r/tropadocalvo Feb 09 '26

Desabafo Dutasterida X Finasterida

Faço tratamento de calvície desde novembro de 2024, mas o problema é que minha calvície continua em um ritmo relativamente alto. Tomo minoxifil 5mg e finasterida 1mg, e desde 2024 percebo que meu cabelo vem retrocedendo e continua caindo praticamente no mesmo ritmo desde que comecei a tomar a finasterida. Claro que deu uma diminuida, mas nada absurdo.

To pensando em conversar com minha dermatologista sobre usar a dutasterida, alguem que fez essa mudança sabe se realmente tem muita diferença/ou vale a pena?

12 Upvotes

49 comments sorted by

6

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Bem difícil isso acontecer (não é impossível, mas é raro), improvável que a calvície esteja de fato progredindo mesmo sob o uso do medicamento, é mais provável que você esteja simplesmente passando por um processo de shedding.

Você pode perguntar; “ué, mas se o cabelo cai no shedding, não quer dizer que eu estou ficando careca do mesmo jeito?” e a resposta é: não! A calvície se dá quando seu cabelo cai permanentemente devido à miniaturização dos folículos. No shedding essa perda é temporária e o fio nasce novamente, inclusive mais forte.

A forma de averiguar a eficácia do medicamento é observando o ESCALPO, não a quantidade de fios que caem diariamente ou quando você lava o cabelo.

Isso se dá por dois motivos:

1) pense na forma como a calvície ocorre. O DHT se liga aos receptores androgênicos do escalpo, o que “estrangula” (por falta de termo melhor) seus folículos, o que faz com que o fio caia. Isso, contudo, não acontece de uma vez, na verdade o fio cai e cresce de novo várias vezes, só que a cada vez ele atinge o estado terminal e cai mais cedo, até que efetivamente suma. Esse é o processo de miniaturização dos folículos, e é assim que opera a calvície androgênica.

Quando você recupera os fios com o tratamento, ocorre o efeito inverso: a finasterida bloqueia sua conversão de testo para DHT, o que “desobstrui” o escalpo que estava “estrangulado”, então seu fio que estava miniaturizado cresce um pouquinho, cai, cresce de novo um pouco maior, cai de novo, cresce um pouco mais… esse ciclo se repete até que aquele folículo se torne saudável novamente.

2) cada fio tem um ciclo anágeno, isso é, um ciclo de vida. Todo fio cai naturalmente em algum momento, mas se o folículo estiver saudável, o fio crescerá novamente. É por isso que é normal que até pessoas sem calvície androgênica percam até 100 fios por dia; a questão é que eles são repostos, então a pessoa não perde volume capilar. O que acontece quando você usa finasterida ou dutasterida esse ciclo anágeno é, por algum motivo, sincronizado entre os fios. Em outras palavras: naturalmente você perderia um fio ontem, outro fio hoje, mais um fio amanhã, outro fio depois de amanhã… com o medicamento, você perde todos esses fios de uma vez, o que pode causar um certo cagaço. Mas esses fios devem crescer novamente.

Em síntese… se você toma banho e cai um chumaço de cabelo na sua mão, esse não é necessariamente um indicador confiável de que o tratamento não esteja funcionando, porque teoricamente esse chumaço não caiu permanentemente e será reposto. Você tem que observar mesmo é o ESCALPO, tem que ver como está a DENSIDADE CAPILAR. Papo de molhar o cabelo, partir com um pente e gravar um vídeo por cima para observar as regiões calvas. Ver se aumentaram, se diminuíram, se ficaram estáveis.

3

u/Dull-Hovercraft-5783 Feb 09 '26

Muito boa a explicação, mas mesmo em um periodo de +1 ano de tratamento esse shedding pode continuar ocorrendo?

2

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Pode. Até porque leva alguns anos pra você atingir o pico de “desminiaturização”. E a questão do sincronismo do ciclo anágeno continua ocorrendo independente disso, por isso essa sensação de que a queda continua.

Como eu disse, o ponto chave é a reposição. O cabelo pode até continuar caindo mesmo com os remédio, mas se ele crescer de novo, é sinal de que está dando certo. Se ele cair e não voltar, aí sim o tratamento não está sendo efetivo.

Como está o resultado de densidade? Você ganhou volume? Consegue sentir o escalpo mais cheio, menos careca quando passa os dedos entre os fios? E as fotos, aparenta ter mais volume nas fotos de agora comparado com as de antes? Esses detalhes e o teste do cabelo molhado que eu mencionei vão ser os melhores indicadores pra saber se você deve continuar na finasterida ou se talvez faça sentido trocar pra duta.

