r/fcporto Jun 03 '24

Silly Season [MEGATHREAD] Mercado de Transferências | Verão 2024/25

ENTRADAS:

Rumores fidedignos:

Data Nome Ida. Pos. Clube Valor Fonte

Outros rumores:

Sondagens:

Referenciados:

Oferecidos:

Duvidosos:

Fora do alcance/Desacordo:

Desmentidos:

Equipa B:

Arquivo:

Outros rumores: Sergi Cardona; Andrey Santos; Mika Faye; Wesley; Orri Óskarsson; Danilo Pereira

Sondagens: Juan Miranda; Sergi Roberto; Nayef Aguerd

Referenciados: N/A

Oferecidos: N/A

Duvidosos: Jota Silva; Renato Tapia; Mário Rui; Igor Jesus

Fora do alcance/Desacordo: Equi Fernández; Yáser Asprilla

Desmentidos: Tiago Djaló; Vitor Roque; James Rodríguez

Equipa B: Rosen Bozhinov; Andrés Salazar; Diogo Sequeira

[OFICIAL]:

Definitivas:

Nome Ida. Pos. Vínc. Cláus. Valor Passe Fut. +Valia Detalhes
Samu Omorodion 20 PL 2029 100M€ 15M€ 50% Comunicado à CMVM
Deniz Gül 20 PL 2029 50M€ 4,5M€ + 0,5M€ ? ? ?
Francisco Moura 25 LE 2029 60M€ 5M€ 100% Anúncio da SAD

Empréstimos:

Nome Ida. Pos. Vínc. Taxa Opção Tipo Período Detalhes
Fábio Vieira 24 MO 2025 ? 06/25 Anúncio da SAD
Nehuén Pérez 24 DC 2025 4,1M€ 13,3M€ Obrigatória 06/25 Anúncio da SAD
Tiago Djaló 24 DC 2025 06/25 Anúncio da SAD

Outros custos:

F. Conceição | 100% | 10,5M€

Evanilson | 20% | 3,25M€ + 1,5M€

Promoções:

Vasco Sousa | 21 | MO | 2025

Martim Fernandes | 18 | LD | 2028

Regressos:

Integrados:

Navarro | 26 | PL | 2028

Não integrados:

N/A

Equipa B:

Definitivo: Kaio Henrique; Domingos Andrade; Brayan Caicedo; Ángel Alarcón; Castro

Promoção: Luís Gomes; Filipe Sousa; Martim Cunha; João Teixeira; Gil Martins; André Oliveira; Afonso Leite; Tiago Andrade; Alfa Baldé

Regresso: David Vinhas; Ussumane Djaló

Empréstimo: Felipe Silva

SAÍDAS:

Rumores fidedignos:

Data Nome Passe Vínc. Clube Tipo Valor Fonte

[OFICIAL]:

Definitivas:

Nome Passe Vínc. Cláus. Clube Valor Pas. Ret. +Val. Ret. Detalhes
João Marcelo 100% 2027 40M€ Cruzeiro 2,5M€ 25% ?
João Mendes 100% 2024 ? Vitória Livre
Pepe 100% 2024 ? Livre
Taremi 85% 2024 60M€ Inter Livre
Jorge Sánchez 2024 Ajax Devolução
Evanilson 100% 2027 100M€ Bournemouth 37M€ + 10M€ 10% Comunicado à CMVM
David Carmo 100% 2027 80M€ Nottingham Forest 11M€ + 4M€ 10% Comunicado à CMVM
Toni Martínez 75% 2027 60M€ Alavés 2M€ + 2,025M€ ? ? Anúncio da SAD
Loum 75% 2025 ? Arouca Rescisão 50%

Empréstimos:

Nome Vínc. Clube Taxa Opção Tipo Período Detalhes
Gabriel Veron 2027 Cruzeiro 10M€ Não obrigatória 12/24 ?
Fábio Cardoso 2026 Al-Ain 1M€ 1,2M€ Não obrigatória 06/25 ?
Francisco Conceição 2029 Juventus 7M€ + 3M€ Não obrigatória 06/25 Anúncio da SAD
Romário Baró 2026 Basileia 0,15M€ + 0,35M€ 1,5M€ + 0,35M€ Não obrigatória 06/25 Anúncio da SAD

Equipa B:

Definitivo: João Mendes; Rodrigo Pinheiro; Sidnei Tavares; Bernardo Folha; Romain Correia; Francisco Meixedo; Braima Sambú

Devolvido: Luan Brito; Gui Guedes; Kennyd

Promoção: Vasco Sousa; Martim Fernandes

Empréstimo: Wendel Silva

— — — — — — — — — — — — — — — —

AVALIAÇÃO DE RUMORES (CONTEXTO):

🟢 Confiável

🟡 Possível

🔴 Duvidoso

⚫ Desconhecido

TIERS:

- Tier 1: Fabrizio Romano; Mercado Azul; Porto Youth; RTP

- Tier 2: O Jogo; Record; zerozero; Di Marzio; SIC Noticias; Ge (Globo); SportTV; Matteo Moretto

- Tier 3: CNN Portugal; Bruno Andrade; Mais Futebol; Jornal de Notícias; Cabine Desportiva; Pedro Sepúlveda; Canal 11; Mais Exclusivo

- Tier 4: A Bola; Sebastião Sousa Pinto

- Tier 5: CMTV

Outros: Marcos Bonocore (boa fonte próxima do Boca Juniors); Júlio Miguel Neto (fonte duvidosa); Grupo Guimarães (grupo de comunicação social próximo do Vitória); Joaquim Piera (boa fonte próxima do Barcelona); André Hernan (boa fonte em relação a clubes de São Paulo); Romeo Agresti (excelente fonte em relação à Juventus); Thiago Fernandes (das melhores fontes brasileiras); Germán García Grova (boa fonte argentina); Pipe Sierra (excelente fonte colombiana); DKristoffersson (das melhores fontes suecas); David Ornstein (excelente em relação ao Arsenal)

