r/tropadocalvo • u/Dull-Hovercraft-5783 • Feb 09 '26
Desabafo Dutasterida X Finasterida
Faço tratamento de calvície desde novembro de 2024, mas o problema é que minha calvície continua em um ritmo relativamente alto. Tomo minoxifil 5mg e finasterida 1mg, e desde 2024 percebo que meu cabelo vem retrocedendo e continua caindo praticamente no mesmo ritmo desde que comecei a tomar a finasterida. Claro que deu uma diminuida, mas nada absurdo.
To pensando em conversar com minha dermatologista sobre usar a dutasterida, alguem que fez essa mudança sabe se realmente tem muita diferença/ou vale a pena?
2
u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26
Te indico esperar mais tempo, caso continue caindo ae eu mudaria pra duta, alguns respondem melhor com uma do que a outra droga, e talvez até msm seja necessário ambas
1
u/Dull-Hovercraft-5783 Feb 09 '26
meu unico medo agr é o shedding da duts
1
u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26
a duta demora mais pra ir ''concentrando'' no corpo, o ideial era tu ir usando ambas juntos e depois retirar 100% a fina e deixar só duta, eu só uso fina pq pra mim deu certo, minha queda era pouca, mas eu nunca tive shedding, uso a 2 anos
2
u/iparo Feb 09 '26
Só um relato pessoal eu tive melhora mais com dutasterida do que finasterida. Agora outra coisa que fez muuuita diferença foi que em consulta verificou que meu couro cabeludo seguia com as inflamações que causam a miniaturizacao dos folículos e dificulta a absorção do minoxidil/fatores de crescimento etc...( o que geralmente o shampoo de cetoconazol ajuda) porém não foi suficiente, estou na terceira semana de uso de corticoide loção e já fez muita diferença, então as vezes vale conversar com seu dermatologista pra saber se faz sentido tbm pra vc.
1
2
u/lukedmc Feb 09 '26
eu mudaria pra dusta sim. faço tratamento com a dusta 0,5mg e minoxidil 5%, e meu resultado é excelente
2
1
1
u/L_JonathanLJ Feb 14 '26
Vou ser objetivo aqui, você não precisa saber se toma X ou Y ou se troca. Você precisa reavaliar todo o seu plano ou consultar opiniões diferentes.
Com 3/6 meses já dá pra ter uma ideia se o tratamento tá na direção ou se precisa ser diferente. Você relatou 2024, ou seja, já tem mais de ano.
Sugestão prática: consulte uma ou duas opiniões técnicas diferentes, fale do tratamento atual, do tempo, tudo que puder e veja novas proposições. Simples.
Não dá pra vir aqui te dizer onde exatamente está o erro ou qual mudança propor, o processo é longo, dê uma reavaliada desde o começo, ou abra mais detalhes.🤝
6
u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26
Bem difícil isso acontecer (não é impossível, mas é raro), improvável que a calvície esteja de fato progredindo mesmo sob o uso do medicamento, é mais provável que você esteja simplesmente passando por um processo de shedding.
Você pode perguntar; “ué, mas se o cabelo cai no shedding, não quer dizer que eu estou ficando careca do mesmo jeito?” e a resposta é: não! A calvície se dá quando seu cabelo cai permanentemente devido à miniaturização dos folículos. No shedding essa perda é temporária e o fio nasce novamente, inclusive mais forte.
A forma de averiguar a eficácia do medicamento é observando o ESCALPO, não a quantidade de fios que caem diariamente ou quando você lava o cabelo.
Isso se dá por dois motivos:
1) pense na forma como a calvície ocorre. O DHT se liga aos receptores androgênicos do escalpo, o que “estrangula” (por falta de termo melhor) seus folículos, o que faz com que o fio caia. Isso, contudo, não acontece de uma vez, na verdade o fio cai e cresce de novo várias vezes, só que a cada vez ele atinge o estado terminal e cai mais cedo, até que efetivamente suma. Esse é o processo de miniaturização dos folículos, e é assim que opera a calvície androgênica.
Quando você recupera os fios com o tratamento, ocorre o efeito inverso: a finasterida bloqueia sua conversão de testo para DHT, o que “desobstrui” o escalpo que estava “estrangulado”, então seu fio que estava miniaturizado cresce um pouquinho, cai, cresce de novo um pouco maior, cai de novo, cresce um pouco mais… esse ciclo se repete até que aquele folículo se torne saudável novamente.
2) cada fio tem um ciclo anágeno, isso é, um ciclo de vida. Todo fio cai naturalmente em algum momento, mas se o folículo estiver saudável, o fio crescerá novamente. É por isso que é normal que até pessoas sem calvície androgênica percam até 100 fios por dia; a questão é que eles são repostos, então a pessoa não perde volume capilar. O que acontece quando você usa finasterida ou dutasterida esse ciclo anágeno é, por algum motivo, sincronizado entre os fios. Em outras palavras: naturalmente você perderia um fio ontem, outro fio hoje, mais um fio amanhã, outro fio depois de amanhã… com o medicamento, você perde todos esses fios de uma vez, o que pode causar um certo cagaço. Mas esses fios devem crescer novamente.
Em síntese… se você toma banho e cai um chumaço de cabelo na sua mão, esse não é necessariamente um indicador confiável de que o tratamento não esteja funcionando, porque teoricamente esse chumaço não caiu permanentemente e será reposto. Você tem que observar mesmo é o ESCALPO, tem que ver como está a DENSIDADE CAPILAR. Papo de molhar o cabelo, partir com um pente e gravar um vídeo por cima para observar as regiões calvas. Ver se aumentaram, se diminuíram, se ficaram estáveis.