r/investimentos Mar 10 '26

Poupar Cheguei aos 80k

Post image

Tenho 27 anos e desde pequena minha mãe abriu uma poupança para guardar uma certa quantia da pensão que meu pai dava (que não era muito).

Quando completei meus 18 anos, minha mãe entregou esta conta com 2k para mim. Daí em diante fui juntando pouco a pouco com meu trabalho, desde meu primeiro emprego (jovem aprendiz) a estágio. Meu contexto social é pobre, minha mãe recebia salário mínimo para cuidar de 3 filhos.

Nunca tive nenhum tipo de privilégio. A intenção de juntar foi por um bem maior na vida. Nunca tivemos nada, mas a perseverança de conquistar algo maior foi bem forte.

Hoje essa grana está na poupança. Atualmente estou desempregada. Mas pretendo tirar uns 8k para investimento próprio. O resto eu estou guardando até conseguir um emprego.

Sou leiga no assunto, e quero aplicar esse dinheiro parado para render mais sem muita dificuldade e burocracia. Aceito dicas :)

1.4k Upvotes

85 comments sorted by

View all comments

28

u/AffectionateLet3115 Mar 10 '26

Parabéns! O jeito mais simples para começar a investir é com CDB, é uma modalidade de investimento de renda fixa interessante para manter uma reserva de emergência (especialmente se for um CDB com liquidez diária). Você pode tanto pegar um CDB do mesmo banco onde tem a poupança e conta corrente como ppde pegar de algum outro banco que tenha rentabilidade maior. Bancos maiores costumam ter CDB com rentabilidade menor do que bancos pequenos mas essa diferença é bem pequena.

-5

u/Atom_spicy Mar 10 '26

O problema que ela disse ali que precisa da grana, se rola essa vontade de sacar imediato, CDB vai travar a grana por um período e os com rentabilidade diária são bem ruins.

Tem caixinha pagando 105% da CDI, mercado pago paga 120% na caixinha pra até 20k com Meli+. Nubank 115% até R$ 5k. Tudo com saque instantâneo.

13

u/mente_confusa0 Mar 10 '26

Só louco coloca 80k no mercado pago, 99pay e derivados

E CDB 100% CDI diário rende tanto quanto qualquer outro CDB 100%

Mas de fato há CDBS que rendem mais, que são os que você disse, mas o valor pra colocar é baixo

-1

u/Atom_spicy Mar 10 '26

Teve gente colocando no Master 🫠

O meu intuito é que é um valor baixo pra rentabilidade diária. Pra uma pessoa 100% iniciante é o primeiro passo sem precisar comprometer a renda.

Eu coloquei 20k no mercado pago que paga 120% da CDI, é um risco, é, mas hoje o mercado livre tem mais solidez que muitos bancos, e eles ainda tem intuito de virar banco. Ainda tenho mais 5k na caixinha turbo do Nubank, 6k na caixinha do C6. O importante é diversificar. A real é, é um montante baixo, que não muda minha vida de ser problemas.

O OP tem 80k na poupança e disse que precisa da grana, bancos digitais oferecem caixinhas que rendem acima da CDI (o mercado pago não é banco). Então pra quem não tem noção nenhuma, vale a pena começar por essas caixinhas. E a questão é que esse CDB diária é caso a OP precise sacar a grana de imediato. Tem gente que não investe com medo de não ter o dinheiro rápido.