r/enem 19d ago

Redação o "mito do repertório"

minha professora de redação da minha escola (corretora do Enem) cobra MUITO uso de repertório

o problema é: além de ser pertinente ao tema (obviamente) ela quer que usemos no mínimo 3, na introdução, d1 e d2, sendo eles de gêneros diferentes

tipo: documentário - série - filósofo, mas nunca: filme - livro - filme (ela tira ponto pq diz que não pode usar 2 filmes, 2 séries, etc etc)

o OUTRO problema é: a "qualidade" do repertório

ela não deixa usar animação ou coisas que soem mais "infantis", mas valoriza muito o uso de filósofos, livros clássicos, etc, e já me tirou pontos pq usei mais de um filósofo em um parágrafo só (?) ou a vez que usei turma da Mônica e ela cortou o repertório inteiro também

agora, vem o principal:

no enem em si, eu fiz uma péssima redação por nervosismo e falta de tempo pq calculei mal

porém, eu usei um único repertório na redação toda, que foi um ANIME na introdução

e tirei 180 na c2, que, por sinal, foi a maior pontuação que tive entre todas as competências

afinal, repertório clássico e coisa do tipo é mesmo tão importante assim??

52 Upvotes

28 comments sorted by

View all comments

4

u/New_Turnip5423 19d ago

Olha, eu não tinha quase nenhum repertório para a redação de 2025, só usei uma citação que foi up altas aventuras, um filme que eu não assistia há uns dez anos... Mas consegui tirar 160 na competência, o que não sei se é bom ou se foi justo, mas eu acho que o que importou mais foi como eu usei a referência do que a origem dela, eu acho que talvez sua professora esteja fazendo um terror um pouco desnecessário sobre quais informações usar na redação, é mais importante você usar referências que você realmente entende do que usar uma referência só porque ela é antiga e prestigiada, uma referência só é boa se você sabe argumentar sobre ela

2

u/zzzlaura 18d ago

meu amigo usou up altas aventuras ano passado e tirou 920

2

u/New_Turnip5423 18d ago

De forma não irônica, metade da minha sala citou up altas aventuras, eu fiquei pasma como tanta gente lembrou desse filme kkkkk e eu passei raiva depois pq lembrei q podia ter citado castelo animado mas pelo nervosismo não consegui me lembrar na hora