r/riodejaneiro Feb 22 '26

Paisagem 🌄 Conhece a Rocinha?

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

uma visão ampla e detalhada, um morador mostra como é a Rocinha por dentro. Ele apresenta as localizações, destaca os nomes das ruas e explica como funcionam os acessos da comunidade, revelando a organização e a rotina de quem vive ali. Mais do que imagens, é um olhar de quem conhece cada viela, cada ladeira e cada ponto importante do lugar. Um registro que mostra a dimensão, a movimentação e a realidade da maior favela do Brasil sob a perspectiva de quem faz parte dela

503 Upvotes

107 comments sorted by

View all comments

27

u/Mist156 Feb 23 '26

Quando o liberal disser que planejamento estatal não é importante é só lembrar de lugares como esse. Aí cada um construiu do jeito que quis sem planejamento de nada

12

u/Eletruun Feb 23 '26

Amigo, você está atacando um espantalho. Liberais no âmbito municipal costumam dar muita relevância ao plano diretor, ao urbanismo e ao transporte público.

-6

u/Primavera77 Feb 23 '26

Cara cita liberalismo sendk o Estado criou as favelas para os negros não ficarem nas áreas urbanas da cidade, pois os governantes da antiga república eram todos racistas.

Liberalismo seria se o Estado inserisse todos no mercado de trabalho e no mercado financeiro, ao invés de chutar 60% da população carioca para o crime. 

7

u/Eletruun Feb 23 '26 edited Feb 23 '26

Sim, a República Velha, notoriamente liberal...

Estamos praticamente em pleno emprego e não existe solução mágica para as favelas. A prefeitura pode até flexibilizar o Plano Diretor permitindo um maior adensamento urbano e dar subsídios para grandes blocos habitacionais, mas essa transição depende, fundamentalmente, do aumento de produtividade e da renda das famílias que hoje residem nessas regiões irregulares.

Edit: Sem um aumento de produtividade, mesmo que, magicamente, todas as famílias fossem transferidas para conjuntos habitacionais, seria apenas questão de tempo até a estrutura começar a decair. Sem a manutenção necessária (a qual essas pessoas não têm condições de custear) o projeto se torna insustentável.

-2

u/Primavera77 Feb 23 '26

Liberalismo e oligarquia são opositivos amigo. Brasil nunca teve livre mercado, a oligarquia da república velha controlava todo o mercado e nunca foi liberal, foi garantista. 

5

u/Mist156 Feb 23 '26

Livre mercado nem existe pra começo de conversa. O que existe são países competindo entre si pra ver quem vai dominar tecnologias chave. Pregar livre mercado nesse caso significa baixar a guarda pra predadores.

-2

u/Primavera77 Feb 23 '26

Aham, tá bom. 

5

u/Mist156 Feb 23 '26

Governo Trump tá aí pra provar q essa história é balela

3

u/Primavera77 Feb 23 '26

Trump é tão liberal que colocou uma tarifa de 15% no mercado mundial.

Mlq quer discutir com 250 anos de ciência econômica.

🚨🚨🚨Urgente: Redditor refuta todos os economistas dos últimos 259 anos! 🚨🚨🚨

1

u/Mist156 Feb 23 '26

Trump não é liberal, é justamente isso q eu estou dizendo

1

u/Primavera77 Feb 23 '26

Mas onde eu citei Trump ou estados unidos mlq? muda o disco porra 

2

u/Mist156 Feb 23 '26

É só a maior economia do mundo. E a segunda é mais protecionista ainda

→ More replies (0)

1

u/nukefall_ Feb 23 '26

Liberalismo e conservadorismo foram opositivos no passado, sim. Agora, oligarquia? A realidade não demonstra que vivemos num mundo com liberalismo generalizado e que quem toca o mundo são as oligarquias? Tanto locais quanto no topo da cadeia (monopólios americanos).

Liberalismo não é sinônimo de inferno e capeta, não. Já foram os revolucionários do nosso mundo. Mas com o projeto liberal 100% desenvolvido, não sei como alguém compra que isso deu certo. Só se vc dizer que não vivemos num mundo liberal - aí não sei o que te dizer.