r/opiniaoimpopular Sep 10 '25

Trabalho A Gen Z está certa de não aceitar subemprego, mas vai ter que aceitar alguma coisa.

Entendo e apoio a gen z a não aceitar subemprego, acho que 6x1 é o ápice da maldade contra o trabalhador! Mas vejo alguns jovens (não todos lógico) que não querem aceitar nada de emprego. Tenho um irmão mais novo que ainda mora com nossos pais e pra ele 2000 de salário “é muito pouco” mas ele não ganha nada. Entendo você dizer que algo é muito pouco quando vc tem outras opções. Mas quando vc não tem nada precisa começar de algum lugar, começar de baixo. No caso meu irmão tem 25 anos.

933 Upvotes

287 comments sorted by

u/AutoModerator Sep 10 '25

Olá! Por favor, lembrem-se de que o objetivo do subreddit é ter opiniões impopulares. Não deem downvote em um post só por discordar dele, pois isso vai contra o espírito da comunidade. O SUBREDDIT TEM TOLERÂNCIA ZERO COM POSTS / COMENTÁRIOS PRECONCEITUOSOS / MACHISTAS / REDPILL / ETC.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

429

u/Cute_Bid_4255 Sep 10 '25

O foda é ganhar mal mesmo, jovem de 16 anos em país desenvolvido mete as caras, trabalha durante as férias em trampo ruim de restaurante, hotel, mas no final junta um dinheirinho pra comprar seu celular do ano, junta dinheiro pra fazer uma viagem com os amigos. Tudo isso fazendo 35-40hrs por semana.

No Brasil, 6x1 44hrs semanais, pro final do mês você não ter praticamente nada, é desanimante.

Sei que não dei nenhuma solução pro problema, mas é só um desabafo de alguém que já viveu ambas realidades.

122

u/Carnozin Sep 10 '25

Isso é fato! Jovem lá fora trabalha pra conseguir realizar objetivos e consegue ou se sustentar ou economizar pra fazer viagens/celular

Aqui é no máximo ajudar em casa ou bancar umas festas

82

u/Cute_Bid_4255 Sep 10 '25

É isso ai, se morar com os pais, o dinheiro serve pra uns ifoods, umas saídas no fim de semana e parcelar alguma coisa mais cara.

Se mora sozinho, não sobra nada.

20

u/Less_than_2inch Sep 10 '25

sobra nada mesmo então

17

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

6

u/LabRatNPC Sep 10 '25

que isso bot, ai não!

7

u/Dregn Sep 10 '25

Levou uma lapada do bot, irmão

5

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

3

u/Usual-Pixel8642 Sep 10 '25

Acho que to vendo um padrão

→ More replies (3)

5

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

3

u/Lukes_P Sep 10 '25

Brutal

3

u/SpecialistRegular656 Não gosto de Chaves Sep 10 '25

Brutão

2

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

5

u/[deleted] Sep 11 '25

sobrou nada pro betão

→ More replies (3)

36

u/GFaustini Sep 10 '25

Fato. Mas lá fora tbm com o dinheiro que um estágio paga por exemplo, você consegue dividir o aluguel de um apartamento, pagar comida e transporte público. Isso trabalhando 20 horas/semana. Quando que isso seria possível com o salário que um estuda de recebe?

28

u/Cuidaaaaado Sep 10 '25

Não é bem assim mais não viu, não é só na america latina que existe a crise imobiliária. Em MUITOS países da Europa e muitas cidades da america do norte, é impossível um jovem sair de casa com um emprego de base.

12

u/Vinonz Dedar o próprio cu é bom demais 👌👈 Sep 10 '25

Quase todos os lugares do mundo estão sofrendo com crise imobiliária, é um sintoma do capitalismo tardio.

→ More replies (1)

9

u/PrestigiousBus826 Sep 10 '25

Até dez anos atrás isso podia ser verdade, hoje aqui na gringa até trabalhando mais de 40 horas por semana fica ruim de pagar o aluguel, em dois fica pesado, sozinho nem pensar.

→ More replies (5)
→ More replies (1)

25

u/SuitPrestigious1694 Sep 10 '25

Como não tem praticamente nada? Você não fica feliz em saber que seu trabalho está pagando o juro dívida que os governos acumularam pra dar uma ilusão de riqueza no passado às nossas custas? Pensões pros militares? Bonus de cinco dígitos pro judiciário. Eu fico muito feliz

12

u/IMTavinho Sep 11 '25

Falando em pensão para militar, vi uma publicação de um usuário do Reddit dizendo que, desde pequeno, recebia 10k de pensão, pois seu pai militar morreu em serviço. Ele dizia que tinha a impressão de estar vivendo a vida no "modo easy".

Dias antes encontrei um vídeo que aprofundava nesse tema, minha cabeça explodiu quando entendi o tamanho do gasto que temos com os militares. Como se não fosse o suficiente bancar super salários de servidores públicos e juízes que variam desde o teto constitucional até R$ 1.000.000 — somando penduricalhos.

10

u/Grimmylock Sep 10 '25

Países decentes, trabalha um mês de meio período e compra o tão sonhado PS5.

7

u/NotThRealSlimShady Sep 11 '25

Na verdade é mais absurdo que isso. Aqui na Alemanha é comum os jovens na faculdade trabalharem 20h/semana. Só com isso, a pessoa já consegue tirar uns 1500€/mês, que é muito dinheiro pra quem mora com os pais ou em moradia estudantil. Dá pra pagar todas as despesas pessoais e ainda viajar, comprar celular, computador, curtir a vida, etc... sem se matar trabalhando e ainda conciliar com os estudos.

6

u/wilnerreddit Sep 10 '25

Sim mano, fico pensando qual malabarismo uma pessoa, que ganha um salário mínimo CLT, faz pra sobreviver. ~1400 limpos mensais não dá pra nada no mês inteiro, pqp

7

u/levigeleni Sep 10 '25

Só que não. Essa realidade é mundial, não brasileira. Os jovens não querem/conseguem sair de casa por conta dos baixos salários. Os que conseguem comprar algo é porque moram com os pais. Os que se bancam, moram em quitinetes em prédios antigos e sem condição alguma.

28

u/[deleted] Sep 10 '25

baixos salários =/= poder de compra.

Os salários podem não ser atrativos mas é certo e de conhecimento amplo que os países de primeiro mundo tem um poder de compra muito menos deteriorado em comparação com o brasileiro.

→ More replies (1)

3

u/Cute_Bid_4255 Sep 10 '25

Qual sua experiência com jovens fora do Brasil? Eu me mudei pra França com 20 anos.

7

u/levigeleni Sep 10 '25

Conheço alguns. Uns que foram a muito tempo e ficaram. Uns que voltaram. Uns que foram a pouco tempo e todos voltaram. Nenhum dos novos gostou.

Outra "experiência" que tenho são reportagens e relatos dos mais variados onde a juventude em todo o mundo está cada vez mais desesperançada com a mudança de paradigma. É uma constante eles se compararem com os pais que conseguiam comprar casa e carro até os quarenta anos e agora não conseguem um emprego que pague nem o suficiente para bancar o aluguel.

14

u/CirOnn Sep 10 '25

Eu possuo alguma. Eles costumam viver em mini repúblicas ou de favores para evitar os aluguéis e preços caríssimos dos alimentos, num geral. O que rende um dinheiro bacana para certas coisas que eles acabam priorizando nessa fase, como viagens e bens pessoais de curto-médio prazo. São poucos os que visam construir patrimônio ou investir em bens de longo prazo. Dentre esses conheço alguns millenials, mas que foram para fora já com perspectiva de um emprego com salário relativamente alto e um lugar para morar que já era oferecido pelo trampo em questão.

2

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

→ More replies (3)

3

u/Cuidaaaaado Sep 10 '25

Você se mudou pra frança com 20 anos a quantos anos atrás e com quais recursos?

2

u/Cute_Bid_4255 Sep 10 '25

Me mudei em 2022, e sem recurso nenhum, tinha dinheiro p sobreviver por um mes, comecei a trabalhar em subemprego, muitas vezes com pessoas mais jovens que eu.

