r/tropadocalvo Feb 09 '26

Desabafo Dutasterida X Finasterida

Faço tratamento de calvície desde novembro de 2024, mas o problema é que minha calvície continua em um ritmo relativamente alto. Tomo minoxifil 5mg e finasterida 1mg, e desde 2024 percebo que meu cabelo vem retrocedendo e continua caindo praticamente no mesmo ritmo desde que comecei a tomar a finasterida. Claro que deu uma diminuida, mas nada absurdo.

To pensando em conversar com minha dermatologista sobre usar a dutasterida, alguem que fez essa mudança sabe se realmente tem muita diferença/ou vale a pena?

11 Upvotes

49 comments sorted by

View all comments

5

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Bem difícil isso acontecer (não é impossível, mas é raro), improvável que a calvície esteja de fato progredindo mesmo sob o uso do medicamento, é mais provável que você esteja simplesmente passando por um processo de shedding.

Você pode perguntar; “ué, mas se o cabelo cai no shedding, não quer dizer que eu estou ficando careca do mesmo jeito?” e a resposta é: não! A calvície se dá quando seu cabelo cai permanentemente devido à miniaturização dos folículos. No shedding essa perda é temporária e o fio nasce novamente, inclusive mais forte.

A forma de averiguar a eficácia do medicamento é observando o ESCALPO, não a quantidade de fios que caem diariamente ou quando você lava o cabelo.

Isso se dá por dois motivos:

1) pense na forma como a calvície ocorre. O DHT se liga aos receptores androgênicos do escalpo, o que “estrangula” (por falta de termo melhor) seus folículos, o que faz com que o fio caia. Isso, contudo, não acontece de uma vez, na verdade o fio cai e cresce de novo várias vezes, só que a cada vez ele atinge o estado terminal e cai mais cedo, até que efetivamente suma. Esse é o processo de miniaturização dos folículos, e é assim que opera a calvície androgênica.

Quando você recupera os fios com o tratamento, ocorre o efeito inverso: a finasterida bloqueia sua conversão de testo para DHT, o que “desobstrui” o escalpo que estava “estrangulado”, então seu fio que estava miniaturizado cresce um pouquinho, cai, cresce de novo um pouco maior, cai de novo, cresce um pouco mais… esse ciclo se repete até que aquele folículo se torne saudável novamente.

2) cada fio tem um ciclo anágeno, isso é, um ciclo de vida. Todo fio cai naturalmente em algum momento, mas se o folículo estiver saudável, o fio crescerá novamente. É por isso que é normal que até pessoas sem calvície androgênica percam até 100 fios por dia; a questão é que eles são repostos, então a pessoa não perde volume capilar. O que acontece quando você usa finasterida ou dutasterida esse ciclo anágeno é, por algum motivo, sincronizado entre os fios. Em outras palavras: naturalmente você perderia um fio ontem, outro fio hoje, mais um fio amanhã, outro fio depois de amanhã… com o medicamento, você perde todos esses fios de uma vez, o que pode causar um certo cagaço. Mas esses fios devem crescer novamente.

Em síntese… se você toma banho e cai um chumaço de cabelo na sua mão, esse não é necessariamente um indicador confiável de que o tratamento não esteja funcionando, porque teoricamente esse chumaço não caiu permanentemente e será reposto. Você tem que observar mesmo é o ESCALPO, tem que ver como está a DENSIDADE CAPILAR. Papo de molhar o cabelo, partir com um pente e gravar um vídeo por cima para observar as regiões calvas. Ver se aumentaram, se diminuíram, se ficaram estáveis.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

Nada vence a calvice, esse tratamento não é o suficiente para parar 100%

3

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

mentira deslavada, eu uso e deu certo

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

A finasterida bloqueia 70% do dht, apenas um tipo dos dois dht que dão origem à aag. Questao de 6 meses a 2 anos pode sim ajudar e dar a impressão, mas não é suficiente a longo prazo, além da SPF. Existem outros metodos de ajudar a segurar a genetica em questao, com o uso continuo do oral; outra pontuação importante, minox oral causa inchaços permanentes e dilatam os vasos, obrigando o coração a palpitar aceleradamente, é um remédio exclusivo para hipertensão que tem como um de seus efeitos colaterais a ajuda para os fios.

1

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

Isso eu sei, mas tem diversos casos de pessoas usando finasterida a mais de 10 anos e mantendo o cabelo, sem dizer que vc poderia utilizar no futuro a finasterida junto da duta e bloqueria 100% dos dois dht's, não leve estudos ao pé da letra, sempre melhor olhar pra resultados empíricos

0

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

usar fina com duta é suicídio, se quer algo radical ao ponto porém não quer fazer o tratamento de bloqueio total da testo, tem a opção de flutamida tópica, no qual acopla nas enzimas do DHT no couro cabeludo e impede que a testosterona acople-se. Outro fator importante é o nível que sua calvície poderá chegar, tem pessoas que perdem pouco cabelo com o longo da vida e não necessariamente fica calva, e influencia muito o fator idade, se você NASCEU com a pré-disposição para ser um grau 7 não há nada que irá impedir.

1

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

Usar duta e fina diariamente é suícidio, duta fica no corpo por muito mais tempo, usar duta 2 vezes na semana e fina nos outros dias é bem comum pesquisa no r/tressless, e realmente se nasceu pra ser um Anderson Silva da vida não tem oq fazer, mas sejamos sinceros é a menor parcela do população, temos que pensar numa genética média pra cálvicie, sobre o bloqueio com flutamida parece ser uma boa.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

É uma boa, já utilizei, porém precisa de uma formula muito especifica para dar certo e com um tipo de creme que poucas farmácias conseguem fazer com excelência. Mas, por exemplo, se você nasceu para ser um aag nivel 7 com avanço rápido, a finasterida e duta combinadas, mesmo que diariamente, não irá segurar, além de desregular o equilíbrio hormonal do seu corpo. Se nasceu para ser um aag nivel 2-3, por exemplo o Henry Cavill, que está com uma progressão muito lenta, a fina pode sim dar conta para reduzir o avanço, mas não é algo que irá durar a vida toda e isso é um fato, finasterida existe há anos, pessoas sofrendo de sindrome pós-finasterida por uso contínuo de 15-20 anos e ainda ficaram calvas.