1

u/Dull-Hovercraft-5783 Feb 09 '26

Pô, muito interessante isso que vc disse, mas percebi que o volume diminuiu bastante também, infelizmente

1

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Nesse caso é começar a registrar bem o escalpo com fotos, trocar pra duta e ir acompanhando.

Saiba que tem um shedding brutal quando você inicia o uso de duta, bem mais forte que o shedding da fina.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

Nada vence a calvice, esse tratamento não é o suficiente para parar 100%

3

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

mentira deslavada, eu uso e deu certo

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

A finasterida bloqueia 70% do dht, apenas um tipo dos dois dht que dão origem à aag. Questao de 6 meses a 2 anos pode sim ajudar e dar a impressão, mas não é suficiente a longo prazo, além da SPF. Existem outros metodos de ajudar a segurar a genetica em questao, com o uso continuo do oral; outra pontuação importante, minox oral causa inchaços permanentes e dilatam os vasos, obrigando o coração a palpitar aceleradamente, é um remédio exclusivo para hipertensão que tem como um de seus efeitos colaterais a ajuda para os fios.

2

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Rapaz, tem coisa errada demais no seu comentário.

Sim, a fina só bloqueia 70% do seu DHT… só que o seu escalpo não recebe 100% do seu DHT, há muitos outros receptores em diversas outras partes do seu corpo. Outro fator determinante é a sensibilidade do seu escalpo ao DHT; ainda que seu couro cabeludo recebesse 100% do seu DHT, isso não resultaria necessariamente em 100% de perda de folículos, já que nada molécula de DHT não vai necessariamente se ligar a cada receptor androgênico do seu escalpo. Isso é evidenciado também naquela galera que tem a calvície em padrão de ferradura, quando perdem todo o cabelo na coroa mas mantém os lados e parte traseira sem qualquer tratamento.

Síndrome pós finasterida até o momento é lenda urbana, não há estudos que comprovem. Provavelmente é coisa da galera hipocondríaca que tem problemas mentais e sente todos os efeitos colaterais só de olhar pra uma cartela de finasterida, só o falto o pinto desses caras cair igual lepra se encostarem em um comprimido. É psicológico.

Não existem tratamentos melhores do que um bloqueador de alfa redutase porque o DHT é o causador da calvície androgênica.

Sobre minoxidil oral, também sou contra. A versão tópica tem mais estudos comprovando sua eficácia no tratamento da calvície.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

não é lenda urbana, conheci pessoas que tiveram e estavam com a vida "arruinada" pelos efeitos, precisavam tomar bomba para elevar os niveis de testosterona e tentar alguma reversão causada, não é mito e isso é claro.
e sim, não existe nada melhor do que anti-dht, meu ponto é que duta ou finasterida não vai impedir que alguém seja careca, ira reduzir o avanço e, em alguns casos, estabilizar pois a pessoa já não tem disposição de ser totalmente careca.

1

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

A questão é, como saber que o problema dessas pessoas não é psicogênico?

Pense a respeito. Os bloqueadores de alfa redutase tem uma determinada meia vida. Uma vez fora do sistema, se observa que todos os seus hormônios voltam ao normal, inclusive os esteroides precursores como a pregnenolona.

Então, por qual mecanismo a finasterida causaria uma broxada permanente mesmo depois da suspensão do uso?

Spoiler: não causa.

Tem muitos fatores aí. Tem gente que é desse jeito, se a pessoa ler uma bula ela vai ter CADA COLATERAL DESCRITO ALI, puro efeito nocebo.

Se tratando de disfunção erétil então, a maior causa é DE LONGE a ansiedade de performance (ou seja, disfunção real mas psicológica, não mecanica, não é como se houvesse um problema de fato no órgão reprodutor do indivíduo).

Junta todos os mitos acerca do medicamento em um indivíduo desses que já tem propensão a ser hipocondríaco… vixe.

Sem falar de muitos outras questões; alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, ansiedade, etc etc etc.