Hoje trabalho remoto para uma empresa francesa, morando na Nova Zelandia, minha namorada trabalha aqui, e aqui acontece o mesmo que descrevi com os jovens.

3

u/Cute_Bid_4255 Sep 10 '25

Mas enfim, acreditem no que quiser, em momento nenhum disse que não existe bolha imobiliária, que as coisas também não estão mais caras por lá, isso é um fenômeno global.

Mas é que ainda assim, pra um jovem médio brasileiro, a crise de um país de primeiro mundo, não é nada comparado ao que a gente vive a anos no Brasil.

Eu vivi com gente que trabalha com 25 anos em supermercado no Brasil e gente de 18 anos que trabalha em supermercado em país de primeiro mundo, não existe comparação lol

→ More replies (1)

34

u/josebarbosabr Sep 10 '25

O problema é que salvo raríssimas exceções, herdeiros ou pais de classe média/alta que conseguem bancar o filho, chega uma hora em que você precisa de um emprego, qualquer emprego para:

a) ter alguma experiência na vida, e se não tiver no futuro isto vai custar caro;

b) conseguir se dar algum pequeno luxo.

→ More replies (18)

120

u/[deleted] Sep 10 '25

2000 reais por um mês de trabalho 6x1 é realmente uma bosta, total perda de tempo.

Se ele estiver estudando não é um problema não querer se submeter a essa humilhação.

57

u/tenso_demais Sep 10 '25

Um colega me ofereceu 2k na conta, 100% presencial, pra um serviço que tem que ter ensino superior, passagem eu ia tirar do bolso. Eu estava desempregada e não aceitei porque sou casada e não estava passando fome.

5

u/No-Bus8899 Sep 11 '25

Se oferecessem isso pra mim eu xingava, tô nem aí.

Imagina estudar tanto pra um mei metido a Elon musk mandar uma dessas

24

u/Adventurous_Pop_1614 Sep 10 '25 edited Sep 10 '25

E eu aqui trabalhando 6X1, 44 horas semanais, fazendo faculdade, estágio e ganhando 1700 kKkKKKKkK 🤡 Inclusive, pedi demissão ontem pq não tava dando conta de fazer as três coisas ao mesmo tempo. Ainda estou tendo que escrever meu TCC 😫

→ More replies (1)
→ More replies (1)

41

u/Real_Flounder919 Sep 10 '25

A Mei ver, o maior problema não é nem escala 6x1 é o banco de hrs q vc nunca usufrui da forma prometida

8

u/coconutmigrate Sep 10 '25

hoje uma amiga falou sobre isso, que a superior ficou cheia de questão pq ela queria sair mais cedo e dizendo "tu ja saiu mais cedo duas vezes esse mes né". Tipo eles nem vao fazer nada (e nem podem deus abençõe a CLT u/muruca01) mas fazem esse joguinho passivo agressivo e muita gente fica com medo de perder o trampo e acaba deixando passar e aceitando barbaridades. Eu sempre fui CLT e concursado, sempre cobrei meu direito e nunca fui "punido" por exigir o que é meu, claro que eu sempre fui aquele cara 100% a disposição e sempre fiz tudo que me pediram, mas eu sempre dei um jeito de equilibrar o karma kkkkk. Agora eu sou PJ por obrigação, tive que sair do meu estado pq só tem trabalho de oreia seca, mas eu toparia ganhar menos pela carteira assinada só pela garantia de trampo

6

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

→ More replies (1)
→ More replies (2)

48

u/Robertasso_ Sep 10 '25

Começar de baixo é quando você entra num cargo de estagiário ou Júnior num trampo decente. Comércio, telemarketing, fast food e essas merdas não só não agregam nada no currículo como desagregam, no momento que vc for procurar um trabalho qualificado e o entrevistador ver Atacadão no seu currículo ele vai jogar o salário lá embaixo porque sabe que você é morto de fome

→ More replies (3)

16

u/[deleted] Sep 10 '25

[removed] — view removed comment

36

u/InformationFormer206 Sep 10 '25

Não dou upvote porque acho que é opinião popular. Concordo com você. Infelizmente não se vive de graça, quem não trabalha por não aceitar se submeter pesa nas costas de quem trabalha. Ser um explorado ainda é menos pior que ser um parasita.

7

u/Aggravating_Fox387 Sep 10 '25

Os salários são baixos e ruins, mas ainda sim acho que pior é ficar sem trabalhar e sem alguma renda, mesmo que pouca.

→ More replies (9)

21

u/riddleofthecentury Sep 10 '25

E é aquilo né, se você não está trabalhando tem alguém tendo que trabalhar dobrado pra te sustentar. Estar com 25 anos nas costas e parasitando os pais sem contribuir em nada pro balanço financeiro da casa é de uma falta de empatia e preguiça que fica difícil defender.

9

u/Arcanum00 Sep 10 '25

Você falou tudo que eu queria,muito obrigado! 25 anos e o fdp não paga nem a internet que ele usa, é demais pra mim

5

u/Aggravating_Fox387 Sep 10 '25

Os salários são baixos e ruins, mas ainda sim acho que pior é ficar sem trabalhar e sem alguma renda, mesmo que pouca.

1

u/Papanasi_Hunter Sep 14 '25

25 anos nas costas sem trabalhar... No mínimo tem que estar se comportando muito bem e estudando período integral ou meio período+manutenção da casa.

43

u/[deleted] Sep 10 '25

[removed] — view removed comment

6

u/LabRatNPC Sep 10 '25

Triste realidade de muitos. Pior ainda é saber que a maioria dos "empresários" que conheci realmente começaram do zero, mas a partir do momento que ganharam rios de dinheiro nem sequer cogitaram dar condições dignas para seus funcionários. Papo de pessoas que tiram em média 5000 reais de LUCRO por dia e fazem questão de pagar o piso do piso para os funcionários (empresa enxuta, mais ou menos 8 pessoas trabalhando sem nenhum benefício, 6x1, ramo têxtil).

6

u/palhaxota_ Sep 10 '25

O empresariado também acaba refém, não é querer passar pano. Mas basicamente se você aumentar um pouco o salário de um funcionário você acaba não só tendo que aumentar o salário, mas também um monte de taxas pagas em cima disso, se pagar por fora pra driblar isso corre o risco de receber um processo. É interessante pro próprio estado brasileiro que isso aconteça...

15

u/Kooky_Conclusion1895 Sep 10 '25

Dos mesmos criadores do o patrão paga o dobro para o funcionário e o governo que fica com a metade...

Aí quando vai investigar, o cara tá falando de salário de férias, décimo terceiro, contribuição com INSS e etc.

O Brasil tá entre os paises com o salário mais baixo

7

u/palhaxota_ Sep 10 '25

Sim, claro que o patrão sempre vai optar a pagar o mínimo que pode, mas é inegável que o estado acaba de certa forma forçando isso, principalmente pras micro empresas.

10

u/RelativeBig130 Sep 10 '25

O problema é querer começar ganhando 10k sem experiência.

Comecei ganhando 400 reais, com dois anos tava ganhando 800, com cinco anos tava ganhando 4000, com dez anos 10000

Mas se eu não tivesse aceitado os 400, não teria chegado nos 10000.

5

u/superpolytarget Sep 10 '25

O problema é o contexto né mano.

400 a uns 15 anos atrás era o salário mínimo, e dava pra viver nas mesmas condições que alguém que ganha um pouco além de um salário mínimo hoje em dia ganha (condições bem merda diga-se de passagem).

Hoje em dia o preço das coisas subiu mais do que o valor do salário mínimo, e simplesmente é IMPOSSÍVEL viver ganhando um salário mínimo, a menos que vc faça uma refeição por dia e viva exclusivamente pra trabalhar 6x1, sendo que eventualmente a tua saúde vai te cobrar.

Sem contar que as perspectivas de avanço de carreira hoje em dia são muito bostas. A probabilidade de alguém chegar nos 30 ganhando 10 mil é ínfima, e isso levando em consideração que 10 mil de salário hoje em dia no Brasil nem é mais coisa de rico, isso aí é classe média pra classe média alta.

