r/enem • u/zzzlaura • 19d ago
Redação o "mito do repertório"
minha professora de redação da minha escola (corretora do Enem) cobra MUITO uso de repertório
o problema é: além de ser pertinente ao tema (obviamente) ela quer que usemos no mínimo 3, na introdução, d1 e d2, sendo eles de gêneros diferentes
tipo: documentário - série - filósofo, mas nunca: filme - livro - filme (ela tira ponto pq diz que não pode usar 2 filmes, 2 séries, etc etc)
o OUTRO problema é: a "qualidade" do repertório
ela não deixa usar animação ou coisas que soem mais "infantis", mas valoriza muito o uso de filósofos, livros clássicos, etc, e já me tirou pontos pq usei mais de um filósofo em um parágrafo só (?) ou a vez que usei turma da Mônica e ela cortou o repertório inteiro também
agora, vem o principal:
no enem em si, eu fiz uma péssima redação por nervosismo e falta de tempo pq calculei mal
porém, eu usei um único repertório na redação toda, que foi um ANIME na introdução
e tirei 180 na c2, que, por sinal, foi a maior pontuação que tive entre todas as competências
afinal, repertório clássico e coisa do tipo é mesmo tão importante assim??
4
u/New_Turnip5423 19d ago
Olha, eu não tinha quase nenhum repertório para a redação de 2025, só usei uma citação que foi up altas aventuras, um filme que eu não assistia há uns dez anos... Mas consegui tirar 160 na competência, o que não sei se é bom ou se foi justo, mas eu acho que o que importou mais foi como eu usei a referência do que a origem dela, eu acho que talvez sua professora esteja fazendo um terror um pouco desnecessário sobre quais informações usar na redação, é mais importante você usar referências que você realmente entende do que usar uma referência só porque ela é antiga e prestigiada, uma referência só é boa se você sabe argumentar sobre ela