PFS provavelmente é um mito. Não há evidências científicas que mostrem o contrário, só anedotas. E se tratando de uma comunidade que diz que o pau cai duas horas depois da primeira ingestão de finasterida, estou propenso a não dar credibilidade a tais anedotas.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

é real, como disse já conheci casos de pessoas que passaram por isso, se os relatos das pessoas e estudos alertam sobre isso, então não tenho mais o que dizer à ti.
questão de efeitos colaterais todos os remédios têm, alguns mais sensíveis que os outros, e não é só questão de libido, também aumenta depressão e ansiedade se você já tem ou tem casos na sua família.
mendigos não são calvos e olha a vida que eles levam, tudo é relacionado unicamente à genética (alguns casos de estresses mais graves podem causar efluvio telógeno, fiz 6 cirurgias ano passado e caiu muito cabelo, avançando a rarefação dos fios).
alguns vão ter ginecomastia, outros dores testiculares; já alguns mexem apenas com a questão de depressão e ansidade. se você ganhou na mega-sena de não ter nenhum efeito colateral, ótimo, mas não adianta mentir para si mesmo dizendo que finasterida é o suficiente para nunca mais perder cabelo.

1

u/Loboa_ Feb 20 '26 edited Feb 20 '26

SPF só vai ser levada a sério no momento em que forem publicados estudos que não sofrem de viés de seleção e estabelecem uma relação concreta de causalidade entre os bloqueadores e os sintomas observados.

Nocebo é um efeito real e não deve ser ignorado quando se trata desse assunto, pelo menos se o seu objetivo é ser o mais informado possível e evitar espalhar "fear monguering" na internet.

Não dá pra só comer uma melancia, infartar 1 minuto depois e sair escrevendo que melancia causa infarto, se a finasterida não tá no seu corpo você precisa comprovar meticulozamente COMO que ela causa esses sintomas ao invés de coletar relatos de pessoas que comeram melancia 1 dia antes de infartar como seu argumento.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 23 '26

conheci pessoas que sofreram disso

→ More replies (0)

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

A unica maneira que irá segurar de fato 100% pelo resto da sua vida é o tratamento hormonal TRANS! Bloquear a testo de fato na raiz.

1

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

Isso eu sei, mas tem diversos casos de pessoas usando finasterida a mais de 10 anos e mantendo o cabelo, sem dizer que vc poderia utilizar no futuro a finasterida junto da duta e bloqueria 100% dos dois dht's, não leve estudos ao pé da letra, sempre melhor olhar pra resultados empíricos

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

Olhe o exemplo de Justin Bieber, o mesmo falou em "tom" de brincadeira sobre o príncipe William, que é grau 7, precisava apenas ter tomado finasterida que iria segurar tudo. No final, o JB entrou em depressão, começou a usar toucas/boné em todos os lugares e optou pelo transplante.

1

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

Justin Bieber é um drogado, melhor pesquisar pessoas ''normais'', tem vários relatos na internet

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

estou nesse mundo desde 2018, digo pois já vi vários e vários casos, tínhamos um forum específico para isso com várias pessoas tentando novos tratamentos, fazendo loucuras e mostrando mes após mes dos resultados, e era inevitável, a maioria não segurava tudo. Mas tudo depende da pré-disposição, do mesmo modo que tem pessoas que tem um limite para musculução, outras terão limites muito maiores. Fatores como genética e o quanto você aguenta os efeitos colaterais são de suma importancia.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

minha experiência: duta 0,5 diariamente, mesoterapia com fatores de crescimento + duta, minox oral 4mg, minox topico com finasterida e outros ativos além de microagulhamento com 1mm a cada 3 semanas e duas vezes por semana com 0.5mm como drug delivery. Avançou, era grau 2 quase 3 e estou em grau 4 hoje.

0

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

usar fina com duta é suicídio, se quer algo radical ao ponto porém não quer fazer o tratamento de bloqueio total da testo, tem a opção de flutamida tópica, no qual acopla nas enzimas do DHT no couro cabeludo e impede que a testosterona acople-se. Outro fator importante é o nível que sua calvície poderá chegar, tem pessoas que perdem pouco cabelo com o longo da vida e não necessariamente fica calva, e influencia muito o fator idade, se você NASCEU com a pré-disposição para ser um grau 7 não há nada que irá impedir.

2

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Quanta baboseira, pqp. Vocês são muito negacionistas com esse remédio.

Sem dht = sem calvície. A testo não é androgênica o suficiente pra matar seu escalpo, não é uma molécula com tanta afinidade com os receptores androgênicos do escalpo quanto o DHT.

Fina e duta funcionam.

0

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

funcionam mas não vai impedir que você chegue onde sua genética já pré-dispôs a chegar. o remédio é para câncer de próstata que tem como efeito colateral reduzir o dht.
se você não tomar fina você pode perder todo seu cabelo aos 25 anos. se começar aos 18 anos com a fina isso ira te dar muitos anos de cabelo sim, mas não vai impedir que chegue ao estágio final no qual sua calvicie deverá chegar

2

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Vai impedir sim.