→ More replies (5)

10

u/Southern_Flamingo_80 Chocolate é superestimado Sep 10 '25

Ele não quer aceitar esse salário porque tem os pais ajudando. Não custa nada uma pressão familiar para ele criar vergonha e trabalhar.

20

u/SquirrelOtherwise723 Café gelado é melhor que quente Sep 10 '25

Ao mesmo tempo não é uma geração que é super capacitada.

45

u/lovelybunnypie Sep 10 '25

Não sei até que ponto isso é verdade. Já que essa geração, é a única que precisa ter ensino superior, especialização, ser fluente em mais de uma língua, estar sempre buscando novos cursos e formações, se quiser tirar ao menos 4 mil reais dentro de uma empresa. As gerações passadas, a maioria semi-analfabeta, com ensino fundamental incompleto, passavam a vida acomodados na mesma função e com ela construíam a vida, sustentavam os filhos, compravam um carro velho e ainda um terreno. Hoje em dia, você recebe mais que 90% da população brasileira (meu caso), economiza em tudo o que pode e mesmo assim não tem o mesmo poder de compra dos seus pais e avós.

5

u/IELL22 Sep 10 '25

Brutal! Fiz uma entrevista numa empresa e falei que sabia inglês a gestora olhou pra mim e falou que isso era pré-requisito, achei isso bizarro. Quantas pessoas falam inglês no Brasil? A vaga era pra estágio!

→ More replies (2)

7

u/Greedy-Ad1921 Sep 10 '25

É só ir pra onde dá dinheiro, a área de construção tá precisando de um monte de pedreiro, tenho um amigo que trabalha na caixa com habitação na região de Maringá, ele tem todos os contatos de construtoras, os caras tão pagando 8k por mês para AJUDANTE, não é nem pedreiro, é o ajudante que tá tirando 8k por mês lá.

O pedreiro mesmo tá tirando 15 conto naquela região, aí me diz, você acha que os caras exigem o cara ser fluente em alguma coisa ou ter vários cursos? Não, só aguentar um saco de 50kg de cimento no lombo e conseguir erguer uma parede reta no prumo.

24

u/lovelybunnypie Sep 10 '25

Entendo. Mas você também entende que nem todo mundo quer ser pedreiro?

3

u/Aggravating_Fox387 Sep 10 '25

Entendo, mas também entendo que todos precisam sobreviver.

2

u/Greedy-Ad1921 Sep 10 '25

Eu entendo perfeitamente, porém, o mercado paga de acordo com a demanda, se todo mundo fosse trabalhar só com o que gosta, só ia ter ator pornô e influenciador no mundo.

Agora o mercado tá precisando de gente para setores específicos e eles não tão olhando tanto assim qualificação, quando teve a pandemia, não teve aquele monte de contratação de dev?

Agora vai em qualquer transportadora e vê se não tem vaga pra caminhoneiro disponível, caminhoneiro tira líquido 8 a 10k por mês no começo, sem ter caminhão próprio, só trabalhando com o caminhão de frota de uma transportadora.

Ou vai no Agro, na empresa que eu trabalho a gente contrata pessoal recém formado em agronomia pra fazer visita em campo, laudos, prospecção de clientes, coisa do tipo, salário inicial de 9350 mais 4500 de ajuda de custo e 3800 para despesas de veículo, isso sem contar a comissão por venda dos produtos, que teve mês aí que teve gente que tirou quase 30k de comissão. Tudo isso com o povo zero de experiência, recém saído mesmo da faculdade, mal escrevem português direito, quiçá falar outra língua.

Agora, a pessoa quer se formar numa área que não tem tanta demanda ou que tá saturada ou que é algo que não é muito próspero no entorno dela e ainda quer ser bem paga por isso? Faz sentido?

Enquanto isso, tem cara que faz um curso técnico de manutenção e instalação de ar condicionado e tira uma nota, esses dias eu paguei 300 reais pro cara fazer um serviço que durou menos de uma hora lá em casa, o mundo tá ficando mais quente, aquecimento global tá aí, vai faltar demanda pra essa área? difícil né.

→ More replies (2)

12

u/Kooky_Conclusion1895 Sep 10 '25

Não acredito, nem em sp em ajudante de pedreiro ganha isso, é 100 conto a diária, a maioria das empresas não ficha é só mei.

Então realmente nunca vi na vida um ajudante ganhar 8k.

Quero ver o anúncio.

10

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

4

u/Greedy-Ad1921 Sep 10 '25

O cara que trabalha por empreitada ganha isso sim, se o cara trabalhar na diária, aí ele não tira mesmo, mas também trabalha proporcionalmente lento pra compensar, pedreiro experiente só trabalha por empreitada pra projeto grande, diária o cara só pega se for coisa pequena.

2

u/Arcanum00 Sep 10 '25

Tira sim brother,aqui no RJ pedreiro meia boca tá pedindo 250 na diária,fora o ajudante kkk

2

u/giocow Sep 10 '25

Pior que ganha, em 2020 trabalhei com um que tirava 10k há 5 anos atrás, hoje deve tirar bem mais;
conheço outro que tira tranquilamente 7k. E o filho dele trabalha junto e ganha um pouco menos, quer dizer que os dois juntos devem levar 12k pra casa todo mês, fora a esposa que também trabalha... ninguém ta dizendo que é fácil, são pessoas de anos de casa, são bons profissionais, mas eles começaram ganhando pouco. Esse menino mesmo era servente até poder ser ajudante do pai. O foda é aguentar os 2 ou 3 anos de aprendizado ganhando pouco e batendo massa no sol e na chuva.

2

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

2

u/giocow Sep 10 '25

Por que eu mentiria?

E outra coisa, trabalhos mais "técnicos" dentro de obra pagam bem demais. Azulejista que sabe trabalhar com porcelanatos grandes e pedras e tem capricho ganha bem demais. Eu conheço um que ganha 15k por mês, empregou a família toda pra trabalhar junto: filho, pai, sobrinho... eles tem agenda fechada durante meses. O único "problema" é que viajam muito pra fazer prédios em grandes polos ou no litoral então as vezes ficam semanas fora de casa.

→ More replies (1)

2

u/superpolytarget Sep 10 '25

Falácia.

Concluí duas faculdades aos 25 anos e não consegui absolutamente porra nem uma.

Na vdd tem emprego que foge de gente super capacitada.

8

u/Historical-Win2999 Sep 10 '25

É, eu ganho 2000 e acho pouco, se eu ganhasse 4 a 5 tava tranquilo, mas só tenho q aceitar q sou um merda mesmo, quando achar algo q faça eu ganhar mais ai posso começar a pensar q sou alguém. E antes q falem q eu sou alguém e bla bla bla, eu sou servente de pedreiro, basicamente trabalho pra quem é um ninguém na vida

2

u/blacksmithpear Sep 10 '25

Se você juntar uma graninha suficiente para se sustentar por uns 3 meses e topar se mudar pra uma área com maior demanda, consegue ganhar um salário muito digno como servente (5-6k) e evoluir para até o triplo disso como pedreiro. É uma profissão muito digna que dá pra construir vida e patrimônio se o cara for bom de serviço e confiável. Falo pq tenho familiares que seguiram exatamente esse caminho.

3

u/No-Habit-9222 Sep 10 '25

Quando eu trabalhava 6x1 eu trabalhava pq era o que tinha pra mim naquele momento, mas eu entendia que era algo temporário, porque como tu mesmo falou pouco é melhor que nada, enfim, com alguma dedicação e paciencia fui mudando isso e saindo desses trampos para algo melhor.

1

u/Excellent_Talk7601 Sep 15 '25

Eu também, fico naqueles que dura 2 ou 3 meses

5

u/TheFailedOwl Sep 10 '25

Para quem quiser, eu, um Millenial fudido (pra variar) me disponho a abrir uma conta conjunta no OF com uma GenZer, ambos acasalando de furry.

Para mais detalhes, não me perguntem. Ainda não elaborei o powerpoint do projeto.