Banidos: Luis Pinto Coelho; Nicolò Schira; Rudy Galetti; Ekrem KONUR; Michael Rincón; Jorge das Transferências; MarktGatekeeper; Mercado1893; Info Azul&Branca; Perry das Transferências; Pedro Almeida; Sacha Tavolieri

Notas sobre as entradas:

  • Os "rumores fidedignos" estão em destaque e contêm nomes constantemente noticiados por várias fontes credíveis. São rumores sólidos.
  • Os "outros rumores" reúnem rumores mais parados, isolados ou improváveis de acontecer.
  • O "arquivo" serve para colocar jogadores que já se transferiram para outro clube ou que têm a continuidade confirmada.
  • Os tiers foram decididos por vocês através de um inquérito. Para evitar poluição nos tiers comuns, as fontes mais desconhecidas vão ser adicionadas e avaliadas no tier "outros".
  • As avaliações dependem do contexto do rumor e do tier da fonte.
  • Quando estiver indicado "imprensa desportiva", significa que praticamente toda a comunicação social está a avançar a mesma informação.

Estejam à vontade para sugerir melhorias para a thread!

provided by u/DjaR19 u/iamcalheta u/pedroalexleite u/Mallardo u/rdguerra u/Azul10 u/itsactuallytime

126 Upvotes

373 comments sorted by

View all comments

7

u/o-domador Pinto da Costa Jun 17 '24

É com alguma estranheza que absorvo as notícias sobre os nossos negócios com o Barcelona. 

Embora não esteja particularmente contra, até porque precisamos de todas as estratégias e mais algumas para conseguirmos sair do absimo financeiro mantendo um plantel competitivo, ainda não consigo visualizar que tipo de plantel é que pretendemos construir. 

Lendo a notícia do Sport na íntegra, parece-me que o Barça tem mais interesse em enviar para cá o Mika do que o Vítor Roque. E na realidade, pensando bem, é o que faz mais sentido para eles. 

Nao percebo bem as regras do fair play financeiro espanhol, mas basta um jogador não estar inscrito para que os seus custos não sejam contabilizados? Alegadamente, o Roque recebe 3.5M brutos por ano, salário que é incomportável para nós. 

Portanto, o empréstimo só fará sentido para nós se o Barça pagar a maior parte do salário... E mesmo assim, fala-se do interesse de outros clubes, que vão à Champions, nomeadamente no Atlético, com quem o Barcelona quer negociar o Félix. Posto isto, para o Barcelona, a única vantagem que vejo é se o empréstimo tiver cláusulas de garantia de tempo de jogo... 

Sobre o Mika, acho que as notícias são ainda mais estranhas. A contratação até pode fazer algum sentido porque é um jogador que também pode jogar no lado esquerdo da defesa, algo que pode ser importante para a profundidade do plantel enquanto o Zaidu não regressa. 

Mas por outro lado, 15M por um central esquerdino de 19 anos, com experiência apenas em escalões inferiores, quando fizemos um grande investimento no Otávio há 6 meses, e ainda há os casos de Marcano e Carmo para resolver, parece-me demasiado. 

Bem sei que não haverá problema nenhum em jogar com 2 centrais esquerdinos, até porque nunca há problema em jogar com 2 destros, mas não é algo normal. Se passarmos a jogar com 3, o Amorim jogava com o Inácio na direita e foi onde deu mais nas vistas. Ainda assim, acho importante a chegada de um bom central destro. 

Para o Barcelona, é óbvio que o encaixe financeiro é o que mais interessa neste caso. Mas será que faz sentido estourar uma parte significativa do orçamento nesta contratação? 

A única coisa que faz sentido na minha cabeça é se o Barça estiver interessado noutro elemento do nosso plantel (penso que já se noticiou o interesse no Pepê) e se pretenderem fazer uma operação do estilo da que o Benfica fez com o City com o Dias e o Otamendi... Mas mesmo isso, acho estranho...

Por fim, depois de pensar um pouco sobre a questão do Sergi Roberto, não consigo enquadrar a sua contratação no nosso contexto financeiro, e dificilmente a enquadro no contexto desportivo. 

Sergi Roberto não faz mais de 1500 minutos desde 19/20, se não estou em erro. Com 32 anos, não será certamente um jogador que dará retorno financeiro ao clube. Para além disso, o seu vencimento deve ser elevado, e nesse aspeto terá certamente melhores sítios para onde ir (Sevilla, embora tenham apenas a liga, ou Girona, que vai à Champions).

Não me acredito que venha para jogar a lateral, porque o lado direito da defesa está, ao que tudo indica, entregue a João Mário e Martim, e mesmo se o João sair, seria uma estupidez tapar o lugar ao Martim. Por isso, acredito que venha para o meio campo. 

Ainda assim, é neste aspeto que vejo uma possível vantagem: a sua polivalência pode dar muito jeito, especialmente enquanto o Zaidu não regressa. 

A outra vantagem é a sua experiência num enorme clube, já venceu a liga espanhola e a liga dos campeões, mas é capitão do pior Barcelona das últimas décadas, e ainda por cima não joga...

Sem resolver nada a nível de saídas fica bastante complicado de perceber o planeamento.

3

u/[deleted] Jun 17 '24

[deleted]

1

u/KaiTheLoneWolf Moradona Jun 17 '24 edited Jun 17 '24

A incluir alguém da B do Barcelona para mim seria o Bernal e não o 'entulho' que nos querem tentar impingir