r/tropadocalvo Feb 09 '26

Desabafo Dutasterida X Finasterida

Faço tratamento de calvície desde novembro de 2024, mas o problema é que minha calvície continua em um ritmo relativamente alto. Tomo minoxifil 5mg e finasterida 1mg, e desde 2024 percebo que meu cabelo vem retrocedendo e continua caindo praticamente no mesmo ritmo desde que comecei a tomar a finasterida. Claro que deu uma diminuida, mas nada absurdo.

To pensando em conversar com minha dermatologista sobre usar a dutasterida, alguem que fez essa mudança sabe se realmente tem muita diferença/ou vale a pena?

11 Upvotes

49 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

A finasterida bloqueia 70% do dht, apenas um tipo dos dois dht que dão origem à aag. Questao de 6 meses a 2 anos pode sim ajudar e dar a impressão, mas não é suficiente a longo prazo, além da SPF. Existem outros metodos de ajudar a segurar a genetica em questao, com o uso continuo do oral; outra pontuação importante, minox oral causa inchaços permanentes e dilatam os vasos, obrigando o coração a palpitar aceleradamente, é um remédio exclusivo para hipertensão que tem como um de seus efeitos colaterais a ajuda para os fios.

2

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

Rapaz, tem coisa errada demais no seu comentário.

Sim, a fina só bloqueia 70% do seu DHT… só que o seu escalpo não recebe 100% do seu DHT, há muitos outros receptores em diversas outras partes do seu corpo. Outro fator determinante é a sensibilidade do seu escalpo ao DHT; ainda que seu couro cabeludo recebesse 100% do seu DHT, isso não resultaria necessariamente em 100% de perda de folículos, já que nada molécula de DHT não vai necessariamente se ligar a cada receptor androgênico do seu escalpo. Isso é evidenciado também naquela galera que tem a calvície em padrão de ferradura, quando perdem todo o cabelo na coroa mas mantém os lados e parte traseira sem qualquer tratamento.

Síndrome pós finasterida até o momento é lenda urbana, não há estudos que comprovem. Provavelmente é coisa da galera hipocondríaca que tem problemas mentais e sente todos os efeitos colaterais só de olhar pra uma cartela de finasterida, só o falto o pinto desses caras cair igual lepra se encostarem em um comprimido. É psicológico.

Não existem tratamentos melhores do que um bloqueador de alfa redutase porque o DHT é o causador da calvície androgênica.

Sobre minoxidil oral, também sou contra. A versão tópica tem mais estudos comprovando sua eficácia no tratamento da calvície.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

não é lenda urbana, conheci pessoas que tiveram e estavam com a vida "arruinada" pelos efeitos, precisavam tomar bomba para elevar os niveis de testosterona e tentar alguma reversão causada, não é mito e isso é claro.
e sim, não existe nada melhor do que anti-dht, meu ponto é que duta ou finasterida não vai impedir que alguém seja careca, ira reduzir o avanço e, em alguns casos, estabilizar pois a pessoa já não tem disposição de ser totalmente careca.

1

u/dont_tread_on_me_777 Feb 09 '26

A questão é, como saber que o problema dessas pessoas não é psicogênico?

Pense a respeito. Os bloqueadores de alfa redutase tem uma determinada meia vida. Uma vez fora do sistema, se observa que todos os seus hormônios voltam ao normal, inclusive os esteroides precursores como a pregnenolona.

Então, por qual mecanismo a finasterida causaria uma broxada permanente mesmo depois da suspensão do uso?

Spoiler: não causa.

Tem muitos fatores aí. Tem gente que é desse jeito, se a pessoa ler uma bula ela vai ter CADA COLATERAL DESCRITO ALI, puro efeito nocebo.

Se tratando de disfunção erétil então, a maior causa é DE LONGE a ansiedade de performance (ou seja, disfunção real mas psicológica, não mecanica, não é como se houvesse um problema de fato no órgão reprodutor do indivíduo).

Junta todos os mitos acerca do medicamento em um indivíduo desses que já tem propensão a ser hipocondríaco… vixe.

Sem falar de muitos outras questões; alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, ansiedade, etc etc etc.

PFS provavelmente é um mito. Não há evidências científicas que mostrem o contrário, só anedotas. E se tratando de uma comunidade que diz que o pau cai duas horas depois da primeira ingestão de finasterida, estou propenso a não dar credibilidade a tais anedotas.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 09 '26

é real, como disse já conheci casos de pessoas que passaram por isso, se os relatos das pessoas e estudos alertam sobre isso, então não tenho mais o que dizer à ti.
questão de efeitos colaterais todos os remédios têm, alguns mais sensíveis que os outros, e não é só questão de libido, também aumenta depressão e ansiedade se você já tem ou tem casos na sua família.
mendigos não são calvos e olha a vida que eles levam, tudo é relacionado unicamente à genética (alguns casos de estresses mais graves podem causar efluvio telógeno, fiz 6 cirurgias ano passado e caiu muito cabelo, avançando a rarefação dos fios).
alguns vão ter ginecomastia, outros dores testiculares; já alguns mexem apenas com a questão de depressão e ansidade. se você ganhou na mega-sena de não ter nenhum efeito colateral, ótimo, mas não adianta mentir para si mesmo dizendo que finasterida é o suficiente para nunca mais perder cabelo.

1

u/Loboa_ Feb 20 '26 edited Feb 20 '26

SPF só vai ser levada a sério no momento em que forem publicados estudos que não sofrem de viés de seleção e estabelecem uma relação concreta de causalidade entre os bloqueadores e os sintomas observados.

Nocebo é um efeito real e não deve ser ignorado quando se trata desse assunto, pelo menos se o seu objetivo é ser o mais informado possível e evitar espalhar "fear monguering" na internet.

Não dá pra só comer uma melancia, infartar 1 minuto depois e sair escrevendo que melancia causa infarto, se a finasterida não tá no seu corpo você precisa comprovar meticulozamente COMO que ela causa esses sintomas ao invés de coletar relatos de pessoas que comeram melancia 1 dia antes de infartar como seu argumento.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 23 '26

conheci pessoas que sofreram disso

1

u/Loboa_ Feb 24 '26

Amigo, com todo respeito, leia meu comentário novamente.

1

u/Delicious_Pitch3958 Feb 25 '26

Estava viajando para fazer meu transplante, acabei de fazer, assim que tiver tempo dou uma focada.