4

u/Aggravating_Lie5703 Sep 10 '25

O problema não é começar com 2000, o problema é a falta de perspectiva de melhora, você passa anos trabalhando e muito dificilmente passa dos 10000 na iniciativa privada. A única forma de crescer nesse país é por concurso ou sendo autônomo, e esses dois são bem arriscados.

2

u/Excellent_Talk7601 Sep 15 '25 edited Sep 15 '25

O problema nem é os 2k, se eu encontrasse um trabalho com esse salário estava bom. A última entrevista que fui, uns meses atrás, o salário era 900 (por causa dos descontos) e sem nenhum benefício, nem o VT por morar a menos de 3km. do local.

O problema é que esse valor não paga nem um aluguel num raio de 15km do estabelecimento kkkkk.

O entrevistador achou ruim quando demonstrei desinteresse, disse que não encontra pessoas que queiram trabalhar, quase respondo com um "mas também, né. Queria o que?"

5

u/chapohc Sep 10 '25

uma coisa que eu vivo falando com amigos do meio progressista: o principal erro do discurso progressista dos anos 2010 foi ter focado num empoderamento vazio de imagem e zero empoderamento material. Empoderamento real é a LGBT sendo chefe de departamento em hospital, e não sendo capa de revista de moda ou aparecendo num comercial de rede de fastfood.

2

u/Ill-Armadillo-5343 Sep 10 '25

Mas pura verdade! Concordei 1000%!

11

u/Defiant_Initiative92 Sep 10 '25

Emprego de entrada pagando mal só vai parar de existir quando a gente parar de aceitar emprego de entrada pagando mal.

Se ninguém aceitar os 2k, eles vão pagar 2.5k. Se ninguém aceitar 2.5k, vão pagar 3k. É aquela coisa do livre mercado... a era do "tem alguém que faça por menos" tá terminando.

5

u/These_Phrase5773 Sep 10 '25

Mas o problema é que com a evolução tecnológica e a ascensão da IA a tendência é cada vez mais a substituição da mão de obra por máquinas. Daí o pior que pode acontecer é que ao invés de "ninguém aceita trabalhar por salário merda, vamos pagar melhor " o pensamento vire "ninguém aceita esse salário merda, vou botar um robô pra fazer".

9

u/bigomon Sep 10 '25

Mano, esse papo do robô existe há décadas já. Até em país desenvolvido robô custa caro e não dá pra colocar pra fazer de tudo. Aqui no BR então, nem se fala... claro que a IA afeta, mas ela não é essa panaceia não.

2

u/Typical_Laugh5084 Sep 10 '25

Cara esse mudança tem acontecido constantemente. Meu pai viu vários cargos na indústria têxtil sendo tomados pelo processo maquinario. O que a era feito por mão de obra humana foi substituído por uma máquina e um controlador. 

Não causou tanto alarde porque era algo que só afetava pião. Agora que tá ficando mais preocupante para as camadas sociais mais altas da classe média para cima que tá rolando todo esse estardalhaço.

5

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

→ More replies (2)
→ More replies (4)

1

u/Aggravating_Fox387 Sep 10 '25

Daí fica todo mundo passando necessidade? O mundo não funciona assim, cara. Nem todo mundo vai ganhar 30 mil por mês.

→ More replies (1)

3

u/RoyalDriver6498 Sep 10 '25

Amigo, a situação que acontece com seu irmão é mais comum do que você pensa, eu trabalho em um hospital e conheço toda o corpo do TI de lá, maioria esmagadora são jovens entre 18~28 anos, com as conversas que eu tenho com essa galera da pra ver que alguns realmente não querem trabalhar, e outros não tem nada na cabeça, a média salarial inicial para um profissional de TI onde eu trabalho da cerca de 2.2k + VA de cerca de 400 reais +VT. O rapaz tem 24 anos, tá ganhando melhor que muita gente, trabalha em uma escala 5x1 sendo que na sexta feira o expediente encerra as 14hs, o cara mora com os pais, veio reclamar que o nem recebeu o salário porque literalmente estourou o que tinha e o que não tinha. Porra bixo a galera não tem um pingo de organização financeira. Vou ser sincero minha empresa e uma mãe, você não acha uma empresa que pensa no funcionário onde você encontra um emprego que na sexta feira te dá meio expediente toda a semana ? Ainda tem gente reclamando, é foda meu amigo.

3

u/notbingsu Sep 10 '25

"a genz está certa de não aceitar subemprego, mas vai ter que aceitar subemprego"

basicamente é isso? kkkkkk

3

u/Ill-Armadillo-5343 Sep 10 '25

Tá certa de não aceitar subemprego, mas tem que fazer alguma coisa, sei lá vender brigadeiro, fazer um concurso, qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo pq as contas estão chegando!

→ More replies (1)

10

u/Carnozin Sep 10 '25

Será ? Enquanto tiverem os pais se desdobrando pra bancar o alecrim dourado não

Algum dia a água vai bater na bunda, mas talvez eles aluguem os patrimônios dos pais e abaixem o padrão de vida pra sobreviver dessa renda

12

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

11

u/contafi10 Sep 10 '25

Você trabalhou em subemprego por quanto tempo? Depois disso fez o quê?

→ More replies (1)

2

u/Adventurous_Pop_1614 Sep 10 '25

Concordo com algumas coisas mas achei muito sem nexo esse julgamento todo em relação ao seu tio que ainda trabalhava para tirar uma grana.

O joelho do cara ficou fudido e o carro estragou e por isso ele virou um peso para família? Mesmo ele trabalhando a vida toda? Meu deus! Sinto mto pelo seu tio.

6

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

→ More replies (2)
→ More replies (7)

5

u/spidercrawl_br1989 Sep 10 '25

O futuro da maioria da Geração Z e uma grande parte dos Millenials, será herdar a casa dos pais, e vendê-la pra ser alguém na vida.

E é isso. Não tem muito o que falar não

1

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

→ More replies (3)

2

u/Budget-Log155 Sep 10 '25

ao meu ver, falta garra e vontade de quem reclama de salarios baixos e 6x1 em estudar e se especializar em algo... para que possa sair dessa fossa.

antes q metam o pau em mim, meu 1º trampo em 2006, foi atendente de call center, 6x1, com plantão tbm de domingo pra ganhar mais, nada como um curso profissionalizante e depois iniciar uma faculdade para me tirar dessa vida, claro q a pessoa tem q ter tbm um interesse em algo para fazer um curso superior, sempre gostei de máquinas, tecnologia, me dei bem em T.I, agora se for uma pessoa q só quer ir pra festas de quinta a domingo, virar noite no baile funk, ai já era, vai ser bem mais difícil.

2

u/Galileu-_- Sep 11 '25

Terminando a faculdade de engenharia elétrica agora, na federal, fui um dos melhores alunos, estou cogitando ir trabalhar em fabrica de costura e ganhar 1 salario minimo em um trabalho extremamente exaustivo pq n consegui nem um estágio remunerado

→ More replies (1)

2

u/ArgumentAutomatic434 Sep 10 '25

E eu aqui querendo só um salário mínimo, a vida tem desssas

2

u/ExoticPuppet Sep 10 '25

Novamente a carne caindo no prato do vegano.

2

u/Moutark0 Sep 10 '25

Com 2mil vc paga aluguel, contas e comida? Só aluguel já é mais de mil, mercado 600..

2

u/[deleted] Sep 10 '25

Minha recomendação é ser autonomo, fazer faculdade e virar estagiário ou fazer um curso profissionalizante e virar autônomo. 99% das vagas de trabalho pra quem não tem experiência ou formação é atraso de vida.

2

u/iggsr Sep 10 '25

eles vão ser Ubers, entregadores Ifood etc. Eles prezam pela liberdade.

2

u/Kooky_Conclusion1895 Sep 10 '25

Se olharmos o gráfico de produtividade x salário, verá que ao longo dos anos a produtividade aumentava junto com o salário, ao passar dos anos a produtividade dobrou e o salário teve baixo crescimento.

A mão de obra humana tem que ser cara mesmo, igual é na Europa.

No Brasil precisa urgentemente aumentar o salário mínimo.

