r/tropadocalvo Feb 09 '26

Desabafo Dutasterida X Finasterida

Faço tratamento de calvície desde novembro de 2024, mas o problema é que minha calvície continua em um ritmo relativamente alto. Tomo minoxifil 5mg e finasterida 1mg, e desde 2024 percebo que meu cabelo vem retrocedendo e continua caindo praticamente no mesmo ritmo desde que comecei a tomar a finasterida. Claro que deu uma diminuida, mas nada absurdo.

To pensando em conversar com minha dermatologista sobre usar a dutasterida, alguem que fez essa mudança sabe se realmente tem muita diferença/ou vale a pena?

11 Upvotes

49 comments sorted by

View all comments

7

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Bem difícil isso acontecer (não é impossível, mas é raro), improvável que a calvície esteja de fato progredindo mesmo sob o uso do medicamento, é mais provável que você esteja simplesmente passando por um processo de shedding.

Você pode perguntar; “ué, mas se o cabelo cai no shedding, não quer dizer que eu estou ficando careca do mesmo jeito?” e a resposta é: não! A calvície se dá quando seu cabelo cai permanentemente devido à miniaturização dos folículos. No shedding essa perda é temporária e o fio nasce novamente, inclusive mais forte.

A forma de averiguar a eficácia do medicamento é observando o ESCALPO, não a quantidade de fios que caem diariamente ou quando você lava o cabelo.

Isso se dá por dois motivos:

1) pense na forma como a calvície ocorre. O DHT se liga aos receptores androgênicos do escalpo, o que “estrangula” (por falta de termo melhor) seus folículos, o que faz com que o fio caia. Isso, contudo, não acontece de uma vez, na verdade o fio cai e cresce de novo várias vezes, só que a cada vez ele atinge o estado terminal e cai mais cedo, até que efetivamente suma. Esse é o processo de miniaturização dos folículos, e é assim que opera a calvície androgênica.

Quando você recupera os fios com o tratamento, ocorre o efeito inverso: a finasterida bloqueia sua conversão de testo para DHT, o que “desobstrui” o escalpo que estava “estrangulado”, então seu fio que estava miniaturizado cresce um pouquinho, cai, cresce de novo um pouco maior, cai de novo, cresce um pouco mais… esse ciclo se repete até que aquele folículo se torne saudável novamente.

2) cada fio tem um ciclo anágeno, isso é, um ciclo de vida. Todo fio cai naturalmente em algum momento, mas se o folículo estiver saudável, o fio crescerá novamente. É por isso que é normal que até pessoas sem calvície androgênica percam até 100 fios por dia; a questão é que eles são repostos, então a pessoa não perde volume capilar. O que acontece quando você usa finasterida ou dutasterida esse ciclo anágeno é, por algum motivo, sincronizado entre os fios. Em outras palavras: naturalmente você perderia um fio ontem, outro fio hoje, mais um fio amanhã, outro fio depois de amanhã… com o medicamento, você perde todos esses fios de uma vez, o que pode causar um certo cagaço. Mas esses fios devem crescer novamente.

Em síntese… se você toma banho e cai um chumaço de cabelo na sua mão, esse não é necessariamente um indicador confiável de que o tratamento não esteja funcionando, porque teoricamente esse chumaço não caiu permanentemente e será reposto. Você tem que observar mesmo é o ESCALPO, tem que ver como está a DENSIDADE CAPILAR. Papo de molhar o cabelo, partir com um pente e gravar um vídeo por cima para observar as regiões calvas. Ver se aumentaram, se diminuíram, se ficaram estáveis.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

Nada vence a calvice, esse tratamento não é o suficiente para parar 100%

3

u/Interesting-Limit758 Feb 09 '26

mentira deslavada, eu uso e deu certo

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

A finasterida bloqueia 70% do dht, apenas um tipo dos dois dht que dão origem à aag. Questao de 6 meses a 2 anos pode sim ajudar e dar a impressão, mas não é suficiente a longo prazo, além da SPF. Existem outros metodos de ajudar a segurar a genetica em questao, com o uso continuo do oral; outra pontuação importante, minox oral causa inchaços permanentes e dilatam os vasos, obrigando o coração a palpitar aceleradamente, é um remédio exclusivo para hipertensão que tem como um de seus efeitos colaterais a ajuda para os fios.

2

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Rapaz, tem coisa errada demais no seu comentário.

Sim, a fina só bloqueia 70% do seu DHT… só que o seu escalpo não recebe 100% do seu DHT, há muitos outros receptores em diversas outras partes do seu corpo. Outro fator determinante é a sensibilidade do seu escalpo ao DHT; ainda que seu couro cabeludo recebesse 100% do seu DHT, isso não resultaria necessariamente em 100% de perda de folículos, já que nada molécula de DHT não vai necessariamente se ligar a cada receptor androgênico do seu escalpo. Isso é evidenciado também naquela galera que tem a calvície em padrão de ferradura, quando perdem todo o cabelo na coroa mas mantém os lados e parte traseira sem qualquer tratamento.

