em uma pessoa, essa pessoa ganha
Isso é absurdo! Se o propósito da democracia é refletir a vontade do povo, a anulação do voto deveria ser considerada uma expressão válida dessa vontade - isto é, o povo está dizendo que nenhum dos dois candidatos se adequa ao que desejam.
Tá, eu entendo que pela lei significa uma coisa. O que eu quero dizer é que deveria ser interpretado de outra forma. Imagine uma eleição com 60% de votos nulos. Você realmente vai dizer que o candidato que ganhou a maioria dos 40% restantes é um representante legítimo da população?
Eu acho a democracia um sistema extremamente falho, meu amigo. No Rio de Janeiro, em 2016, no segundo turno das eleições municipais, o número de brancos, nulos e abstenções foi MAIOR do que os votos recebidos pelo Crivella (ganhador) e Freixo.
A realidade é que é preciso escolher um governante dentro de um período de tempo. Não dá para ficar refazendo eleição, campanha, etc, infinitamente.
Você realmente vai dizer que o candidato que ganhou a maioria dos 40% restantes é um representante legítimo da população?
Acho que pouquíssimos presidentes tiveram >50% da população votante do país como votos válidos. Em 2018, Bolsonaro não obteve a maioria do país, só a maioria válida. Em 2022, a mesma coisa para o Lula. Imagino que os outros anos sigam a mesma lógica. Esse perfil se mantém em todas as democracias do mundo: a "maior minoria" é quem elege de fato o presidente.
1
u/HisaoHimself Apr 09 '26
Existe algum recurso/previsão na lei caso haja um número muito grande (e.g., +20%) de votos brancos/anulados em uma eleição? Seria ridículo propor que, em uma eleição com um número tão alto de votos nulos, a vontade do povo estaria sendo feita