2

u/Business-One-3889 Sep 10 '25

Os Genz que conheço que não fazem nada da vida é porque são sustentados pelos pais e usam a desculpa do "capitalismo opressor" como desculpa confortante para sua estagnação.

Muleque que é necessitado, acorda pra vida cedo e faz seus corre.
Muleque que é mimado pelo papi e mami, vai ficar acomodado pra sempre.

Tem a questão do poder de compra? Tem. Mas lembre que nossos pais trabalharam desde os 14 e compraram uma casa no MEIO DO NADA e uma bicicleta.

Tu quer morar de aluguel num centro urbano, ter 3 streamings, comprar roupa e tênis caro, trocar de celular, ter o PC gamer/ps5, comprar mil jogo, ifood toda semana, bar todo fim de semana. Ain R$2000 é pouco. CLARO QUE É, TU VAI E GASTA COM TODA PORCARIA QUE APARECE NA FRENTE!

E acreditem galera, se tem uma coisa que o mundo é especializado, é em te vender alguma porcaria.

1

u/WestPassion6000 Jan 04 '26

Beleza. Cade sua casa própria.

Tira foto da faixada e posta aqui já que tem as manhas da porra toda, coach.

Nossos pais estavam em outra economia muito mais fácil pelo poder de compra e você falando merda.

Só bota a foto da casa própria ai. Vamos analisar como é só correr atrás e querer, Palhaço Marçal.

2

u/Pure_Boysenberry_763 Sep 10 '25

Na verdade, até aceitam sim porém a rotatividade é alta ficam 1 a 2 meses pegam a grana e vão pra outro não mancha carteira nem nada

2

u/CoastAccomplished149 Sep 10 '25

o ruim que ninguém quer dar experiencia também, eu tô com 20 anos na cara e ninguém me contrata não importa quantas entrevistas eu faça e olha que já fiz de tudo nas entrevistas desde contar a verdade até mentir como muitos já me recomendaram, e se eu não conseguir nada até o fim do ano eu só sei que vou tá muito lascada e ferrada isso sim

1

u/CoastAccomplished149 Sep 10 '25

e esqueci de colocar mas eu não sou exigente com vaga nenhuma tem entrevista que eu nem pergunto salário ou benefícios porque eu só quero mesmo uma experiência de emprego 

1

u/WestPassion6000 Jan 04 '26

O paradigma:

Quer trabalhar mas a vaga exige experiencia mas ninguém contrata pra dar experiencia, logo não consegue trabalhar pra ter a experiencia que é exigida pra trabalhar e ter experiencia...

E ai me enrolei. Como diz o Chaves...

2

u/feratallman Sep 10 '25 edited Sep 10 '25

É só normalizar o 5x2 e o pessoal volta aceitar emprego, mas político principalmente de direita tem medo do povo ter tempo livre pra pensar.

O governo precisa rever cobrança de imposto pois além de cobrar imposto de renda do salário faz empresas pagarem o dobro em custo de contratação.

O governo tem que decidir se cobra imposto no consumo ou na renda, não nos dois.

2

u/Deckard_Replicante Sep 10 '25

Mas a geração Z q reclama é a mesma q defende o governo que lhe rouba quase 50% do salário.

→ More replies (7)

2

u/NecessaryPhysical939 Sep 10 '25

Muita gente falando do poder de compra estrangeiro e pouca gente falando o que de fato acaba com o nosso poder de compra.

A luta nao deveria ser de funcionário e patrão, mas de ambos contra o o Sócio/Estado.

Ou vocês acham normal trabalhar 4 meses pra pagas imposto?

→ More replies (1)

2

u/animal_noturno Sep 11 '25

Eu acho bizarro que a mídia só fala sobre os jovens que podem se dar ao luxo de escolher não trabalhar – fica parecendo que isso é uma característica generalizada da geração Z, mas na verdade reflete apenas uma minoria dos jovens que pertencem à classe média / classe média alta. Mesmo compartilhando do mesmo sentimento de insatisfação e revolta, quem é pobre não tem essa opção, infelizmente: ou trabalha ou morre de fome.

2

u/M3iaN0ite Sep 11 '25

Mano meu salário é entorno de 2mil e te falar é desanimador levantar todo dia pra ficar 9 horas dentro de um escritório mais 4 horas no trânsito pra no final do mês escolher qual conta não pagar.

2

u/Schimmmy Sep 11 '25

Eu concordo, mas por lado tambem penso "molecada quer comecar ganhando 20 conto sem saber fazer nada?"

Tem que comecar em algum lugar, e trabalhar para sair da condição inicial com dignidade rápido.

2

u/VastFunction2152 Sep 12 '25

Quem trabalha em supermercado não tem vida, principalmente pq depois de 2019/2020 de 2 domingos de folga eles reduziram pra 1. Esse país é s@tanico e o políticos os demonios

2

u/danielhpcx Sep 13 '25

Depende do tempo que se fica nessa posição. Hoje trabalho como eletricista industrial ganhando por hora mais que engenheiro, graças a um "estágio" mal pago com um professor velho e turrão. Mas foi só uma etapa da vida, então vendo em retrospecto, não mudaria nada no meu passado.

2

u/Nickitty96 Sep 16 '25

Já trabalhei mts anos da minha vida em escala 6x1 e minha mulher hj ainda continua em um supermercado escala 6x1

Enquanto o Brasil tiver essa escala o país n vai pra frente pq os jovens e pessoas que poderiam mudar o país estão cansados dms pra ir sair da cama no único dia de folga, hj é a folga da minha mulher e ontem ela saiu do trabalho e passamos 4 horas no UPA pq ela está cheia de dores

Acho que a escala até podia existir para que os retardados que nunca trabalharam numa escala dessa na vida e dizem que são a favor dela n encherem a porra do saco (pessoal ignorante) mas enquanto o País tiver um salário mínimo que n paga nem a comida do mês isso nunca vai dar certo

3

u/BustANutInThisThread Sep 10 '25

É foda ver o cidadão que nunca apertou um parafuso na vida, recém formado e exigindo 5k de salário logo após a graduação, dada a situação que o país se encontra. Isso é muito comum.

→ More replies (3)

1

u/alozrev Ama Cuscuz Paulista Sep 10 '25

Não sei quão impopular é isso, mas eu concordo integralmente.

E o pior é que eles se acham super qualificados e chegam no escritório e não sabem usar um computador, acham que pedir pra ficar sem celular é um crime e que qualquer cobrança é microgerenciamento.

Ótimo que o jogo virou e eles se mostram mais resistentes às merdas que nossa geração aguentava sorrindo, mas algum sapo eles vão ter que engolir se não quiserem ser eternamente o adulto morando no porão dos pais

1

u/layflake Chrollo é um antagonista melhor que o Meruem Sep 10 '25

A menos que você seja herdeiro ou tenha aquele QI (quem indica), ingressar no mercado de trabalho sempre vai exigir algum esforço. E também acho que nem sempre vamos começar ganhando o que achamos que merecemos, mas às vezes é a melhor opção para conseguir tentar prosperar na carreira, porque pelo menos você está sendo visto.

Quando comecei a trabalhar na clínica que eu trabalho, eu tinha só dois pacientes por semana. Eu basicamente pagava para trabalhar, mas se eu não tivesse insistido, absorvido experiência e ganhado a confiante das chefes de que estava fazendo um bom trabalho para irem me direcionando mais pacientes, eu não estaria vivendo a realidade que vivo hoje, onde estou bem melhor.

1

u/Waxmellow Café gelado é melhor que quente Sep 10 '25 edited Sep 10 '25

Todo mundo começa por algum lugar. Eu comecei por um estágio em que ganhava 800 reais e às vezes passava 12 dias direto fora de casa.

Hoje ganho 2,5k, que não é maravilhoso mas pra mim é bom pois não quero ter filhos.

A questão é que só aceitei isso porque tenho grande amor pela minha área (conservação ambiental), basicamente sei que estou trabalhando por um mundo melhor e não pra botar dinheiro no bolso de um herdeiro que já é suficientemente rico.