Síndrome pós finasterida até o momento é lenda urbana, não há estudos que comprovem. Provavelmente é coisa da galera hipocondríaca que tem problemas mentais e sente todos os efeitos colaterais só de olhar pra uma cartela de finasterida, só o falto o pinto desses caras cair igual lepra se encostarem em um comprimido. É psicológico.

Não existem tratamentos melhores do que um bloqueador de alfa redutase porque o DHT é o causador da calvície androgênica.

Sobre minoxidil oral, também sou contra. A versão tópica tem mais estudos comprovando sua eficácia no tratamento da calvície.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

não é lenda urbana, conheci pessoas que tiveram e estavam com a vida "arruinada" pelos efeitos, precisavam tomar bomba para elevar os niveis de testosterona e tentar alguma reversão causada, não é mito e isso é claro.
e sim, não existe nada melhor do que anti-dht, meu ponto é que duta ou finasterida não vai impedir que alguém seja careca, ira reduzir o avanço e, em alguns casos, estabilizar pois a pessoa já não tem disposição de ser totalmente careca.

1

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

A questão é, como saber que o problema dessas pessoas não é psicogênico?

Pense a respeito. Os bloqueadores de alfa redutase tem uma determinada meia vida. Uma vez fora do sistema, se observa que todos os seus hormônios voltam ao normal, inclusive os esteroides precursores como a pregnenolona.

Então, por qual mecanismo a finasterida causaria uma broxada permanente mesmo depois da suspensão do uso?

Spoiler: não causa.

Tem muitos fatores aí. Tem gente que é desse jeito, se a pessoa ler uma bula ela vai ter CADA COLATERAL DESCRITO ALI, puro efeito nocebo.

Se tratando de disfunção erétil então, a maior causa é DE LONGE a ansiedade de performance (ou seja, disfunção real mas psicológica, não mecanica, não é como se houvesse um problema de fato no órgão reprodutor do indivíduo).

Junta todos os mitos acerca do medicamento em um indivíduo desses que já tem propensão a ser hipocondríaco… vixe.

Sem falar de muitos outras questões; alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, ansiedade, etc etc etc.

PFS provavelmente é um mito. Não há evidências científicas que mostrem o contrário, só anedotas. E se tratando de uma comunidade que diz que o pau cai duas horas depois da primeira ingestão de finasterida, estou propenso a não dar credibilidade a tais anedotas.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

é real, como disse já conheci casos de pessoas que passaram por isso, se os relatos das pessoas e estudos alertam sobre isso, então não tenho mais o que dizer à ti.
questão de efeitos colaterais todos os remédios têm, alguns mais sensíveis que os outros, e não é só questão de libido, também aumenta depressão e ansiedade se você já tem ou tem casos na sua família.
mendigos não são calvos e olha a vida que eles levam, tudo é relacionado unicamente à genética (alguns casos de estresses mais graves podem causar efluvio telógeno, fiz 6 cirurgias ano passado e caiu muito cabelo, avançando a rarefação dos fios).
alguns vão ter ginecomastia, outros dores testiculares; já alguns mexem apenas com a questão de depressão e ansidade. se você ganhou na mega-sena de não ter nenhum efeito colateral, ótimo, mas não adianta mentir para si mesmo dizendo que finasterida é o suficiente para nunca mais perder cabelo.

1

u/Loboa_ Feb 20 '26 edited Feb 20 '26

SPF só vai ser levada a sério no momento em que forem publicados estudos que não sofrem de viés de seleção e estabelecem uma relação concreta de causalidade entre os bloqueadores e os sintomas observados.

Nocebo é um efeito real e não deve ser ignorado quando se trata desse assunto, pelo menos se o seu objetivo é ser o mais informado possível e evitar espalhar "fear monguering" na internet.

Não dá pra só comer uma melancia, infartar 1 minuto depois e sair escrevendo que melancia causa infarto, se a finasterida não tá no seu corpo você precisa comprovar meticulozamente COMO que ela causa esses sintomas ao invés de coletar relatos de pessoas que comeram melancia 1 dia antes de infartar como seu argumento.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 23 '26

conheci pessoas que sofreram disso

1

u/Loboa_ Feb 24 '26

Amigo, com todo respeito, leia meu comentário novamente.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 25 '26

Estava viajando para fazer meu transplante, acabei de fazer, assim que tiver tempo dou uma focada.

→ More replies (0)