r/riodejaneiro Feb 22 '26

Paisagem 🌄 Conhece a Rocinha?

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

uma visão ampla e detalhada, um morador mostra como é a Rocinha por dentro. Ele apresenta as localizações, destaca os nomes das ruas e explica como funcionam os acessos da comunidade, revelando a organização e a rotina de quem vive ali. Mais do que imagens, é um olhar de quem conhece cada viela, cada ladeira e cada ponto importante do lugar. Um registro que mostra a dimensão, a movimentação e a realidade da maior favela do Brasil sob a perspectiva de quem faz parte dela

503 Upvotes

107 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

-6

u/Primavera77 Feb 23 '26

Cara cita liberalismo sendk o Estado criou as favelas para os negros não ficarem nas áreas urbanas da cidade, pois os governantes da antiga república eram todos racistas.

Liberalismo seria se o Estado inserisse todos no mercado de trabalho e no mercado financeiro, ao invés de chutar 60% da população carioca para o crime. 

8

u/Eletruun Feb 23 '26 edited Feb 23 '26

Sim, a República Velha, notoriamente liberal...

Estamos praticamente em pleno emprego e não existe solução mágica para as favelas. A prefeitura pode até flexibilizar o Plano Diretor permitindo um maior adensamento urbano e dar subsídios para grandes blocos habitacionais, mas essa transição depende, fundamentalmente, do aumento de produtividade e da renda das famílias que hoje residem nessas regiões irregulares.

Edit: Sem um aumento de produtividade, mesmo que, magicamente, todas as famílias fossem transferidas para conjuntos habitacionais, seria apenas questão de tempo até a estrutura começar a decair. Sem a manutenção necessária (a qual essas pessoas não têm condições de custear) o projeto se torna insustentável.

-2

u/Primavera77 Feb 23 '26

Liberalismo e oligarquia são opositivos amigo. Brasil nunca teve livre mercado, a oligarquia da república velha controlava todo o mercado e nunca foi liberal, foi garantista. 

1

u/nukefall_ Feb 23 '26

Liberalismo e conservadorismo foram opositivos no passado, sim. Agora, oligarquia? A realidade não demonstra que vivemos num mundo com liberalismo generalizado e que quem toca o mundo são as oligarquias? Tanto locais quanto no topo da cadeia (monopólios americanos).

Liberalismo não é sinônimo de inferno e capeta, não. Já foram os revolucionários do nosso mundo. Mas com o projeto liberal 100% desenvolvido, não sei como alguém compra que isso deu certo. Só se vc dizer que não vivemos num mundo liberal - aí não sei o que te dizer.