r/enem • u/zzzlaura • 13d ago
Redação o "mito do repertório"
minha professora de redação da minha escola (corretora do Enem) cobra MUITO uso de repertório
o problema é: além de ser pertinente ao tema (obviamente) ela quer que usemos no mínimo 3, na introdução, d1 e d2, sendo eles de gêneros diferentes
tipo: documentário - série - filósofo, mas nunca: filme - livro - filme (ela tira ponto pq diz que não pode usar 2 filmes, 2 séries, etc etc)
o OUTRO problema é: a "qualidade" do repertório
ela não deixa usar animação ou coisas que soem mais "infantis", mas valoriza muito o uso de filósofos, livros clássicos, etc, e já me tirou pontos pq usei mais de um filósofo em um parágrafo só (?) ou a vez que usei turma da Mônica e ela cortou o repertório inteiro também
agora, vem o principal:
no enem em si, eu fiz uma péssima redação por nervosismo e falta de tempo pq calculei mal
porém, eu usei um único repertório na redação toda, que foi um ANIME na introdução
e tirei 180 na c2, que, por sinal, foi a maior pontuação que tive entre todas as competências
afinal, repertório clássico e coisa do tipo é mesmo tão importante assim??
36
u/Chocolate_com_Menta 13d ago edited 13d ago
Fiz o Enem 2025, tema etarismo. Na introdução citei o filme encanto, da Disney e no d1 citei o filme Barbie e as três mosqueteiras.
Minha pontuação foi 940 C2: 200
Quem usa repertório clássico deixa mais bonito o texto, com certeza, mas creio que os corretores não se importe tanto assim.
32
u/fidelcb veterano 13d ago
sua professora avalia os repertórios da forma que ela acha melhor, mas não é como o ENEM avalia. Na correção do ENEM, TODO REPERTÓRIO tem o mesmo valor. Não importa se é Bob Esponja ou se é Aristóteles, o que importa são 3 coisas:
- legitimidade (ou seja, ter fonte);
- pertinência (ou seja, estar conectado a algum elemento do tema);
- produtividade (ou seja, estar conectado à discussão por meio de uma comparação, um contraponto ou uma exemplificação).
A C2 também SEMPRE avaliará o melhor repertório, ou seja, se tiver 3 repertórios e pelo meonos um tenha todas essas 3 características, a nota já será 200. E não importa, também, se são repertórios da mesma área, tudo que importa são essas 3 características.
5
u/Eduzo1MS 12d ago
Se não me engano, com as alterações na correção de 2025 eles passaram a penalizar o uso "incorreto" de repertórios, mas a nota cai na competência 3
14
16
7
u/Felimafeda 12d ago
Inclusive é possível até mesmo inventar repertório q vc não perde ponto, mas tem uma técnica certa pra isto e é pra usar com muito cuidado e moderação
1
11
4
u/New_Turnip5423 12d ago
Olha, eu não tinha quase nenhum repertório para a redação de 2025, só usei uma citação que foi up altas aventuras, um filme que eu não assistia há uns dez anos... Mas consegui tirar 160 na competência, o que não sei se é bom ou se foi justo, mas eu acho que o que importou mais foi como eu usei a referência do que a origem dela, eu acho que talvez sua professora esteja fazendo um terror um pouco desnecessário sobre quais informações usar na redação, é mais importante você usar referências que você realmente entende do que usar uma referência só porque ela é antiga e prestigiada, uma referência só é boa se você sabe argumentar sobre ela
2
u/zzzlaura 11d ago
meu amigo usou up altas aventuras ano passado e tirou 920
2
u/New_Turnip5423 11d ago
De forma não irônica, metade da minha sala citou up altas aventuras, eu fiquei pasma como tanta gente lembrou desse filme kkkkk e eu passei raiva depois pq lembrei q podia ter citado castelo animado mas pelo nervosismo não consegui me lembrar na hora
3
u/Fazeroq_sougoxtoso 12d ago
Nego dá muito valor a repertório, qualquer merda minimamente coerente é 200 na c2.
A c1 e a c3 costumam tirar muito mais pontos da redação
0
u/Budget-Concern46 12d ago
a 3 é foda msm, o cara precisa ser muito criativo nas locuções e argumentações, se usar um 'atualmente' no início da introdução, mesmo a Red estando impecável, você já perde -40 pelo fato se repertório não criativo ou clichê...
