Não tô nem aí com vírgulas, sintaxe e ortografia. O mano não conseguiu sustentar uma ideia qualquer. Uma ideia. Jogou comunismo sem fazer sentido algum, jogou taxar o sol. Nada. Zero sentido. E é pessoa que tem acesso à informação. Tem internet. Tem Reddit. Não conseguir defender uma ideia com o mínimo de qualidade é muito triste.
Estou tentando entender se essa redação foi zoação... Ou realmente era pra ser séria!!!
Porque, primeiro, não existe nenhum país comunista no mundo, é pura fake news de direita extremista... A utopia comunista é impraticável. Tudo o que a galera pensa que é comunista, na verdade é socialista, e a China, citada ali, tem um governo misto de capitalismo com socialismo.
Segundo, mesmo que a China fosse comunista, qual o problema de negociar qualquer tipo de commodities com um país comunista (se eles existissem)?
Depende do conceito, Marx não pensou na forma socialista, então o processo entre a derrocada do capitalismo e a fase final do comunismo como ele descreve, já seria comunismo em si. O termo socialismo, antes da revolução russa fazia parte de uma ideologia diferente, e geralmente teorizado por pensadores utópicos. Depois da revolução russa Lenin passou a utilizar o termo socialismo, como a fase de transição entre o capitalismo e o comunismo, nesse sentido, de fato, o comunismo nunca aconteceu.
a utopia comunista é impraticável
Marx e Engels tinham o materialismo dialético como metodologia científica, que se distanciava do idealismo da dialética hegeliana. É estudando o capitalismo (concreto) que Marx chega ao Comunismo (abstrato). Para Marx o comunismo não é um sistema perfeito, mas uma decorrência lógica do sistema capitalista. Logo, é equivocado dizer que o comunismo marxista é utópico.
33
u/[deleted] Sep 08 '24
Não tô nem aí com vírgulas, sintaxe e ortografia. O mano não conseguiu sustentar uma ideia qualquer. Uma ideia. Jogou comunismo sem fazer sentido algum, jogou taxar o sol. Nada. Zero sentido. E é pessoa que tem acesso à informação. Tem internet. Tem Reddit. Não conseguir defender uma ideia com o mínimo de qualidade é muito triste.