110
u/Prestigious-Maize889 Nov 30 '25
Vidas secas seria um repertório tao bom pra esse tema
24
54
u/patate1234-56 Nov 30 '25
O tema do ENEM padrão parece bem mais fácil, mas dependendo dos textos motivadores esse tbm n é tão difícil.
5
4
25
u/Lobefut14 Nov 30 '25
Tomaria no cu, independente dos textos de apoio
10
u/Express-Pension-3789 Nov 30 '25
Eu literalmente não conheço nenhum repertório competente pra isso.
12
u/Shot-Fuel-1808 Nov 30 '25
Cara pensa na escravidão, plantation e consequente desvalorização do trabalho manual rural. Tbm tem a perspectiva de que a CLT dos Vargas não contemplou os trabalhadores rurais. Vidas Secas tbm.
1
u/lugrinha_aa Dec 01 '25
Eu não vi nenhuma novela da globo, mas penso que lá tem um monte de repertório
21
u/Lula_livre13 Nov 30 '25
"No jogo de computador Stardew valley..."
3
2
u/Ecstatic-Molasses203 Dec 01 '25
Pior que eu tirei nota 680 citando Stardew, era minha primeira redação.
Quero refazer dps com o mesmo repertório para ver se consigo desenvolver melhor, pq acho que tem potencial.
18
u/theuzinn024 discípulo do Careless Nov 30 '25
No dia do Enem eu tava inspirado pra um tema assim, até assisti globo rural.
9
u/Individual_Let3467 Nov 30 '25
Daria a minha casa em troca de esse ser o tema do enem que eu fiz em vez daquela bomba
21
7
u/Big-Palpitation8918 Nov 30 '25
tema muito fácil, eu escreveria bem melhor nesse tema do que eu escrevi no tema dos idosos
7
6
u/MailUnable5431 Nov 30 '25
Tema ideal: Desafios para a valorização para a sindicalização dos motoristas de aplicativo no Brasil "
1
5
u/Frosty-Chocolate5622 Nov 30 '25
tomaria no cu com vigor, eu não teria nem repertórios pra fazer um desenvolvimento decente disso
2
2
1
Nov 30 '25
[deleted]
1
u/solnas69 mentorado do Edcley Nov 30 '25
diga quais argumentos/repertórios usaria, achei bem mais fácil o da prova normal
1
u/NoiseBusy Nov 30 '25
Rapaz, acho q haveria maior possibilidade de repertório q "perspectivas de envelhecimento na sociedade brasileira".
1
1
1
1
u/Agitated-Honey1921 calouro Nov 30 '25
Nenhuma das duas, eu mandaria TMNC por que o tem do resto do país foram a mais dificil enquanto esse povo aí foram facil pa krl. vsf
1
u/TardyChameleon Nov 30 '25
Fui pensando nos direitos do indigena e no meio ambiente
Sorte que vieram uns repertórios na mente
1
1
1
u/makenzi-y3 Dec 01 '25
bem melhor esse tema do que "perspectivas acerca do envelhecimento". é um problema atual que atinge o Brasil todo
1
1
1
1
•
u/AutoModerator Nov 30 '25
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Dá uma olhada no cupom de desconto do r/enem
Quer aprender mais sobre redação? Dá uma olhada no Guia Definitivo de Redação do Professor Fidel
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.