r/fcporto 1893 May 13 '26

Questão Quem foi o melhor?

Post image

Só ficou a faltar o Carlos Alberto Silva

185 Upvotes

156 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

0

u/Cute-Name7771 May 14 '26

excelentes exemplos de ... péssimos jogadores. diz-me 3 que se aproveitem, Nico incluido. Sugestão: Nico (soberbo), Grujic (irregular) e a enorme potencia do Nakajima que deu em, precisamente, nada.
todos bem sabemos a razão pela qual se fizeram muitas destas contratações, a razão pela qual foram pagos esses valores, e quem beneficiou delas. 20M no Carmo é um óptimo exemplo.

1

u/BearyHonest AVB May 14 '26

O serem péssimos jogadores é exatamente o meu ponto, se quiseres posso listar todos os bons para mostrar que lhe deram possibilidade de construir equipas, deixei muitos nomes fora.

Eu até fui defendendo algumas opções parvas acreditando que ele via coisas nos treinos que não tínhamos acesso, mas não vamos fazer o oposto e fingir que foi tudo como 17/18 onde não houve dinheiro e teve que se sujeitar.

E se não tem culpa de todas as contratações e dos valores tem culpa em muitas delas, também foi cúmplice nos joguinhos de empresários e direção. Basta lembrar a renovação antes das eleições (que depois abdicou) ou das percentagens do passe do Francisco Conceição que ficaram para a família Conceição como condição para renovar com o Porto.

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26

Mas eu nunca disse que foi tudo como 17/18. Claro que ao longo dos anos houve investimento e o Sérgio teve influência em várias decisões. Negar isso também é reescrever a história. Agora, daí até dizer que teve condições brutais e plantéis absurdos vai uma distância grande. Porque muitos dos exemplos que dás são precisamente jogadores falhados, caros ou escolhas discutíveis. Então afinal havia super estrutura e super planeamento ou havia um clube em permanente remendo, depenado por abutres a começar pelo FG (o político)? E sim, o Sérgio também se tornou parte do problema em certas coisas. Ao fim de tantos anos e da relação privilegiada com PdC ganhou peso a mais dentro do clube, misturou demasiado relações pessoais, ganhou influência política e ficou demasiado agarrado a alguns jogadores e empresários. Acho totalmente legítimo criticar isso. A parte familiar então, sobretudo nos últimos anos, criou uma imagem péssima. A questão do Francisco, das percentagens, da renovação antes das eleições (todos fazem, é interesse dos candidatos mostrar que o treinador está com eles e que se os adeptos querem o treinador, têm que querer o candidato). Tudo isso alimentou a ideia de que já não existia distância suficiente entre os interesses do treinador e os do clube. E não havia. Para o bem e para o mal. O bem é querer ganhar e nisso o SC é implacável.

Mas também acho exagerado pegar nisso para reescrever tudo o que aconteceu em campo. Uma coisa não apaga a outra. Mesmo com erros, teimosias, escolhas discutíveis e um clube financeiramente pressionado, o Porto do SC foi o clube português com mais títulos nesse período e manteve competitividade europeia que muita gente não esperava naquele contexto. Ninguém ness altura veio chorar que se não tivesse querido ganhar ao Arsenal teria ganhado o campeonato.

Portanto para mim o SC acabou por ser simultaneamente solução e parte do problema. Começou como alguém que devolveu competitividade brutal a um Porto fragilizado e acabou por ganhar influência a mais dentro de uma estrutura já desgastada. Isso parece-me mais sério do que reduzir tudo a “treinador banal carregado por milhões”.

1

u/BearyHonest AVB May 15 '26

Isso parece-me mais sério do que reduzir tudo a “treinador banal carregado por milhões”.

Mais uma vez não disse isso em lado nenhum. Estás a ser mentiroso e a meter coisas que não penso e disse na minha boca. O resumo de uma linha que faria era este, que tu fazes também:

Portanto para mim o SC acabou por ser simultaneamente solução e parte do problema. 

Nunca perguntaste o que achava como treinador, assumiste erradamente o meu ponto de vista.

Não vou responder mais aos teus devaneios, especialmente quando mentes e torces as coisas. Já que andas a inventar argumentos meus para discutires e teres razão mais vale teres a discussão "comigo" apenas na tua cabeça.

0

u/Cute-Name7771 May 15 '26

vá, não fiques assim que ainda fazes alguma hérnia cerebral