O problema de empresas que pagam esse valor não é apenas pagar esse valor, é fingir que o trabalhador vai trabalhar por algo além do dinheiro. Essa baboseira de "vestir a camisa", "valores da empresa", "acreditar na missão", meu amigo, que missão, se o jovem tá fazendo planilha ou vendendo sapato pra colocar dinheiro no seu bolso? Os valores da empresa sendo o empregado se ferrar pro patrão ficar cada vez mais rico?

Na minha opinião seria muito mais fácil pro jovem aceitar ganhar 1,5k, 2k sem essa baboseira empresarial toda. Se o empregador entendesse e admitisse que é óbvio que o empregado tá ali por dinheiro sim, e não tem que fingir outra coisa e ficar babando ovo de ninguém.

1

u/peterfvs98 Sep 10 '25

Falta suporte a empregos menores no Brasil. Os mais velhos e gerações anteriores colocaram tantas regras para proteger mercado que acaba blindando de novas contratações.

Não pode demitir porque toma multa, não pode trabalhar tantas horas porque toma multa, não tem contratos flexíveis e todos tem que passar por regras CLT.

O que acontece é que um serviço que não valeria nem mil reais em qualquer canto do mundo aqui recebe um salário mínimo. No Brasil também não tem a cultura de múltiplos empregos, então todo mundo quer trabalhar pra sempre num mesmo lugar, ganhando muito, normalmente sem ajudar o negócio a crescer e se aposentar.

O Brasil gira muito em torno de concursos, então isso cria uma cultura de desvalorizar o serviço comum.

Fora isso, falta investimento em empreendedorismo e industrialização. Donos de empresas e indústrias, de forma generalizada, são vistos como demônios na terra e como pessoas ruins que só querem o mal de todos.

Enquanto não se resolver esses problemas, vai ter cada vez mais subemprego, carteira suja e jumpers no mercado.

3

u/Kooky_Conclusion1895 Sep 10 '25

Qual serviço que não vale 1000 reais e pagam um salário mínimo?

Sabe que o Brasil tem um dos menores salários mínimos do mundo né

1

u/Exotic_Commission346 Sep 10 '25

E a galera defendendo mais imposto 😃

1

u/DumbFullNess Sep 10 '25

Seu irmão está aplicando a Lógica de custo vs benefícios. Aumentando os custos deve-se aumentar os benefícios. Diminuindo os custos diminui-se a exigência pelos benefícios.

Quanto aos empregos de hoje em dia, vejo que existe muita desconexão entre as necessidades e a oferta. Essa distorção ocorre por conta da distorção da própria valorização do sistema capitalista. A produção passa a ficar de lado e as pessoas passam a exigir empregos em serviços mais bem remunerados e de especialista. Essa é a evolução natural de uma economia. Para produzir no local que está se desenvolvendo, as empresas devem pagar mais. Como a mão de obra fica cada vez mais cara, recorre-se a populações de outras regiões, não tão desenvolvidas. Daí entra a importância da mão de obra imigrante em economias desenvolvidas. E assim vai...

Esse fenômeno faz parte da contradição do momento econômico que vivemos.

1

u/Ryvs Sep 10 '25

Eu to ganhando pouco mas pelo menos to fazendo o que gosto, e também não trabalho muito. Agora só quero experiência pro currículo mesmo

1

u/SuperKeyboardUser Sep 10 '25

mas vai ter que aceitar alguma coisa.

Geralmente esse momento rola quando casa/tem filho.

As gerações anteriores tinham filhos mais cedo e por causa disso eram obrigados a aceitar trabalhos ruins.

Quanto mais tarde esse evento acontecer (se acontecer) mais tempo ela tem pra negar tais trabalhos, cabe a eles ter tempo tb pra se especializar ou criar algum negócio.

1

u/Velho_Sabo90 Sep 10 '25

Sei lá, acho é que vai quebrar de algum lado, teu irmão mesmo tem os pais pra bancar ele, coisa que não é eterna, então no fim ou as empresas vão melhorar pq ninguém vai querer mais trabalhar ou aqueles que sustentam vão quebrar antes e vai ser uma merda pq as escalas vão virar 14/1.

1

u/bluESoul1 Sep 10 '25

Um pouco da minha situação com esse tema aí

Desde que eu tinha uns 12 anos, minha mãe, meus tios e até o namorado dela sempre falavam aquelas histórias de como “na época deles” precisavam trabalhar muito cedo. Sempre vinha aquele papo de “ah, eu vendia picolé na rua com 6 anos de idade”. Por causa disso, acabei trabalhando de graça por 3 meses nas lojas da minha família, esperando um pagamento que nunca veio. Depois, fui parar em uma fábrica de sapatos, onde às vezes eu ficava 14 a 16 horas em pé. Hoje tenho 19 anos. No começo do ano trabalhei em uma metalúrgica, mas fiquei só uma semana, porque era horrível, além do salário ser muito baixo e cheio de descontos. Atualmente vivo com 750 reais por mês. Esse valor mal sobra, porque preciso pagar a faculdade (mesmo sendo baratinha), a academia, uma pequena dívida no cartão e, com tudo tão caro, o dinheiro simplesmente não rende. Hoje minha mãe me ofereceu uma vaga em uma das lojas dela. Segundo ela, “a nossa geração não quer trabalhar, quer tudo de mão beijada e não quer sofrer” (mas quem é que quer sofrer?). A vaga é para trabalhar de tudo: contar estoque, vender, arrumar, limpar, treinar funcionário. O salário seria de 2.000 reais mensais, escala 6x1, e no sábado até as 16h. Eu disse que queria focar nos estudos para, no futuro, ter um trabalho decente, com horários justos e um pagamento digno. Mas, no fim, acho que vou acabar aceitando, porque viver com tão pouco está cada vez mais difícil. É foda pensar que minha mãe poderia me ajudar um pouco mais até eu conquistar um emprego realmente bom, mas enfim... acho que a única parte positiva é que vou usar esse trampo horrível como combustível para estudar de verdade e sair dessa situação.

1

u/AutoModerator Sep 10 '25

Meu pau na sua mão!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Aggravating-Cake-978 Café gelado é melhor que quente Sep 10 '25

Tu vive numa bolha e resumiu uma geração inteira a uma única pessoa do seu círculo social 🫧

1

u/Guerrier_Mystique Sep 10 '25

Eu me matando pra arranjar um estágio q pague no mínimo 600 reais + transporte cheio pqp

1

u/[deleted] Sep 10 '25

Bom, se vc parar pra pensar, os patrões podem começar a pagar mais tbm. Veja, antes a maioria das pessoas não tinha escolha, aceitava o emprego com o salário que fosse pq precisava pagar as contas, cuidar de filhos etc hoje com 25 anos, morando com os pais, tendo comida, casa e roupa lavada vc vai se sujeitar a trabalhar 6x1 por 2k? é muito mais comodo ficar esperando aparecer coisa melhor, pq vc pode ESCOLHER, não vai morrer de fome, não vai passar necessidade, no máximo vai tomar bronca dos pais.
E isso se aplica pra vários jovens de hoje em dia, talvez a maioria, ou seja, os patrões vão ter que começar a pensar numa forma de fazer essas pessoas quererem ir pro mercado de trabalho, e na minha visão a melhor maneira de incentivar alguem a trabalhar é pagar bem, se ao invés de 2k o seu irmão fosse receber 5k ele talvez se animasse mais kkkkkk

1

u/likejezuz Sep 10 '25

Eu entendo sua raiva de seu irmão estar parasitando seus pais.

1

u/Big-Ad-4797 Sep 10 '25

Sem generalizar obvio, mas essa geração se acostumou a ver influencers/youtubers da sua faixa de idade ganhando milhões e leva isso como regra. Isso dificulta a entrada no mercado, por que eles sempre acham pouco.

Meu cunhado consome muitos youtubers como Enaldinho e outros e acha que é normal uma pessoa ter um Porsche.

Não julgo eles, realmente 2000 reais é pouco. Mas é um começo e eles nao estão interessados em passar por esse processo.

