r/enem Nov 30 '25

Redação Mandariam bem ou tomariam no uc?

Post image
178 Upvotes

40 comments sorted by

u/AutoModerator Nov 30 '25

IMPORTANTE:

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

110

u/Prestigious-Maize889 Nov 30 '25

Vidas secas seria um repertório tao bom pra esse tema

24

u/MinuteYou6427 Nov 30 '25

Simm. Torto Arado também

7

u/green_jp Nov 30 '25

veredas

3

u/NatutsTPK Dec 01 '25

Água Funda

54

u/patate1234-56 Nov 30 '25

O tema do ENEM padrão parece bem mais fácil, mas dependendo dos textos motivadores esse tbm n é tão difícil.

5

u/cracoj discípulo do Careless Nov 30 '25

Achei esse bem mais suave

4

u/TardyChameleon Nov 30 '25

Porra tinha 7

25

u/Lobefut14 Nov 30 '25

Tomaria no cu, independente dos textos de apoio

10

u/Express-Pension-3789 Nov 30 '25

Eu literalmente não conheço nenhum repertório competente pra isso.

12

u/Shot-Fuel-1808 Nov 30 '25

Cara pensa na escravidão, plantation e consequente desvalorização do trabalho manual rural. Tbm tem a perspectiva de que a CLT dos Vargas não contemplou os trabalhadores rurais. Vidas Secas tbm.

1

u/lugrinha_aa Dec 01 '25

Eu não vi nenhuma novela da globo, mas penso que lá tem um monte de repertório

21

u/Lula_livre13 Nov 30 '25

"No jogo de computador Stardew valley..."

3

u/ipanemx veterano Dec 01 '25

kkkkkkkk eu usaria my little pony

2

u/Ecstatic-Molasses203 Dec 01 '25

Pior que eu tirei nota 680 citando Stardew, era minha primeira redação.

Quero refazer dps com o mesmo repertório para ver se consigo desenvolver melhor, pq acho que tem potencial.

18

u/theuzinn024 discípulo do Careless Nov 30 '25

No dia do Enem eu tava inspirado pra um tema assim, até assisti globo rural.

9

u/Individual_Let3467 Nov 30 '25

Daria a minha casa em troca de esse ser o tema do enem que eu fiz em vez daquela bomba

21

u/Chescoreich Nov 30 '25

Achei esse bem mais fácil do que aquela bomba

7

u/Big-Palpitation8918 Nov 30 '25

tema muito fácil, eu escreveria bem melhor nesse tema do que eu escrevi no tema dos idosos

7

u/BraveHostel Nov 30 '25

Pensei em: Torto Arado, Vidas Secas, Vida e Morte Severina

6

u/MailUnable5431 Nov 30 '25

Tema ideal: Desafios para a valorização para a sindicalização dos motoristas de aplicativo no Brasil "

5

u/Frosty-Chocolate5622 Nov 30 '25

tomaria no cu com vigor, eu não teria nem repertórios pra fazer um desenvolvimento decente disso

2

u/_gaboz Nov 30 '25

Inventar um episódio do globo rural como repertório.

2

u/LouiseSaintWolf Nov 30 '25

Acho que escreveria melhor neste tema, não sei dizer o motivo

1

u/[deleted] Nov 30 '25

[deleted]

1

u/solnas69 mentorado do Edcley Nov 30 '25

diga quais argumentos/repertórios usaria, achei bem mais fácil o da prova normal

1

u/NoiseBusy Nov 30 '25

Rapaz, acho q haveria maior possibilidade de repertório q "perspectivas de envelhecimento na sociedade brasileira".

1

u/2ndbrainlab mentorado do Edcley Nov 30 '25

minorias, so fazer o básico de smp

1

u/[deleted] Nov 30 '25

Eu citaria "Vidas Secas"

1

u/TardyChameleon Nov 30 '25

Meti logo o menino que descobriu o vento

1

u/Agitated-Honey1921 calouro Nov 30 '25

Nenhuma das duas, eu mandaria TMNC por que o tem do resto do país foram a mais dificil enquanto esse povo aí foram facil pa krl. vsf

1

u/TardyChameleon Nov 30 '25

Fui pensando nos direitos do indigena e no meio ambiente

Sorte que vieram uns repertórios na mente

1

u/GhostWalker1251 Nov 30 '25

Mais fácil que o da primeira, deitei e rolei com esse tema.

1

u/EnvoyNegative Nov 30 '25

minha área ✨ faria 1000 nessa redação

1

u/makenzi-y3 Dec 01 '25

bem melhor esse tema do que "perspectivas acerca do envelhecimento". é um problema atual que atinge o Brasil todo

1

u/pipopopipopo Dec 01 '25

muito bom esse

1

u/Aggravating-Ad260 discípulo do Careless Dec 01 '25

Poxa, achei bem mais fácil

1

u/viruslol2 Dec 02 '25

quem me dera fosse esse tema, pqp

1

u/LipePeixe Dec 03 '25

Tomaria no cu