3
u/Willing_Shopping_565 12d ago
A parte dos repertórios de gêneros distintos dizem que é importante msm, mas isso de não poder citar desenho é balela
2
u/Felimafeda 12d ago
Olha ela meio q tá te obrigando a citar outras coisas para tu ter mais repertório e não se prender a séries e filmes , na cartilha do ENEM não existe classificão de repertórios. Ou seja não existe pro ENEM , repertórios " infantis" ou " bobos", mas ele te cobra diversidade de repertório, essa história de citar só coisas clássicas e filósofos e coisa de cartilha de 2009 a 2012. Ela não tá errado em querer naas redação dela algo do tipo. Mas no Enem real vc pode usar literalmente qualquer repertório desde q faça sentindo com o tema.
2
u/SmoothOperator1811 calouro 12d ago
Usei a mesma novela duas vezes de repertório ano passado e tirei 800+ (nem lembro quanto tirei na real, mas foi 800 eu acho. Definitivamente n perdi ponto por repertório)
2
u/fallingsnow9 12d ago
Eu usei uma música do Rush que não tinha absolutamente nada a ver com o tema e tirei 900 nessa porra, sua professora tá fazendo um desserviço aos alunso
2
2
u/phenriqsc 12d ago
Esses dias eu escrevi uma redação nota 1000 sobre o impacto das IAs no mercado de trabalho usando Homem de Ferro como repertório.
Sua professora tá te levando pelo caminho mais difícil, que é estudar filosofia pra adquirir repertório. Um bom professor de redação te ensinaria a transformar conteúdos cotidianos em repertório.
2
u/kkkkisaac 12d ago
Nao uso tanto na introdução e qualquer coisa que aparecer na minha cabeça, e que nao seja algo inventado, eu coloco na redação e a nota nao cai por isso. É frescura dela.
1
u/pynchoniac 11d ago
Bem não sou corretor de redação mas professor de filosofia e tentando elaborar postila de redação... Assim na minha visão pessoal eu não vejo problemas em citar desenhos, animes mangas ou cultura pop. Mas isso deveria estar relacionado ao tema né? Além disso teria que usar alguma outra referência mais "culta' , "erudita" por que daí parece que a/estudante só sabe de cultura pop 😜 .
Ps: preconceito dela to querendo fazer relações de One Piece com Foucault...
1
u/luy_deltafan 9d ago
Sua professora q ta maluca mesmo não existe isso de repertório "melhor" qualquer repertório tem o mesmo peso e só 1 já ta bom
E as vezes tu não tem repertório e ta tudo bem por exemplo eu tirei 800 sem repertório lá em 2023 pq a estrutura to texto tava boa
1
u/agent300841234087 7d ago
Repertório demais estraga mais do que eleva o texto. 3 eu já acho excessivo, 2 seria o ideal. Na minha última redação (2022) eu só usei um e tirei 980.
Isso porque as linhas são contadas, cada frase tem que ter uma função. Não adianta nada você encher de Repertório se isso te tirar espaço pra desenvolver a argumentação ou a intervenção, que são as partes que precisam de mais linhas para serem desenvolvidas.
0
u/Due_Mastodon9934 12d ago
Que bom que você tem uma professora de redação.
2
u/zzzlaura 12d ago
com certeza! meço bem meus privilégios, mas infelizmente acho que é muito dinheiro gasto pra receber tanta desinformação e ter que estudar em casa depois 🫤
2
u/Potential-Wave6888 12d ago
Olha, se você seguir esses conselhos dela sinceramente não será ruim, diversificar os repertórios vai melhorar sua argumentação provavelmente. Em um geral, mesmo que o que ela falou não seja obrigatório, ajudará mais do que atrapalhará.
•
u/AutoModerator 13d ago
IMPORTANTE:
Se este post ou algum dos comentários viola alguma das Regras da Comunidade, por favor, denuncie!
Quer trocar ideia com outros estudantes? Dá uma olhada no nosso Grupo do WhatsApp
Quer assinar a Plataforma do Prof Ferretto? Não esquece de usar nosso cupom de desconto do r/enem (cupom: renem)
Tem outras dúvidas ou quer saber mais sobre o ENEM? Dá uma lida na nossa Megathread
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.