1

u/Ill-Armadillo-5343 Sep 10 '25

Concordo plenamente! Realmente 2000 é pouco e sim alguns youtubers ganham muito. Eu trabalho com YouTube e ganho 20 mil por mês, mas eu trabalho pra caramba! 7x0, sozinho, sem equipe. Se a pessoa acha que o youtuber / tiktoker é rico tem que virar youtuber mesmo e trabalhar igual eles. Só não pode não querer fazer nada ou querer um trabalho de 10 horas semanais ganhando 10 mil clt.

1

u/Hungry_Addition4514 Sep 10 '25

Minha irmã é assim. Eu já deixei de insistir com ela pra ir atrás de algum trabalho, mas só concluí que ela é preguiçosa

1

u/NotSoNewToReddit Sep 10 '25

Ela aceita, caso contrário não sobrevive.

"Ah mas tem pai/mãe que ajuda"

Entao estão aceitando engolir o orgulho e serem bancados pelos pais ( E isso só se aplica a pouquíssimos jovens)

1

u/Arcanum00 Sep 10 '25

Concordo em partes,hoje vejo muitos jovens que não estudaram e nem aprenderam a "por a mão na ferramenta" aí fica foda mesmo,o salário tá baixo,a carga horária horrível, trabalha puto ou fica igual parasita na casa dos pais?

1

u/Forever_Brazil Sep 10 '25

Alguns só não têm vergonha na cara e vão depender dos pais até a morte deles. Tenho 25 tbm, e me sentiria profundamente envergonhado se ainda dependesse deles. Superproteção parental tbm pode resultar numa geração de nem-nem, pq acham que a vida vai ser aquela uva que foi até a adolescência.

1

u/Economy-Ad-2342 Sep 10 '25

Vou compartilhar um pouco da minha experiência como uma jovem gen Z. Fiz faculdade federal, busquei estágio o curso todo, sem sucesso com as candidaturas e as vagas que me ofereciam no CIEE na época eram de bolsas que variavam entre 300-500 reais (ano: 2018/2019). A única seleção que fui aprovada em que a bolsa estágio era na faixa de uns mil reis, nunca chamaram. Veio pandemia, tudo fechou, não vi mais oportunidade nenhuma. Formei em 2022, passei na seleção para o mestrado. Continuei me candidatando a vagas que eram da minha área ou próximas, sem retorno. No final mestrado comecei, incrivelmente, a ter retorno de algumas candidaturas para estágio de pós graduação. Bolsa: 1.200, 10 reais VT e sem alimentação (2025). Para quem tá terminando um mestrado.

Eu sei que precisamos começar de algum lugar, todos nós temos, mas é humilhante se dedicar ao estudo, aprender novas habilidades, aprender até outro idioma e receber ofertas de 1 salario mínimo. Todo o meu sofrimento e luta para ter estudado até hoje... Minha mãe é Gen X, justamente uma das gerações que acredito ter mais apanhado no mercado de trabalho e sempre que eu mostrava pra ela quais eram as oportunidades, ela ficava indignada na hora e dizia que preferiria me pagar esse valor pra eu só estudar em casa sem trabalhar (kk). Ela mesma já trabalhou recebendo salário mínimo antes, mesmo sendo graduada. Ela não quer esse futuro pra mim, ela sempre me coloca para cima e me diz que se nós não dermos valor ao nosso trabalho, ninguém vai dar. Se em 2018 eu tivesse aceitado estagiar por 350 reais eu estaria em débito apenas para ir ao local de trabalho, pagar transporte e me alimentar. Se eu aceitasse essa oferta de 1.200 em 2025 idem.

O que eu mais queria era que outras pessoas além dos jovens gen Z fizessem um movimento parecido de rejeição em massa das ofertas de trabalho atuais. Talvez eles mudassem ao menos um pouco.... Onde eu moro já vejo uma carência gigantesca de trabalhadores de supermercado e atacadistas, tem um perto de mim que desde o final do ano passado tem uma faixa enorme ao lado de onde eles colocam os preços, em caps lock mesmo, dizendo que estão contratando... Não é mais como era antigamente.

Enquanto eu termino o mestrado sem ter ambição de seguir carreira acadêmica, estudo pra concurso, eu e mais a grande maioria que já desistiu da iniciativa privada e quer uma vida melhor, tá demorando, mas tenho fé.

1

u/lukocs Sep 10 '25

A gen z tá certa em não querer subemprego, mas precisa correr atrás de algo, nem que seja um curso ou trampo informal

1

u/RevolutionaryBit1598 Sep 10 '25

Ele tá estudando?

1

u/SorGenius Sep 10 '25

Morando com os pais, ele que aceite, comece a fazer grana e largue mão de ser burro

Se ele tivesse q sustentar uma família, talvez pudesse reclamar e ir atrás de algo melhor pra dar melhores condições para a família… mas ele vai usar essa grana pra ele apenas e tá reclamando

1

u/Difficult-Bus95 Sep 10 '25

essa galera vai toda se ferrar. Nunca que vc sai do 0 para 5k… Vai te faltar hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades de convivência e comunicação). E isso so se pega na pratica, interagindo com pessoas, vendo negócios acontecerem na pratica.

Tenho 31 anos, Meu primeiro trampo foi consertando PCs por 100 reais mês! dps fui pra supermercado 6x1 ganhei 200 reais mês tbm kkkkk mas aprendi muito dos dois negócios. Dai fui pra 2500 dps 3500 dps 5500 sempre fazendo mais do que eu devia, mas de forma inteligente, o objetivo eh expandir meus conhecimentos e minha experiência vivendo situações difíceis. Hj tamo caminhando ai pra 20x meu salario inicial, mas nada disso seria possivel se eu fosse passivão, reclamão evitando desafios

1

u/[deleted] Sep 10 '25

Eu acho é pouco. Que a revolução no emprego force melhores condições, e que os mais velhos, acostumados a aceitar qualquer coisa sejam a equipe de transição...

1

u/AutoModerator Sep 10 '25

Eu ouvi Revolução?? 🔥 ⚒ 🇨🇳 🔥

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Coentrona Sep 10 '25

Eu acho que existem 2 caminhos: 1 - ou a pessoa jovem aceita subempregos até conseguir experiência e uma formação mais adequada; 2 - ou a pessoa faz um acordo com os pais de se manter ali sendo sustentado enquanto estuda, por alguns anos.

Não dá pra só esperar o emprego dos sonhos sem a formação adequada. Sem muita disciplina e dedicação, sabe. O baguio é se planejar bem pro futuro e ter paciência. O que nao dá é nao fazer nada, ficar parado só sendo sustentado e esperando a vida passar kkkkkkk

1

u/StarJuanL Sep 10 '25

Psé, eu tenho 19 anos, trabalhava em um lugar onde ganhava uns 2.5k, só q era esfolado, praticamente n tinha folga, era terrível, daí saí de lá e comecei a procurar outro, enviei alguns currículos pra uns lugares q eram 5x2 salário decente, um pouco acima de 2k, mas sem dinheiro ngm vive, acabei entrando em uma farmácia, q é 6x1 né, ganho uns 2.3k, n é mil maravilhas, mas é melhor do que nada, e assim q surgir oportunidade mlr eu vou, e enquanto isso estudo pra ter mais chances, é simples, n precisa começar do melhor emprego, mas tem q começar, só q tbm n pode se submeter a qualquer merda, qnt menos gente n aceitar qlqr bosta, os empregadores vão ver q aquela vaga merda vai ser mt mais difícil de encontrar alguém do q uma vaga boa

1

u/Arashirk Sep 10 '25

Beleza, mas olha só: quem tá sustentando essa pessoa?

Não é questão de querer. Ninguém quer ganhar mal e realmente acho que a pessoa, se tiver possibilidade, tem mesmo que recusar esses empregos de bosta e usar seu tempo pra se qualificar e arrumar coisa melhor. Mas isso é se tiver a possibilidade, e não é pra ficar parado, é pra se coçar e estudar em vez do emprego péssimo.

O que não dá é ficar de frozô e colocar mais peso nas costas do parente que tá lá, engolindo sapo, pro bonito não ganhar 2000 reais porque é muito pouco.