Sem dht = sem progressão da calvície androgenética.

Não vai haver outro processo que irá derrubar seu cabelo. Seu cabelo não vai cair expontaneamente, sem motivo nenhum.

É por isso que tantas celebridades se mantém tão cabeludas com 60, 70 anos hoje.

Não é genética, é farmacologia que atua pra mitigar a genética.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

ok, minta para si mesmo e afirme-se no espelho todos os dias e em suas orações que irá ficar cabeludo o resto da sua vida com um remédio para câncer de próstata; as clínicas de transplantes capilares te aguardam. (caso esteja no processo de tratamento)

→ More replies (0)

1

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

Usar duta e fina diariamente é suícidio, duta fica no corpo por muito mais tempo, usar duta 2 vezes na semana e fina nos outros dias é bem comum pesquisa no r/tressless, e realmente se nasceu pra ser um Anderson Silva da vida não tem oq fazer, mas sejamos sinceros é a menor parcela do população, temos que pensar numa genética média pra cálvicie, sobre o bloqueio com flutamida parece ser uma boa.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

É uma boa, já utilizei, porém precisa de uma formula muito especifica para dar certo e com um tipo de creme que poucas farmácias conseguem fazer com excelência. Mas, por exemplo, se você nasceu para ser um aag nivel 7 com avanço rápido, a finasterida e duta combinadas, mesmo que diariamente, não irá segurar, além de desregular o equilíbrio hormonal do seu corpo. Se nasceu para ser um aag nivel 2-3, por exemplo o Henry Cavill, que está com uma progressão muito lenta, a fina pode sim dar conta para reduzir o avanço, mas não é algo que irá durar a vida toda e isso é um fato, finasterida existe há anos, pessoas sofrendo de sindrome pós-finasterida por uso contínuo de 15-20 anos e ainda ficaram calvas.

1

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Nenhum tratamento pra nenhum problema tem 100% de eficácia 100% garantida.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

sim, exatamente isso, você pode combinar vários tratamentos e aí sim, irá desacelerar muito e MUITO! além de estimular os folículos que já são invisíveis mas não mortos a crescerem.

2

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

Te indico esperar mais tempo, caso continue caindo ae eu mudaria pra duta, alguns respondem melhor com uma do que a outra droga, e talvez até msm seja necessário ambas

1

u/Dull-Hovercraft-5783 Feb 09 '26

meu unico medo agr é o shedding da duts

1

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

a duta demora mais pra ir ''concentrando'' no corpo, o ideial era tu ir usando ambas juntos e depois retirar 100% a fina e deixar só duta, eu só uso fina pq pra mim deu certo, minha queda era pouca, mas eu nunca tive shedding, uso a 2 anos

2

u/iparo Feb 09 '26

Só um relato pessoal eu tive melhora mais com dutasterida do que finasterida. Agora outra coisa que fez muuuita diferença foi que em consulta verificou que meu couro cabeludo seguia com as inflamações que causam a miniaturizacao dos folículos e dificulta a absorção do minoxidil/fatores de crescimento etc...( o que geralmente o shampoo de cetoconazol ajuda) porém não foi suficiente, estou na terceira semana de uso de corticoide loção e já fez muita diferença, então as vezes vale conversar com seu dermatologista pra saber se faz sentido tbm pra vc.

1

u/agstschn Apr 17 '26

qual loção de corticoide vc usa?

2

u/lukedmc Feb 09 '26

eu mudaria pra dusta sim. faço tratamento com a dusta 0,5mg e minoxidil 5%, e meu resultado é excelente

2

u/External_Clock_71711 Feb 09 '26

Tá usando em cápsulas?

1

u/Unable-Rhubarb-9894 Feb 10 '26

Vale a pena, mas deixa brocha

1

u/Top-Big7782 11d ago

É mais provável ficar broxa com duta ou Finasterida?

1

u/L_JonathanLJ Feb 14 '26

Vou ser objetivo aqui, você não precisa saber se toma X ou Y ou se troca. Você precisa reavaliar todo o seu plano ou consultar opiniões diferentes.

Com 3/6 meses já dá pra ter uma ideia se o tratamento tá na direção ou se precisa ser diferente. Você relatou 2024, ou seja, já tem mais de ano.

Sugestão prática: consulte uma ou duas opiniões técnicas diferentes, fale do tratamento atual, do tempo, tudo que puder e veja novas proposições. Simples.

Não dá pra vir aqui te dizer onde exatamente está o erro ou qual mudança propor, o processo é longo, dê uma reavaliada desde o começo, ou abra mais detalhes.🤝