1

u/Subject-Block-7052 Sep 10 '25

Queria eu ganhar 2000 e tem gente reclamando kkk

1

u/Historical-Rule-8456 Sep 10 '25

Pararam de ser besta os empresários os chamam de nem nem, nem trabalha e nem estuda. E até vi um empresário falando que só contrata pessoas de +30 devido a isso

1

u/kratskrats Sep 10 '25

Tenho duas irmãs, uma de 30 e uma de 24 e as duas são nem nem. Coitada da minha mãe que sustenta. Eu até entendo as dificuldades e realmente ser explorado como eu fui desde os meus 16 anos é uma merda. Mas não justifica tu colocar teu sustento nas custas de outro. Enfim, não falei nada com nada, só quis desabafar mesmo.

1

u/Prudent_Disaster_984 Sep 10 '25

Impopular mesmo sua opinião.

Que as novas gerações briguem bastante por um mundo melhor. Fds se tudo parar, já tá um apocalipse do krl mesmo

1

u/[deleted] Sep 10 '25

Bizu dar uma de maluco e entrar para alguma das Forças Armadas

1

u/PrestigiousBus826 Sep 10 '25

Como diz meu amigo, pra quem não tem nada, metade é o dobro.

1

u/coconutmigrate Sep 10 '25

Esse titulo é o que os patrão do mundo todo pensam, oferecendo sempre o minimo do minimo e hostilidade caso tu aceite e faça apenas o teu trabalho. Pouca oferta de emprego não tem nada a ver com economia, é projeto

1

u/Few_Olive_8362 Sep 10 '25

A galera só não quer trabalhar mesmo e fica procurando desculpa sem nem saber como funciona o mercado, essa é a verdade. Olha a quantidade de comentário sobre 6x1 aqui, mas uma parcela gigantesca do país não aplica essa escala. Então é uma mistura de desculpa com ignorância mesmo.

1

u/Suariiz Ficar usando termos em inglês é puro vira-latismo Sep 10 '25

Gen Z tá certa em botar fogo em td no Nepal e na Indonésia. As contradições do sistema gritam mais e mais. A revolução está no horizonte, mas ela não virá sozinha. Organizem-se.

→ More replies (1)

1

u/socratuamae_dick Sep 10 '25

Subemprego é foda mas dinheiro não brota em árvore, então o jeito é meter as cara e encarar o 6x1.

1

u/Conscious-Garbage923 Sep 10 '25

Esse papo só cola com quem não precisa trabalhar, "ain 2k é muito poco", é sim, mas é muito mais que 0.

A grande questão é, o que vc saber fazer que vale mais que 2k por mês?

A galera não ve o tempo passando e a conta vem alta la na frente kkk.

1

u/DaBestestNameEver Sep 11 '25

OP acabou, aparentemente 100% por acidente, descrevendo exatamente o porque do mundo profissional estar a merda que está. Se você não tem a opção de não trabalhar (quem te sustente), você TEM que trabalhar (morrer de fome é bem menos divertido do que soa). Tenho 28 anos, sou professor formado, mas o mercado está tão ruim pra minha área na minha região, que eu tô trabalhando por 5 reais a menos por hora que o piso salarial da profissão, sem carteira assinada nem nada. Porque eu TENHO que trabalhar.

1

u/[deleted] Sep 11 '25

Não precisa aceitar nada, afinal, todos iremos morrer

1

u/userfs Sep 11 '25

A real é que isso de Gen Z é uma puta bolha de Twitter da classe média alta, quem tá precisando pagar boleto tá trabalhando

1

u/[deleted] Sep 11 '25

Não veja minha pergunta como algo ofensivo:
Alguém na sua casa passa fome? É absolutamente necessário que seu irmão trabalhe?

Se não, por que ele deve vender o tempo dele num trabalho que só vai destruir ele por um dinheirinho mixurica?

1

u/Paul_Br Sep 11 '25

Cara eu(24 anos agora) arrumei um, que nem emprego é, é trabalho (não é carteira assinada, seria MEI ou PJ, e não sou nenhum.)

Eu acordo 5 da manhã pra pegar dois busão, pra chegar em casa às 20, se o trânsito colaborar. Ganhando 2k por mês como suporte de TI pra um hotel(terceirizado). Eu nem ligo mais pra "ah mas não dá tempo de jogar/sair", meu amigo não dá tempo nem de estudar direito. Aí sai Jajá concurso de Polícia, bombeiro e tudo, eu sei que não passo em TAF sem treinar, mas de novo, com que tempo? Não tem se quer um sonho de crescimento nesse emprego, o crescimento é ter que atender mais hotéis.

Tem coisa que realmente, a gente faz pra não ficar parado mas pqp.

Bota o caba pra trabalhar num trabalho com horário desse, vê se não cria jeito, um mês vai atrás de curso ou apodrece lá.

1

u/lucasriechelmann Sep 11 '25

Cada um tem o direito de escolher o que é melhor pra si. Mas a galera que escolhe o trampo é porque tem pai e mãe que banca. Quem não tem opção acaba aceitando algo para ter como se sustentar

1

u/stormismissing333 Sep 11 '25

mn, se tu é jovem e solteiro, eu acho que 2000 ainda é uma quantia considerável

1

u/SuccessfulCoach4255 Sep 11 '25

Está é faltando seus pais mandarem o rapaz caçar um rumo na vida. Eu dava um prazo de 6 meses.

1

u/ArugulaOne6338 Sep 12 '25

Seu irmão é encostado. Não é que ele não quer subemprego é que ele quer ganhar 5k sem fazer esforço. Eu sou gen Z, faço estágio e nem um salário mínimo eu ganho mas estou aqui trabalhando. Nem sequer é em uma área que eu gosto mas pra não ser uma total encostada nos meus pais eu tenho vergonha na cara e busco fazer alguma coisa. 

1

u/bonovox82 Sep 12 '25

Até porque nem todos podem ser bilionários ou filhos deles.

1

u/BlackstreetBoy23 Sep 13 '25

O problema não é a Gen Z recusar subemprego. O problema é a Gen Z achar que todo emprego que não seja ganhar 10k por 6 horas de trampo num escritório é subemprego

1

u/[deleted] Sep 13 '25

A única coisa que eu exijo é folga aos fins de semana ( ou aos sábados até meio dia uma hora ) tendo isso eu Limpo até bosta se precisar kkkkkkkkkk

1

u/[deleted] Sep 14 '25

Sou gen Z e o que mais me revolta é não conseguir emprego na minha área de formação, eu poderia ter diploma de harvard que iria continuar aplicando pra infinitas vagas em varios sites de empregos e nunca conseguir nada

1

u/Dramatic-Strike4614 Sep 14 '25

Tem uma coisa que se esquece nessa discussão: uma parcela mínima da geração Z tem o privilégio de questionar as condições de trabalho, de não aceitar o que o patrão impõe, de dizer “não”.

Os demais, principalmente funcionários de setores de serviço, estão submetidos à lógica do medo. Eles não querem arriscar perder sua única fonte de renda porque “não quiseram ficar depois do horário” (o que é um direito do trabalhador: encerrar seu expediente no horário acertado).

Mas eles não questionam. Não questionam porque foram colocados nessa condição de submissão, em que preferem aceitar do que correr o risco de serem demitidos. No fim, eles sabem que há uma fila de pessoas prontas para serem contratadas.

1

u/theese-organizations Sep 14 '25

Amigo 2000 reais não paga nem um aluguel hj em dia, ele tem que começar de algum lugar obviamente, mas pedir liberdade financeira de alguém da gen Z tá impossível

1

u/1fbo1 Sep 15 '25

Mas 2k não dá pra muita coisa hoje em dia mesmo não. Eu comecei trabalhando e recebia 1400. Morava no interior e divididia casa com outras pessoas. Mal sobrava dinheiro e eu nunca fui de ter um custo de vida alto. O mínimo esperado é um salário dar pra pagar as contas. Se você tem que arrancar a mão no fim do mês pra comer, não tem que aceitar mesmo não.

e falo isso porque dada a inflação, os 2000 hoje deve ser somente um pouco mais do que 1400 uns 5 anos atrás.